13 junho 2020

Gestora de Petrolândia e demais prefeitos do Sertão tem reunião com Paulo Câmara para “alinhar ações entre Estado e Municípios”

A gestora Jane Souza, de Petrolândia, mostrou dúvidas a respeito dos protocolos da reabertura do comércio.
O governador Paulo Câmara pediu unidade entre os entes. “Estamos agora com duas frentes, a frente de cuidar dos doentes e a retomada gradual de alguns setores da economia

A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) promoveu neste sábado, 13/06, mais uma reunião de prefeitos com o governador Paulo Câmara. Desta vez, os gestores de todo o Sertão do Estado, que compreendem as Macrorregiões 3 e 4 de saúde, puderam debater com o Estado a regionalização do plano de convivência com o coronavírus.

Cerca de 55 gestores participaram da reunião. Na oportunidade, o governador Paulo Câmara pediu unidade entre os entes. “Estamos agora com duas frentes, a frente de cuidar dos doentes e a retomada gradual de alguns setores da economia. A Secretaria de Educação vai começar as reuniões com os municípios, para analisar quando haverá o retorno das aulas, com planejamento e data. Além da entrega, em breve, dos hospitais de campanha no Sertão. O momento é de unidade, vamos alinhar as ações entre Estados e Municípios”, enfatizou. Segundo o secretário de Saúde, André Longo, os Hospitais de Campanha de Serra Talhada e Petrolina vão começar a funcionar em 10 dias.

Longo também falou sobre a proliferação da doença e que o Estado previu que todas as regiões de Pernambuco fossem atingidas. “Nós pensávamos e sabíamos que a doença chegaria a todas as regiões do Estado, mas chegaria em fases de diferentes, e é isso que tem acontecido. O sertão ainda tem uma certa estabilização com padrões ainda baixos, mas isso não pode fazer com que a gente deixe a cautela de lado, inclusive com a forma de comunicar à população. O nosso compromisso, para as próximas semanas, é com uma retomada cautelosa e olhando sempre os números”, concluiu.

O prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque pediu um “olhar especial” à reabertura da feira de animais, um arranjo produtivo local de Serra, além da situação dos mototaxistas da cidade. O prefeito de Araripina, Raimundo, parabenizou a regionalização do plano de convivência e pediu atenção quanto à disponibilização de leitos na região. O Governador Paulo Câmara anunciou, em 10 dias, a abertura de mais 10 leitos no Hospital Santa Maria.

Em Cabrobó, o prefeito Marcílio Rodrigues, pediu reforço policial. A gestora Jane Souza, de Petrolândia, mostrou dúvidas a respeito dos protocolos da reabertura do comércio. O prefeito de Afogados da Ingazeira e presidente da Amupe, José Patriota questionou o Estado acerca da abertura de templos religiosos e, principalmente, sobre a situação do Transporte Intermunicipal. Já em Arcoverde, a prefeita Madalena Britto pediu a instalação de salas de hemodiálise, visto que alguns pacientes com coronavírus precisam desse tratamento.

A respeito dos protocolos do plano de convivência com o coronavírus, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach, afirmou que “essas questões estão sendo divulgadas no site www.pecontracoronavirus.pe.gov.br. A gente tenta colocar de forma mais genérica possível, pois as especificidades variam de região para região. No entanto, os prefeitos podem adaptar as situações, pois conhecem melhor a sua realidade”, frisou.

“Em relação à saúde, precisamos avançar na abertura do Hospital de Serra Talhada. Já tem tratativas para hemodiálise no hospital Rui de Barros Correia, de Arcoverde, faz parte da linha de cuidado desses pacientes. Além disso, temos um estudo para instalar mais leitos com respiradores em Afogados da Ingazeira. Como foi anunciado, vamos implantar mais 10 leitos de UTI em Araripina”, completou o secretário de Saúde André Longo.

O governador Paulo Câmara disse estudar a questão da feira livre de animais e a questão dos mototaxistas para recomeçar essa operação. “Ao longo da próxima semana nossa equipe vai atuar e ter retorno. A gente precisa agora reforçar algumas estruturas de saúde, para dar efetividade à ação de combate ao coronavírus. Sobre a polícia militar, vamos ter uma reunião amanhã e colocaremos a situação em pauta. Na questão da abertura de templos religiosos, estamos fechando um protocolo junto às igrejas. No transporte intermunicipal, há construção de protocolo e a situação é preocupante, principalmente nas cidades fronteiriças”, salientou o governador.

