domingo, abril 18, 2021

Oficial da reserva da Polícia Militar de Pernambuco é preso por suspeita de envolvimento em crimes em caixas eletrônicos


Um oficial da reserva da Polícia Militar de Pernambuco foi preso em um hotel localizado em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, em uma ação da Polícia Federal (http://PF). O major é investigado por envolvimento em crimes praticados em caixas eletrônicos da Caixa Econômica Federal (CEF).

Além dele, outras pessoas teriam sido detidas na ação. O tipo de crime praticado não foi informado. A Polícia Federal confirmou a captura do major e disse que vai detalhar o caso na segunda-feira (19).

A prisão do major da reserva ocorreu na noite de ontem (17). Segundo a PM, ele "será submetido à Justiça estadual e seguirá os procedimentos previstos pela Lei 11.817/2000, que instituiu o Código dos Militares Estaduais em Pernambuco".

Em 2009, quando era capitão, o oficial chegou a ser preso por suspeita de roubo de 61 armas de quarteis no Sertão de Pernambuco. Outras cinco pessoas também foram detidas na época, sendo dois soldados e um irmão do oficial.

Em 2019, ele foi transferido para a inatividade como major, de acordo com o Boletim-Geral da PM, de 24 de dezembro.

O G1 tentou contato com advogado da Associação de oficiais da PM, mas não obteve retorno, até a última atualização desta reportagem.

Notas

Por nota, a PM afirmou, neste domingo (18), que o oficial da reserva responderá a um procedimento administrativo chamado de Conselho de Justificação.

Isso ocorrerá, de acordo com a PM, "quando for devidamente comprovada conduta inaceitável, respeitando o amplo direito à defesa e ao contraditório".

Caso seja condenado nessa instância, afirmou a PM, será emitido parecer opinativo ao corregedor- geral da SDS sugerindo a pena, que prevê perda da graduação e dos vencimentos militares, com base na Lei Federal 5.836, de 5 de dezembro de 1972.

Além disso, caso seja definida a reclusão na audiência de custódia da Justiça Federal, ele vai aguardar todos os ritos recolhido ao Centro de Reeducação da PM, no Grande Recife.

Sobre a prisão, a Corregedoria-Geral da Secretaria de Defesa Social (SDS) informou, neste domingo, que está "reunindo informações sobre a investigação envolvendo o oficial da reserva preso na noite de sábado (17) pela Polícia Federal".

Ainda de acordo com a SDS, na segunda-feira (18), "deverá ser instaurado um Processo Administrativo Disciplinar para apurar a conduta do policial".

Em nota, a SDS informou que ele já foi investigado em dois processos da corregedoria. Um por simulação de sequestro e outro por subtração de armas dentro da corporação.

A secretaria afirmou que, nos dois casos, "o parecer do Conselho de Justificação foi pela exclusão a bem da disciplina".

A SDS disse também que os dois processos estão no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), "a quem compete julgamento de exclusão de oficiais da PMPE".

Por G1 PE

Petrolândia e mais 132 Municípios pernambucanos recebem ônibus para transporte escolar - Veja a lista das demais cidades que serão contempladas




O Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Educação e Esportes, realiza a entrega de 133 ônibus escolares em parceria com a bancada de Pernambuco na Câmara Federal. A ação faz parte do Programa Caminho da Escola, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), e beneficiará 80 municípios (lista completa no fim da matéria). Na quarta-feira (14) foi finalizado o 1º lote de entregas, contabilizando 29 unidades.

Os veículos foram adquiridos através de emenda parlamentar da Bancada Federal de Pernambuco e com uma contrapartida do Governo do Estado, que representa menos de 1% do valor total do contrato, que é de R$ 28.462.000 (Vinte e oito milhões, quatrocentos e sessenta e dois mil reais). O objetivo é levar transporte escolar para as áreas rurais e urbanas, e dessa forma facilitar o acesso das crianças às escolas.

“Este é um momento muito importante, pois a entrega destes ônibus escolares irá beneficiar milhares de estudantes do nosso Estado em um momento tão desafiador que é a pandemia da Covid-19. Fortalecer o transporte é importante, pois é uma forma de garantir a presença dos estudantes neste momento de retorno às salas de aula. Tenho certeza que esses novos ônibus irão levar e trazer nossos estudantes com segurança e só tenho a agradecer por todo este apoio que Pernambuco está recebendo”, agradeceu Marcelo Barros, secretário de Educação e Esportes de Pernambuco.

