15 outubro 2014

Por que desmatar 79% da área de mananciais secou São Paulo - Artigo de Marcia Hirota

Minas Gerais, Estado que reúne não apenas as nascentes de rios que formam o Sistema Cantareira, mas também das bacias dos rios Doce, São Francisco e Paraíba do Sul, entre outros, é o recordista do desmatamento da Mata Atlântica pelo quinto ano consecutivo. (Foto: Ricardo Coelho ASCOM/CBHSF)

Artigo de Marcia Hirota, originalmente publicado no Blog do Planeta – Estudo da Fundação SOS Mata Atlântica divulgado com exclusividade pela revista Época constatou que a cobertura florestal nativa na bacia hidrográfica e nos mananciais que compõem o Sistema Cantareira, centro da crise no abastecimento de água que assola São Paulo, está pior do que se imaginava. Hoje, restam apenas 488 km2 (21,5%) de vegetação nativa na bacia hidrográfica e nos 2.270 km2 do conjunto de seis represas que formam o Sistema Cantareira.

O levantamento avaliou também os 5.082 km de rios que formam o sistema. Desse total, apenas 23,5% (1.196 km) contam com vegetação nativa em área superior a um hectare em seu entorno. Outros 76,5% (3.886 km) estão sem matas ciliares, em áreas alteradas, ocupadas por pastagens, agricultura e silvicultura, entre outros usos.

O estudo teve como base o último Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, que avaliou a situação da vegetação nos 17 Estados com ocorrência do bioma, no período 2012-2013. O Atlas, que monitora o bioma há 28 anos, é uma iniciativa da Fundação SOS Mata Atlântica e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), com patrocínio de Bradesco Cartões e execução técnica da Arcplan.

Petrolândia: EREM Maria Cavalcanti Nunes abraça a Campanha Outubro Rosa


O câncer de mama é que mais acomete as mulheres em todo o mundo, e é o mais incidente na população feminina mundial e brasileira. É a segunda causa de morte entre mulheres. O câncer de colo de útero é o responsável pelo óbito de aproximadamente 230 mil pacientes por ano no Brasil, segundo o Scientific American Brasil. Considerados como fatores de risco deste tipo de câncer, início precoce da atividade sexual, multiplicidade de parceiros sexuais, higiene íntima inadequada entre outros, fatores que estão sujeitos à prevenção.

Prevenção também é uma questão de educação. Por isso, a EREM Maria Cavalcanti Nunes abraçou a causa da Campanha Outubro Rosa e se cobriu de rosa para as atividades neste mês de outubro, iniciando um trabalho para cuidar de suas meninas, ações que se estenderão por todo o ano, incorporadas ao Projeto Político Pedagógico.

No último dia 10, a escola recebeu a enfermeira Joane Barboza para uma conversa com as mães, pais e estudantes durante o Plantão Pedagógico, que ocorre a cada final de bimestre. Joane apresentou dados estatísticos e despertou para o cuidado e prevenção destes dois tipos de câncer, consolidando uma parceria com a escola para um acompanhamento maior das estudantes e professoras da EREM Maria Cavalcanti.

Como resultado da palestra, foi sugerida uma agenda rosa, para que as professoras possam ter o dia de cuidar, fazer exames preventivos. Uma pausa na correria da sala de aula pois como Joane Barboza enfatizou, cuidar da saúde é um gesto de amor à vida!

Informações/fotos: EREM Maria Cavalcanti Nunes

Reaproveitamento do óleo residual de fritura: Menos resíduos, mais energia!

Embrapa Agroenergia, Caesb e Ubrabio mostram na Semana de C&T como produzir biodiesel a partir de óleo de fritura

Coletar o óleo de fritura usado (OFU) pode colaborar para a redução dos danos a tubulações de esgoto da empresas de saneamento, a preservação do meio ambiente e para a inclusão e transformação social. Esse cenário se desenha a partir do reaproveitamento do óleo residual de fritura como matéria–prima para a produção de biodiesel, alternativa que já é uma realidade em usinas brasileiras e será um dos temas apresentados no estande da Embrapa durante a 11ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que acontece entre 13 e 19 de outubro, no pavilhão do Parque da Cidade, em Brasília/DF.

