26 outubro 2024
PRODETER BNB Apresenta Live de Desenvolvimento Territorial e Inovações Associativas no CMDRS de Belém do São Francisco - PE.
No dia 25 de outubro, o Agente de Desenvolvimento do Banco do Nordeste, Adelmo Azevedo, por meio do Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter-BNB), realizou uma palestra Live – Desenvolvimento Territorial e Inovações em Associativismo e Cooperativismo, para as lideranças e parceiros do CMDRS – Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, o evento ocorreu no IPA – Instituto Agronômico de Pernambuco, no município de Belém do São Francisco - PE.
A mesma, foi mediada pelo gerente executivo, Gabriel Salgado, de HUB de Inovação do BNB em Salvador - BA, com a participação do Dr. Daniel Oliveira, do Prof. e Dr. Josenildo de Souza e do Economista e Mestre em Planejamento, Paulo Dídimo, todos renomados em áreas estratégicas voltadas para o desenvolvimento de cooperativas e associações.
A programação contou com temas importantes sobre o cooperativismo e seus impactos na sociedade, contemplando o contexto histórico de sua origem, princípios e a constituição de uma cooperativa, além do diferencial entre cooperativas e empresas. Ademais, foi apresentado a ferramenta digital conhecida pelos nomes AgroFamiliar ou Bodega Digital Delivery, que facilita a comercialização de produtos da agricultura familiar, conectando produtores com consumidores na venda de produtos in-natura, agroecológicos e sustentáveis.
Por fim, Paulo Dídimo, gerente executivo e Coordenador do Programa de Desenvolvimento Territorial, da direção geral do BNB, apresentou as modalidades de ações associativas e experiências utilizadas pelo PRODETER e indicadores do associativismo no Brasil e no mundo. Concluiu sua fala, agradecendo aos participantes, em seguida, prestando homenagem aos Agentes de Desenvolvimento em função da comemoração da data de criação da função destes excelentes profissionais.
O evento contou a participação do BNB, IPA, ADAGRO, CMDRS e Secretaria Municipal de Agricultura de Belém do São Francisco.
Petrolândia/PE: Túnel do Tempo – Recordar é viver! foto de Relíquia do Grupo Coral Vozes do São Francisco/antiga Petrolândia

Hoje, o Blog de Assis Ramalho vai ao fundo do Baú, e mostra foto relíquia do Coral vozes do São Francisco. O "retrato" foi registrado na sécada de 1970 no altar da Igreja Matriz de São Francisco de Assis - hoje submersa as águas do Rio São Francisco. Vale dizer que o Coral continua em evidência nos tempos atuais na nova Petrolândia.
Velha Petrolândia, quem viveu jamais esquecerá!
Blog de Assis Ramalho
Blog de Assis Ramalho
Veja abaixo vídeo das últimas imagens da Velha Petrolândia
A colonização da região começou no século XVIII, quando foram fundadas as fazendas Brejinho da Serra e Brejinho de Fora. Os primeiros núcleos de povoamento surgiram onde havia uma frondosa árvore de jatobá e um bebedouro para o gado. Por causa disso, o povoado ficou conhecido como Bebedouro de Jatobá.
Em 1877, a região recebeu a visita do Imperador D. Pedro II, que ordenou a construção de um cais e de uma ferrovia que ligava economicamente o alto e o baixo São Francisco.
Em 1887, a sede do município de Tacaratu é transferida para o povoado de Jatobá que, mais tarde, seria elevada à categoria de cidade em 1 de julho de 1909. O município recebeu a atual denominação em homenagem ao Imperador D. Pedro II.
A história do município passou por uma enorme transformação nos anos 80 devido à construção da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga (também conhecida como Usina Hidrelétrica de Itaparica), que resultou na inundação da antiga cidade pelo lago de Itaparica e obrigou a transferência dos moradores para a atual cidade em 1988.
Atualmente o município de Petrolândia é considerado um dos mais importantes da região do São Francisco
Blog de Assis Ramalho
Assinar:
Postagens (Atom)