18 outubro 2017

Petrolândia tem Carlos Sousa para montagem de móveis, instalação e manutenção de antenas

Divulgação/Carlos Sousa Montador

Polícia apreende 10 armas e mais de 140 munições em operação no Sertão de AL

Armas apreendidas pela polícia duranteoperação no Sertão de Alagoas (Foto: PM-AL/Ascom)

Polícia Militar apreendeu 10 armas e mais de 140 munições durante operação conjunta realizada na manhã desta quarta-feira (18) em Mata Grande, Sertão de Alagoas. Três homens foram presos.

Com os suspeitos, foram apreendidos um rifle calibre 44, seis espingardas com calibre 22 e 36, dois revólveres calibre 38 e uma espingarda soca tempero, além de 144 munições.

A operação realizada pelas equipes da Companhia de Operações Especiais (Copes) e do Pelotão de Operações Especiais (Pelopes), em cumprimento a mandados de Prisão, Busca e Apreensão expedidos pela Vara de Único Ofício da Comarca de Mata Grande.

Os presos e o material apreendido foram levados para a Delegacia Regional de Delmiro Gouveia, onde estão à disposição da Justiça.

G1 AL

Petrolândia: Hospital Municipal promove ação em alusão à campanha Outubro Rosa com grande participação


 
 

Com o objetivo de disseminar as formas de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, a direção do Hospital Municipal Dr Francisco Simões de Lima realizou, na noite desta terça-feira (17), evento em alusão ao outubro rosa com os seguintes atendimentos para mulheres - que compareceram em grande número.

Usg Mama; Consulta com Ginecologista; Consulta com clínico geral; Exame físico das mamas; Atendimento odontológico, Consulta com nutricionista, Realização de testes de HIV, Sífilis, Vacinação; entre outros exames.

Também durante o evento a diretora do Hospital Municipal Dr Francisco Simões de Lima, Lívia Leite, ministrou palestra sobre o tema “A prevenção e o diagnóstico precoce são as melhores formas de potencializar tratamentos menos invasivos e a cura do câncer”, destaca a diretora (veja vídeo abaixo).

O outubro Rosa tem como objetivo destacar a importância da conscientização do câncer de mama com a finalidade de sensibilizar quanto a prevenção. A cada ano, milhões de mulheres desenvolvem câncer de mama, segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA. Em 2017, ocorrerão aproximadamente 58 mil novos casos da doença. “A prevenção e o diagnóstico precoce são as melhores formas de potencializar tratamentos menos invasivos e a cura do câncer”, destaca a diretora do Hospital Municipal Dr Francisco Simões de Lima, Lívia Leite (veja vídeo abaixo).

Ver todas as fotos >>
Ações do Hospital Dr Francisco Simões no Outubro Rosa 17/10/2017



Vídeo: Assis Ramalho/Blog AR

Caruaru recebe espetáculos gratuitos do FETEAG a partir desta quinta-feira (19)


Nesta quinta-feira começa o 27º FETEAG (Festival de Teatro do Agreste) em Caruaru. Confira a programação desta primeira semana até o domingo. Entrada sempre franca. (Foto: Aldren Lincoln/Divulgação Âmesa)

Caruaru volta a apreciar teatro da melhor qualidade, e de caráter internacional, tendo como norte o tema da “Africanidade”. O 27º FETEAG (Festival de Teatro do Agreste), realizado pelo grupo Teatro Experimental de Arte (TEA), começa nesta quinta-feira (19/10/2017) e segue até o dia 29 deste mês oferecendo espetáculos de Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro, Alagoas e São Paulo, mas também provocações cênicas que chegam da Alemanha, Suíça, Itália e, especialmente, da África. A programação, totalmente gratuita e também contando com debates e seminário, ocupará não só o Teatro Rui Limeira Rosal, no SESC Caruaru, mas também espaços completamente alternativos, como casas e apartamentos residenciais, salões e associações de moradores de bairros periféricos e de distritos da Zona Rural de Caruaru, além de chegar ao Marco Zero. Se em 2016 o Festival propôs para as escolhas da grade o tema “Corpos Fluídos”, abordando os limites entre teatro, dança e performance, desta vez, toda a relação cultural herdada por nós da África permeia esta 27ª edição.

Preconceitos, identidade, branquitude/negritude, ancestralidade e história são alguns dos assuntos em pauta nas peças e discussões programadas, como explica o produtor executivo do FETEAG, Fábio Pascoal, também à frente da curadoria do evento (aqui, junto a Marianne Consentino). “O tema deste ano, Africanidade, trata da herança cultural negra presente na nossa sociedade, como uma das bases da formação do Brasil como Nação. O evento busca abordar temas complexos como preconceito e identidade, através dos espetáculos selecionados e dos debates promovidos. Tudo vem na perspectiva de problematizar tais questões, pois primeiramente somos um festival de teatro. Queremos é romper ‘caixinhas’ e discutir, fugindo do patrulhamento ideológico”, diz. A cada edição do Festival, um recorte temático curatorial específico é traçado, sempre apostando em questões contemporâneas. O racismo, claro, tem sido assunto mais do que significativo para estes tempos tão obscuros.