No Distrito Federal, a Embrapa Agroenergia, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) e a União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio) estruturaram o projeto M.O.V.E.R. – Meu Óleo Vira Energia Renovável, para a cadeia produtiva do biodiesel no país e a importância do aproveitamento do óleo residual como matéria-prima para a produção de biodiesel. Por meio da coleta e da reutilização propostas pelo projeto, o óleo deixa de ser um problema ambiental, que polui as águas e provoca entupimentos na rede de esgoto, para tornar-se uma solução em energia renovável. O óleo coletado no DF será transformado em biodiesel em uma usina demonstrativa que está em fase final de montagem, com recursos da Finep, dentro do projeto Biofrito, liderado pela Embrapa Agroenergia em parceria com a Caesb.

Petrolândia: Grupo de vereadores reúne-se com Rodrigo Novaes para tratar audiência pública sobre situação do Lago de Itaparica

Rodrigo Novaes (centro), ladeado pelos vereadores José Luiz (Zé Pezão), Jorge Viana, Fabiano (presidente da Câmara Municipal de Petrolândia) e Rogério Novaes. 

Nesta quarta-feira (15), vereadores de Petrolândia estiveram na Alepe (Assembleia Legislativa de Pernambuco), em Recife. O iminente colapso do Lago de Itaparica, represa da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga, será tratado em audiência pública requerida pelo deputado estadual Rodrigo Novaes (PSB).

"Recebi hoje no gabinete os amigos vereadores de Petrolandia, Fabiano Marques, Jorge Viana, Ze Pezão e Rogerinho. Cuidamos da situação da capacidade do lago de Itaparica. Aprovamos hoje em plenário a realização da audiência pública e discutimos algumas idéias para podermos ser parceiros do governo federal, trabalhando para que a obra da transposição seja concluída o mais breve, e que os produtores e população da margem do rio não seja prejudicada. Agora vamos ao governo federal para negociarmos os encaminhamentos. Tudo com muita responsabilidade, maturidade, e sem confundir o interesse do povo com eleição", foram as palavras de Rodrigo Novaes sobre o encontro com os vereadores petrolandenses. 

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações e foto: Reprodução Facebook Rogério Novaes

Petrolândia: Após dragagem, canal de irrigação das agrovilas da Reta funciona com normalidade

Fotos: Assis Ramalho
Serviço foi realizado pela plena (Fotos: Thiago Moraes)
Na manhã desta quarta-feira (15), visitamos a Estação de Bombeamento 1 do Bloco 2 da Reta, para constatar o resultado da dragagem no canal de abastecimento daquela EB, realizada na semana passada pela Plena, empresa terceirizada da Codevasf. A dragagem da área foi iniciada manualmente por produtores rurais, inconformados com a falta de água para irrigação das culturas. Na ocasião, todos reclamavam da empresa Plena pela não realização do serviço a tempo de impedir a suspensão do fornecimento de água.

O impasse entre os produtores provocou uma reunião com o superintendente regional da Codevasf em Petrolina, João Bosco, realizada no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia, concluída com a promessa de manutenção nos canais de todas as estações de bombeamento, prejudicados pelo assoreamento e baixa no volume de água no Lago de Itaparica.

Acusada por todos os lados, a Plena Consultoria e Projetos alegou, em sua defesa, que assumiu a assistência técnica ao perímetro irrigado de Petrolândia há seis meses e ainda não recebeu verbas para realizar a dragagem. O serviço foi realizado emergencialmente, inclusive com o emprego de uma máquina trazida de Petrolina para a execução satisfatória da dragagem.

