22 novembro 2014

Petrolândia: Escola Municipal 4 de Outubro celebra dia da consciência negra


Apresentações foram realizadas em frente a Escola Municipal 4 de Outubro
Fotos: Assis Ramalho
Apresentação do Grupo de Capoeira Embondeiro
Educadoras da Escola 4 de Outubro
Grupo de Capoeira Embondeiro de Petrolândia

Para marcar o Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado na quinta-feira (20), a Escola Municipal 04 de Outubro de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, promoveu nesta sexta-feira (21) uma série de atividades, além de dar suporte a eventos que abordaram a temática.

O evento foi realizado em frente a Escola com apresentações de Literatura de Cordel, Paródia, e teve apresentação especial do do grupo de Capoeira Embondeiro, sob orientação do instrutor Bigodinho.

O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra foi instituído oficialmente pela lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco. Zumbi foi morto em 1695, na referida data, por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho.

A data de sua morte, descoberta por historiadores no início da década de 1970, motivou membros do Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial, em um congresso realizado em 1978, no contexto da Ditadura Militar Brasileira, a elegerem a figura de Zumbi como um símbolo da luta e resistência dos negros escravizados no Brasil, bem como da luta por direitos que seus descendentes reivindicam.

Com a redemocratização do Brasil e a promulgação da Constituição de 1988, vários segmentos da sociedade, inclusive os movimentos sociais, como o Movimento Negro, obtiveram maior espaço no âmbito das discussões e decisões políticas. A lei de preconceito de raça ou cor (nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989) e leis como a de cotas raciais, no âmbito da educação superior, e, especificamente na área da educação básica, a lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que instituiu a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-brasileira, são exemplos de legislações que preveem certa reparação aos danos sofridos pela população negra na história do Brasil.

A figura de Zumbi dos Palmares é especialmente reivindicada pelo movimento negro como símbolo de todas essas conquistas, tanto que a lei que instituiu o dia da Consciência Negra foi também fruto dessa reivindicação. O nome de Zumbi, inclusive, é sugerido nas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana como personalidade a ser abordada nas aulas de ensino básico como exemplo da luta dos negros no Brasil.

Essa sugestão orienta-se por uma das determinações da lei Nº 10.639, que diz no Art. 26-A, parágrafo 1º: “O conteúdo programático a que se refere o caput deste artigo incluirá o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil.”

Para ver fotos do evento da Escola 4 de Outubro, clique >Escola 4 de Outubro celebra dia da Cosciência Negra

Notícia relacionada (clique para ler)
>Petrolândia: Dia do Professor é comemorado com jantar na Escola Municipal 4 de Outubro

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho
Fonte: Brasil Escola

Teste de proficiência em inglês conclui inscrições nesta segunda (24)

Exame mede nível de conhecimento em língua inglesa e avalia candidato sobre compreensão auditiva, escrita e leitura

O prazo de inscrições para a aplicação diagnóstica do exame Toefl-ITP no âmbito do programa Inglês sem Fronteiras encerra-se nesta segunda-feira (24).

Podem se credenciar para o exame alunos de graduação, mestrado e doutorado de universidades federais, de institutos federais de educação, ciência e tecnologia e de universidades estaduais.

O teste mede o nível de conhecimento em língua inglesa dos estudantes, avaliando a compreensão auditiva, estrutura e expressão escrita e leitura.

O exame é exigido também para o ingresso em boa parte das instituições estrangeiras parceiras do programa Ciência sem Fronteiras. As provas serão aplicadas no próximo dia 30.

Petrolândia: Dia do Músico é comemorado com roda de música na Praça da Matriz




A Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventude, através da Casa das Juventudes de Petrolândia, realizou a comemoração em uma roda de música na Praça da Igreja Matriz com a presença de alguns músicos locais, e em especial a presença de Cícero Costa, que é exemplo de superação e vida, Alexandre Sertão, Orquestra Jovem do Serviço de Convivência, Banda Marcial da Escola Sete de Setembro, Cícero Silva, Enzo, Renato, Geison Souza, Jair e muitos outros jovens talentos.

Parabéns a todos os músicos pelo seu DIA!

Ver mais fotos>Dia do Músico em Petrolândia

Informações: Lucicleide Santos/Coordenadora da Casa das Juventudes
Fotos: Divulgação

Surto de ebola já matou 5.459 pessoas, quase todas na África Ocidental


Dados da Organização Mundial da Saúde mostram que 5.459 pessoas já morreram em decorrência do ebola. Ao todo, 15.351 pessoas foram contaminadas pelo vírus, quase todas as vítimas na África Ocidental.

