01 março 2017

Petrolândia: Programação do Carnaval 2017 é encerrada com grande festa na prainha da Orla Fluvial


Fotos: Assis Ramalho e Lúcia Xavier













Quem pensou que não ia ter Carnaval em Petrolândia porque o novo prefeito é pastor evangélico, ficou de queixo caído com a dimensão que a manifestação popular tomou este ano. A festa mal terminou e já deixou saudades nos foliões. No início da tarde dessa terça-feira (28), os acordes da Orquestra de Frevo Adolfo Alexandre de Melo anunciaram o último dia da programação carnavalesca. As bandas Black City e Nosso Beat seguiram na animação do evento, em palco montado na prainha da Orla Fluvial, com a presença de grande público.

Em 2017, com baixo investimento e em parceria com o comércio local, a Prefeitura de Petrolândia, com gestores recém-empossados e Secretaria de Esportes, Lazer e Cultura extinta, promoveu o resgate do Carnaval de rua, com incentivo à organização dos blocos e participação maciça dos foliões petrolandenses. Durante os cinco dias de festa, carros e paredões de som garantiram a folia ininterrupta nos polos, ruas e avenidas, com grandes arrastões.

Ambulantes e comerciantes do ramo de bebidas e alimentação, principalmente os estabelecidos na Orla, foram beneficiados com o grande fluxo de clientes, recursos gastos pelos foliões em sua própria cidade. Na prainha, a única reclamação ouvida foi sobre a quantidade de sanitários para os homens, considerada insuficiente para o grande público.

Elogiado por muitos como o melhor Carnaval dos últimos tempos, o evento foi organizado praticamente em tempo recorde pela nova administração do Município, por meio do Departamento de Cultura, após reuniões com representantes dos blocos mais tradicionais da cidade. Apesar de evangélico e de não usufruir da festa, o prefeito Ricardo Rodolfo participou pessoalmente de encontros para a organização do evento.

O sucesso do Carnaval foi tanto que já começaram os pedidos ao prefeito Ricardo Rodolfo pelo retorno da Petrofest, antiga micareta do município.

Parabéns a todos os envolvidos na realização dessa grande festa popular, dos foliões anônimos aos organizadores de blocos e, evidentemente, à Prefeitura de Petrolândia, aos comerciantes que apoiaram a ideia e ao maestro Deison Bezerra, diretor municipal de Cultura, por fazer do evento um meio de expressão da coletividade.

Ver todas as fotos>Último dia de Carnaval na prainha da Orla Fluvial

O Carnaval 2017 de Petrolândia foi uma realização da Prefeitura Municipal de Petrolândia, por meio do Departamento Municipal de Cultura. Apoio: CR Auto Peças, Refrigerantes Hiran, Grupo Sanfrancisco, Grupo Louana, Lojas Paulinelly, Eletroléo, Duque Pousada, Central de Adubos, Delgado Construções, Posto Rical, Pousada e Empório Atenize, Marcos Pneus, Casa Lealdade, Hotlândia, Hotel Pontal do Lago, KRD Comércio e Papelaria e Leno Restaurante.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho e Lúcia Xavier

Pesca é liberada com fim do período de defeso do Rio São Francisco


Terminou o período de defeso do Rio São Francisco e já está liberada a pesca com redes e tarrafas. Desde o mês de novembro, os pescadores estavam proibidos de pescar utilizando esses equipamentos, por conta do período de defeso, momento importante pra garantir a reprodução dos peixes.

De acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foi registrado um número 50% menor de apreensões na região em relação ano passado. Este ano foi apreendido 40 mil metros de redes, quantidade abaixo ao do ano anterior que chegou a 80 mil metros. O Ibama multou quatro pescadores e aplicadas R$4 mil em multas.

Portela é a campeã do carnaval 2017 do Rio após 33 anos de jejum


A Portela quebrou um jejum de 33 anos e é a grande campeã do carnaval do Rio de 2017. A escola de Madureira desfilou na avenida as lendas dos rios. A Mocidade ficou em segundo lugar.