Além da EB1, o superintendente da Codevasf comprometeu-se a manter a máquina em Petrolândia enquanto houvesse necessidade, no intuito de fazer a dragagem de canais de abastecimento de outras EBs, igualmente assoreados.

Ainda está longe a resolução de todos os problemas existentes nos perímetros irrigados de Petrolândia, mas tudo indica que valeram a pena os protestos feitos pelos produtores rurais.

Notícias relacionadas (clique para ler)
>Petrolândia: Situação caótica faz com que produtores rurais realizem mutirão para desobstruir o canal de abastecimento às Agrovilas da Reta
>Petrolândia: Produtores rurais reúnem-se com superintendente regional da Codevasf para discutir problemas dos perímetros irrigados
>Lideranças de Petrolândia reúnem-se com minístro da Integração e decidem por manutenção do bloqueio de acesso à Transposição
>Após desbloqueio em guarita da Transposição, Lourival Simões fala sobre o protesto realizado por petrolandenses em Floresta
>Exclusivo: Em entrevista ao Blog, ministro da Integração Francisco Teixeira fala sobre a situação do Lago de Itaparica e ações emergenciais para o Perímetro Irrigado

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho e Thiago Moraes

UPAE Garanhuns amplia serviços de fisioterapia

Foto: Divulgação

A UPAE Garanhuns está ampliando o atendimento da área de Fisioterapia, com a contratação de mais uma profissional para a área. Agora a comunidade conta também com a Dra. Izabelly Arcoverde Sales, que se junta à Dra. Natálya Cavalcante Galindo para promoção de mais saúde à população da região. Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, aos pacientes regulados pelas Secretarias de Saúde dos municípios.

A Fisioterapia previne e trata os distúrbios do movimento humano decorrentes de alterações de órgãos e/ou sistemas. Seu objetivo é preservar, manter, desenvolver ou restaurar (reabilitação) a integridade de órgãos, sistema ou função. Os pacientes são encaminhados pelos próprios médicos da UPAE, após passarem por consultas e constatada a necessidade das sessões.

Na UPAE Prof. Antônio Simão dos Santos Figueira, os pacientes contam com consultas médicas em mais de 20 especialidades, realizam também exames e cirurgias, além de atendimentos em Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Terapia Ocupacional, Enfermagem e Assistência Social.

Para saber mais:
UPAE Prof. Antônio Simão dos Santos Figueira
Rodovia BR 423 km 96,8 - Magano - Garanhuns - PE
Coordenação Geral: Dr. Gustavo Amorim
Fone: (87) 3764.9000

Assessoria de Imprensa da V Geres Garanhuns

Parabéns a todos os professores do Brasil, em especial aos de Petrolândia pelo seu dia



Professores da Escola Jatobá - Petrolândia -pe
Professores do passado e do presente de Petrolândia

Educadores da Escola José Araújo de Petrolândia

Felicitamos a todos os professores do Brasil, em especial aos de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, e parabenizamos pelo trabalho educativo árduo do dia a dia com nossas crianças, jovens e adultos, em busca de trilhar caminhos rumo a um futuro justo e digno para
todos.

Blog de Assis Ramalho

Clientes enfrentam problemas de portabilidade de crédito consignado


Em setembro, a recusa injustificada aos clientes que pretendiam fazer a portabilidade de crédito consignado foi a principal reclamação registrada no Banco Central (BC), com 421 casos. Desse total de reclamações, 221 foram feitas contra o BNP Paribas, 53 contra o BMG, e 49 contra o BIC.

No total, o BC registrou em setembro 2.973 reclamações, com indício de descumprimento de lei ou regulamentação cuja competência de supervisão seja do BC. Com o segundo maior número de reclamações estão as irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, o sigilo ou a legitimidade das operações e serviços, com 290 situações. Em seguida, vem o débito em conta não autorizado pelo cliente, com 271 casos.