A Libéria é o país com maior número de casos (7.082) e de mortes (2.963), seguida de Serra Leoa, com 6.190 casos e 1.267 mortes e Guiné, com 2.047 doentes e 1.214 mortes.

Nigéria, Mali e Estados Unidos somam 15 mortes pelo vírus.

Nesta sexta-feira (21) a República Democrática do Congo foi declarada livre do ebola. O país teve 66 casos da doença desconectados do surto nos outros países.

Agência Brasil

Marca de uísque é acusada de racismo em rede social


Uma propaganda da marca de uísque Johnnie Walker sobre o Dia da Consciência Negra provocou mensagens de protesto na página da empresa no Facebook. Agora, seguidores da marca na rede social acusam a empresa de promover o que supostamente tentava combater com a propaganda: o racismo.

Na quarta, o perfil da Johnnie Walker publicou uma fotografia de um homem negro. Sobre a imagem, foi escrita a palavra "branco." Na parte de baixo, a seguinte frase: "E você, ainda deixa usarem sua origem como obstáculo para o seu progresso? Racismo. Até quando? #vocefazofuturo."

O post, curtido por 27 mil pessoas e compartilhado 2 mil vezes, gerou debate na seção de comentários. Grande parte deles reclama que, com a frase, a empresa culpa os negros pelo racismo.

"Quer dizer que agora a culpa da opressão é do oprimido?", questionou uma leitora. "Vocês ainda deixam? Não, não deixamos, nossa luta para que nossa origem seja respeitada é diária", escreveu outra seguidora.

Parlamento Europeu quer dividir o Google


O Google não tem exatamente uma boa relação com a União Europeia. Mas nada é tão ruim que não possa ficar pior: segundo o jornal Financial Times (FT), uma nova proposta do Parlamento Europeu, ainda em projeto, quer fazer com que o mecanismo de busca da empresa seja separado de outros serviços fornecidos por ela.

De acordo com o Ars Technica, o documento não chega a mencionar o Google diretamente. Ainda assim, diz claramente que “o mercado de buscas online é de particular importância para assegurar condições de competitividade dentro do mercado digital como um todo, dado o potencial de transformação desses motores de pesquisa em gatekeepers e a sua possibilidade de comercializar e explorar informações obtidas”. Por isso, é preciso “separar essas ferramentas de outros serviços comerciais como uma potencial solução de longo prazo para atingir as metas mencionadas”.

PET-CT: Exame continua fora da tabela do SUS e prejudica pacientes com câncer


Incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS) em outubro, o exame PET-CT (tomografia computadorizada por emissão de pósitrons), indicado para tratamentos do câncer, continua fora da tabela de procedimentos do sistema. As portarias que prevêem a incorporação da tecnologia na rede pública foram publicadas em 23 de abril, no Diário Oficial da União. O exame, uma tomografia computadorizada, ajuda a estratificar a extensão de vários tipos de câncer em pacientes da rede pública, como câncer de pulmão de células não-pequenas e linfomas de Hodgkin e não Hodgkin.

O prazo máximo de 180 dias para a implementação efetiva da inclusão da tecnologia na tabela, com os critérios de ressarcimento das unidades prestadoras, venceu em 23 de outubro. A falta desses critérios para a restituição de custos pode prejudicar pacientes, alerta a Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear (SBMN). O presidente da SBMN, Celso Darío Ramos, explicou que os custos altos do exame estão inviabilizando o procedimento em alguns hospitais. “Tanto as unidades públicas como as particulares não poderão fazer esse exame pelo SUS se não forem ressarcidos por isso, pois o custo é muito alto”, comentou ele. “São poucas as exceções de hospitais que atendem via estado e não governo federal. A população carente hoje não tem acesso a esse procedimento”, disse.

Droga contra HIV trata doença que causa cegueira em idosos, diz estudo


Degeneração macular é uma das principais causas de cegueira no idoso. Estudo em camundongos também revelou ação anti-inflamatória de droga.

Uma pesquisa feita com cobaias demonstrou que uma categoria de antirretrovirais muito usada contra o HIV, vírus causador da Aids, também é eficaz contra a degeneração macular, uma das principais causas de cegueira no idoso.

