08 abril 2015

Paulo Afonso: Dr. Romero Barbosa, cardiologista, toma posse como professor da Univasf

Posse aconteceu em reunião para debater a implantação do Campus Paulo Afonso da Univasf
Dr. Romero (camisa clara) é cardiologista

O Reitor da Univasf  (Universidade Federal do Vale do São Francisco), Julianeli Tolentino Lima, esteve na cidade baiana de Paulo Afonso, na segunda e terça-feira desta semana, dias 06 e 07, para discutir com a comunidade acadêmica e a administração regional da CHESF estratégias para superar os desafios para implantação do Campus da Univasf naquela cidade, com oferta do curso de Medicina. 

Na oportunidade o Reitor da Univasf deu posse ao Dr. Romero Henrique Barbosa, cardiologista, novo professor da instituição. 

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações e fotos do PA Notícias

Petrolândia: Plena poderá suspender os trabalhos de operação e manutenção dos Perímetros Irrigados por falta de repasse de verbas por parte da Codevasf


Prezado Assis Ramalho,

Em nome de todos os funcionários da Plena Consultoria e Projetos, empresa que operacionaliza e realiza as devidas manutenções dos Perímetros Irrigados: Apolônio Sales, Barreiras 1 e 2, Icó Mandantes e Manga de Baixo, venho informar que estão sem receber seus salários do mês de março de 2015 (com prazo de pagamento de 08/04/2015) em função da falta de repasse de verbas por parte da Codevasf para a Plena Consultoria e Projetos, referente às faturas de novembro/2014, dezembro/2014, janeiro/2015 e fevereiro/2015.

Em virtude deste fato, a Plena Consultoria e Projetos, comunicou oficialmente à Codevasf, no ultimo dia 01/04/2015 e à todos os seus colaboradores no ultimo dia 02/04/2015 que somente irá realizar o pagamento dos salários de março de 2015, se a Codevasf efetuar a quitação de seus débitos para com a empresa até o dia 15/04/2015. Fato este não ocorrendo, a Plena Consultoria e Projetos irá suspender os trabalhos de operação e manutenção dos Perímetros Irrigados acima citados.

Em decorrência da possível suspensão do contrato, a economia das cidades destes Perímetros Irrigados será afetada. Pois com a suspensão do contrato, não haverá bombeamento de água para os reassentados beneficiados.

Funcionários da Plena Consultoria e Projetos - Contrato CGI

Petrolândia: Loja San Francisco apresenta coleção outono inverno com coquetel na sexta-feira (10)


Loja San Francisco, organização da empresária Maria Ângela Almeida Teles, convida você para se fazer presente no coquetel de lançamentos da coleção outono inverno 2015, com as grifes Dudalina, Farm, Dumond, Forum e Lacost.

O evento acontecerá nesta sexta-feira (10) na Loja San Francisco, situada na Rua Clodoaldo Bezerra, no centro de Petrolândia, a partir das 18h30.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações/imagem: Maria Ângela Almeida Teles

Custo da energia elétrica aumenta 60% em 12 meses


O custo da energia elétrica acumula inflação de 60,42% no período de 12 meses, segundo dados de março do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgados hoje (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ao mesmo tempo, a inflação oficial, medida pelo IPCA, ficou em 8,13%.

Em março deste ano, a energia elétrica ficou, em média, 22,08% mais cara no país, respondendo por mais da metade da inflação oficial no mês, que ficou em 1,32%. “Esse aumento leva em conta os reajustes extraordinários concedidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica [Aneel] às concessionárias. Também inclui a bandeira tarifária que, neste mês, ficou vermelha”, disse a coordenadora de Índice de Preços do IBGE, Eulina Nunes dos Santos.

A bandeira tarifária é um custo extra que o consumidor precisa pagar quando as usinas termelétricas são acionadas para produzir energia. A energia produzida por essas usinas é mais cara do que a produzida pelas usinas hidrelétricas. Como as térmicas estão sendo usadas com frequência, a bandeira tarifária está vermelha: a mais cara.