Para o presidente da Amupe, José Patriota, “na medida que o Estado vai evoluindo com os protocolos é importante que os municípios sejam informados. Todos os prefeitos são gratos pela abertura do plano e pelo diálogo. Agradeço muito ao governador pelos 100 mil testes rápidos que foram distribuídos a todos os municípios de Pernambuco, no decorrer desta semana”, concluiu. Participaram da reunião os Municípios das regiões de Arcoverde (Geres VI) Afogados da Ingazeira (Geres X), Serra Talhada (Geres XI), Salgueiro (GERES VII), Petrolina (GERES VIII) e Ouricuri (GERES IX).

Por: ASCOM Amupe 

Dois jogadores e dez funcionários do Sport testam positivo para Covid-19


O Sport fez, na última quinta-feira, testes da Covid-19 em 97 pessoas, entre profissionais que trabalham na Ilha do Retiro, membros do departamento de futebol, da comissão técnica e jogadores. Neste sábado, os resultados foram divulgados - e mostraram que dois atletas e dez funcionários testaram positivo para a doença causada pelo novo coronavírus.

O Sport não revelou os nomes dos jogadores e funcionários que receberam o diagnóstico positivo. De acordo com o médico do clube Stemberg Vasconcelos, no entanto, todas as 12 pessoas já estão curadas da doença.

- A gente recebeu os exames realizados na quinta-feira pela manhã, lá na Ilha do Retiro, e, dentro da avaliação dos exames, tivemos em torno de 18% de todos que fizeram o exame de casos positivos. Porém esses positivos são de pessoas que já tiveram a doença e não estão mais contaminando, então são aquelas pessoas que teoricamente já têm imunidade. O restante do grupo inteiro testou negativo, disse.

Dos atletas, apenas o atacante Hernane e Leandro Barcia não foram testados. O primeiro porque já havia feito o exame, que indicou uma diagnóstico de dengue. Já o uruguaio fez a quarentena em seu país natal e, com isso, precisará de uma logística diferente para retornar. A expectativa é de que esteja no Recife na próxima semana.

Com os resultados dos exames, o Sport voltará a treinar na próxima segunda-feira (15). Mas em um modelo diferente do tradicional, como explica Stemberg Vasconcelos.

- Devemos iniciar os treinamentos na próxima segunda-feira pela manhã, os grupos vão ser divididos em sete atletas em cada campo, dois períodos. Com isso, devemos contemplar o grupo todo.

Além disso, a vigilância permanece para evitar novos casos e afastar precocemente jogadores ou funcionários que apresentem sintomas. Além disso, uma nova bateria de exames para todos está prevista para acontecer em breve.

- Em relação especificamente à comissão técnica e atletas, tivemos um percentual de 18% [de infecção], que está se repetindo em quase todos os clubes com que tivemos contato. O procedimento são os mesmos: afastamento, cuidado com a higienização, testagem se tiver com sintomas e, daqui a 15 dias, faremos provavelmente uma nova testagem com todos, disse Stemberg.

O Sport fará um monitoramento diário dos funcionários e jogadores, que responderão a um questionário todo dia e terão sintomas, caso existam, avaliados.

- Em relação às pessoas que tiverem sintomas, serão afastadas. Esperaremos em torno de 3, 4 dias, realizar o exame inicial, deve ser o RT-PCR, que é coleta na narina e na boca, para definir se tem ou não a doença. Não tendo, dando negativo, a pessoa retorna aos trabalhos, declarou o médico rubro-negro

Por Rômulo Alcoforado — Recife

Leonardo confirma saída de Thiago Silva e Cavani do PSG

Thiago Silva chegou ao PSG em 2012, e Cavani, um ano depois — Foto: Getty Images
Thiago Silva chegou ao PSG em 2012, e Cavani, um ano depois — Foto: Getty Images

Os rumores que tomaram conta da imprensa francesa apontando para a saída de Thiago Silva do PSG ao fim da temporada ganharam tom oficial na voz do diretor esportivo do clube, o brasileiro Leonardo. Em entrevista ao "Le Journal du Dimanche", o dirigente confirmou que o clube decidiu não renovar o contrato do zagueiro, assim como o do atacante Cavani, deixando a dupla livre para sair nos próximos meses.

