07 outubro 2021

Arcoverde: Sivaldo Albino, de Garanhuns, é mais um prefeito confirmado no Persona 2021



Uma das grandes surpresas das eleições de 2020 no Agreste de Pernambuco, o socialista Sivaldo Albino (PSB), é o segundo prefeito do estado a confirmar presença entre os grandes homenageados do Prêmio Persona 2021 – Pernambuco, que acontece no próximo dia 28 de outubro no salão de festas do SESC Arcoverde e homenageia os 30 anos da TV Asa Branca/Globo. Segundo Adriano Ferreira, organizador do evento, Sivaldo se destacou como uma grande revelação da nova política.

“Apesar de já ter quatro mandatos na Câmara Municipal de Garanhuns e um mandato de deputado estadual conquistado em 2018, Sivaldo Albino é apontado por todos como a grande novidade da política que brotou das últimas eleições municipais. Reúne talento, competência, articulação política e a experiência do parlamento que tem contribuindo muito para seu grande trabalho à frente da Prefeitura de Garanhuns já nesse primeiro ano de mandato”, afirmou.

Pai de três filhos, aos 49 anos, Sivaldo tem a política no sangue. Ele é filho de Wildenir e Severino Albino (ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal), sendo o quarto de oito irmãos. Como um homem do povo, começou sua vida profissional como fiscal e cobrador de ônibus coletivo, entrando depois para o ramo de bares e restaurantes.

Governo de Pernambuco lança ação de combate à pobreza menstrual nas escolas da Rede Estadual

Programa Educação em Saúde Menstrual contemplará estudantes de todo o Estado com ações como distribuição de absorventes e rodas de diálogos para orientação 

O Governo de Pernambuco lançou, nesta quinta-feira (07.10), o Programa de Educação em Saúde Menstrual para todas as escolas da Rede Estadual. Coordenada pela Secretaria de Educação e Esportes (SEE), a iniciativa visa promover a distribuição de absorventes, formação e orientação sobre as questões sociais, biológicas e emocionais que afetam a vida da mulher durante o período menstrual, bem como diminuir as ausências escolares durante o ciclo. Segundo dados da Organização das Nações Unidas, uma em cada dez meninas, no mundo, falta às aulas durante o período menstrual. No Brasil, uma entre quatro estudantes já deixou de ir à escola por não ter absorventes.

“A conscientização dos nossos jovens sobre a saúde da mulher começa nas escolas. Educação sempre foi nossa prioridade. Debater o assunto e apoiar as meninas, para que possam dar continuidade à formação delas é, sim, essencial. É inaceitável qualquer movimento que estimule a desigualdade de gênero e classe. Vamos seguir ouvindo as necessidades dos nossos jovens e lutando para melhorar a qualidade de vida das pessoas que mais precisam”, pontuou Paulo Câmara.

Silvio Costa Filho comemora inclusão do parcelamento da dívida previdenciária dos municípios no texto da PEC dos Precatórios


O relator da Comissão Especial sobre a Proposta de Emenda à Constituição dos Precatórios (PEC 23/2021), deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), incluiu no texto a proposta que prevê o parcelamento da dívida previdenciária dos Municípios. A inclusão foi consequência de uma articulação entre o relator, o autor da PEC 15/2021, Silvio Costa Filho (Republicanos-PE), e o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski. O relatório foi lido por Motta na manhã desta quinta-feira (7). A expectativa é de que o texto seja votado na comissão especial e no Plenário nas próximas semanas.

A PEC 15/2021 é uma das pautas prioritárias do movimento municipalista. Com a construção, a PEC 23/2021 passa a incluir o parcelamento previdenciário dos Municípios. Ziulkoski destaca que a medida representa um grande passo para a aprovação do texto, na medida em que a PEC 15 ainda não teve comissão especial instalada. O texto estabelece que fica excepcionalmente autorizado o parcelamento dos débitos decorrentes de contribuições previdenciárias dos Municípios, incluídas suas autarquias e fundações, com o Regime Geral de Previdência Social, com vencimento até 30 de setembro de 2021, ainda que em fase de execução fiscal ajuizada, inclusive os decorrentes do descumprimento de obrigações acessórios e os parcelados anteriormente, no prazo máximo de 240 prestações mensais.

Últimos dias de inscrição para cursos técnicos gratuitos de Ensino Médio, Pós-médio e PROEJA do IFSertãoPE Campus Floresta

João Gomes, cantor e aluno do IFSertãoPE

Os interessados em estudar no Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) Campus Floresta têm até o dia 18 de outubro para realizar as inscrições on-line para o Processo Seletivo 2022, pelo site https://aluno.ifsertao-pe.edu.br . Nesta edição são ofertadas 205 vagas de cursos gratuitos e de qualidade nas modalidades Técnico em Informática ou Agropecuária Integrado ao Ensino Médio; Técnico em Agropecuária Pós-Médio (Subsequente); e Técnico em Administração integrado ao Ensino Médio -PROEJA.

