25 junho 2024

Petrolândia: Conselho Municipal de Política Cultural reúne-se para discutir elaboração do Plano Municipal de Cultura 2024-2034

Fotos: Assis Ramalho


Na manhã do último dia 05, membros do Conselho Municipal de Política Cultural de Petrolândia (CMPC) reuniram-se no Auditório Cecídio Rubens, no Centro Cultural Hildebrando de Menezes, para dar continuidade à apreciação de propostas de ações para construção do Plano Municipal de Cultura 2024-2034. A secretária adjunta de Cultura, Esporte e Lazer, Fabiane Kelly, participou da reunião. 

As reuniões do Conselho Municipal de Política Cultural de Petrolândia são abertas aos interessados em conhecer e acompanhar o trabalho dos conselheiros de Cultura. As atas das reuniões também devem ser disponibilizadas ao acesso público. 

No final da reunião, a pintora Roseli Ferreira entregou à Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer uma tela produzida em projeto contemplado com recursos da Lei Paulo Gustavo. 

Estiveram presentes à reunião os conselheiros: Alexandre da Silva Sertão Neto - Titular dos Grupos de Estudo, Leitores, Formadores, Livro, Leitura e Literatura; Edinilson Barbosa da Silva - Titular de Cultura Popular; 

Compareceram à reunião os seguintes membros: Representantes da Sociedade Civil: Maria Lúcia Xavier Feitosa Ramalho Leal - Titular do Patrimônio/ Registro/Divulgação/Instituto e/ou grupos vinculados à Preservação do Patrimônio Histórico Cultural; Roseli Ferreira da Silva - Titular de Artes Visuais (Plásticas, Design, Moda, Fotografia, entre outras); Iverson Ferreira da Silva Oliveira - Suplente de Artes Cênicas (Cinema, Teatro, Dança, Ballet, Circo etc.); Gabriel de Lisboa – Titular de Audiovisual; Pedro Jeferson Araújo da Silva – Titular da Cultura Corporal do Movimento; Representantes do Poder Público: Maria Helena Gomes de Souza - Titular Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer; Sandro Alberto de Alencar e Sá – Titular Secretaria de Governo; Hellen Cristina Gomes Leal Ferreira - Suplente Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico; Nayara Kelly Basílio Silva Remígio - Titular da Biblioteca Municipal Barão de Mauá, Livro, Leitura e Literatura; Russenanda Castellany de Souza Batista – Titular Secretaria Municipal de Saúde.

Acompanhe o CMPC de Petrolândia no Instagram @cmpc.petrolandia.pe 

Blog de Assis Ramalho

"Balada" - Poema de Edson Mendes


BALADA
Edson Mendes

Uns se vão esbaforidos
em busca da salvação
mas eu não.

Outros quedam, ressentidos
apeados no mourão
mas eu não.

Outros se compram, se vendem,
ao sabor da ocasião
mas eu não.

Alguns até se pretendem
diferentes do irmão
mas eu não.

Alguns fogem dos perigos
e outros dos inimigos
mas eu não.

Conselho Municipal de Política Cultural de Petrolândia abre seleção para segmentos Gastronomia e Produtor Cultural


O Conselho Municipal de Política Cultural - CMPC, foi instituído através da Lei Municipal de 1401/2023, que também dispõe sobre o Sistema Municipal de Cultura de Petrolândia-PE- SMC e o Fundo Municipal de Cultura – FMC e estabelece Diretrizes para Políticas Públicas de Cultura.

Os conselheiros de cultura tem como principais finalidades:

- Propor princípios, normas, diretrizes e linhas de ação da política pública de cultura do município
- Elaborar, acompanhar a execução, fiscalizar e avaliar as políticas públicas de cultura
- Aprovar os projetos culturais para obter apoio do Fundo Municipal de Cultura-FMC
- Acompanhar a execução dos projetos culturais da administração municipal

Para o mandato do biênio 2024/2025, quanto aos representantes da Sociedade Civil, encontram-se sem representantes de Titular e Suplente os seguintes segmentos:

1 - Gastronomia - 1 Titular e 1 Suplente
2 - Produtores Culturais - 1 Titular e 1 Suplente

Período de inscrições: 19 a 27 de junho de 2024.

Os interessados devem estar cadastrados como produtores culturais e comprovar residência em Petrolândia.

Link para inscrições
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfR18VAYRpQ2MK4slwjkk6R3M-za4Ng5D_ozmCbGFYhak6VOA/viewform

Blog de Assis Ramalho
Com informações do Conselho Municipal de Cultura

Merenda escolar: Secretaria de Educação de Petrolândia-PE realiza Chamada Pública para credenciamento de produtores da Agricultura Familiar e Empreendedor Rural


A Secretaria Municipal de Educação de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, abriu chamamento público para credenciamento de  de fornecedores para posterior Aquisição de Gêneros Alimentícios da Agricultura Familiar e Empreendedor Rural para Alimentação Escolar, na modalidade Dispensa de Licitação. 

As propostas serão acolhidas a partir de 15/07/2024. Confira abaixo o Aviso de Chamada Pública, publicado em 20/06/2024 no Diário Oficial da União.  

