
Portaria exige que visitas sejam marcadas com antecedência e será publicada nesta segunda-feira (20/09), quando médicos peritos prometem vistoriar as agências para tentar viabilizar retorno das perícias (Foto: Agência Brasil)
A decisão do INSS foi comunicada na noite deste domingo (20/09). E, na prática, vai restringir o acesso de quem não é servidor ou não tem horário marcado de atendimento às agências do INSS. Em nota enviada à imprensa, o INSS explica que "serão permitidas visitas nas agências apenas com hora marcada e fora do horário de expediente, que atualmente é de 7h às 13h"; avisa que "serão permitidos no máximo dois representantes, além de um representante do INSS que acompanhará a visita; e alerta que "os agendamentos de visitas devem ser feitos diretamente com os Superintendentes Regionais, que deverão agendar para no máximo em três dias úteis".
O INSS alegou que essas regras são necessárias "para garantir os protocolos sanitários determinados pelo Ministério da Saúde nesta retomada gradual do atendimento e não colocar em risco a saúde de segurados e servidores". O órgão explicou que "durante a visita, há circulação em ambientes não abertos ao público, tais como estoques e áreas restritas, portanto há a necessidade de uma sanitização minuciosa e completa da agência". E afirmou que, por isso, o agendamento das visitas é recomendado "para que seja possível fazer a correta higienização sem afetar o atendimento dos segurados".