A aglomeração de pessoas contraria as recomendações para se prevenir contra o coronavírus e oferece risco - Fotos: Assis Ramalho/BlogAR
Apesar das orientações das organizações de saúde para a população manter o isolamento social durante a pandemia do coronavírus, os aposentados - grupo de risco para casos mais graves da Covid-19 - voltaram a enfrentar filas em Petrolândia para sacar pensões e aposentadorias.
Na manhã desta sexta-feira, 25, a nossa reportagem foi acionada para flagrar a situação na agência do Banco do Bradesco localizada na Avenida Manoel Borba, no centro da cidade.
''Os bancos parecem não estar preparados, até hoje, para receber seus clientes. É um simples problema de falta de organização. Por que os idosos ficam em pé do lado de fora e depois do vidro da entrada, e por que não colocam ao menos cadeiras para manter o distanciamento?'', reclamou a filha de uma idosa, que não quis se identificar.
"Todo mês é a mesma coisa, eu já vi idosos passar mal e ter de ser atendido. Isso é uma calamidade, mas, infelizmente, ninguém olha para o sofrimento dos pobres'', desabafou um outro aposentado.
A aposentada Maria José, 63, era uma das pessoas esperando, em pé, para entrar na agência. Ela afirmou que estava na fila há cerca de duas horas. ''Cheguei aqui cedo e, junto com esses muitos que se encontram aqui, estou sofrendo na fila e sem nenhum amparo'', desabafou.
A situação deprimente dos clientes de banco, em especial dos aposentados, foi denunciada no dia 31 do mês passado pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia, Natanael Caetano.
Na oportunidade, o gestor do STR gravou vídeo em frente à agência onde mostrava o descaso. Reveja abaixo.
A Escola de Negócios do IEL-PE está com as inscrições abertas para o curso online e ao vivo de qualificação em controle de estoque, que acontecerá entre os dias 12 e 15 de julho. A capacitação tem o intuito de apresentar os aspectos do funcionamento da gestão, do controle de estoques, da armazenagem e do planejamento, com foco na otimização dos processos e no gerenciamento da área.
De acordo com a gestora do Sistema FIEPE no Sertão do São Francisco, Annielly Trindade, o curso terá uma carga horária de 16 horas e privilegiará também a troca de experiências e o debate entre o instrutor e os participantes, promovendo uma maior interação, integração e dinamicidade.
Com nova metodologia de aulas online e ao vivo, o curso será transmitido por videoconferência das 18h às 22h e contará com conteúdo atualizados. Serão abordados também conceitos, finalidades, propósitos, gerenciamento, aplicação, custos e fluxo da logística dos estoques, além dos princípios básicos.
O caseiro preso suspeito de ajudar na fuga de Lázaro Barbosa disse em interrogatório à polícia que o suspeito de matar uma família em Ceilândia dormia há cinco dias na fazenda onde ele trabalhava (veja os detalhes do depoimento abaixo). A força-tarefa que tenta prender fugitivo foi proibida de entrar na fazenda pelo dono, segundo o boletim de ocorrências registrado. Os dois suspeitos de ajudar na fuga de Lázaro seguem presos até as 12h desta sexta-feira (25).
Os dois presos respondem por favorecimento pessoal e posse de arma de fogo. O caseiro já tem passagem pela polícia por roubo a ônibus. A polícia encontrou espingardas e munições na propriedade. A força-tarefa para tentar prender Lázaro Barbosa já dura 17 dias.
No início desta manhã, o advogado Ilvan Silva Barbosa negou que os presos tenham qualquer ligação com Lázaro Barbosa.
"O caseiro fala que, provavelmente, pode ter visto uma pessoa parecida com o Lázaro. Já o proprietário disse que nunca o viu e não tem contato nenhum com Lázaro", disse.
À tarde, no entanto, o advogado declarou que seguirá defendendo apenas o fazendeiro. O G1 não conseguiu identificar o advogado que assumirá a defesa do caseiro.
As novas doses da Pfizer chegaram ao Recife na quinta-feira (24) — Foto: Miva Filho/SES-PE
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) divulgou o quantitativo de doses que cada município de Pernambuco vai receber dos dois novos lotes com 94.770 unidades da vacina da Pfizer/BioNTech e outras 117.800 da CoronaVac/Butantan.
A cidade de Petrolândia foi contemplada com 528 doses da Pfizer e 320 da CoronaVac, enquanto Tacaratu recebe 170 CoronaVac e 384 Pfizer. Saiba abaixo quantas doses dos novos lotes cada município de Pernambuco recebe.
Os imunizantes contra a Covid-19 chegaram ao estado na quinta-feira (24).
No caso das doses da CoronaVac, o governo informou que o imunizante deve ser utilizado para vacinar guardas municipais, trabalhadores do transporte coletivo e detentos. Esse tipo de vacina precisa de uma segunda aplicação com intervalo de 28 dias, para completar a imunização. Em maio, vários municípios do estado tiveram déficit de vacinas para a segunda dose.
De acordo do a SES, as doses de Pfizer devem ser utilizadas para a primeira aplicação em pessoas com comorbidades e deficiência, podendo ser expandidas para os outros grupos prioritários do Plano Nacional de Operacionalização (PNO), de acordo com a campanha de cada município. No caso da Pfizer, o intervalo entre as duas doses é de três meses.
A loja Ideal Calçados e Confecções de Paulo Afonso publicou há pouco uma nota de pesar pelo falecimento de sua funcionária Maria Jailma. “É com muito pesar que comunicamos o falecimento da nossa colaboradora Maria Jailma. Deixamos nossas mais sinceras condolências à família e amigos por esta inestimável perda”.
Jailma faleceu nesta quinta-feira (24) vítima de covid-19, após ser transferida em estado grave numa UTI Móvel de Paulo Afonso para Senhor do Bonfim, no percurso, nas proximidades da cidade de Rodelas, infelizmente ela veio a óbito.
Força-tarefa que procura Lázaro Barbosa tem dois presos por facilitar fuga e encontra esconderijo, diz secretário — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
O secretário de Segurança Pública Rodney Miranda anunciou na noite desta quinta-feira (24) que duas pessoas foram presas durante as buscas a Lázaro Barbosa, que é investigado por uma chacina em Ceilândia, no DF, e pelo menos outros sete crimes. Os detidos são suspeitos de ajudá-lo na fuga. A equipe ainda encontrou um esconderijo onde o criminoso pode ter se abrigado.
“Prendemos duas pessoas que estavam auxiliando ele nas fugas, principalmente a se esconder da ação policial. Eles estão sendo autuados agora por porte ilegal de arma de fogo e por facilitação da fuga”, disse.
Cerca de 270 policiais buscam há 16 dias pelo fugitivo na região Cocalzinho de Goiás. As equipes começaram um cerco policial às 14h45 desta quinta-feira quando várias viaturas da força-tarefa deixaram a base de comando (veja vídeo acima). Até as 20h40, uma estrada de terra que dá acesso ao local continuava bloqueada. Impedidos de passar, vários moradores ficaram por horas na enorme fila.