27 julho 2013

Petrolândia: Amaro Pereira, o popular Zebrinha, comemora 70 anos de idade entre amigos

Zebrinha, no centro da foto, comemorando aniversário entre amigos
Eraldo, Assis Ramalho, Zebrinha, Dado, Aldenir e Zé Inácio
Fotos: Lúcia Xavier
"Agora só os torcedores do Vasco!" Pegadinha com o flamenguista Régi do Bar.
Bar do Régi, a cerveja mais gelada da Quadra 01
A noite de sexta-feira, 26 de julho, foi especial para Amaro Pereira da Silva Neto, o popular Zebrinha. O comerciante comemorou seu aniversário de 70 anos de idade, entre amigos, no Bar do Régi, onde temos a cerveja mais gelada da Quadra 01 de Petrolândia. 

Presente no evento, a reportagem do Blog de Assis Ramalho puxou o perfil do aniversariante.

Nascido em Gravatá (PE), Zebrinha reside em Petrolândia desde 1973, quando chegou à velha cidade, funcionário de uma empreiteira, para construir uma ponte. Anteriormente, ele trabalhou na construção da Barragem de Sobradinho, na Bahia. Desenhista publicitário, ele trabalhava com letreiros e desenhos.

Em Petrolândia, Zebrinha também trabalhou na Chesf, durante seis anos, e foi Oficial de Justiça "ad hoc" durante dois anos. Em seu currículo ele também tem experiências na política, com várias candidaturas a vereador.

Porém, uma parte muito interessante de sua longa história de vida é o período em que ele esteve em Brasília, como candango, de 1964 a 1969, trabalhando na construção da Capital Federal, que completou 53 anos de fundação no dia 21 de abril passado.

Zebrinha trabalhou em vários setores do Plano Piloto de Brasília, como o Eixo Central, e também foi funcionário de um parque de diversões e encarregado de vendas de gêneros alimentícios a domicílio na Cidade Livre, atual Núcleo Bandeirante. Vale a pena conhecer as aventuras e desventuras de um jovem nordestino de 20 e poucos anos na capital do país.

Perguntado pela reportagem do Blog de Assis Ramalho sobre o motivo de ter se fixado em Petrolândia, ele respondeu sem hesitação: "Quem bebe a água do rio São Francisco não esquece nunca."

Zebrinha, torcedor do Vasco da Gama e do Náutico, é pai de Joselito, Juanaliton e Isabelita. Zebrinha é comerciante de confecções, estabelecido em frente à agência do Banco do Brasil, no centro de Petrolândia.

Para ver mais fotos, clique aqui>Comemoração 70 anos de Zebrinha - Bar do Régi

Segundo a pioneira Mercedes Urquisa, citada em Casa.com.br, “O Núcleo Bandeirante em Brasília, época em que o aniversariante Zebrinha trabalhou lá, tinha duas ruas: a Primeira Avenida ou Avenida Central e a Segunda Avenida. A Avenida Central era a de maior movimento, pois os jipes e caminhões trafegavam num vaivém sem fim que envolvia casas e pessoas numa densa nuvem vermelha. Ali não havia diferenciação de cores; a cor era uma só: a cor da poeira, símbolo de uma jornada de trabalho.”
Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos Lucia Xavier

Cachaça alagoana ganha concurso internacional como a melhor destilada do mundo

Cachaça ''Gogó da Ema'' produzida no interior de Alagoas ganhou medalha de ouro em concurso 


A cachaça Gogó da Ema, produzida no município de São Sebastião(AL), ganhou medalha de ouro em concurso internacional de destilados. O empresário Henrique Tenório, filho do criador da bebida, espera agora o selo de melhor do mundo para acrescentar ao rótulo da cachaça.

Tenório conta que a cachaça surgiu em 2004, quando o pai pensava em investir num novo negócio. “Ele queria montar alguma coisa na nossa fazenda e pensou logo numa cachaçaria”, disse.

A partir da ideia de montar uma cachaça, o pai de Henrique partiu para Minas Gerais para fazer uma especialização em Tecnologia da Cachaça. A produção, conta o filho, começou ainda sem marca. “Em 2006, 2007 começamos a nos preocupar e foi aí que surgiu o nome Gogó da Ema, um símbolo cultural e turístico do nosso estado”, contou.

O mercado alagoano comemora agora o destaque internacional da Gogó da Ema, que deve abrir novas portas no mercado interno e externo. “É uma vitória para o nosso seguimento”, celebrou Henrique.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da TV Pajuçara

Mostra em homenagem ao papa traz obras inéditas sobre São Francisco de Assis

São Francisco de Assis, padroeiro de Petrolândia, estátua na entrada da cidade
(Foto: Assis Ramalho)

A exposição São Francisco de Assis, das Chagas de Todo Mundo, em cartaz no Museu de Arte Sacra da capital paulista, traz um acervo praticamente inédito de 28 peças que fazem referência ao santo, entre esculturas, pinturas, desenhos e fotografias. A maior parte das obras é desconhecida do público, pois está guardada na reserva técnica do museu.