Cada ônibus tem capacidade para 45 lugares contando com o do motorista, e é equipado com dispositivo para transposição de fronteira e poltrona móvel (DPM) para embarque e desembarque de estudante com deficiência ou mobilidade reduzida.

O administrador de Fernando de Noronha, Guilherme Rocha, ressaltou que grande parte dos estudantes depende do transporte escolar para assistir aula, tanto na escola Arquipélago quanto na creche Bem-Me-Quer e que o reforço na frota escolar com o novo veículo será de muita importância para a eficiência nos deslocamentos dos estudantes. “Estamos recebendo um ônibus moderno e seguro para circular pelas comunidades levando e trazendo as crianças de casa para a escola e da escola para casa. Uma contribuição importante para a educação na Ilha”, explicou.

Na tarde desta quarta-feira (14), representantes de três municípios receberam os veículos: Chã Grande, Correntes e Altinho. “Nossa frota é composta por 30 ônibus e todo o transporte escolar é executado pelo município, sem terceirização. Esta doação chega em ótima hora, com a iminência do retorno às aulas. São cinco mil alunos que dependem desse transporte e ele vem complementar o serviço que já realizamos”, contou Diogo Alexandre, prefeito de Chã Grande.

“A aquisição de mais um equipamento para a frota escolar é de fundamental importância para Altinho, que hoje conta com 10 ônibus fazendo o transporte dos estudantes. Tanto pela segurança e comodidade, como pela otimização do serviço, receber este veículo nos traz uma tranquilidade saber que nossos estudantes tem um equipamento novo e de qualidade. A palavra hoje é de agradecimento”, falou Orlando José, prefeito de Altinho, no Agreste do Estado.

Hugo César, prefeito de Correntes, comentou que a aquisição vai fortalecer a política educacional. "É um equipamento que, com certeza, vai trazer melhorias para o município", pontuou.

Municípios beneficiados - Afrânio, Agrestina, Água Preta, Águas Belas, Aliança, Altinho, Angelim, Araçoiaba, Arcoverde, Belo Jardim, Bezerros, Bodocó, Bom Conselho, Bonito, Buenos Aires, Cabo De Santo Agostinho, Cachoeirinha, Camaragibe, Cambucá, Camocim De São Félix, Capoeiras, Caruaru, Catende, Chã Grande, Correntes, Cortês, Cumaru, Cupira, Fernando De Noronha, Floresta, Gameleira, Garanhuns, Goiana, Gravatá, Iati, Ibimirim, Igarassu, Iguaraci, Itacuruba, Itaíba, Itapetim, Jaqueira, João Alfredo, Jucati, Jupi, Lagoa De Itaenga, Lagoa Do Ouro, Lagoa Grande, Limoeiro, Macaparana, Manari, Maraial, Nazaré Da Mata, Orobó, Parnamirim, Passira, Paudalho, Petrolândia, Petrolina, Poção, Rio Formoso, Saloá, Sanharó, Santa Cruz Do Capibaribe, São Bento Do Una, São Joaquim Do Monte, São José Da Coroa Grande, São José Do Egito, São Vicente Férrer, Sertânia, Sirinhaém, Tabira, Tacaimbó, Taquaritinga Do Norte, Timbaúba, Toritama, Trindade, Tupanatinga e Vicência.

Fonte: Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco

Pernambuco e Nordeste são o Estado e a região com menor taxa de mortalidade por Covid-19 do Brasil


O Estado de Pernambuco e a Região Nordeste registraram as menores taxas de mortalidade por Covid-19 do Brasil em relatório da Organização Panamericana de Saúde (OPAS), divulgado na última sexta-feira (16.04). Os dados da publicação foram analisados pelo governador Paulo Câmara e pelos integrantes do Gabinete de Enfrentamento ao Coronavírus, na manhã deste domingo (18.04).

