31 julho 2024

Nos 115 anos de Petrolândia, documentário "Passeio pela História", de Paula Rubens, resgata informações sobre a transferência da sede do município




No dia 12 deste mês, foi realizada no Auditório Cecídio Rubens, no Centro Cultural Hildebrando Menezes, em Petrolândia, a primeira exibição do documentário "Passeio pela História", da escritora e memorialista Paula Rubens. O evento aconteceu poucos dias após o aniversário de 115 anos de emancipação política de Petrolândia, celebrado em 1º de julho. 

Imagens da velha e da nova cidade, e em especial os depoimentos coletados pela presidente do Instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia, captados pelas lentes da produtora de audiovisual Laura Castor, receberam o roteiro de Francis Rubens, que transformou o documentário em belos e emocionantes momentos, mas também convida o espectador a refletir e incomodar-se com a história velada, até desconhecida, sobre o processo de construção da barragem e da nova sede do município, entre os anos 70 e 80, antes da inauguração da Usina Hidrelétrica de Itaparica, hoje UHE Usina Luiz Gonzaga.

Depois da apresentação do vídeo, foi formada uma roda de conversa, com depoimentos dos espectadores, entre eles, dona Isabel Ferraz, a Dona Bezinha, com rica interação e compartilhamento de impressões e experiências. 

O evento foi encerrado com café da manhã, com mostra da culinária afetivo-cultural do município. Na mesa, os convidados serviram-se de café, suco de murici, bolo de milho, bolachas, beijus de licuri, entre outras delícias da gastronomia tradicional de Petrolândia. Destaque para os aviões e cachimbos doces que despertaram lembranças de uma distante infância, vivida na agora inalcançável velha Petrolândia. 

"Passeio pela História" é um projeto realizado com apoio da Lei Paulo Gustavo, com recursos do Ministério da Cultura, contratado através de Edital do Município de Petrolândia.

Mais fotos abaixo.

CMPC de Petrolândia realiza posse de novos conselheiros e delibera sobre temas relevantes para a Cultura local


Na manhã do dia 15 de julho foi realizada no Centro Cultural Hildebrando Menezes, no centro da cidade de Petrolândia, a reunião mensal do Conselho Municipal de Política Cultural-CMPC de Petrolândia, sertão de Pernambuco. Na oportunidade, eleitos na reunião anterior, quatro novos conselheiros tomaram posse. Nomeados pela Portaria nº 351/2024, de 28 de junho de 2024, participaram pela primeira vez de reunião os conselheiros Claumir Helder Gomes Soares (Kakau), Representante Titular de Produtores Culturais, e seu Suplente Erbert Christian de Souza Dantas (Beto Design), e Bruce Alexander Rodrigues Calaça, novo suplente do segmento de Gastronomia. A representante titular, Nathália Ariany Gomes Pereira da Silva, justificou ausência, por motivo de força maior.

O presidente do CMPC, Sandro Alberto abriu a sessão com apresentação da versão impressa do Plano Municipal de Cultura, livreto produzido pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, com base no conteúdo da Lei nº 1443/2024, de 10 de julho de 2024, que instituiu o Plano Municipal de Cultura de Petrolândia para o decênio 2024-2034, mesma data em que foi aprovada a adequação orçamentária da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024 da Prefeitura Municipal de Petrolândia para inclusão dos recursos da Política Nacional de Cultura da Lei Aldir Blanc-PNAB. Sandro Alberto informou ainda a inclusão dos dados do Sistema Municipal de Cultura na plataforma do Ministério da Cultura (MinC), no prazo estipulado até dia 11 de julho, posteriormente prorrogado. O conselheiro afirmou que foram incluídos os dados do Plano Municipal de Cultura, do Fundo Municipal de Cultura e do Conselho Municipal de Cultura, com inserção dos nomes dos conselheiros na plataforma.

O conselheiro Gabriel de Lisboa (Audiovisual) apresentou, para deliberação do Plenário, proposta da nova identidade visual do Conselho Municipal de Cultura, criada em parceria com o recém-empossado conselheiro Beto Design. Gabriel explicou o uso de cores em tons terrosos, com predominância de marrom e laranja, que remetem ao Nordeste, em contraponto com a cor branca, e a logo criada sobre a flor de quatro pétalas, aplicada em roupas de vaqueiros e no cangaço, com inscrição de cinco ícones representativos da cultura de Petrolândia: No centro, a igreja semi-submersa, rodeada por símbolos do artesanato em barro, música, audiovisual e os bonecos gigantes de Pantaleão, marco da cultura popular petrolandense. Também foi adotado o Alfabeto Sertanejo, criado por Ariano Suassuna como expressão do Movimento Armorial, inspirado nos ferros de marcar animais. A nova identidade foi aprovada e imediatamente adotada. 

Um dos destaques da reunião foi a discussão sobre as condições lastimáveis de higiene, limpeza e segurança no entorno do Centro Cultural Hildebrando Menezes, localizado ao lado da Praça de Alimentação. O equipamento cultural que é o símbolo da cultura municipal reúne o Auditório Cecídio Rubens, a Biblioteca Municipal, o Memorial de Petrolândia e é sede da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer. A área ao redor do Centro Cultural foi transformada em depósito de lixo, além de ser de fácil acesso não somente para pessoas em situação de rua, mas também frequentada por usuários de drogas e marginais que já furtaram equipamentos do prédio, inclusive à luz do dia. Servidores que trabalham no prédio relataram que a sensação é de insegurança. 