Não há prova, o Processo Seletivo é realizado por meio de análise das notas do histórico escolar, para se inscrever é necessário ter CPF e histórico escolar (ou declaração emitida pela escola de origem), e preencher as informações pessoais solicitadas no formulário de inscrição, inclusive questionário socioeconômico. Metade das vagas são reservadas para estudantes oriundos de escola pública, há ainda reserva de vagas específica para autodeclarados pretos, pardos e indígenas; deficientes ou estudantes de baixa renda.

Petrolândia: Programação musical do Bar e Restaurante Maria Fumaça começa nesta sexta (08) e vai até terça-feira, dia 12, Feriado Nacional

Em Petrolândia-PE, o Bar e Restaurante Maria Fumaça, fazendo cada vez melhor na avenida da Orla Fluvial, já divulgou a agenda de apresentações musicais para este final de semana. 

Em alusão ao feriado nacional do dia 12, as atrações musicais tem início nesta sexta (08) e vai até à terça-feira (12), dia da Criança e da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.

Confira programação completa acima.

O funcionamento desta quinta-feira (07/10/2021) é até as 23h00.







Blog de Assis Ramalho
Informação: Bar e Restaurante Maria Fumaça

Boletim desta quinta-feira [07/10/2021]: Com mais 402 casos da Covid-19 e 12 mortes, Pernambuco totaliza 623.144 infectados e 19.817 óbitos



Pernambuco confirmou nesta quinta-feira (7) mais 402 casos e 12 mortes de pessoas com Covid-19. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), com os novos registros, o estado passou a totalizar 623.144 infecções e 19.817 óbitos, contabilizados desde março de 2020.

Do total de novos casos, 18 (4,5%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 384 (95,5%) são leves. No total, há 54.124 casos graves e 569.020 leves desde o início da pandemia.

A SES informou, ainda, que os 12 óbitos confirmados nesta quinta-feira ocorreram entre o dia 16 de dezembro de 2020, cerca de dez meses atrás, e a terça-feira (5).

"Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde", afirmou o governo, por meio de nota.

Por G1 PE

Tragédia em Belém do São Francisco deixa cidade em estado de comoção; funcionário da Compesa morre afogado quando fazia limpeza no sistema de captação de água



Por volta das 7:30h da manhã desta quinta-feira (07/10), o senhor Elias, funcionário da Compesa (Companhia Pernambucana de Saneamento), fazia trabalho de limpeza do sistema de capitação de água para o reservatório central, quando foi surpreendido por um dos equipamentos e terminou sendo afogado. Colegas de trabalho ainda tentaram ajudá-lo, sem sucesso devido o peso dos equipamentos.


O corpo de seu Elias foi retirado das águas do Rio São Francisco e levado para o hospital local já sem vida, colegas de trabalho, amigos e familiares se dirigiram ao hospital em buscas de mais informações. A cidade de Belém do São Francisco está em estado total de comoção, uma vez que seu Elias era bastante conhecido e querido por todos.

Por Didi Galvão

Maior cometa já descoberto viaja em direção à Terra e é cerca de mil vezes mais maciço do que outros



O maior cometa já descoberto viaja em direção à Terra, e é cerca de mil vezes mais maciço do que outros.

O cometa Bernardinelli-Bernstein é assim chamado porque foi encontrado pelo estudante de graduação do Departamento de Física e Astronomia da Universidade da Pensilvânia Pedro Bernardinelli.

À CNN, Bernardinelli afirmou que não há motivo para pânico, porque o cometa deve chegar no ponto mais próximo à Terra só daqui a 10 anos, e não vai colidir com o nosso planeta.

Ainda segundo o especialista, o cometa terá sua maior aproximação ao Sol em 2031, mas provavelmente será necessário um grande telescópio amador para vê-lo.

CNN - SP

Petrolândia: Prefeito Fabiano Marques é um dos homenageados do Prêmio Persona Pernambuco 2021 em Arcoverde


Neste mês de outubro as empresas, empresários e empresárias, personalidades da vida social, econômica e política de várias regiões de Pernambuco estarão sendo homenageadas na 12ª Edição do Prêmio Persona – Os Melhores do Ano, em Arcoverde, que em 2021 terá como grande homenageada a TV Asa Branca, afiliada da TV Globo que comemora 30 anos de história e sucesso. 

O Persona 2021 acontecerá no dia 28 de outubro, a partir das 20h, no salão de festas do SESC Arcoverde e seguirá todos os protocolos definidos pelo Governo do Estado diante da pandemia.

O evento reunirá empreendedores e personalidades que se destacaram ao longo deste ano nos mais diversos segmentos econômicos e sociais. Este ano cerca de 100 empresas e personalidades deverão ser homenageadas num evento que vai marcar os 12 anos da escolha dos Melhores do Ano e contará ainda com a presença da equipe da TV Asa Branca/Globo, a grande homenageada da noite.