De acordo com o documento da OPAS, nos últimos 30 dias Pernambuco registrou uma taxa de mortalidade de 16,5 casos para cada 100 mil habitantes. Menos da metade da média nacional, que foi de 39,2 casos para cada 100 mil habitantes. Já a taxa de mortalidade da Região Nordeste ficou em 25,1 casos por habitante, bem abaixo das regiões Norte (29,1), Sudeste (42,8), Centro-Oeste (56,6) e Sul (55,7).

“Ainda temos um longo caminho pela frente nessa batalha contra a Covid-19. No entanto, um levantamento como esse mostra que só uma combinação de ações como ampliação da rede de saúde com leitos de enfermaria e terapia intensiva, medidas restritivas e vacinação são capazes de reduzir a quantidade de vítimas da doença”, avaliou Paulo Câmara.

O secretário estadual de Saúde, André longo, ressaltou que as medidas restritivas foram retomadas em Pernambuco desde dezembro de 2020, e destacou que, somente do início de março até agora, já foram abertos mais de 600 novos leitos de UTI em todas as regiões do Estado. “Nossa rede de saúde conta, hoje, com 1.611 leitos de terapia intensiva para pacientes com Covid-19, em 17 municípios. Um esforço que só se tornou possível com todas as áreas do governo priorizando a saúde da população”, concluiu Longo.

Dados estão em relatório da Organização Panamericana de Saúde (OPAS), divulgado na última sexta-feira

Petrolândia: MedClinic informa agenda de atendimento da semana (De segunda a sexta - de 19 a 23 de abril); confira e marque sua consulta


A MedClinic - Clínica Especializada informa atendimento para esta próxima semana - de segunda a sexta-feira, de 19 a 23 de abril de 2021; CONFIRA ACIMA!

Agende sua consulta pelos telefones: 87 9.9946-1544 - 87 38511879

A MedClinic está localizada em Petrolândia na Av. Deputado Milvernes Cruz Lima, 292, na Orla de Petrolândia.


Blog de Assis Ramalho
Com informações da MedClinicDivulgação/MedClinic

Auxílio Emergencial 2021: Caixa paga 1ª parcela a nascidos em junho; veja calendários

 Auxílio emergencial 2021

A Caixa Econômica Federal (CEF) paga a primeira parcela do Auxílio Emergencial 2021 a beneficiários nascidos em junho e que não fazem parte do Bolsa Família.

Para os trabalhadores que fazem parte do Bolsa Família, os pagamentos começaram na sexta-feira (16) - veja calendário abaixo.

Os pagamentos da primeira parcela do benefício, para todos os públicos, vão até o final de abril.

A ajuda paga neste domingo será creditada em conta poupança social digital da Caixa, que poderá ser usada inicialmente para pagamento de contas e compras por meio do cartão virtual. Saques e transferências para quem receber o crédito neste domingo serão liberados no dia 7 de maio (veja nos calendários mais abaixo).

VEJA QUEM RECEBE NESTE DOMINGO:

Trabalhadores do Cadastro Único e inscritos via site e app, nascidos em junho, que receberam o benefício em dezembro

Os trabalhadores podem consultar a situação do benefício pelo aplicativo do auxílio emergencial, pelo site auxilio.caixa.gov.br ou pelo https://consultaauxilio.cidadania.gov.br/


Calendários de pagamento

Veja abaixo os calendários de pagamento.

BENEFICIÁRIOS DO BOLSA FAMÍLIA




BENEFICIÁRIOS FORA DO BOLSA FAMÍLIA


G1 Economia

Petrolândia: Domingo é dia de saborear o baião-de-dois no Maria Fumaça, na Orla

 


Neste domingo, 18 de abril de 2021, é dia de saborear o baião-de-dois do Bar e Restaurante Maria Fumaça, quiosque localizado na Orla Fluvial de Petrolândia, com ambiente confortável e deliciosas opções em carnes e peixes.













Blog de Assis Ramalho
Informação: Bar e Restaurante Maria Fumaça

Suspeito de matar delegado da cidade de Brejo da Madre de Deus (PE) é assassinado a tiros dentro de ambulância do Samu, em Caruaru

Ambulância que levava suspeito de matar delegado — Foto: TV Asa Branca/Reprodução
Delegado Anderson Liberato foi baleado enquanto cumpria um mandado de prisão — Foto: TV Asa Branca/Reprodução

O suspeito de matar o delegado Anderson Liberato, de 32 anos, em Jataúba, foi morto a tiros na noite deste sábado (17) dentro de uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em Caruaru, no Agreste de Pernambuco.

