17 janeiro 2016

Tacaratu: Policiais da 4ª CIPM prendem homem por ameaça contra mulher e posse de arma sem autorização

Arma apreendida com acusado de violência contra mulher (Divulgação/4ª CIPM-PMPE)

No início da tarde deste domingo (17), policiais do GATI da 4ª CIPM foram solicitados por um popular que relatou um caso de violência contra mulher residente em Caraibeiras, distrito do município de Tacaratu. A equipe do GATI foi ao local e encontrou na casa do acusado um revólver calibre 38, sem autorização de posse/porte.

De acordo com as informações do Comandante da 4ª CIPM, Major Lenildo, a acusação de ameaça foi confirmada e a ocorrência encaminhada à Delegacia da Polícia Civil, em Floresta.

De manhã, o Diretor de Esportes da Prefeitura de Tacaratu, Silvério Sertão, agradeceu à 4ª CIPM pela presença de PMs na final de campeonato do município. "Comandante Lenildo, muito obrigado por ter enviado os policiais pra as finais do campeonato de Tacaratu, foi de extrema importância, pois tudo terminou em paz. Parabéns pela grande iniciativa."

Em resposta, Major Lenildo colocou-se à disposição para atender às demandas de segurança pública da região. "A PM busca fazer o melhor para a sociedade. E cremos que mesmo diante das adversidades faremos sempre o melhor. Conte conosco!"


Blog de Assis Ramalho
Com informações da 4ª CIPM/Grupo Polícia Amiga

Petrolândia: Calendário de atendimento dos Postos de Saúde de 18 a 22 de janeiro

PSF Antonio Firmino, na Quadra 10, atende na quarta-feira (Foto: Lúcia Xavier)

A Secretaria de Saúde de Petrolândia informa que, temporariamente, os PSFs (Postos de Saúde da Família) estão funcionamento em sistema de rodízio de equipes, conforme cronograma abaixo.

Nos dias de atendimento, com horário de expediente das 07h30 às 13h00, os PSFs realizam apenas acompanhamento pré-natal, vacinação, verificação de pressão arterial e glicemia, atualização de cartão de hipertenso e diabético e entrega de medicação.

Cronograma de funcionamento dos Postos de Saúde da Família
18/01/2016 (segunda-feira)
PSF Mandantes - Agrovila 04 Bloco 04 - Enfermeira Maria Luiza
PSF Renascer - Quadra 16 - Enfermeira Patrícia
19/01/2016 (terça-feira)
PSF Barreiras (Unidade Móvel) - Agrovila 02 Bloco 01 - Enfermeira Maria Luiza)
PSF Santa Inês - Quadra 05 - Enfermeira Patrícia
20/01/2016 (quarta-feira)
PSF Antonio Firmino - Quadra 10 - Enfermeira Patrícia
21/01/2016 (quinta-feira)
PSF Icó-Mandantes - Agrovila 06 Bloco 03 - Enfermeira Thaísa
PSF Dr. José Hermínio - Quadra 14 - Enfermeira Patrícia
22/01/2016 (sexta-feira)
PSF Renascer - Quadra 16 - Enfermeira Patrícia
PSF Barreiras (Unidade Móvel) - Sítio Logradouro - Enfermeira Thaísa


Blog de Assis Ramalho
Com informações da Secretaria de Saúde de Petrolândia

Países de língua portuguesa poderão ter vocabulário científico comum

Após a padronização, o vocabulário definido será oferecido gratuitamente pela internet.
Os países de língua portuguesa poderão ter um vocabulário comum para as áreas da ciência e tecnologia. O projeto é do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP) e busca estimular o intercâmbio dos trabalhos desenvolvidos entre os países e facilitar a tradução e a interpretação de outros idiomas para o português.

Com sede em Cabo Verde, o IILP é uma instituição da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP). A entidade tem personalidade jurídica e autonomia científica, administrativa e patrimonial. Integram a CPLP Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

Segundo a diretora executiva do IILP, Marisa Mendonça, o instituto buscará, ainda em janeiro, financiamento com os países da CPLP para tirar o projeto do papel. Para a primeira fase de execução, são necessários 130 mil euros.