Petrolândia: Curso Comida de Botequim tem inscrições abertas na Sala do Empreendedor

Fajitas de carne (Foto: Guia da Cozinha)

Na programação do Festival do Petisco, a Sala do Empreendedor de Petrolândia oferece o Curso Comida de Botequim, que vai ensinar o seguinte cardápio:
- Variedades de bastões de queijo
- Iscas de fígado
- Pastéis
- Bolinhos de arroz vermelho recheados
- Bifes a rolê suínos
- Arrumadinho de bode
- Carne de bode na chapa
- Carne sertaneja
- Tortelletes
- Caldinho de abóbora com charque
- Caldinho de camarão
- Caldinho de feijoada
- Pães com azeitonas e ervas
- Coxinha de macaxeira
- Fajitas à nordestina (iscas de carne)
- Bolinho de macaxeira recheado
- Goujons de peixe com molho (iscas de peixe)
- Bolinho de feijoada recheado com couve à mineira e torresmo
- Croquete de peixe
- Bolinho de batata
- Asas e coxas de frango empanadas
- Diversos molhos com cerveja, frutas, cachaça, champanhe e vinhos

Inscrições na Sala do Empreendedor, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 1º andar do Cartório de Notas, no centro da cidade.

Blog de Assis Ramalho
Informações: Sala do Empreendedor de Petrolândia

Petrolândia: Após furar bloqueio da ROCAM em Floresta, homem morre em confronto com o GATI na BR-316 em Petrolândia


Na noite dessa terça-feira (17), por volta das 22h00, Policiais Militares da equipe ROCAM da 1ª CIPM realizavam rondas na cidade de Floresta, no Sertão pernambucano, quando avistaram um condutor de veículo em atitude suspeita e deram ordem de parada. O motorista não obedeceu e fugiu do local, em direção à BR 316, sentido Petrolândia.

A 4ª CIPM, sediada em Petrolândia, foi acionada pelos PMs e foi montado um bloqueio, com a equipe do GATI, nas imediações do Distrito Icó Mandantes, na zona rural de Petrolândia, na tentativa de abordar o referido veículo.

Segundo informações repassadas ao Blog O Povo com a Notícia, ao avistar um veículo em aproximação do bloqueio, foi dada ordem de parada. Novamente, o condutor não obedeceu ao comando e efetuou disparos de arma de fogo contra a guarnição, que revidou o ataque.

O homem foi ferido na troca de tiros e o suspeito foi identificado como Jordone Melo Silva, de 32 anos, natural de Casa Nova-BA.

Blog de Assis Ramalho
Com informações de O Povo com a Notícia

Petrolândia: Homenagem da MedClinic ao Dia do Médico celebrado nesta quarta (18)

Divulgação/MedClinic

Distribuidoras farão campanha para incentivar que consumidor economize energia


Diante do cenário de insuficiência de chuvas e baixa nos reservatórios das usinas hidrelétricas, as distribuidoras de energia elétrica de todo o país farão uma campanha publicitária para incentivar o consumo consciente de energia. A previsão é que as peças em rádio, televisão e internet sejam divulgadas ao longo de novembro.

A campanha atende a uma recomendação do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) e tem por objetivo, além de conscientizar sobre a necessidade de evitar desperdício, passar informações sobre as bandeiras tarifárias, sistema que permite a cobrança mensal de um adicional pelo uso de energia de termelétricas.


Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a campanha será coordenada pela Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee), que ficará responsável por produzir as peças que serão divulgadas em todo o país.

Petrolândia: Aniversariante do dia, Rogério Viana recebe felicitações da família e de amigos


Nesta quarta-feira, 18 de outubro de 2017, familiares e amigos de Rogério Viana - Secretário de Desenvolvimento Econômico do município de Petrolândia - felicitam pela passagem do seu aniversário.

Parabéns!

Blog de Assis Ramalho

Trabalhadores rurais de Petrolândia e demais municípios do sertão de PE bloqueiam as BRs 116, 316 e 428


Trabalhadores ligados aos sindicatos rurais dos municípios de Petrolândia, Ibimirim; Floresta; Belém do São Francisco; Itacuruba; Carnaubeira da Penha; Inajá, Manar; Jatobá; Tacaratu; Orocó; Cabrobó e de Santa Maria da Boa Vista, se encontram nesse momento nas imediações do trevo do Ibó com barricadas bloqueando as BRs 116, 316 e 428. Esses trabalhadores protestam contra as reformas do governo federal, ainda por conta da exclusão dos perímetros irrigados que integram o sistema Itaparica no Orçamento Geral da União para o exercício financeiro de 2018.

Quem está de viagem por estas rodovias vai enfrentar algumas horas de paralisação no trevo do Ibó, neste momento já é grande a fila de veículos e caminhões em especial na BR 316proximo ao trevo no sentido Salgueiro. A todo o momento chega ônibus e vans com trabalhadores desses municípios para reforçar o protesto.