Festa da Divina Misericórdia na igreja matriz de Petrolândia acontece neste final de semana


Ministro de Minas e Energia descarta racionamento de energia

Eduardo Braga voltou a dizer que metas e qualidade e compromissos de investimentos serão exigidos das empresas de distribuição de energia

O ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, disse nesta quarta-feira (8) que a possibilidade de racionamento de eletricidade no País é cada vez menor, a despeito de janeiro e fevereiro terem sido ruins em termos de chuva. Ele destacou que a queda no consumo de energia nos últimos meses no País tem ajudado a manter o equilíbrio estrutural do sistema elétrico. "A cada dia nos afastamos seguramente de qualquer possibilidade de racionamento", afirmou, em audiência pública na Comissão de Infraestrutura do Senado.

Em resposta aos parlamentares, Braga voltou a dizer que metas e qualidade e compromissos de investimentos serão exigidos das empresas de distribuição de energia para a renovação das concessões do setor que começam a vencer a partir de junho deste ano. "O realismo tarifário que estamos implantando precisa ser acompanhado pela melhoria da qualidade dos serviços. Qualidade e investimentos serão fundamentos para renovação de concessões de distribuição", afirmou.

Petrolândia: Profª Renata Lima abre novas turmas de hidroginástica e natação

Natação para crianças a partir de 8 meses (Reprodução Facebook Renata Lima)

A profª de Educação Física Renata Lima informa que estão abertas as matrículas para turmas de hidroginástica nos seguintes horários/dias:

Manhã
Hidroginástica: segundas e sextas, às 6h00
Natação: segundas e sextas, às 7h00 e às 8h00

Tarde
Segundas e sextas
Natação:
Turma nível iniciante: às 16h00
Turma alunos pequenos: às 17h00
Turma nível avançado: às 18h00

Noite
Hidroginástica
Segunda e quinta, às 19h00 e às 20h00
Terça e sexta , às 19h00 e às 20h00

Aulas de natação para crianças a partir de 8 meses de idade. Garanta sua vaga, faça já a sua matrícula com a Profª Renata Lima. Contato (87) 9989-0065.

As aulas acontecem na Av. Auspício Valgueiro Barros, 211 - Quadra 07, próximo à Escola Delmiro Gouveia.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações/foto: Renata Lima/Facebook

Cuiabá sedia Fórum de Políticas Públicas para Esporte e Lazer de Povos Indígenas


Cuiabá recebe até sábado (11) o 1º Fórum de Políticas Públicas para Esporte e Lazer dos Povos Indígenas. Durante toda a semana, índios de todo o país discutem programas e ações que valorizem o esporte e que integrem os povos tradicionais nas modalidades de alto rendimento.

Nessa terça-feira (7), uma manifestação marcou a chegada dos cerca de 300 indígenas que participam do evento. Eles fizeram uma passeata no entorno da Universidade Federal de Mato Grosso contra a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 215, que transfere para o Congresso Nacional a prerrogativa de demarcar terras indígenas, função que é exercida pelo Poder Executivo.

Para a indígena Maria Eva Canoé, de Rondônia, não há como separar as discussões de esporte das outras demandas indígenas, como saúde, educação e território demarcado. O fórum vai servir para que haja uma política específica de esporte para essa população. “A finalidade do encontro é fazer com que nós, povos indígenas, possamos contribuir para uma política específica e diferenciada que atenda à demanda das populações indígenas nessa área de esporte e lazer, para a valorização da nossa cultura, das nossas brincadeiras, e que esse programa de governo seja adequado à realidade dos povos indígenas do Brasil.”

Filme do projeto Cinema no Interior produzido em Afogados da Ingazeira será exibido na França


Uma parceria firmada entre a Monserrat Filmes e a Prefeitura de Afogados da Ingazeira promoveu no município diversas oficinas de capacitação em fotografia, formação de atores, fotografia, elaboração de roteiro e produção de cinema. As oficinas foram realizadas em março e abril, dentro das atividades do Projeto “Cinema no Interior”, que conta com recursos da Fundarpe.