O prefeito de Petrolândia, Fabiano Marques, será um dos homenageados do Prêmio Persona Pernambuco 2021.

VEJA ABAIXO A SUA BIOGRAFIA 

Filho de Petrolândia, cresceu e viveu boa parte de sua juventude na zona rural do município, no Projeto Apolônio Sales. Seus pais, Ivaldo Marques Nogueira, popularmente conhecido como Vavá Venâncio, e a professora Amélia Maria Jaques Marques jamais imaginavam que aquele menino, Fabiano Jaques Marques, que surgiu no ano de 1972 viesse um dia a comandar os destinos da tão amada terra.
 
Casado com Aninha Carvalho Marques e pais de dois filhos, Bruno Marque, médico; e João Alexandre, estudante de Administração; Fabiano formou-se em contabilidade e começou a conviver com o povo andando ao lado de seu pai, que além de agricultor, comerciante e presidente de associação, disputou o cargo de vereador do município de Petrolândia. Percorrendo os projetos do perímetro irrigado do São Francisco, Fabiano foi vendo as necessidades do povo e aprendendo com ele que muito pode ser feito. Esse contato com o povo lhe inspirou a ampliar a luta pelos direitos dos colonos, iniciando sua trajetória política no ano de 2000 quando candidatou-se pela primeira vez a vereador do município e elegeu-se. De lá para cá foram quatro mandatos, sendo que durante 08 anos exerceu a presidência da Câmara de Vereadores.

Em 2016 foi candidato a prefeito de Petrolândia pela primeira vez, deixando de assumir o comando de sua terra natal por causa de apenas 50 votos. Em 2020, o povo abraçou totalmente suas propostas e o elegeu prefeito de Petrolândia com 7.060 votos.
 
Um jovem da política, mas que carrega nos ombros a experiência de mandatos legislativos e os ensinamentos do seu querido pai Vavá Venâncio. Antes de um político, um petrolandense que ama sua terra, sua gente, um pai, irmão, amigo que fez caminho no comércio, gerando empregos e trazendo no coração a vontade e o desejo de ver sua terra crescer e ocupar um lugar de destaque em Pernambuco. Um político de alma e coração que é Persona 2021 Especial, numa numa homenagem aos 30 anos da TV Asa Branca/Globo.

Por: Folha das Cidade, com assessoria da prefeitura de Petrolândia

Petrolândia: 2ª dose da vacina contra a Covid-19 passa a ser ofertada nos Postos de Saúde da zona urbana e rural a partir desta quinta-feira (07/10)

Foto: Assis Ramalho/BlogAR


Comunicado da Secretaria de Saúde de Petrolândia-PE

A partir desta quinta-feira (07/10), a segunda dose da vacina contra covid-19, está disponível nas salas de vacina dos Postos de Saúde, zona urbana e rural.

Horário zona urbana: 8h30 às 11h30

Horário zona rural: 8h30 às 12h30

Procure a unidade mais próxima.

Mais da metade dos municípios brasileiros não registra mortes por Covid-19 em setembro


Brasil ultrapassa 45% da população com esquema vacinal completo contra covid-19; Pernambuco tem quase 50% - Foto: Assis Ramalho

Em setembro deste ano, 58% dos municípios brasileiros não registraram mortes por Covid-19, o maior percentual desde maio de 2020. É o que mostra um levantamento exclusivo do g1 com dados tabulados pelo pesquisador Wesley Cota, da Universidade Federal de Viçosa.

Foram 3.274 cidades sem notificação de mortes no último mês, um aumento de 31,8% em relação às 2.484 de agosto.

O que mais o levantamento mostra:

a maior parte dos municípios sem mortes tem menos de 10 mil habitantes: são 1.884 nessa faixa populacional (57,5% do total)
a cidade mais populosa sem mortes registradas em setembro de 2021 é São José de Ribamar (MA), com 179.028 habitantes
ao todo, 13 municípios com mais de 100 mil habitantes não informaram mortes no mês
a região Nordeste teve o maior percentual de municípios sem mortes em setembro

Ao todo, 1.249 municípios do Nordeste não notificaram mortes no último mês, o equivalente a 38% do total. No Sudeste, foram 789 sem óbitos (24% do total).

Mortes em queda

Canindé (CE): Mulher manda matar marido que tinha relações amorosas com enteada e genro


Uma mulher é suspeita de ter encomendado a morte do marido em Canindé, a 100 km de Fortaleza (CE). Caso teria ocorrido após Maria Aparecida Barroso, de 36 anos, descobrir que Jaelson Oliveira, de 39 anos, mantinha relações amorosas com a enteada de 20 anos e com o genro.

Segundo investigações, ela teria descoberto a traição após o próprio namorado da filha, Herilson da Silva Lopes, de 26 anos, ter contato sobre a relação incestuosa. Ele resolveu revelar o caso após saber que Jaelson mantinha relações sexuais com a filha mesmo quando o namorado não estava presente.