Blog de Assis Ramalho
Via Blog do Didi Galvão

Novos municípios do Baixo São Francisco são contemplados com planos de saneamento básico

Foto: Delane Barros/Ascom CBHSF

Os prefeitos dos municípios alagoanos de Feliz Deserto, Penedo, Piaçabuçu, Santana do Ipanema e Major Isidoro estiveram pessoalmente para assinar os termos de referência para a elaboração dos planos municipais de saneamento, documento financiado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF). Por motivos pessoais, o prefeito de Pacatuba (SE) enviou o secretário de Meio Ambiente para representá-lo na solenidade, realizada na tarde desta segunda-feira (16 de outubro) no auditório da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA).

Durante a solenidade, o presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, fez uma explanação sobre os investimentos do colegiado na rubrica de saneamento básico. “Entre os anos de 2014 e 2016, contratamos 25 planos municipais de saneamento, ao custo de mais de R$ 5 milhões. Atualmente, outros 42 planos estão em fase de elaboração e aí estão investidos outro montante superior a mais R$ 5 milhões e no nosso Plano de Aplicação Plurianual, o nosso planejamento orçamentário, estão previstos quase R$ 25 milhões somente para a rubrica saneamento básico, para o período 2018 a 2020”, resumiu Miranda.

Secretário de Habitação de Pernambuco visita DPPE



O Defensor Público-Geral do Estado, Manoel Jerônimo de Melo Neto, recebeu na última segunda-feira (16) a visita do Secretário de Habitação de Pernambuco, Kaio Maniçoba. O encontro ocorreu na Sede da Defensoria Pública, localizada na Rua Marquês do Amorim, 127, Boa Vista, Recife-PE. Também participou da visita o Promotor de Justiça João Elias. Durante o encontro, o DPG enumerou os projetos, perspectivas e avanços da Instituição, momento em que o Secretário aproveitou para enfatizar a importância da DPPE. 

"Sem dúvida, a Defensoria Pública é uma das mais importantes instituições para o acesso à justiça, principalmente, para cidadãos carentes de recurso. Manoel Jerônimo vem desenvolvendo um papel brilhante de aproximação da sociedade por meio de diálogo com diversos setores não só do Governo, como também do Município, o que reforça ainda mais a atuação da Defensoria. A minha visita aqui é para que possamos estreitar os laços e fortalecer ainda mais a essencialidade deste Órgão", afirmou o secretário. 

Ascom-DPPE
Foto: @jhpaparazzo/Ascom-DPPE

1ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial é promovida em Araripina


A Prefeitura de Araripina por meio da Secretaria Executiva da Mulher promove nesta quinta-feira (19) a 1ª edição da Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial. O evento terá como tema “Pernambuco na Década dos Afrodescendentes: Reconhecimento, Justiça, Desenvolvimento e Igualdade de Direitos” e será realizado das 8h às 12h na sala de videoconferência da Autarquia Educacional do Araripe – Aeda.

Na ocasião, haverá palestra magna de Marta Almeida, assessora técnica da Secretaria Executiva de Segmentos Sociais do Estado.

Só poderá receber o BPC quem se inscrever no Cadastro Único

Quem perder o prazo de inscrição não poderá receber o benefício

As pessoas que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada) têm um prazo para se inscrever no CadÚnico (Cadastro Único) do Governo Federal. Caso contrário, não poderão receber o benefício. O prazo é até 31/12/2017 para as pessoas idosas e até 31/12/2018 para as pessoas com deficiência.

Com a publicação do Decreto nº 8.805, de 7 de julho de 2016, tornou-se obrigatório, a partir de 6 de novembro de 2016, para o requerimento, a concessão e a revisão bienal do BPC, que as famílias estejam inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, com informações atualizadas. A utilização do Cadastro Único possibilita conhecimento mais aprofundado do perfil socioeconômico das famílias por possuir informações acerca das características da família, do domicílio, da escolaridade, da qualificação profissional, de despesas mensais, entre outras.

Congresso Interdisciplinar de Direito em Recife debate Reforma da Previdência e suas consequências indesejáveis

Esse será um dos temas do I CONGRID no dias 19 e 20 de outubro (Foto: Universo/Campus Recife)

A proposta de Reforma da Previdência utiliza a média da idade mínima para a aposentadoria de países membros da Organização para o Desenvolvimento Econômico (OCDE) como o Japão, o Reino Unido e a Holanda, no caso 65 anos. Mas, desconsidera o fato de que a média da expectativa de vida desses países é bem superior à brasileira, aproximadamente, 80,6 anos contra 75 anos para o caso brasileiro (expectativa de vida ao nascer, dados de 2014).

Para que o brasileiro tenha condições de usufruir, ao menos, do mesmo tempo de aposentadoria que a média das pessoas que vivem na OCDE, a idade mínima para aposentadoria não poderia exceder 60 anos. Pelos dados estatísticos atuais fornecidos pela própria Organização o brasileiro - caso a Reforma da Previdência seja aprovada -, usufruirá da condição de aposentado por apenas 10 anos, contra quase 16 anos na média das pessoas que vivem em países que compõem a OCDE.