Examinando a estavudina, assim como outros antirretrovirais da mesma classe usados contra o HIV, Benjamin Fowler, pesquisador da Universidade de Kentucky e um dos principais autores do estudo, descobriu que estes remédios neutralizavam um grupo de proteínas, denominado inflamassoma NLRP3.

Estudos anteriores mostraram que estas proteínas são responsáveis por inflamações que podem destruir as células da retina e contribuir para a degeneração macular.

UFRPE promove III Seminário Sustenta Caatinga

Professores e alunos da rede estadual podem participar do evento, que discute questões relacionadas à convivência com o semiárido

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), por meio do Grupo de Gestão Ambiental em Pernambuco (Gampe), promove, no próximo dia 2, o III Seminário Sustenta Caatinga. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo premiosustentacaatinga@gmail.com. O evento acontece no Salão Nobre da UFRPE. Os participantes receberão certificado, um exemplar do livro Metodologias para o empoderamento social (2013) e participarão do coquetel ofertado pela reitoria da Universidade.

O evento se relaciona com o Prêmio Sustenta Caatinga 2014 – também promovido pela Gampe/UFRPE – que tem como objetivo premiar trabalhos de professores e alunos de escolas públicas e privadas em áreas como Conservação da Água e Solo, Biodiversidade, Produção Sustentável, Saneamento Ambiental e Mudanças Climáticas. Esses temas, entre outros, estarão em discussão no seminário.

Dia 22 de Novembro: Dia da reciclagem de lixo


Hoje é dia salientar a importância da reciclagem de lixo para o mundo. O ato de reciclar o lixo ajuda a garantir um futuro melhor para as próximas gerações e para o planeta como um todo.

A reciclagem, além de economizar os recursos naturais, impede que os materiais tóxicos contaminem os rios, o solo e o ar que respiramos, dando um destino útil ao que muitas vezes consideramos lixo.

Existe uma estimativa de que, a cada ano, R$4,6 bilhões são desperdiçados, correspondente a lixos que poderiam ser reciclados no país. Apesar do Brasil ser um grande reciclador de alumínio, ainda é reciclado poucos vidros, plásticos, latas de ferro e pneus que consumimos.

Devemos lembrar sempre dos quatro R’s da sustentabilidade: repensar, reduzir, reutilizar e reciclar. Assim, reduziremos o lixo no meio ambiente e manteremos o equilíbrio ecológico para que as nossas próximas gerações vivam com qualidade de vida, aproveitando o que a natureza tem a oferecer.

Fonte: Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco - CBHSF

Para receber restituição no último lote, contribuinte deve consultar extrato


O contribuinte que tem a esperança de receber a restituição no último lote do Imposto de Renda Pessoa Física 2014 deve ficar atento e verificar se a declaração está retida na malha fina. Ainda há uma chance de receber o dinheiro neste ano, se forem adotados alguns procedimentos para fugir das garras do leão do Imposto de Renda.

Segundo o supervisor do Programa do Imposto de Renda, Joaquim Adir, basta verificar o extrato da declaração para ver se não há pendência ou inconsistências no documento enviado à Receita e corrigi-los. “Se ele encontrar algum problema, basta fazer a correção que ele ainda tem, sim, a chance de receber no último lote”, garantiu à Agência Brasil.

Para ter acesso ao extrato do Imposto de Renda, o contribuinte cadastrado deve procurar o Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (e-CAC). Se não for cadastrado, o contribuinte deve informar os números dos recibos de entrega das declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (Dirpf) dos exercícios referentes às declarações ativas (últimas entregues) das quais o contribuinte seja titular.

Em caso de existência de registro de declaração de somente um dos últimos exercícios, destaca a Receita, será obrigatório que o contribuinte informe o número do recibo referente à declaração ativa (última entrega) deste ano.

Universidades pernambucanas lançam no dia 25 convênio de cooperação inédito no país


As cinco universidades pernambucanas (UNICAP, UFPE, UFRPE, UPE e UNIVASF) vão lançar no dia 25 de novembro, às 9h, no Salão Receptivo da Católica, o Consórcio Pernambuco Universitas. Um inédito convênio de cooperação interuniversitária entre as principais instituições de ensino superior de Pernambuco. O evento contará com a presença dos cinco reitores.

O convênio, pioneiro no país, promoverá a cooperação técnica, científica, educacional e cultural entre as cinco universidades, visando o desenvolvimento e a execução conjunta de programas e projetos, e o intercâmbio em assuntos educacionais, culturais, científicos e tecnológicos.