De acordo com a Polícia Civil, o suspeito havia sido baleado em Jataúba após atirar contra o delegado. Como ficou ferido, ele foi socorrido ao Hospital Regional do Agreste (HRA), em Caruaru.

À TV Asa Branca, o coordenador do Samu Regional, Pedro Henrique Gonçalves, informou que a ambulância foi abordada na BR-104 por um veículo no qual estavam homens armados. Segundo Pedro Henrique, o suspeito foi morto dentro da ambulância do Samu Jataúba das proximidades de uma área conhecida como Juriti, em Caruaru.

Ainda segundo o coordenador do Samu Regional, a equipe médica está bem e ninguém ficou ferido. A ambulância seguia para o HRA.

Delegado Anderson Liberato foi baleado em frente a este prédio na manhã deste sábado (17) — Foto: Franklin Portugal/TV Asa Branca

O delegado Anderson Liberato, foi morto a tiros na manhã deste sábado (17) no momento em que cumpria dois mandados de prisão contra um casal suspeito de homicídio em Jataúba, no Agreste de Pernambuco. Ele era titular da Delegacia de Polícia Civil de Brejo da Madre de Deus.

A médica Solange Ferreira de Almeida, que é clínica geral, atendeu Anderson na Unidade Mista Ana Argemira Correia, em Jataúba. À reportagem da TV Asa Branca, ela confirmou que o delegado não resistiu aos ferimentos, que foram causados por três disparos de arma de fogo.

Ainda não há informações sobre o velório e o enterro do delegado Anderson. Ele nasceu em 7 de novembro de 1988 e ingressou na corporação em 29 de janeiro de 2018. O delegado estava lotado na Delegacia de Polícia de 107ª Circunscrição - Brejo da Madre de Deus, conforme informou a Polícia Civil.

Por G1 Caruaru


Justiça determina suspensão da greve dos professores da rede pública de Pernambuco


Escola estadual Delmiro Gouveia - Petrolândia - Foto: Assis Ramalho/BlogAR

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), através do desembargador Fábio Eugênio Dantas Oliveira, determinou a suspensão, neste sábado (17), da greve dos professores e profissionais de Educação da rede pública estadual.

O movimento paradista foi decretado na quinta-feira (15), após assembleia da categoria, representada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe).

Na data, a Secretaria de Educação e Esportes lamentou a decisão do sindicato e se disse "aberta ao diálogo".

Para a segunda-feira, está marcado o retorno das aulas presenciais na rede pública estadual, com a volta dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio, Ensino Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental - do 1º ao 5º ano.

O cronograma segue nos dias 26 de abril, com a volta dos estudantes dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 2º ano do Ensino Médio.

Por fim, par 3 de maio está marcada a volta dos alunos dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio.

A reportagem procurou o Sintepe para saber o posicionamento da categoria em relação à suspensão da paralisação, mas ainda não houve retorno.

Na decisão, o desembargador determina que, em caso de descumprimento da decisão judicial, o Sintepe deverá ser multado em R$ 200 mil por dia.

Aos petrolandenses nostáugicos - Há 100 anos, nascia em Jatobá de Tacaratu (atual Petrolândia), o jornal A Semente, fundado por Hildebrando Gomes de Meneses



Em 1921, há exatamente 100 anos, nascia em Jatobá de Tacaratu (atual Petrolândia), o jornal A Semente, um dos primeiros periódicos publicados na Região. Fundado por Hildebrando Gomes de Meneses, a publicação que teve apenas dois anos de duração, tratou de diversos temas de interesse local como a situação política e administrativa da cidade, informações sobre obras e serviços, além de muita literatura e poesia.

Neste ano de 2021, festejamos os 100 anos de nascimento do jornal A Semente, o Instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia, a fim de preservar notícia de uma Petrolândia viva na memória afetiva de seus filhos, compartilha em seu site, edições quase completa do último número do periódico, além de um artigo completo sobre a fundação do jornal e suas curiosidades dentro do contexto histórico-político da época.