AVISO DE CHAMADA PÚBLICA

Objeto: Chamada Pública para credenciamento de fornecedores para posterior aquisição de Gêneros Alimentícios da Agricultura Familiar e Empreendedor Rural para Alimentação Escolar com Dispensa de Licitação, Lei nº 11.947 de 16 de junho de 2009, Resolução nº 26 do FNDE, de 17/ 06/2013 e Resolução FNDE nº 04, de 02/04/2015, acolhimento de Proposta a partir do dia 15/07/2024 as 09:00 (nove horas).

O Edital, e seus anexos, poderá ser retirado pelos interessados, na Secretaria de Educação e/ou através do Portal da Transparência no endereço eletrônico www.petrolandia.pe.gov.br ou solicitado através do e-mail seduc.petrolandia2021@gmail.com.

Petrolândia-PE, 19 de Junho de 2024.

MARIA OZITA ANA SILVANA BARROS
Secretária de Educação

Blog de Assis Ramalho

Petrolândia recebe Selo "Qualidade da Informação Contábil e Fiscal - 2024" com 2º lugar entre os municípios de Pernambuco


O Município de Petrolândia, cidade com menos de 40.000 habitantes, localizada no Sertão de Pernambuco, foi contemplada com o Selo "Qualidade da Informação Contábil e Fiscal - 2024", prêmio instituído pelo Ministério da Fazenda, através da Secretaria do Tesouro Nacional. A finalidade do selo é fomentar a precisão, a integridade, a qualidade e a consistência das informações e dados contábeis, orçamentários e fiscais que a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios disponibilizam em meio eletrônico de amplo acesso público. 

O Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal no Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi) foi divulgado na Portaria STB/MF nº 990. de 14/06/2024, publicada no Diário Oficial da União em 18/06/2024. Petrolândia e 364 outros municípios foram premiados com o Selo "Qualidade da Informação Contábil e Fiscal - 2024" por terem obtido nota A (Aicf) no Indicador da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal (ICF) no Siconfi. 

Em 96º lugar, com pontuação de 97,42%, Petrolândia foi o segundo município melhor colocado em Pernambuco, atrás de Ipojuca, que ficou em 81º lugar com 97,833%, e à frente da capital Recife (115º lugar, com 97,162%), terceira colocada entre os municípios do Estado. 

O selo poderá ser acessado na página do Ranking Siconfi (https://ranking-municipios.tesouro.gov.br/).

Blog de Assis Ramalho

Nasce uma estrela na música em Petrolândia/PE: Com apenas 15 anos, cantora e sanfoneira Dudinha lança a banda ''Dudinha do Acordeon', e diz que sua inspiração veio das músicas de Luiz Gonzaga

A cantora forrozeira e sanfoneira Dudinha do Acordeon e banda, de apenas 15 anos, foi entrevistada por Assis Ramalho '' Minha isnpiração veio das músicas de Luiz Gonzaga''



A cantora forrozeira e sanfoneira Dudinha do Acordeon, de apenas 15 anos, foi entrevistada por Assis Ramalho. Na conversa, ela fala de seu gosto pela sanfona, diz que foi inspirada pelas músicas de Luiz Gonzaga, agradece seu mestre em Petrolândia, detalha seu início de carreira e fala de seus sonhos. A banda é composta por: Maria Eduarda (Dudinha), Antônio Cordeiro, Valter Gomes e Pedro Tiago.


 A banda é composta por: Maria Eduarda (Dudinha), Antônio Cordeiro, Valter Gomes e Pedro Tiago.

Trinta e cinco anos depois da morte de Luiz Gonzaga,as músicas do rei do baião ainda é repassado para várias gerações de sanfoneiros e cantores nordestinos. Não importa a idade, os artistas mantêm aceso o ritmo consagrado pelo pernambucano, nascido em Exu/PE.

Em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, não é diferente. A jovem adolescente Maria Eduarda (Dudinha), de apenas 15 anos, deu início a sua carreira artistica se tornando a mais nova sanfoneira da cidade. Inspirada no Rei do Bião, ela fundou o grupo de forró ''Dudinha do Acordeon e Banda''. 

A estréia oficial do grupo musical aconteceu no domingo (23/06/2024), véspera do São João. O empresário Pedro Almeida, do Almeida Supermercado, localizado na Avenida Auspício Valgueiro de Barros no centro de Petrolândia, acreditou no talento da jovem e sua banda, que fez  uma exibição de gala, cantando  músicas raízes do forró. O objetivo do comerciante foi de proporcionar para os seus clientes o clima da festa mais popular do nordeste, o São João.

Em uma pausa, a forrozeira/sanfoneira Dudinha do Acordeon, de apenas 15 anos, foi entrevistada por Assis Ramalho. Na conversa, ela fala de seu gosto pela sanfona, diz que foi inspirada pelas músicas de Luiz Gonzaga, detalha seu início de carreira e fala de seus sonhos. A banda é composta por: Maria Eduarda (Dudinha), Antônio Cordeiro, Valter Gomes e Pedro Tiago.

TAMBÉM NA ENTREVISTA, DUDINHA FAZ QUESTÃO DE AGRADECER A QUEM ELA DIZ SER SEU MESTRE, O MÚSICO PETROLANDENSE ''SEU ZÉ' CONTATO DE DUDINHA  PARA SHOW ( 87) 999541533

ASSISTA VÍDEO DA ENTREVISTA



Nottícia relacionada, clique abaixo


Blog de Assis Ramalho
Fotos e vídeos: Assis Ramalho