16 dezembro 2022

Estudante pernambucana conquista primeiro lugar na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética

 


A primeira colocada na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética é pernambucana. A aluna do 8ª ano do Ensino Fundamental do Colégio da Polícia Militar de Pernambuco, Leticia Samara Macedo do Nascimento, de 13 anos, tirou a maior nota entre os cerca de 200 mil estudantes do 8º e 9º ano, de todo o País. A ONEE contou ainda com 7,5 mil professores de 3,3 mil escolas. Para celebrar a conquista, a Neoenergia Pernambuco promoveu, nesta sexta-feira (16), às 14h30, um evento de premiação, na sua sede, na Avenida João de Barros, 111, para Letícia e aos demais medalhistas, que ficaram entre os 9 primeiros colocados estaduais e também receberão um notebook, como Yuri de Lima Umar e Dandara Mariana Paiva de Souza, ambos com 15 anos, que estudam no 9º ano do Colégio Militar do Recife e terminaram em segundo e quinto lugar, respectivamente.

A ONEE é fruto do trabalho e da colaboração de muitos profissionais e estudantes que acreditam que a eficiência energética e sustentabilidade é um dos meios para promover um mundo melhor. Para chegar às primeiras colocações, os estudantes pernambucanos precisaram vencer desafios, adquirir novos aprendizados e promover trocas para alcançar o pódio.

Petrolândia: Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer convida artistas e produtores culturais para reunião na próxima segunda (19)



A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, informa data, horário e local da reunião com os artistas e demais produtores culturais para definição de toda a elaboração e execução da Lei Paulo Gustavo, em nosso município. É muito importante a presença dos interessados para o diálogo e construção coletiva, orientando os fazedores de cultura.

A reunião será no próximo dia 19/12 (Segunda-feira) às 19h, no centro cultural.



Fonte: Assessoria de comunicação da SMCEL

Petrolândia: MPF consegue inclusão de comunidade indígena da Aldeia Pankararu no rol prioritário de vacinação contra covid-19

Povo indígena Pankararu da Aldeia Angico, em Petrolândia (PE), não tinha sido contemplado pelo Plano Nacional de Imunização contra a covid-19 - Foto: Ubiratan Pankararu

Após atuação do Ministério Público Federal (MPF), a Justiça Federal proferiu sentença obrigando a União a incluir o Povo indígena Pankararu da Aldeia Angico, em Petrolândia, no sertão pernambucano, no rol de prioritários para a vacinação contra covid-19 e ao cadastramento no Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS). A nova decisão judicial confirmou liminar obtida no âmbito de ação ordinária movida contra a União pelos indígenas. O Estado de Pernambuco, por sua vez, deverá receber os imunizantes disponibilizados pelo Governo Federal e encaminhá-los ao Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei/PE).

A liminar, proferida em maio do ano passado, garantiu a aplicação da primeira dose da vacina contra covid-19 em 34 homens e mulheres acima de 18 anos. À época, a Justiça Federal determinou, após atuação do MPF, que o Estado de Pernambuco e a União providenciassem a distribuição das doses necessárias para a vacinação prioritária do povo indígena. A comunidade ainda não tinha sido contemplada pelo Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19, embora a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) tivesse promovido a vacinação de outros indígenas da etnia Pankararu.

A pedido do MPF, a Justiça Federal também incluiu o Estado de Pernambuco no polo passivo do processo, uma vez que a ação ordinária movida pela comunidade indígena havia sido ajuizada apenas contra a União. A inclusão visou a garantir todas as providências necessárias para a efetivação da vacinação dos índios, desde o fornecimento dos imunizantes pelo Ministério da Saúde, passando por sua distribuição pelo Estado de Pernambuco, até sua efetiva aplicação pelo Dsei.

Na manifestação do MPF, o procurador da República André Estima destacou que, embora a área ocupada pela Aldeia Angico Pankararu não seja tenha sido demarcada oficialmente como terra indígena ou área de reserva, a comunidade habita o local e ali vive de modo tradicional, atendendo aos requisitos legais e à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que determinou prioridade na vacinação dos povos indígenas localizados em terras não homologadas.

O MPF reforçou ainda que a Lei nº 14.021/2020, que dispõe sobre as medidas de proteção social para prevenção do contágio e da disseminação da covid-19 nos territórios indígenas, impõe que serão abrangidos, entre outros grupos, os indígenas isolados e de recente contato, aldeados e aqueles que vivem fora das terras indígenas, em áreas urbanas ou rurais.

Processo nº 0800243-17.2021.4.05.8303 – 38ª Vara Federal em Pernambuco
Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República em Pernambuco


PM e mulher morrem após discussão seguida de troca de tiros em bar de Aracaju





Um policial militar e uma mulher morreram após uma discussão seguida de troca de tiros em um bar na Orla de Atalaia, em Aracaju. A informação foi confirmada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Segundo as informações apuradas pela SSP, o policial, que estava de folga, e o dono do estabelecimento tocaram tiros e foram atingidos. A mãe do dono do estabelecimento também foi baleada. Câmeras de segurança registraram a ocorrência.