E ainda fazendo parte das comemorações, o IGH continua em busca de outras publicações, e por isso pede que aqueles que por ventura tenham em mão outras edições desta peça jornalística, entrem em contato. Contamos com a ajuda dos filhos de Petrolândia para alimentar o ânimo de manter o empenho em preservar e (re)contar a história de nossa querida cidade. 

O contato pode ser através do site www.ighpetrolandia.org e também por nossas redes sociais @ighpetrolandia no Facebook e no Instagram.
Serviço:

https://ighpetrolandia.org/2021/04/06/a-semente-plantada-ha-um-seculo/
www.ighpetrolandia.org

Facebook - @ighpetrolandia

Instagram – ighpetrolanida

Contato: Paula Francinete, presidente do IGH Petrolândia
Telefone – (87) 99908.2900





NOTÍCIA  RELACIONADA
Registros da Paróquia Nossa Senhora da Saúde de Tacaratu (1845-1961)

Igreja de Nossa Senhora da Saúde – Foto Lúcia Xavier/Blog de Assis Ramalho

Criada em 1761 e elevada a título de Santuário em 1999, a Paróquia Santuário de Nossa Senhora da Saúde, localizada no município de Tacaratu há 21 km de Petrolândia , ajuda a contar a história do povo da região através de seus registros de batismos, casamentos e óbitos.

Na coleção de registros históricos de Igrejas Católicas de Pernambuco do site FamilySearch de 1762 a 2002, localizamos uma compilação de registros de batismos (1845-1952), índices de batismos (1900-1958), matrimônios (1845-1952), crismas (1944-1961) e óbitos (1944-1954) da Paróquia Nossa Senhora da Saúde de Tacaratu organizada conforme figura abaixo:



igura extraída de navegação no site FamilySearch

FamilySearch (antiga Sociedade Genealógica de Utah) é uma organização de pesquisa genealógica mantida pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e com sede em Salt Lake City, Utah nos Estados Unidos. É a maior entidade voltada para esse tipo de pesquisa no mundo[1] e que se propõe a ajudar pessoas no mundo inteiro a descobrir a história de suas famílias. Seus serviços são disponibilizados gratuitamente em seu site, aplicativo móvel ou pessoalmente em seus mais de 5 mil centros de história da família locais (em Recife temos o Recife Brazil Family History Center), mas é requerida uma criação de conta no site para se poder acessar os serviços de buscas em seu acervo.

Informações adicionais como autoria, formato, idioma, publicação, dentre outras, podem ser acessadas para cada título de Registro Paroquial do catálogo a partir da aba “Informações” destacada na figura abaixo e após um clique sobre a linha do Item de Registro do Catálogo desejado.
Figura extraída de navegação no site FamilySearch

As imagens são disponibilizadas em altíssima qualidade e o navegador de imagens mostrado na figura acima permite ao usuário aproximar e afastar a imagem (zoom) bem como baixá-las através do botão “Baixar” no canto direito superior da figura acima. Esta facilidade permite que as imagens possam ser apreciadas em nível de detalhe até maior do que em comparação à consulta física dos documentos originais. A título de exemplo, a figura abaixo apresenta as informações sobre o título do catálogo onde está localizada a imagem da figura acima.


Figura extraída de navegação no site FamilySearch

Como se pode visualizar na figura acima, os Registros Paroquiais consultados no referido catálogo têm como autor a “Igreja Católica. Nossa Senhora da Saúde (Tacaratu, Pernambuco); Arquivo da Diocese de Floresta” e sua publicação realizada pela FamilySearch em 2003, em Português e formato Manuscrito em Filme.

A figura abaixo apresenta um recorte aproximado da imagem de uma folha do livro de Batismos do período de 1950-1952 baixada para fins de publicação nesta postagem.

Por : Paula Francinete Rubens de Menezes - Educadora, Escritora e Presidenta do IGH de Petrolândia.
O IGH Petrolândia nasceu com a finalidade primeira de servir de apoio à pesquisa sobre a história do nosso povo e se sente muito feliz em divulgar este material de inestimável valor histórico.