Entre as instituições com mais de 2 milhões de clientes, em setembro, o BMG liderou a lista com 177 reclamações consideradas procedentes pelo BC. Para fazer o ranking, as reclamações são divididas pelo número de clientes da instituição financeira que originou a demanda e multiplicadas por 1 milhão. Assim, é gerado o índice, que representa o número de reclamações de cada instituição financeira para cada grupo de 1 milhão de clientes. No caso do BMG, o índice ficou em 75,64.

Festival Sesi Música divulga lista dos 40 semifinalistas

Resultado será conhecido nesta quinta-feira (16) pela internet

Fim da expectativa. Nesta quinta-feira (16), serão conhecidos os 40 semifinalistas do Festival Sesi Música 2014. Realizada há cinco anos, a competição musical é uma forma de reconhecer e valorizar o talento de quem, no dia a dia, trabalha para o crescimento da indústria. Este ano, foram registradas cerca de 110 inscrições de industriários e dependentes de 70 empresas do Litoral ao Sertão do Estado. O resultado da seleção estará disponível no www.pe.sesi.org.br/sesi-musica.

No dias 04, 05, 10 e 11 de novembro, os semifinalistas iniciam a segunda fase do concurso, com ensaio em estúdio das músicas escolhidas. “Após os ensaios, os candidatos gravam, no próprio estúdio, uma apresentação em vídeo, que será avaliada para a escolha dos 20 finalistas”, explica a coordenadora do Festival Sesi Música em Pernambuco, Yonara Fechine, acrescentando que o resultado sairá no dia 17 desse mês.

A grande decisão está marcada para o dia 29 de novembro, no auditório da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe), em Santo Amaro, no Recife. Os vencedores das categorias “Interpretação” e “Composição Inédita” receberão, além de troféu, premiação em dinheiro no valor de R$ 4 mil, R$ 3 mil e R$ 2 mil (1, 2º e 3º lugar, respectivamente).

SESI Assessoria de Comunicação

Mantega não descarta aumento da gasolina, mas diz que decisão cabe à Petrobras


O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse hoje (15) que, embora o preço da gasolina no Brasil esteja, atualmente, maior do que nos Estados Unidos, ainda pode haver reajuste do combustível. Ele destacou que a decisão cabe à Petrobras.

“Havia defasagem e agora não há. O preço da gasolina está mais alto, então a Petrobras está ganhando com isso. Mas isso não significa que não haverá aumento. Isso é uma decisão da empresa”, disse o ministro, ao ser perguntado por jornalistas, na chegada ao Ministério da Fazenda.

Nas últimas semanas, o ministro, que é presidente do Conselho de Administração da Petrobras, tem sinalizado que pode haver aumento da gasolina ainda este ano.

Agência Brasil

15 de outubro: Dia Internacional das Mulheres Rurais


Hoje é dia de reconhecermos o papel fundamental das mulheres rurais no desenvolvimento agrícola e rural, na melhoria da segurança alimentar e na erradicação da pobreza.

Ainda há muitos desafios a serem enfrentados para alcançarmos o empoderamento das mulheres rurais: barreiras no acesso ao crédito, à saúde e educação devem ser eliminadas. Neste ano internacional da agricultura familiar, devemos ressaltar o papel essencial dessas mulheres para a segurança alimentar mundial.

Reprodução Facebook PNUD Brasil

Garanhuns: Dias 16 e 17, seminário debate Rede de Assistência Psicossocial no Agreste Meridional‏

Foto: Ronaldo César Carvalho

Com o objetivo de discutir a implantação de Rede de Atenção Psicossocial nos municípios que integram a V Gerência Regional de Saúde, acontece nas próximas quinta e sexta-feira (dias 16 e 17) o I Seminário "Fortalecendo a RAPS e Cuidando do Sujeito em sua Singularidade: Crack, álcool e outras drogas".