Os recursos materiais, humanos e financeiros necessários à execução, em cada programa ou projeto, das atividades resultantes do convênio, serão fornecidos pelas universidades que formam o Consórcio Pernambuco Universitas, dentre as suas respectivas disponibilidades, ou mediante captação junto a organismos oficiais, governamentais ou privados, nacionais ou estrangeiros.

O convênio de cooperação interuniversitária vai vigorar a partir da data de sua assinatura, por um período de cinco anos, mas poderá ser prorrogado, mediante o interesse das cinco instituições.

Fonte: UPE com informações da Unicap

Petrolândia: Badulake, sua loja de artigos para festa, anuncia a chegada dos itens decorativos para o Natal






Nesta Festa de Natal organize um ambiente gostoso, aconchegante e único... visite a Badulake e encontre lindas guirlandas, árvores de Natal, bolas decorativas, cestas, artigos diversos com Papai Noel, guardanapos com motivos natalinos, pisca-pisca e muitos outros itens relacionados a este período tão especial do ano.

Na Badulake você encontra também lindas forminhas para doces em formato de flores, em tecido e papel, assim como encantadoras lembrancinhas para casamentos, formaturas, aniversários, batizados, chás de fraldas e muito, muito mais.

A Badulake espera por você. Visite e confira toda a variedade de produtos, enquanto saboreia um delicioso café ou lanche na Badulake.

"Que a Paz, a Esperança e o Amor possam reinar em suas vidas e continuar lhes acompanhando pelo ano que está chegando. Feliz Natal e Próspero Ano Novo!"

Para ver fotos, clique >Decorativos para o Natal na Loja Badulak

Badulake 
Organização Claudivânia Monteiro e Heloísa
Artigos para festas, confeitaria e cafeteria
Rua São Francisco, 232 - Centro
Petrolândia (PE)
Contato: (87) 3851-2831 e 9926-4969


Informações: Claudivânia Monteiro/Badulake

CBHSF encerra encontro com pedido de apoio aos comitês de bacia

Plenária final (Foto: CBHSF/Divulgação)

Depois de dois dias de intensos debates e conferências, terminou ontem, 21 de novembro, em Maceió, a XXVI Plenária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco - CBHSF, realizada no Hotel Meridiano, na Praia de Pajuçara, na capital alagoana. Com o tema central “A agonia do São Francisco: a escassez de governança”, a plenária reuniu cerca de cem participantes, entre pesquisadores brasileiros sobre recursos hídricos, gestores públicos e ativistas ambientais, além dos membros do comitê que representam a diversidade dos usuários da bacia do rio São Francisco. A gravidade da crise hídrica atual, os conflitos nos usos múltiplos das águas, as fiscalizações preventivas na bacia realizadas pelo Ministério Público, o projeto de transposição do rio São Francisco foram alguns dos temas debatidos.

Em sua fala final, o presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, aproveitou para cobrar dos governos federal e estaduais mais apoio aos comitês de bacia. Ele considerou que esse é o caminho para encontrar alternativas viáveis para garantir o abastecimento humano. Ainda em seu pronunciamento, Miranda convocou a todos para participarem do XVI Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob), que acontece entre os dias 23 e 28 de novembro, também em Maceió. Durante a sessão final da plenária, os participantes escolheram a cidade de Petrolina, em Pernambuco, região do Submédio São Francisco, para receber a próxima plenária do CBHSF, que acontecerá ainda no primeiro semestre de 2015.

Insegurança e violência são os principais problemas nas escolas, diz pesquisa


Levantamento feito pelo instituto de pesquisa Data Popular revela que a falta de segurança e a violência nas escolas são os principais problemas apontados pela população para uma educação de qualidade. Em seguida, a sociedade aponta a necessidade da valorização dos professores e funcionários. A pesquisa foi apresentada ontem (21) na Conferência Nacional de Educação (Conae).

A pesquisa foi encomendada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) em parceria com o Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp). A pesquisa foi realizada em setembro deste ano, com 3 mil pessoas de mais de 16 anos, nas cinco regiões do país.

O levantamento mostra que para 89% dos entrevistados existe muita violência nas escolas públicas brasileiras. Os entrevistados entram em consenso quando o assunto é valorização dos professores, já que 98% avaliam que a profissão deveria ser mais valorizada.

"A pesquisa mostra em números o que já sabíamos", diz o presidente da CNTE, Roberto Franklin de Leão. "A sociedade vê o que está acontecendo, vê que precisamos de mudança", acrescenta.