04 abril 2015

MotoCross 2015 de Belém do São Francisco acontece nos dias 16 e 17 de maio


O município de Belém do São Francisco, no sertão de Pernambuco, já está se preparando para receber a 11ª Edição do MotoCross. O evento, que acorre todos os anos, faz parte das comemorações da emancipação política da cidade e vem se tornando roteiro obrigatório de pilotos e amantes da modalidade de toda a região.

Para Fabiano Caribé, um dos organizadores do evento, esta edição deverá ser bastante diferenciada das anteriores. "Este ano, teremos algumas novidades tanto para o público quanto para os pilotos. Além da premiação total no valor de R$7 mil, contaremos com as presenças do locutor Léo Rapaso e do diretor de provas Aurélio Cross, o que irá trazer mais profissionalismo durante as disputas", finalizou Caribé.

O MotoCross 2015 de Belém do São Francisco acontece nos dias 16 e 17 de maio, ao lado do Estádio Municipal Dr. Geraldo Lustosa (Geraldão). As inscrições serão realizadas no local da prova.

Fabiano Caribé

Prefeitura de Jatobá, em parceria com Codevasf, realiza peixamento do reservatório de Moxotó


Robson Leandro, prefeito de Jatobá, cidade no Sertão de Pernambuco, em parceria com a Codevasf, realizou o repovoamento do reservatório de Moxotó, na zona rural do município. Segundo a assessoria da Prefeitura, foi a primeira ação do tipo nos quase 20 anos de emancipação do município.

Nesta primeira etapa, foi feita a soltura de mais de 10 mil alevinos das espécies carpa comum, tambaqui, pacu, tilápia do Nilo, surubim, piau, pacamã e crumatá.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Jatobá

Consumo excessivo de açúcar pode afetar visão, alerta especialista

Chocolates sem açúcar e comer com moderação são as opções para quem não abre mão das guloseimas na época mais doce do ano. 

Com a chegada da Páscoa, os abusos com o chocolate podem gerar vários problemas de saúde, inclusive para os olhos. O conselheiro da Sociedade Brasileira de Oftalmologia e consultor do Instituto Varilux da Visão, Marcus Sáfady, explicou que as consequências do excesso de açúcar no organismo podem ser graves para a visão. Uma glicemia não estável pode levar a alterações dos vasos sanguíneos que provocam, em um estágio mais avançado, doenças oculares sérias, sobretudo para diabéticos.

“Quando o médico percebe pequenas dilatações nas extremidades dos pequenos vasos da retina, assim como presença de micro-hemorragias, confirma o diagnóstico de retinopatia diabética. Por isso, o exame oftalmológico é considerado muito importante no diagnóstico e controle do diabetes. Entre as complicações oculares mais graves da doença, em fases mais avançadas da retinopatia, estão a catarata e o glaucoma.” explicou Sáfady.

A retinopatia diabética é uma complicação do diabetes ocasionada pela deterioração dos vasos sanguíneos que alimentam a retina. Se atingirem a mácula - área responsável pela visão de cores e detalhes - a pessoa poderá notar o aparecimento de manchas, a redução ou embaçamento da visão. Inicialmente, a doença não apresenta sintomas, mas quando os problemas pioram, os vasos sanguíneos podem romper-se e vazar, causando as micro-hemorragias da retina. “Por isso é necessário que diabéticos realizem exames oftalmológicos regulares e mantenham a doença sob controle”, orientou o médico.