18 fevereiro 2025

"Passos que dançam": Junina Brilho Matuto de Petrolândia leva oficinas saberes da quadrilha junina às cidades do Sertão de Itaparica

Junina Brilho Matuto na oficina em Belém do São Francisco (Fotos: Divulgação)

A Junina Brilho Matuto, sediada em Petrolândia, está percorrendo os municípios do Sertão de Itaparica com o projeto "Passos Que Dançam: Oficinas Saberes da Quadrilha Junina", contemplado no Edital Geral para concessão de Bolsas Artísticas e Brincadeiras Culturais, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), através do Governo de Pernambuco. O projeto foi apresentado pelo produtor cultural Edinilson Barbosa, integrante da Brilho Matuto. 

Já foram visitados Belém do São Francisco e Itacubura. Os demais municípios (Petrolândia, Tacaratu, Floresta, Jatobá e Carnaubeira da Penha) vão receber as oficinas, um por mês, até dezembro deste ano. As atividades acontecem nos finais de semana, no sábado com oficinas práticas e no domingo com culminância e apresentação cultural. 

O projeto "Passos Que Dançam: Oficinas Saberes da Quadrilha Junina" tem como objetivo principal resgatar e fortalecer as tradições de dançar quadrilha junina, proporcionando aos participantes a oportunidade de aprender, vivenciar a dança, conhecer figurinos e ver a apresentação cultural de quadrilha de junina. Além disso, busca promover a integração social entre os moradores das cidades envolvidas, incentivando a troca de experiências e a transmissão de saberes da quadrilha junina e para o fortalecimento dos laços comunitários. 


As oficinas contam com Edinilson Barbosa, Erivania Ariele, Pedro Jeferson, Guilherme Silva e Thatyane Sobreira, todos integrantes da Junina Brilho Matuto.

A Junina Brilho Matuto surgiu em 2013, através de ações do grupo de jovens da Paróquia de Petrolândia. Os integrantes promoveram esforços para arrecadar recursos com vendas de lanches, rifas, apoio do comércio municipal e patrocinadores locais. A partir de 2019, a Junina Brilho Matuto se tornou uma quadrilha estilizada, com figurinos mais elaborados, e desde então tem participado de concursos em vários municípios da região, como Delmiro Gouveia e Inhapi, em Alagoas, e Serra Talhada, em Pernambuco. 

Segundo Edinilson Barbosa, além da quadrilha junina, a Brilho Matuto trabalha outras danças da cultural popular no município, como caboclinhos, frevo, maracatu, pastoril, e a motivação do grupo é  conseguir realizar e reacender essas manifestações culturais. 

"A gente trabalha com jovens do município (de Petrolândia), a partir de 14 anos. Não somos um grupo que tem apoio do poder público, ou seja, a Junina Brilho Matuto não pertence ao governo (municipal). A gente trabalha na intenção de manter vivo o movimento junino e com essas leis de incentivos (editais da cultura) é como a gente está conseguindo manter o grupo bem ativo e levar ele a outras dimensões (de atuação)", afirma o produtor cultural. 

O Edital Geral para concessão de Bolsas Artísticas e Brincadeiras Culturais, lançado em 2024, tem o objetivo de salvaguardar as brincadeiras populares nos territórios pernambucanos, possibilitando aos grupos e coletivos das culturas populares a realização de atividades continuadas, por um período de 12 (doze) meses, com ações de transmissão de saberes e fazeres que tenham como ponto principal a valorização dos trabalhos de Mestres e Mestras, como oficinas, cursos, workshops e demais ações formativas direcionadas aos diversos públicos, em especial, crianças, jovens e adolescentes, atendendo aos segmentos das Culturas Populares, fomentando o surgimento de uma nova geração de mestres e mestras em seus locais de origem e de vivência.

O projeto "Passos Que Dançam: Oficinas Saberes da Quadrilha Junina" tem realização da Secretaria de Cultura de Pernambuco, através da Política Nacional Aldir Blanc - PNAB (Pernambuco) e do Edital Geral para concessão de Bolsas Artísticas e Brincadeiras Culturais. Acompanhe o projeto no Instagram @junina.brilhomatuto

Oficina em Itacuruba

Blog de Assis Ramalho
Com informações de Edinilson Barbosa/Junina Brilho Matuto/Passos que Dançam"

Petrolândia: Prefeito Fabiano Marques anuncia início da reforma para instalação da Agência da Caixa, atualmente funcionando provisoriamente na sede da Prefeitura


O prefeito de Petrolândia, Fabiano Marques (Republicanos), anunciou nesta segunda-feira (17) que as obras de reforma do prédio alugado para a instalação da Agência da Caixa Econômica Federal tiveram início nesta manhã. A notícia foi comemorada pelo gestor, que destacou a importância da nova estrutura para melhorar o atendimento à população.