O encontro contará com representantes de diversas instituições que de alguma forma já trabalham esta temática: Mãe Coruja Pernambucana, Saúde Indígena, RAPS, Rede Cegonha, APS (ESFs/NASFs/PSE) e demais profissionais da rede de atenção das Secretarias de Saúde dos Municípios.

O Gestor Regional de Saúde, Dr. Luis Melo faz o convite para o encontro: "Estamos ampliando o alcance da atenção da saúde, indo de encontro aos problemas sociais, como são o álcool e outras drogas, como o crack. Esta preocupação psicossocial é fundamental para implementarmos políticas de saúde amplas, e para isto é necessária a participação dos envolvidos com o problema, principalmente as instituições dos poderes públicos dos nossos 21 municípios".

Contas de diversas prefeituras e câmaras da Bahia são aprovadas com ressalvas


Na sessão desta terça-feira (14/10), o Tribunal de Contas dos Municípios aprovou com ressalvas as contas das prefeituras de Firmino Alves, São Sebastião do Passé, Candiba, Licínio de Almeida e Rodelas, sob responsabilidade de Aurelino Neto, Janser Mesquita, Reginaldo Prado, Alan Leite e Emanuel Ferreira, respectivamente, todas relativas ao exercício de 2013.

Os gestores de Firmino Alves e Rodelas foram os que tiveram as punições mais elevadas, o primeiro recebeu multas de R$ 5 mil e R$ 45 mil e a determinação de ressarcimento de R$ 1.539,45 aos cofres municipais pelo pagamento de multas e juros, já o segundo foi multado em R$ 4 mil e deve restituir R$ 61.055,03 pela ausência de comprovação de despesa e gastos indevidos com multas e juros.

O pleno também aprovou com ressalvas as contas das Câmaras de Jaguaripe, Morpará, Candeal, Fátima, Licínio de Almeida, Riacho de Santana, Rodelas, Camacã, Ibotirama, Coaraci, Ibirapuã, Jucuruçu e Lajedo do Tabocal, sendo os gestores: Péricles da Silva, Rogério dos Santos, José Almir Carneiro, José Reis de Araújo, Carlos André de Souza, Ruberval Neves, Ivanildo Silva, Claudenildes Batista, Esmeraldo Santos, Rosival Cerqueira, Enivaldo Lima, Anorino Santos e Alberto Di Girolamo.

Com exceção dos gestores de Candeal, Fátima, Riacho de Santana, Rodelas e Ibotirama, todos demais sofreram sanções por falhas contidas no parecer com multas que variam de R$ 400,00 à R$ 2.000,00. Alberto Di Girolamo, de Lajedo do Tabocal, ainda deve restituir aos cofres públicos o valor de R$ 2.400,00 pela não comprovação de diárias pagas (R$ 600,00) e realização de despesas ilegítimas com a concessão de diárias a vereadores (R$1.800,00).

Assessoria de Comunicação / TCM-BA

Garanhuns: Vereador Cláudio Taveira defende linha de crédito para produtores rurais


Claudio Taveira (PROS), vereador em Garanhuns, solicitou por meio de requerimento, que o Governo Municipal firme convênio com agências bancárias autorizadas da nossa cidade, com intuito de criar uma carteira de crédito para todos os agricultores do nosso município.

O parlamentar explica que essa proposta vai beneficiar o produtor rural, oferecendo linhas de crédito para diversas áreas do agronegócio, visando cobrir as despesas normais do ciclo produtivo. São recursos alocados tanto para a compra de insumos agrícolas tais como fertilizantes, rações, vacinas e defensores agrícolas, quanto para a aquisição de maquinário, além do financiamento do capital de trabalho.

¨Essas ações surgem como um agente de inclusão social que fomentam a dependência financeira, possibilitando ainda benefícios para os próprios agricultores¨ - destacou o vereador Claudio Taveira.

Assessoria de Comunicação Câmara Municipal de Vereadores de Garanhuns