Velha Petrolândia em fotos: Visita do governador Roberto Magalhães


Dr. Roberto Magalhães, governador de Pernambuco de 1983 a 1986, visitou a cidade de Petrolândia, acompanhado pela esposa, Dra. Jane Magalhães, além de comitiva. No mesmo período, era prefeito Dr. Francisco Simões de Lima. tendo como vice-prefeito Itamar Leite.

Escrito na faixa: "os estudantes saúdam nosso governador e comitiva"

Primeira Dama de Petrolândia, Dona Socorro Simões, ao lado da Primeira Dama do Estado, Dra. Jane Coelho Magalhães.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Acervo da Família Simões

Partido Verde: Centro do Recife requer atenção e manutenção dos equipamentos

Esgoto em frente ao Mercado da Boa Vista, onde Carlos Augusto conversou com os comerciantes locais (Fotos: Arnaud Mattoso)

Praças abandonadas, esgoto a céu aberto, tráfico e consumo de drogas nas vias públicas. Este foi um ligeiro retrato das impressões recolhidas pela militância do Partido Verde durante a décima segunda etapa do Recife Bom para Viver, que aconteceu na manhã deste sábado (16) e percorreu a microrregião 1.2, que engloba os bairros da Boa Vista, Soledade, Paissandu, Ilha do Leite, Santo Antônio, São José e Cabanga.

O grupo partiu da Praça Miguel de Cervantes, na Ilha do Leite, que apesenta um bom estado de conservação graças ao suporte do Instituto de Medicina Itegral professor Fernando Figueira (IMIP). No local, Geraldo do Nascimento varria a calçada da praça. Ao ser inquirido sobre a prática, ele informou ser pago para o trabalho por um morador do local, mas preferiu omitir quanto ganha ou quem o paga.

De lá, o grupo partiu para a Boa Vista, passando pelo pulsante Mercado da Boa Vista. No local, os comerciantes se queixam de um esgoto que escorre em frente ao prédio que abriga o mercado, além da limpeza que requer maior atenção pelo intenso fuxo de visitantes, sobreudo aos sábados. “Considero um bairro bom para se morar. Tranquilo nos fins de semana, próximo de tudo e com infraestrutura no entorno”, avalia o vereador do PV na Câmara Municipal do Recife, Eurico Freire.

Novo acordo ortográfico é obrigatório no Brasil desde o dia 1º de janeiro



As regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa são obrigatórias no Brasil desde o dia 1º deste mês. Em uso desde 2009, mudanças como o fim do trema e novas regras para o uso do hífen e de acentos diferenciais agora são oficiais com a entrada em vigor do acordo, adiada por três anos pelo governo brasileiro.


Assinado em 1990 com outros Estados-Membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) para padronizar as regras ortográficas, o acordo foi ratificado pelo Brasil em 2008 e implementado sem obrigatoriedade em 2009. A previsão inicial era que as regras fossem cobradas oficialmente a partir de 1° de janeiro de 2013, mas, após polêmicas e críticas da sociedade, o governo adiou a entrada em vigor para 1° de janeiro de 2016.

O Brasil é o terceiro dos oito países que assinaram o tratado a tornar obrigatórias as mudanças, que já estão em vigor em Portugal e Cabo Verde. Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste ainda não aplicam oficialmente as novas regras ortográficas.

Pesquisadora do IOC/Fiocruz diz que há muito a esclarecer sobre o vírus Zika

A microcefalia é apenas um dos problemas causados pelo vírus, por isso alguns pesquisadores estão propondo que não haja referência única à microcefalia, mas seja nomeada de síndrome congênita de zika.


A chefe do Laboratório de Flavivírus do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), Ana Maria Bispo, disse que desde a identificação de ligação entre o vírus Zika e os casos de microcefalia, o Brasil saiu de uma fase de desinformação total sobre a ocorrência para cerca de 30%, mas admitiu que há um longo caminho pela frente para que pesquisadores e especialistas consigam conhecimento suficiente sobre os efeitos do vírus e os reflexos causados nos infectados. “Que fatores poderiam estar favorecendo para a invasão deste vírus? Atravessar a placenta e infectar o feto. Qual é a célula-alvo desse vírus no feto. Então, esse tipo de perguntas é que a gente precisa [esclarecer]”, completou.