Blog de Assis Ramalho

Confira na íntegra a biografia do Pe. Cristiano Muffler, nomeado primeiro pároco da velha Petrolândia

 


Confira na íntegra a biografia do Pe. Cristiano Muffler, EX-PÁROCO DA VELHA PETROLÂNDIA

Nasci no dia 23 de junho de 1935 em Idashof, leste da Alemanha. Sou filho do agricultor VICTOR MUFFLER e da professora HILTRUD MUFFLER

Com 10 anos de idade, em 1945, no fim da 2a guerra mundial, tivemos que fugir do front da da guerra que estava se aproximando. Isto se deu em pleno inverno rigoroso, com vários graus abaixo de zero. Perdemos nosso pai que foi levado pelo exército russo para os campos de concentração da Sibéria. Anos depois recebemos a notícia do seu falecimento.

Minha mãe teve que voltar a pé para o lugar de origem apenas com uma mochila nas costas e 4 filhos pequenos, eu e minhas 3 irmãs mais novas. Nossa casa ficava no sítio e ninguém podia morar lá por causa da violência. Durante meses passamos muita necessidade, fome e frio. Depois recebemos a notícia de que essa parte da Alemanha seria anexada à Polônia e quem não adotasse a nacionalidade polonesa tinha que sair. Saíram todos em trens superlotados, pois era até proibido falar alemão.

Conseguimos chegar até a divisa com a Alemanha ocidental e, numa noite bem escura, conseguimos atravessar a fronteira que ainda não estava vigiada com choques elétricos e armas automáticas.
Na Alemanha Ocidental consegui, por uma graça de Deus muito especial, estudar no colégio interno dos padres beneditinos de Metten/Danúbio. Estes anos contribuíram para me fazer sentir um forte chamado para me consagrar como padre e missionário ao serviço do Reino. Estudei filosofia no seminário de Königstein, perto de Frankfurt, seminário criado para os filhos de famílias exiladas da sua terra natal como eu. Quase todos os seminaristas tinham perdido o pai na guerra como eu. Estudei teologia na Universidade de Munique e no seminário de Málaga / Espanha. Fui ordenado padre, no ano de 1962, pelo bispo dos exilados pela guerra, bispo da Diocese de Hildesheim, diocese no Norte da Alemanha, o qual ,em 1963, me liberou para o Brasil, atendendo ao pedido de um bispo alemão, Dom Anselmo de Tubarão /Santa Catarina que, por sinal, tinha sido anteriormente bispo de Campina Grande. Cheguei a Tubarão no mês de janeiro de 1964.

Dom Anselmo, conhecedor da carência de padres no Nordeste, me incentivou para pedir ao meu bispo a transferência para aquelas terras. Minha vontade era chegar logo na Paraíba, em João Pessoa ou Campina Grande, pois Guarabira não existia ainda como diocese. Mas fui enviado para a diocese de Floresta / PE, onde tinha um bispo alemão que fez amizade com meu bispo durante o Concílio Vaticano II.

Em janeiro de 1968 troquei meu fusquinha num carro chamado "rural", mais apropriado para estradas de chão, e fomos rumando, o catarinense Nicodemos Duarte, leigo corajoso e dedicado à Igreja, experiente evangelizador e catequista, e eu, padre jovem e inexperiente, via Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Paulo Afonso até a cidade de Floresta, no alto sertão pernambucano, terra de lampião, sede de uma diocese pequena com apenas 8 padres. Fui nomeado primeiro pároco da velha Petrolândia, cidade pequena na beira do Rio São Francisco. Esta cidade ficou depois totalmente submersa pelas águas da grande barragem da Itaparica.

Mas, neste tempo, a partir do ano de 1974, eu já estava na Paraíba por convite de Dom José Maria Pires, tomando conta da paróquia de Pirpirituba com Sertãozinho e Belém e, na medida que a saúde do Pe. Epitácio de Serra da Raiz diminuía, foi chegando Jacaraú, Lagoa de Dentro, Caiçara, algumas comunidades de Tacima, Lagoa de Dentro, Duas Estradas e finalmente Serra da Raiz, uma região onde hoje tem exatamente dez municípios, quase todos com um padre.
Mas, como diz o ditado, "Deus dá o frio conforme o cobertor": Chegou Dom Marcelo Carvalheira, bispo da região episcopal de Guarabira. Com ele e com seu lema "Evangelizar" surgiu um novo tempo nesta região, muita alegria, muito ardor missionário. Em Guarabira chegaram os padres Pe. Celestino e Pe. Luis. Chegou em Belém João Batista Sales- hoje monge em Alagoas- com uma pequena equipe de missionárias, entre as quais sua irmã, a Ir. Socorro que atua hoje no Bom Samaritano em Pirpirituba. Moravam em Jacaraú e depois em Duas Estradas as irmãs Clarissas Franciscanas de Belo Horizonte, trazidas por Dom José Maria Pires e Dom Marcelo.