Leonardo é diretor esportivo do PSG desde o começo da temporada  — Foto: Getty Images

- Foi uma decisão muito difícil de tomar. São jogadores que marcaram a história do clube. Sempre nos perguntamos se devíamos continuar por um longo caminho ou se não valia a pena. As histórias foram muito bonitas, mas, sim, estão chegando ao fim - afirmou Leonardo.

Na última semana, os principais diários esportivos da França publicaram que Leonardo entrou em contato com Thiago Silva para informá-lo da decisão de não renovar seu contrato. Ninguém do clube ainda havia se manifestado oficial até então. O zagueiro, atualmente com 35 anos, chegou ao clube em 2012, vindo do Milan, e se tornou um dos ícones da geração vitoriosa construída na última década, assim como Cavani, hoje aos 33, contratado um ano depois do brasileiro.

- Tivemos que tomar uma decisão lógica, até economicamente ou em relação à geração que está por vir. Nunca há um momento perfeito. Agora, a Liga dos Campeões ainda está por vir, e a ideia é continuar jogando com eles até o final de agosto. O que pode ser feito ainda não está claro - explicou Leonardo.

O diretor esportivo afirmou que o clube tentará viabilizar a extensão temporária dos vínculos que terminam em junho e julho, permitindo que os atletas nesta situação possam participar da reta final da Liga dos Campeões, que deve ser realizada em agosto. O PSG se classificou para as quartas de final, eliminando o Borussia Dortmund, em um dos últimos jogos antes da paralisação do futebol pela pandemia do novo coronavírus.

Este cenário contemplaria não só Thiago Silva e Cavani, mas também os laterais Kurzawa e Meunier, o atacante Choupo-Moting e o goleiro Sergio Rico - que estariam fora dos planos do clube, segundo o dirigente.

- A ideia também é parar por aí, mas temos que discutir os próximos dois meses. Vamos tentar manter o grupo inteiro para a Liga dos Campeões. Admito que seja desconhecido o caso de Sergio Rico, por exemplo, que seu empréstimo acaba no fim do mês e você não pode contratar um segundo goleiro para esses jogos - concluiu o brasileiro, garantindo que o técnico Thomas Tuchel está ciente dos planos.

Boletim deste sábado [13/06]: Com mais 799 pacientes e 90 óbitos por Covid-19, Pernambuco passa a ter 3.784 mortes


Mais 799 novos casos da Covid-19 e 90 óbitos foram confirmados em Pernambuco neste sábado (13). Com isso, o estado passou a ter 44.671 confirmações e 3.784 mortes pela doença causada pelo novo coronavírus. Os números começaram a ser registrados em março, com o início da pandemia.

Dos pacientes confirmados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) neste sábado (13), 588 apresentam quadro leve da doença e 211 se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag). No total até essa data, Pernambuco totalizou 16.919 casos graves e 27.752 leves da Covid-19.

Com relação às 90 novas mortes confirmadas pela SES, 53 ocorreram entre os dias 10 de abril e 9 de junho. Outras 37 foram registradas nos últimos 3 dias.

De acordo como governo, os detalhes epidemiológicos do boletim deste sábado serão repassados até o final do dia.

Por G1-PE
Imagem: JC

Festa junina, passeio de caiaque, viagem com amigas: brasileiras na Nova Zelândia comemoram o fim da quarentena

Brasileiros fazem festa junina na cidade de Hamilton para comemorar o fim da quarentena na Nova Zelândia — Foto: Maya Hasegawa/ Arquivo Pessoal

Os neozelandeses irão aproveitar o primeiro fim de semana depois do fim da rígida quarentena imposta por causa da pandemia de Covid-19. Após 75 dias de restrições, não é mais preciso evitar aglomerações e os eventos sociais estão liberados. Três brasileiras que moram no país do Pacífico Sul contaram que vão fazer festa junina, retomar passeio de caiaque e comemorar aniversário com amigos.

“Eu reuni vários amigos brasileiros para fazer uma festa junina com tudo o que tinha direito: pinhão, arroz doce, bolo de milho, vinho quente. A minha banda também tocou. Fazia uns três meses que a gente não se via”, afirma a farmacêutica Maya Hasegawa, de 41 anos, que está há três anos no país.