Outros temas apresentados na reunião e deliberados pelo Plenário foram a  sugestão de empresa Coletivo Nexto para realizar as atividades previstas no Plano Anual de Aplicação de Recursos-PAAR para Apoio Operacional da PNAB no município, e a apreciação das “Competências de Deliberações do Conselho na PNAB”, com votações sobre os Critérios Avaliativos da PNAB, com orientações para embasar a elaboração dos editais e apreciação dos projetos apresentados nos novos editais da PNAB,

Petrolândia: Familiares e amigos se despedem de Gilberto Souza, conhecido por Gilberto da livraria e por sua atuação no Clube Lions da cidade


Multidão aguardavam o corpo em frente ao Cemitério São Francisco - Veja vídeo abaixo


Na chagada ao cemitério, antes do sepultamento, a banda Adolfo Alexandre de Melo tocou bonita música, emocionando a todos


Foto: Assis Ramalho

O último adeus ao Sr. Gilberto Souza. mais conhecido por Gilberto da livraria, e por sua atuação no Clube Lions de Petrolândia, foi marcado por forte comoção de familiares e amigos no Cemitério São Francisco, em Petrolândia, nesta quarta-feira (31/07/2024)

Após o velório realizado na sede do Clube Lions de Petrolândia, o cortejo fúnebre - acompanhado por familiares e amigos - dirigiu-se ao Cemitério de Petrolândia por volta das 11h:00.

Em momento de emoção, o corpo foi aplaudido na chegada ao cemitério São Francisco. Antes do sepultamento, a banda Adolfo Alexandre de Melo tocou bonita música, emocionando todos que alí estavam para dá o último adeus ao empresário Gilberto Souza.

Seu Gilberto, como era conhecido, faleceu às 3h:30 da madrugada de terça-feira (30) no Hospital dos Servidores do Estado, onde deu entreda com séria complicação de saúde.

O empresário da Livraria e Papelaria KRD deixa família e um legado de boas amizades em Petrolândia e região.

Nossas condolências aos familiares - veja abaixo imagens do último adeus a seu Gilberto

Petrolândia: Morre Carlos Roberto Pereira Lima, mais conhecido como Chumbeiro, da família Belé

Data de nascimento  26/01/1958

A família Pereira Lima, conhecidos como a Família de Belé, comunica com extremo pesar o falecimento de Carlos Roberto Pereira Lima, mais conhecido como Chumbeiro.

Seu corpo está sendo velado na sua residência, localizado na Avenida Barreiras, N 99. O seu sepultamento, será hoje às 17 h, no cemitério local.

Seus irmãos Ana Clara, Ana Paula, Maria Júlia e João Manoel, convidam a todos para esse ato de fé e solidariedade cristã. Im memória Ozinha, Quineto, Zé de Belé, Lúcia, Ceiça, Adriana.

* Chumbeiro faleceu na madrugada desta quarta-feira (31) no hospital Municipal Dr Francisco Simões de Lima, para onde foi socorrido após passar mal em sua residência.

Blog de Assis Ramalho
Informação: Família

STR de Petrolândia entra com ação em decorrência do corte do fornecimento de energia nas estações de bombeamento das agrovilas do projeto Icó Mandantes

 

Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia -  FotoAssis Ramalho/Arquivo BlogAR

Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia - STR
Fundado a 15/02/70-Reconhecido pelo MTPS a 11/01/72 Filiado à CUT; Sede Propria: Rua Dantas Barreto, nº 109, Petrolandia-PE CEP: 56460-0000) Fone: (87) 3851-1709
CNPJ 10.102.234/0001-01

O SINDICATO DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS RURAIS DE PETROLANDIA, por meio de seu Diretor Presidente Sr. Natanael Caetano da Silva, COMUNICA, a quem possa interessar que na data de hoje 30/07/2024, no período da manhã, fomos informados pelos reassentados da Projeto Icó Mandantes, que a Companhia Energéticas de Pernambuco NEOENERGIA, em desobediência a diversas decisões judiciais, promoveu o corte de fornecimento de energia elétrica nas estações de bombeamento EBs: 01, 04, 05; e, afetando as agrovilas 04, 05, 06, e parte da Agrovila 03, todas na do Bloco 04 dos Mandantes e comprometendo todo o sistema produtiva que abrange o Bloco 03 no Limão Bravo, composto por 10 Agrovilas, impactando a vida de mais de 7.000 pessoas diretamente atingidas pela suspenção do fornecimento de água para a produção e principalmente para consumo humano.

Esclarece, que todas as providências administrativas e judiciais estão sendo adotadas pelo Município e pelo Sindicato, a fim de restabelecer o fornecimento de energia e de água o mais rápido possível a toda os agricultores afetados por este ato de irresponsabilidade da NEOERNERGIA, bem como, buscando a responsabilização pelos danos causados.

Contamos, com a mobilização de todos os agricultores, juntos somos mais fortes!
Petrolândia-PE, 30 de julho de 2024
NATANAEL CAETANO DA SILVA DIRETOR PRESIDENTE


AÇÃO



18ª VARA FEDERAL DA SEÇÃO JUDICIÁRIA DO ESTADO DE PERNAMBUCO

SENTENÇA TIPO "A"

PROCESSO Nº: 0800125-36.2024.4.05.8303 - AÇÃO CIVIL PÚBLICA
AUTOR: COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO DOS VALES DO SAO FRANCISCO E DO PARNAIBA (CODEVASF) e outros ADVOGADO: Monica Caetano Da Silva e outros
RÉU: COMPANHIA ENERGETICA DE PERNAMBUCO
ADVOGADO: Luciana Pereira Gomes Browne

18ª VARA FEDERAL - PE (JUIZ FEDERAL SUBSTITUTO)

SENTENÇA

I - RELATÓRIO