Mas, o que mais ajudou e nos enchia de alegria e satisfação, era a dedicação dos nossos leigos: catequistas, animadores, dirigentes das celebrações, membros dos conselhos de pastoral e administração das paróquias e comunidades.

Em 1984 Dom Marcelo me transferiu para Mari, incluindo as cidades de Mulungu, Alagoinha e Cuitegí. Quando Pe. Adelino, perseguido pelo esquadrão da morte, teve que fugir às pressas para Roma, fiquei com as duas paróquias de Guarabira, Santo Antônio e Catedral, incluindo Pilõezinhos.

Finalmente, em 1991, cheguei à paróquia de Bananeiras, incluindo Dona Inês. Eu tinha um laço afetivo com Bananeiras que talvez pouca gente conheça: Durante a missão de Frei Damião em Solânea, em 1976, minha mãe, que por feliz coincidência estava me visitando, foi hospedada pelo então pároco Pe. José Floren, na casa paroquial de Bananeiras. O Pe. José era pároco das três cidades Solânea, Bananeiras e Dona Inês e na casa paroquial de Bananeiras não morava ninguém. Minha mãe gostou muito da casa e ficou feliz quando soube depois que eu estava sendo nomeado para ser pároco de Bananeiras.

Posso dizer que em Bananeiras colhi o que outros plantaram: Pe. José Floren, Pe. João da Cruz (ainda hoje tem pés de café daquelas mudas que Pe. João da Cruz distribuiu), Pe. Silvano, Pe. Celestino. Quero dividir esta homenagem com eles que evangelizaram o povo antes de mim e com Dom Marcelo que me deu posse e sempre me encorajou e apoiou.

Uma grande homenagem da minha parte merecem aqueles e aquelas que foram meus colaboradores diretos:
O grande mestre de obras em todas as construções, Sr. Dioclécio,
A equipe de evangelização que fazia os encontros com as CEBs em todos os setores.
A pastoral da Criança que recuperou inúmeras crianças desnutridas e apáticas.
As coordenações e equipes de liturgia, catequese e outras pastorais, na cidade e nos sítios.
O grupo “Sal da Terra”, bom e competente ao ponto de eu ter tido a coragem de levá-lo à Alemanha duas vezes, o que foi realmente um sucesso.
O Projeto PRÓ- MULHER que, na época - 1994 a 2000 - contemplou cerca de 300 mulheres (Coordenado por Gilvanisa Maia). O trabalho social com as mulheres dos sítios que fez com que as mulheres criassem muito mais auto-estima e consciência da sua dignidade.

Minha equipe bem eficiente e de muita confiança da Casa Paroquial que distribuía as multimisturas, os óculos e as roupas usadas que vinham nos containers e que, naquele tempo, serviam tanto às pessoas mais carentes. 
Os jovens voluntários da Alemanha que iniciaram e coordenaram o trabalho com cisternas e cacimbões.
O Projeto- Associação "Diálogo Nordestino", coordenado por Afrânio e Ivanilson.

A Associação de Promoção de Desenvolvimento Sustentável – APRODES, Responsável Paulo Rech, apoiado por nossos amigos, os professores da Universidade, que deram cursos de apicultura e criação de pequenos animais. Quem imaginaria naquele tempo que hoje chegariam toneladas de mel de mais de 10 municípios para ser processadas e distribuídas nas escolas e nas creches. A Associação de Pequenos Criadores de Cabras – Comunidades: Jaracatiá : , Baixa do Mel, Santa Vitória, Boa Vitória, Porteiras e outras); 
A Associação de Tecelões e Artesãos da Região do Taboleiro (1ª Fábrica de Redes); Os homens que faziam parte dos mutirões de construção das capelas e reconstrução das casas. A banda Antares que hoje já tem um nome respeitado no campo da boa música.

As irmãs do Carmelo que acompanharam tudo isso com suas orações e, com seus aconselhamentos e assim semearam a paz em nossas famílias.