O policial e a mãe do empresário não resistiram aos ferimentos e morreram. O dono do local foi socorrido por populares e levado ao Hospital Fernando Franco, onde foi atendido e, em seguida, transferido para o Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE).

De acordo com a assessoria do Huse, o empresário está consciente, estável e deve ser submetido a uma cirurgia ainda nesta sexta, devido a uma fratura na tíbia. Ele está custodiado pela Polícia Civil.

A ocorrência foi atendida por equipes do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur). A equipe de local de crime do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e a Polícia Científica foram acionados para o local.

A Polícia Militar informou que já está tomando as providências sobre o caso e o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) , da Polícia Civil, investiga o caso.

Sepultamentos

O velório da mãe do empresário vai acontecer nesta sexta-feira na cidade de Riachuelo, onde o corpo deve ser sepultado neste sábado. A Academia de Letras, Ciências e Artes do Município de Riachuelo emitiu uma nota de pesar pela morte. A prefeitura da cidade decretou luto de três dias.

O velório e sepultamento do policial, serão realizados em Aracaju. A Polícia Militar lamentou o ocorrido, informou que o policial tinha um histórico de boa conduta, se solidarizou com as famílias e disse que acompanha as investigações sobre o caso.

Por G1 SE

Petrolândia: Começa hoje! Cantor Rahmon Lima abre nesta sexta (16) a programação musical do final de semana no Maria Fumaça; confira as demais atrações

 

Começa hoje! Cantor Rahmon Lima abre nesta sexta (16), a partir das 20h, a programação musical do final de semana no Maria Fumaça; confira no cartaz acima as demais atrações 

Bar e Restaurante Maria Fumaça, o mais badalado da cidade de Petrolândia, localizado na Orla Fluvial, local onde você apreciar as mais saborosas opções da culinária.

No Maria Fumaça, além das melhores opções em refeições e petiscos, excelente carta de bebidas, você curte a melhor programação musical.

Usufrua das delícias do Bar e Restaurante Maria Fumaça, cada vez melhor -

APROVEITE!

Após discussão em bar, policial militar e mãe do dono de estabelecimento morrem em Aracaju

Polícia Civil de Sergipe — Foto: Leonardo Barreto/ g1/ arquivo

Na madrugada desta sexta-feira (16), após uma discussão seguida de troca de tiros em um bar, um policial militar e a mãe do dono do estabelecimento morreram, na Orla da Atalaia, em Aracaju. A informação foi confirmada pela Secretaraia de Segurança Pública (SSP).

Segundo as informações apuradas pela SSP, houve uma troca de tiros entre o policial militar, que estava de folga, e o dono do estabelecimento. Os tiros atingiram o policial, o dono do local e a mãe dele. O policial e a mãe do empresário não resistiram os ferimentos e morreram. Câmeras de segurança registraram a ocorrência.

O dono do local foi socorrido por populares e levado ao Hospital Fernando Franco, onde foi atendido e liberado, em seguida. Ele está custodiado pela Polícia Civil.

A ocorrência foi atendida por equipes do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur). A equipe de local de crime do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e a Polícia Científica foram acionados para o local.

A Polícia Militar informou que já está tomando as providências sobre o caso e o Departamento de 
Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) , da Polícia Civil, investiga o caso.

Por G1 SE

Azul inicia voos de Recife a Paulo Afonso/BA; Serão três vezes por semana (terça, quinta e domingo)

Com desembarque de 53 passageiros, Azul iniciou nesta quinta (15), voos de Recife a Paulo Afonso

Nesta quinta-feira (15), a Azul reiniciou o voo de Recife para Paulo Afonso, Bahia, município considerado da zona turística Lagos e Cânions do São Francisco.

Serão três vezes por semana (terça-feira, quinta e domingo) saindo de Paulo Afonso às 14h55, com previsão de chegada em Recife às 16h20. No sentido contrário, os voos saem da capital pernambucana às 12h50, pousando na cidade baiana às 14h15.

Operados pelas aeronaves ATR 72, os voos têm capacidade para 70 passageiros. Hoje, 53 passageiros desembarcaram em Paulo Afonso e 52 embarcaram para Recife.

A volta dos voos comerciais para a cidade deve aquecer a economia ligada ao turismo, não só de Paulo Afonso, mas de toda a região. Para o secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Nino Rangel, a notícia era bastante esperada. “Estávamos na expectativa do retorno dos voos para Paulo Afonso desde o ano passado, e vínhamos trabalhando incansavelmente para que isso acontecesse. É uma alegria muito grande porque isso impulsiona ainda mais o turismo no município e na região”, diz o secretário.

Por
REDAÇÃO - PA4.COM.BR