Além da microcefalia, já foram comprovados problemas de alteração de visão nos bebês nascidos de mães infectadas com o vírus Zika. Ela acrescentou que um outro questionamento feito é por que o vírus ultrapassou a barreira placentária, enquanto os estudos indicavam até agora que isso não acontecia?

Ana Maria Bispo foi a primeira pesquisadora a diagnosticar a presença do vírus Zika no líquido amniótico. O teste foi feito em duas gestantes de Campina Grande, na Paraíba, e comprovou a ligação da doença com a microcefalia. Ela alertou, no entanto, que nem todas as gestantes com resultado positivo de zika têm bebês com malformações. “Esta é mais uma pergunta. Por que algumas têm bebê com microcefalia e outras não? Tudo isso é motivo de investigação”, reforçou.

Petrolândia/Itaparica: Do fundo do baú: fotos dos anos 80 enviadas por leitor


Leitor do blog de Assis Ramalho, Edson Madera nos enviou duas fotos relíquias dos anos 80. Acima, foto da equipe campeã do torneio integração do CRI (Clube Recreativo de Itaparica), nos anos 80. 
Em pé: Natan, Da Cruz, Geraldo do Posto Rical, Erinaldo, Manoel Cerqueira, Agostinho e Pereira. Agachados: Hélio, Paulo Daltro, Edson Madera, Valdecy Brasil, Biquinho e Zelito.



Time da AABB de Petrolândia nos anos 80. 

Em pé: Mário Palmital, Vicente (técnico), Juracy, Alencar e Júnior Karé. Agachados: Edson Madera, Edísio, Peba e Punaré, ainda faltaram na foto, Assis Ramalho, Catita, Canabrava e o grande atleta revelação, Jorjão.

Se você tem uma foto antiga e quer divulgar no nosso blog, favor enviar pelos nossos endereços: E-mail: contato@assisramalho.com.br
WhatsApp (87) 99628-5351 - (87) 999551186

Falso agenciador é preso pela polícia civil de Paulo Afonso (BA)


A prisão foi realizada na manhã de sexta-feira (15), por volta das 11h, pela polícia civil de Paulo Afonso. Segundo informações, a polícia civil recebeu uma denúncia anônima de que um rapaz de pré-nome Arnaldo, que estava em um hotel da cidade, estaria agenciando pessoas para trabalhar em obras pelo Brasil, o mesmo cobrava a quantia de R$ 250,00 por pessoa.

O serviço de investigação da polícia civil começou a monitorar Arnaldo e descobriu que tudo não passava de um golpe, pois não existia emprego nenhum, então os policiais montaram campana em frente ao hotel e em seguida realizaram a prisão.

De acordo com a polícia, Arnaldo já tinha aplicado esse golpe em anos anteriores. Na delegacia, o suspeito foi reconhecido por várias vítimas e encontra-se à disposição da justiça.

Do Blog de Ozildo Alves

Currículo comum para educação básica receberá contribuições até 15 de março


O Ministério da Educação (MEC) receberá, até 15 de março, as colaborações, pela internet, de quem quiser contribuir com sugestões para o projeto inicial da Base Nacional Comum Curricular. A base vai definir o que as crianças e os jovens devem aprender em cada etapa do ensino básico, que vai da educação infantil ao ensino médio.

No segundo semestre do ano passado, o MEC disponibilizou uma primeira versão do documento. Desde então, educadores e escolas podem enviar sugestões para aprimorar os currículos. O MEC diz que recebeu até o momento mais de 9,4 milhões de contribuições. As sugestões podem ser enviadas pelo portal da base (http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/conheca).

Desde que o documento preliminar foi divulgado, recebeu uma série de críticas, por excesso ou falta de conteúdo. Uma das áreas mais criticadas foi a de história. Segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, o conteúdo será revisto.