Atualmente, a agência funciona provisoriamente na sede da Prefeitura Municipal, garantindo a continuidade dos serviços bancários no município. Com a reforma em andamento, a expectativa é que, em breve, os clientes possam contar com um espaço adequado e definitivo para o atendimento.

“Será uma grande conquista, com mais espaço, conforto para suprir as necessidades, principalmente daqueles que precisam receber seus benefícios sociais, além de moradores de Inajá, Jatobá, Tacaratu, Floresta, toda essa região vizinha. É um sonho de 30 anos que já funciona na prefeitura e agora vai ter sua agência definitiva”, afirma Fabiano.

O prédio que irá funcionar a agência está localizado na Avenida Manoel Borba e faz esquina com a Igreja Assembleia de Deus, no centro de Petrolândia-PE.

Ressalta-se que, em abril de 2024, o prefeito Fabiano Marques anunciou em solenidade na Câmara de Vereadores, ao lado do então superintendente da Caixa Econômica Federal da rede de Petrolina, Francisco Estrela, a vinda da agência da Caixa para Petrolândia. Semanas depois, em 6 de maio do mesmo ano (foto), Fabiano inaugurava a agência da Caixa, funcionando provisoriamente nas instalações da sede da Prefeitura de Petrolândia.

Folha das Cidades

2ª edição do Domingo na Orla da Prefeitura de Petrolândia exalta arte, gastronomia e literatura; lançamento do livro "Velho Chico", de José Figueiredo, foi uma das atrações da noite

 







Neste domingo, 16 de fevereiro, a cidade de Petrolândia foi palco da 2ª edição"Domingo na Orla", um evento especial da prefeitura que tem como objetivo movimentar a cidade com atrações para toda a família. proporcionando momento de lazer e cultura às margens do Rio São Francisco, na Orla da cidade.

A iniciativa, que faz parte de um grande projeto de revitalização e incentivo ao turismo e ao bem-estar da população, exaltar a arte, a gastronomia e a literatura local: a FEIRARPE.

Os visitantes podem desfrutar de uma programação diversificada, que inclui apresentações culturais, brinquedos para as crianças e barracas com o melhor da gastronomia regional. A FEIRARPE busca valorizar os talentos locais e proporcionar um espaço de celebração da identidade pernambucana.

Um dos momentos mais aguardados do evento do domingo (16/02/2025) foi o lançamento do livro "Velho Chico", de José Figueiredo. A obra presta uma homenagem ao Rio São Francisco, sua importância histórica e cultural para a região. Foi uma oportunidade única para os amantes da literatura se conectarem com as raízes da terra e conhecerem mais sobre esse ícone natural.

A realização da FeirarPE é fruto do empenho das secretarias de Cultura e de Turismo de Petrolândia, que buscam fortalecer o setor cultural e fomentar o desenvolvimento local. Com uma programação que une tradição e modernidade, a cidade se prepara para um evento que promete encantar moradores e visitantes. 

VEJA ABAIXO FOTOS  DA 2ª EDIÇÃO DO DOMINGO NA ORLA













Blog de Assis Ramalho
Fotos: Secretarias de Cultura e de Turismo de Petrolândia


Prefeito de Petrolândia retira candidatura à presidência da Amupe, apoia Marcelo Gouveia e pode assumir o Conselho Deliberativo da Região de Itaparica

 

Os candidatos à presidência têm até esta segunda-feira (17) para inscrever e regularizar suas chapas para as eleições da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). O registro pode ser feito das 8h às 17h, com 38 nomes, incluindo prefeitos e ex-gestores.

Até o momento, apenas Marcelo Gouveia (Podemos), atual presidente e ex-prefeito de Paudalho, confirmou sua candidatura à reeleição com chapa completa. Gouveia contará com o apoio do prefeito de Aliança, Pedro Freitas (PP), e a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT), que eram pré-candidatos à presidência, mas decidiram compor a chapa de Marcelo Gouveia.

O prefeito de Petrolândia, Fabiano Marques (Republicanos), que está ligado ao grupo do ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, também apoiará Marcelo Gouveia e retirou sua candidatura.

De acordo com informações apuradas pela reportagem do R1 Notícias, na chapa de Gouveia, Fabiano deve assumir o cargo de Conselheiro Deliberativo da Região de Desenvolvimento de Itaparica, que é responsável por toda a Região do Lago de Itaparica.

A escolha da nova diretoria está marcada para 27 de fevereiro e poderá ocorrer presencialmente, na sede da Amupe, ou de forma online.

Blog de Assis Ramalho, com informação do R1