Maria Inês Coutinho, diretora do museu e curadora da mostra, conta que a exposição foi montada em homenagem à visita do papa Francisco ao Brasil. “Temos uma pintura do século 17, desenhos que também são inéditos, do início do século 20, e várias esculturas do século 19”, disse ela.

Blog de Assis Ramalho agradece aos leitores da cidade alagoana de Delmiro Gouveia

Museu da cidade de Delmiro Gouveia
O leitor Felipe Ferreira envia mensagem à redação do Blog de Assis Ramalho para dar parabéns pelo trabalho desenvolvido neste espaço de comunicação. Agradecemos ao Felipe e aos nossos amigos leitores da histórica cidade de Delmiro Gouveia, situada no Sertão de Alagoas.

"Entro em contato para parabenizar, parabéns mesmo pelo blog dinâmico e interativo, ele é muito acessado aqui em Delmiro Gouveia.

Um abraço

Felipe Ferreira
Graduando de Geografia
Universidade Federal de Alagoas"

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Mais de 12% das brasileiras nunca fizeram exame de papanicolau


Apesar de fazer parte da rotina da consulta ginecológica, o exame de papanicolau para a detecção precoce do câncer cervical nunca foi realizado por 12,9% das brasileiras. Se forem levados em consideração os dados do Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em que foi registrado um total 97.348.809 mulheres no país, são mais de 12 milhões de brasileiras que nunca se submeteram ao rastreamento.

Petrolândia: Restaurante Donna Júlia apresenta Grupo Seduzyr neste sábado (27)


O Restaurante Donna Júlia, de Leonardo e Callynny, tem noite especial de música ao vivo neste sábado, a partir da 21 horas, com o Grupo Seduzyr.

O Restaurante Donna Júlia, organização de Leonardo e Callynny, oferece cardápio variado, com grande diversidade de massas, carnes, saladas, sobremesas etc, trabalhando com self-service, prato comercial e marmitas. Para conforto dos clientes, o ambiente é climatizado.

Restaurante Donna Júlia

Tempero diferente para seu dia a dia
Av. Djalma Wanderley, 397-B (pátio do Posto Rodrigás)
Petrolândia (PE)
Horário de funcionamento: Diariamente das 6h30 às 21h30, exceto domingos à noite.
Telefone: 87-3851-2121

Leonardo e Callynny (Foto: Assis Ramalho)

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de Facebook/Callynny

OMS alerta sobre a necessidade de prevenir e tratar os diversos tipos de hepatites


Na véspera do Dia Mundial de Luta contra as Hepatites, a Organização Mundial da Saúde (OMS) apelou hoje (27) às autoridades internacionais que intensifiquem os esforços para combater os cinco vírus que transmitem a doença. Pelos dados oficiais, 1,4 milhão de pessoas morrem por ano em decorrência das diversas formas de hepatite. Apenas 37% dos 126 países analisados pela organização dispõem de estratégias para prevenção e tratamento.

A hepatite é apontada como um dos desafios de saúde pública no Brasil e no mundo e caracteriza-se pela inflamação do fígado. A doença pode ser causada por vírus, pelo uso de alguns remédios, pelo consumo de álcool e de outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. A doença nem sempre apresenta sintomas, mas quando aparecem podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

6º Festival de Cinema de Triunfo exibe documentário sobre campos de concentração no Nordeste


Ao conceder entrevista em 2002 sobre os estragos de uma das maiores estiagens da história do Nordeste, o ex- governador de Pernambuco Miguel Arraes de Alencar, nascido no Ceará, lembrou “da seca braba” de 1932, considerada uma das piores em sua memória. “Um dia, quando ia estudar, me deparei com três homens presos. Eram flagelados do curral da concentração. Foram presos como desordeiros, só porque ficaram revoltados com as injustiças na distribuição de comida por lá”, afirmou Arraes, falecido em 2005. A história a que referia se passou na região do Cariri, no Ceará, quando o poder público (estadual e federal) chegou a criar o chamado campo de concentração do Alagadiço, para evitar que os retirantes chegassem a Fortaleza, o que, segundo os boletins oficiais da época, transformaria a capital no “caos, miséria, moléstia e sujeira”.