O “Cinema no Interior” já atua nos outros oito Estados do Nordeste e em alguns países do continente Africano. A etapa final do projeto foi concluída este final de semana, com a participação de 35 moradores de Afogados, participantes das oficinas. Eles mesmos produziram, roteirizaram, filmaram e atuaram no curta-metragem intitulado “A moça e a dançarina”, com vinte minutos de duração.

As filmagens foram realizadas nas comunidades rurais da Pintada e Poço do Moleque, e na barragem de Brotas. O filme encontra-se em fase de edição pelo coordenador do Projeto, Marcos Carvalho. A primeira exibição, a estreia, será no próximo dia 19 de Abril, às 18 horas, no Cine São José.

Petrolândia: Câmara de Vereadores realiza Sessão Extraordinária nesta quarta-feira (08)

Câmara Municipal de Petrolândia (Foto: Assis Ramalho)

A Câmara Municipal de Petrolândia convida a comunidade para prestigiar a Sessão Extraordinária da Casa Aureliano de Menezes, a ser realizada nesta quarta-feira (08), com início às 19h00.

O presidente da Casa, Fabiano Jaques Marques, agradece a presença de todos.

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Petrolândia

Fernando Bezerra Coelho defende agrovilas do Vale do São Francisco


Em reunião com o presidente do Ibama, Volney Zanardi Júnior, o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) fez um apelo para que o órgão se sensibilize com a situação das mais de 100 mil famílias pernambucanas e baianas que vivem nas agrovilas e regiões próximas à Barragem de Sobradinho. O senador pediu que o Ibama avance nos estudos de impacto ambiental para a redução da vazão de água despachada da usina de Sobradinho para a de Paulo Afonso. A demanda pelas obras emergenciais já foi formalizada pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) e pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). “É necessário que o governo autorize o início destas obras, o mais rapidamente possível, para evitarmos a ‘assombração’ de uma eventual crise hídrica que venha afetar a produção de frutas no Vale do São Francisco”, alertou o senador, que preside a Comissão Mista de Mudanças Climáticas (CMMC).

Fernando Bezerra ressaltou ao presidente do Ibama que, segundo estimativas do próprio governo, se a referida vazão de água não for rapidamente diminuída de 1 mil para 900 metros cúbicos por segundo, haverá sérios riscos de a captação regular de água para os projetos Nilo Coelho e Maria Teresa ser interrompida a partir de outubro. Para Volney Zanardi e o diretor-substituto de Licenciamento do Ibama, Thomaz Toledo, o senador também destacou o potencial da região. A área é o maior polo de agricultura irrigada do Nordeste e representa cerca de 30 mil hectares em produção de frutas, sendo responsável por mais de 90% das exportações brasileiras de uva e manga e pela geração de mais de 240 mil empregos. “A região de Petrolina e Juazeiro gera mais empregos que a Indústria Metal Mecânica do ABC Paulista”, ilustrou Fernando Bezerra.

Cézar é o grande vencedor do 'Big Brother Brasil 15' e o novo milionário do Brasil


De menino de interior, Cézar acaba de virar o mais novo milionário do Brasil nesta terça-feira, 07. O paranaense é o grande vencedor do "Big Brother Brasil 15" e leva para casa o prêmio de R$ 1,5 milhão, livre de impostos.

O caubói teve 65% dos votos, enquanto Amanda ficou em segundo lugar, levando para casa o prêmio de R$ 150 mil. Muito emocionado, Cézar falou da emoção de vencer o reality e contou que antes de entrar no programa recebia salário de R$ 740:

- A gratidão é o maior sentimento que eu tenho. Agradeço profundamente esta oportunidade e agradeço a massa brasileira. Ganhava R$ 740. É tudo para minha família. Brasil, vocês estão vendo minha família? Esse prêmio é para eles - disse o caubói antes de correr e abraçar o pai, a mãe e os irmãos.

Cézar tentou por 11 vezes entrar no "Big Brother Brasil" e fez bonito ao participar do programa. O paranaense mostrou uma estratégia diferente e em nenhum momento fez parte de grupos ou combinou votos com outros participantes. Por muitas vezes, os brothers duvidaram do caubói e acharam que o jeito dele falar, utilizando palavras diferentes, seria um tipo de encenação.