A moradora da cidade de Hamilton, na ilha norte, elogiou a condução do combate à pandemia feito pela primeira-ministra neozelandesa, Jacinda Ardern.

“Temos uma grande líder, uma comunicadora nata, que conseguia unificar as pessoas, até a oposição, independente da origem, para dar um jeito nesse vírus o quanto antes. Com certeza, estou no melhor país que eu poderia estar nesse momento. Nunca me senti tão segura e tão acolhida. Eles cuidaram da gente”, disse.

Enquanto Brasil, Reino Unido e Estados Unidos ainda enfrentam dificuldades com o novo coronavírus, Jacinda Ardern afirmou que o país pode retomar a vida normal.

Por Letícia Macedo, G1

Única cidade sem casos de Covid-19 no Ceará, Granjeiro aposta em barreira sanitária e monitoramento

Hospital do Município tem ala específica e isolada para atender pacientes com sintomas suspeitos

Até esta sexta-feira (12), o município de Granjeiro, a 484 KM de Fortaleza, é a única cidade do Ceará sem casos de Covid-19 confirmados. Os dados são da atualização de 17h48 da plataforma IntegraSUS, portal da Secretaria de Saúde estadual (Sesa), que monitora as ocorrências da doença no Estado. O portal indica que o município tem apenas dois casos de infecção pelo novo coronavírus em investigação.

A adesão às medidas de prevenção por parte da população e o monitoramento realizado pelo poder público são apontados pelo secretário de Saúde do Município, Fábio Primo, como responsáveis pela taxa zerada. “O pessoal tem se mostrado bastante colaborativo e tem usado máscara. A Polícia Militar tem dado apoio na fiscalização. Eram dois, agora são quatro agentes. As pessoas também estão sendo monitoradas pela atenção básica”, relata.

As três entradas da cidade permanecem com barreiras sanitárias, acompanhadas pela Prefeitura, já que muitas pessoas circulam, principalmente, entre as cidades de Aurora, Várzea Alegre. Além disso, o Hospital Municipal de Granjeiro recebeu uma ‘ala Covid’ mesmo antes de registrar casos. O espaço foi foi pensada para isolar os possíveis pacientes e dipõe de uma entrada lateral para evitar que os casos suspeitos tenham contato com outras patologias. São três leitos de enfermaria. "Se agravar, já tem que ir para um local com média complexidade”, adverte Fábio Primo.

Granjeiro é a menor cidade do Estado em população, com 4.844 habitantes, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número populacional, entretanto, não dá garantias de baixa infecção. O município de Guaramiranga, segundo menor do Ceará em número de moradores (5.194 habitantes, de acordo com o IBGE), por exemplo, registra 21 casos confirmados e outros 19 em investigação, de acordo com a última atualização da Secretaria de Saúde.

Por Diário do Nordeste

Prefeitura de Petrolândia divulga novo boletim Epidemiológico que registra 1 dos casos suspeitos descartado; veja os números atualizados


A prefeitura de Petrolândia, por meio da Secretaria de Saúde, divulgou o Boletim Epidemiológico da sexta-feira, 12 de junho de 2020.

Dos 11 casos suspeitos no último boletim, 01 foi descartado, restando agora 10 casos suspeitos

Veja os números atualizados abaixo


Por Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Petrolândia

Prefeitura de Petrolândia define neste sábado (13) reabertura do comércio, em reunião com Paulo Câmara

Centro da cidade de Petrolândia - Foto: Assis Ramalho/BlogAR

A Prefeitura de Petrolândia, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, está construindo o plano municipal para reabertura do setor comercial, de acordo com as determinações do Governo de Pernambuco.

No entanto, acontecerá neste sábado (13), uma reunião do Governador Paulo Câmara com todos os prefeitos do sertão, para avaliar a situação em cada região. A partir da reunião, a Prefeitura irá apresentar à população aquilo que for encaminhado, inclusive possíveis ajustes.

Na segunda-feira (15), a prefeitura irá realizar uma live para atualizar as informações do combate ao coronavírus e falar sobre o plano municipal de reabertura do setor comercial.

Para maiores esclarecimentos e informações, entre em contato com os nossos Agentes de Desenvolvimento da Sala do Empreendedor.

Prefeitura de Petrolândia