Os fatos foram retratados no romance O quinze, de Raquel de Queiróz. Ela descreve que o local chegou a juntar 8 mil esfarrapados, que recebiam alguma comida e eram vigiados por soldados. A história volta a ser lembrada em um documentário ainda inédito, assinado pelo produtor cultural petrolinense Chico Egídio, que batizou a história de Cadeira de arruar. O curta será exibido no 6º Festival de Cinema Triunfo, que acontece de 5 a 10 de agosto. Também será exibido no Festival Raiz e Remix, programado pro final de agosto em Petrolina.

Floresta: Pediatra Lariça Lafayette, aniversariante do dia, recebe parabéns pela data especial

Aniversariante do dia, Dra. Lariça Lafayette e família
Neste sábado, 27 de julho, a pediatra Lariça Lafayette comemora nova idade e recebe parabéns da família, amigos, colegas e clientes pela passagem do seu aniversário.

Dra. Lariça Lafayette atende em Petrolândia, às terças-feiras, na Policlínica.


Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Foto: Reprodução Facebook/Lariça Lafayette

Cerveja terá novos ingredientes autorizados pelo governo


Popular entre os brasileiros, a cerveja terá novos ingredientes autorizados para o preparo. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento elabora uma instrução normativa que permitirá receitas com adição de matérias-primas como mel, chocolate e especiarias. Além disso, o texto autorizará a produção com cereais diferentes do lúpulo e da cevada.

A primeira versão da instrução normativa será apresentada a representantes do setor nos dias 20 e 21 de agosto. Depois o texto passará por mais discussões, tanto no mercado interno quanto no Mercosul. A expectativa do governo é que as alterações passem a vigorar em 2015.

Ganhadores de olimpíada de matemática promovem exposição no encerramento da SBPC, em Recife


A matemática não assusta os alunos da Escola Cândido de Assis Queiroz, localizada no município de Paulista, na Paraíba. Com aulas lúdicas e treinamento diário, os estudantes conquistaram 22 medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Treze deles foram expositores do Instituto Nacional de Matemática Aplicada, no encerramento nesta sexta-feira (26) da 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

“A matemática está em tudo. Este estande é matemática, com sua aparência de paralelepípedo formado por figuras retangulares”, descreveu Wanderson Almeida, de 12 anos. O aluno coleciona três medalhas, duas de ouro e uma de prata. Ele estuda todos os dias com seu grupo de oito colegas.

Transposição: Ministério da Integração financia pesquisas inéditas na região do semiárido

Clique na imagem para visitar o site do Cemafauna
A compra de equipamentos sofisticados e o financiamento para pesquisas inéditas são algumas das contribuições que o Ministério da Integração Nacional está fazendo como parte da construção dos dois eixos do Programa de Integração do Rio São Francisco. Os depoimentos sobre a satisfação por estar executando trabalhos tão importantes para a ciência, acrescentando dados desconhecidos ao conhecimento sobre o Nordeste, além de possibilitar a aquisição de novas tecnologias para dar mais qualidade a esses trabalhos foram obtidos entre participantes da 65ª reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que chegou ao fim nesta sexta-feira (dia 26).


Divulgadores entram com ação na Justiça contra a Telexfree

A Ympactus Comercial Ltda, empresa de marketing multinível Telexfree, está sendo processada na Justiça do Acre por divulgadores. Já foram registrados pelo menos seis processos no Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJ-AC). Entre outras situações, reivindicam rescisão de contrato, devolução de dinheiro e antecipação de tutela. Os valores das ações, somadas, chegam a R$ 257.764,41.

Um dos processos, que tinha como valor da ação R$ 10 mil, já foi julgado pelo TJ-AC e teve a petição inicial indeferida 'sem análise do mérito', de acordo com informações dispostas no portal eletrônico do TJ-AC.



AL: Região de Delmiro Gouveia volta a atingir, pela oitava vez, metas de combate à criminalidade

Cidade de Delmiro Gouveia-AL

A 24ª Área Integrada de Segurança Pública (Aisp), que compreende a cidade de Delmiro Gouveia, pelo oitavo mês consecutivo, atingiu a meta estabelecida pela Secretaria de Estado da Defesa Social (Seds).

A área que é comandada pelo delegado Regional de Delmiro Gouveia, Rodrigo Cavalcanti, e pelo Tenente-Coronel Joaz Fontes, comandante do 9º Batalhão da Polícia Militar, mais uma vez foi homenageada pelo batimento de todas as metas relativas ao combate sistemático às diversas modalidades criminosas na região do alto Sertão.

Para o delegado Rodrigo Cavalcanti, o sucesso alcançado é fruto de trabalho integrado entre as Polícias Civil e Militar, com o apoio do Ministério Público, Judiciário, Guarda Municipal e PRF (Polícia Rodoviária Federal). Cavalcanti destacou ainda o apoio recebido do delegado-geral Paulo Cerqueira e do diretor da Área 1, delegado Robervaldo Davino.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fonte: Minuto Sertão