02 agosto 2015

Inscrições para o Fies começam nesta segunda-feira


As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) começam amanhã (3). Nesta edição, os candidatos não precisam correr para acessar o sistema, uma vez que o financiamento não será concedido por ordem de chegada, mas por concorrência. Ao todo serão ofertadas 61,5 mil vagas. O período de inscrição vai até o dia 6, pela internet.

"O objetivo desta vez é que os alunos não fiquem nervosos procurando encontrar para que lugar vão porque vai ser uma concorrência, não vai mais ser ao estilo quem chega primeiro pega a vaga", explica o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro. Os candidatos farão a inscrição e o resultado da pré-seleção será divulgado no dia 10 de agosto, em chamada única.

Para concorrer, os estudantes precisam ter tirado pelo menos 450 pontos na média das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). São aceitas todas as edições do Enem a partir de 2010. O candidato também tem que ter tirado nota maior que 0 na redação. Além disso, precisa ter renda familiar por pessoa de até 2,5 salários mínimos por mês, ou seja, R$ 1.970.

Petrolândia: Aniversariante do dia, Herykeles Alan recebe o carinho de seus amigos da Pastoral da Juventude


O jovem Herykeles Alan, aniversariante deste domingo, 2 de agosto, ao longo de todo o dia colheu o carinho e demonstrações de afeto de sua família e dos muitos amigos que conquistou. Seus amigos, Representantes da Área Sul de Petrolândia, da Pastoral da Juventude, que o homenageiam nesta data.

Um momento especial de renovação para sua alma e seu espírito, porque Deus, na sua infinita sabedoria, deu à natureza a capacidade de desabrochar a cada nova estação e a nós capacidade de recomeçar a cada dia.

Desejo a você, um novo ano cheio de amor e de alegrias. Afinal fazer aniversário é ter a chance de fazer novos amigos, ajudar mais pessoas, aprender e ensinar novas lições, vivenciar outras dores e suportar velhos problemas. Sorrir novos motivos e chorar outros, porque amar o próximo é dar mais amparo, rezar mais preces e agradecer mais vezes.

Fazer Aniversário é amadurecer um pouco mais e olhar a vida como uma dadiva de Deus. É ser grato, reconhecido, forte, destemido. É ser rima, é ser verso, é ver Deus no universo.

Parabéns a você nesse dia tão grandioso...

Feliz Aniversário!


Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações/foto:
Mensagem: Catequisar

Petrolândia: Leve seu pai para treinar na Academia C2 na Semana dos Pais, de 3 a 8 de agosto, e concorram a 1 mês de academia de graça!


Academia C2 Fitness
Rua Arthur Vieira Lima, 39 - Centro
Petrolândia (PE) Contato (87) 99809-1828

Petrolândia: Morre Jadinho, irmão de César da Feijoada, em acidente de automóvel na BR-110, próximo do Projeto Barreiras

Jadinho faleceu na madrugada deste domingo (02)
O carro saiu da pista e capotou (Fotos: Assis Ramalho)



Cláudio Jáder de Araújo, conhecido como Jadinho, 41 anos, faleceu em acidente de automóvel ocorrido na madrugada deste domingo (02), na BR-110, à altura da Agrovila 01 Bloco 01 (Projeto Barreiras), na zona rural de Petrolândia. Segundo informações, o carro que ele dirigia saiu da pista e capotou, em uma área de vegetação. Jadinho era irmão de César da Feijoada.

O proprietário do Gol, Paulo Henrique Alves, 26 anos, também estava no veículo, e sofreu apenas leves escoriações. Os dois seguiam do município de Jatobá, onde participaram de uma festa, com destino à cidade de Petrolândia.

Nossa reportagem conversou com Joelson, morador da Agrovila 01, local próximo do acidente. De acordo com ele, por volta das 04h30, Paulo Henrique foi à Agrovila pedir socorro e o encontrou. O Corpo de Bombeiros foi acionado, sendo constatado o óbito. Também segundo informações colhidas no local,  Jadinho não usava o cinto de segurança e teria cochilado ao volante.

A Polícia Civil esteve no local para realizar a perícia, e até o fechamento desta reportagem, o corpo da vítima ainda se encontrava no local do acidente, com a presença da Polícia Militar.

Jadinho, irmão do comerciante César da Feijoada, residia na Rua Benvindo José de Souza  - Quadra 07 -  funcionário da Prefeitura de Petrolândia, deixa esposa e duas filhas, uma de seis e outra de onze anos.

À família enlutada, nossas condolências pela inesperada perda. 

Mais fotos>Morre Jadinho, irmão de Cesar da Feijoada

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Velha Petrolândia, uma saudade que não passa


Velha Petrolândia - O começo do fim; (Fotos gentilmente cedidas por Carlos Alberto Araújo Correia - Carlinhos Vereador)

Neste domingão, 02 de agosto de 2015, o Blog de Assis Ramalho vai ao fundo do Baú, e mostra mais duas fotos para nos lembrar da nossa saudosa velha Petrolândia, hoje submersa as águas do Rio São Francisco.

Vi o meu teto ao rés do chão (Velha Petrolândia)

Vi o meu teto ao rés do chão.
A cobrir meu passado, sob pés,
Sepulto entre ruínas, meu mundo
Afogado, submerso em promessas.

Olhos chorosos, queixosos corações
Dos tantos desterrados dessa messe
Brotassem nascentes ao seu leito
Salobra faria esta água jacente.
Em perene, lenta cheia sem vazante

A retomar a si o que os mal serve
E levá-los de volta aonde estão.

Poema de Lúcia Xavier

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Blog de Assis Ramalho/Petrolândia ontem, hoje e sempre

PM é morto e três pessoas são baleadas na porta de clube no RJ


Fábio era lotado no 5º BPM (Foto: Reprodução/Facebook)

Na madrugada deste sábado, por volta das 5h30m, o policial militar Fábio Paulino Chaves, de 36 anos, foi baleado e outras três pessoas ficaram feridas em frente ao Clube Nilopolitano, em Nilópolis, na Baixada Fluminense. Segundo informações da PM, Fábio foi socorrido e levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município, mas não resistiu aos ferimentos. Ele era lotado no 5º BPM (Saúde). Policias da Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF) prenderam em flagrante Bruno Cardoso Cesar, de 25 anos, pelo homicídio.

De acordo com o delegado adjunto Evaristo Pontes, responsável pelo caso, Fábio e Bruno tiveram uma discussão dentro do clube:

— Depois da discussão com agressões físicas, Bruno foi em casa pegar a arma. Na volta, encontrou o policial na porta do clube, usou uma pessoa como escudo humano e fez os disparos contra o Fábio. Fomos acionados às 7h, conversamos com testemunhas e conseguimos localizar Bruno na casa da avó dele. O autor confessou o crime, mas alegou que perdeu a arma. Ele está sendo autuado por homicídio qualificado — explica o delegado.