E não por último: meus amigos na Alemanha que confiaram na capacidade e honestidade de todos nós e financiaram o início de tudo isso, entre os quais se destacam aqueles que tornaram possível a aquisição da Rádio Integração do Brejo AM, emissora pertencente à Diocese de Guarabira, e a reconstrução da casa das Irmãs do Carmelo.

Todos estes amigos e colaboradores merecem nossa gratidão, ainda mais relembrando as circunstancias daquele tempo difícil, com graves conflitos de terra que, não raras vezes, nos renderam acusações injustas. Deus seja louvado pela boa semente que brotou e deu fruto. Tudo foi obra de Deus, nós apenas fomos “servos inúteis, fizemos apenas o que nos foi mandado” como diz Jesus no Evangelho.

Agradeço ao Sr. Ramom Moreira, presidente da CÂMARA DE VEREADORES DE BANANEIRAS e aos demais vereadores que por unanimidade aprovaram a concessão do título de cidadão bananeirense que se configura como uma declaração oficial de que realmente posso ser considerado como um verdadeiro conterrâneo desse querido município, título que recebo com alegria e gratidão, inclusive por dar-me a oportunidade de me encontrar com tantos amigos(as) e irmãos(ãs) que, durante o período de 1991 a 1996, estiveram juntos na missão e já me adotaram como um irmão. É assim que me sinto – um irmão mais velho de todos e todas. Por isso compartilho com os presentes, esse momento.

Padre Cristiano Muffler

Blog de Assis Ramalho
Via Petrolândia Ontem Hoje e Sempre


NOTÍCIA RELACIONADA
Padre Cristiano Muffler, ex-pároco de Petrolândia, morre aos 80 anos, na PB



O bispo da Diocese de Guarabira, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, anunciou no início da tarde desta segunda-feira (02/05/2016) o falecimento do padre Cristiano Muffler, cooperado do Santuário do Padre Ibiapina, aos 80 anos.

Cristiano Muffler, alemão, radicado no Brasil, o sacerdote foi vigário de diversas cidades do brejo paraibano e se destacou pelas muitas obras que fez, a exemplo de novas igrejas, reformas e construção de centros pastorais. Sua forte influência em sua terra natal, a Alemanha, possibilitou a arrecadação de muitos recursos financeiros, investidos nas pastorais da Igreja Católica.

O padre foi internado em março, vítima de um AVC (Acidente Vascular Cerebral) e posteriormente, após exames, foi diagnosticado simultaneamente com dengue e chikungunya.

Cristiano Mufller chegou muito jovem ao Brasil, primeiro no Sul e depois no Nordeste. É considerado um dos fundadores da Diocese de Guarabira, juntamente com Dom Marcelo Pinto Carvalheira.

Sua ação pastoral se fez sentir em diversas áreas, notadamente no apoio às Comunidades Eclesiais de Base, pastorais e movimentos.

Foi vigário de Guarabira, Mari, Pirpirituba, Pilões, Bananeiras e Araruna. Depois foi morar no Norte, na região amazônica, e desde dezembro residia em Santa Fé de Arara.

Velório

Dom Lucena informou ao Nordeste1 que após as formalidades legais e liberação do corpo, à noite o padre Cristiano será velado na Catedral de Nossa Senhora da Luz. Nessa terça, no final da manhã, será transladado para o Santuário do Padre Ibiapina, em Santa Fé, em Arara.

Às 15:00h será celebrada a Missa de corpo presente e em seguida ocorrerá a cerimônia fúnebre, no cemitério do próprio santuário, onde está sepultado o próprio Ibiapina e o teólogo belga José Comblin.

O bispo de Guarabira lamentou a morte do padre Cristiano. “Perdemos um grande missionário. Um homem de muita fé. A Igreja de Guarabira deve muito ao mesmo. Era um grande missionário e liturgista, tendo contribuído bastante para a formação dos agentes de Pastoral.”

O prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano, emitiu nota oficial na qual lamenta a perda e anunciou que decretará luto oficial de três dias, considerando que o padre Cristiano foi pároco da Catedral de Nossa Senhora da Luz.

Blog de Assis Ramalho
Por Joab Freire/Nordeste 1