Ficaram em último lugar a Unidos da Tijuca e a Paraíso de Tuiuti, mas a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio (Liesa) decidiu não rebaixar nenhuma escola este ano por causa dos acidentes que ocorreram com os carros das duas escolas no sambódromo.


Desfile

Depois do feriadão de Carnaval, bancos de Petrolândia ficam superlotados na quarta feira de cinzas


Filas marcam reabertura de agências bancárias em Petrolândia nesta quarta-feira de Cinzas (Fotos: Assis Ramalho)


Depois de um feriado prolongado, recheado de festas carnavalescas em boates, bares, residências e banhos, o petrolandense correu para as filas de banco par cobrir cheques, desbloquear cartões e também pagar contas vencidas.

Quem andou pelo centro da cidade nesta quarta feira de cinzas (1º), pôde observar grandes filas de pessoas que precisavam resolver pendências financeiras urgentes.

Com o término do Carnaval, o comércio também volta a funcionar normalmente nesta Quarta-Feira de Cinzas (1º).

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Petrolândia: Vândalos invadem a Escola 1º de Julho e espalham alimentos e material dos professores pelo chão.

Atualizado as 16:20
 





Durante o período de Carnaval, por meio de arrombamento, vândalos invadiram a Escola Municipal 1º de Julho, situada na Quadra 02, em Petrolândia, e o reviraram o local. 

De acordo com informações prestadas à nossa reportagem por professora da instituição de ensino, que preferiu não se identificar, seis salas da escola foram danificadas, armários de alimentos foram destruídos e materiais escolar e de expediente foram revirados. Também espalharam tudo que encontraram pela frente e jogaram o material dos professores no chão.

''Estamos todos indignados com isso'', frisou a educadora.

Nossa reportagem entrou em contato com a diretora da escola, Socorro Maniçoba, que informou que o freezer também foi arrombado e foram levados alimentos que seriam servidos aos alunos.

O caso foi atendido pela Guarda Municipal, que já teria recuperado alguns pertences roubados, de acordo com informações da diretora.

Mais fotos>Vândalos invadem a Escola 1º de Julho

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Escola Municipal 1º Julho                  

Cuidado com os biomas brasileiros é tema da Campanha da Fraternidade 2017

Há mais de 50 anos, abertura oficial da Campanha sempre ocorre na Quarta-feira de Cinzas, quando tem início a Quaresma, época na qual a Igreja convida os fiéis a experimentar três práticas de penitência: a oração, o jejum e a caridade. (Foto: Marcello Casal/Agência Brasil)

Com o tema Fraternidade: biomas brasileiros e a defesa da vida, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) abriu hoje (1º) a Campanha da Fraternidade 2017. Segundo a entidade, o objetivo da ação é dar ênfase à diversidade de cada bioma, promover relações respeitosas com a vida, o meio ambiente e a cultura dos povos que vivem nesses biomas. “Este é, precisamente, um dos maiores desafios em todas as partes da terra, até porque as degradações do ambiente são sempre acompanhadas pelas injustiças sociais”, disse o papa Francisco, em mensagem ao Brasil.

O papa destacou que o desafio global pela preservação, “pelo qual toda a humanidade passa”, exige o envolvimento de cada pessoa junto com a atuação da comunidade local. Para ele, os povos originários de cada bioma ou que tradicionalmente neles vivem oferecem um exemplo claro de como a convivência com a criação pode ser respeitosa.

Petrolândia: Bloco Carnavalesco Carroça Elétrica da Quadra 06 deu show nas avenidas da cidade


Pelo 6º ano seguido o irreverente bloco carnavalesco Carroça Elétrica da Quadra 06, da cidade de Petrolândia, realizou arrastão pelas principais ruas e avenidas da cidade.

Com um carro tocando frevo e com muita harmonia e alegria, alegraram o Carnaval/2017 de Petrolândia.

Nesta quarta-feira (1º), o Blog de Assis Ramalho vai publicar matéria completa sobre o último dia do Carnaval/2017 em Petrolândia.

Ver fotos > Carroça Elétrica/2017 nas avenidas de Petrolândia

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho e Grupo de WhatsApp do Bloco Carroça Elétrica

Chuva não desanima foliões no último dia de Carnaval em Petrolina

Chuva não desanima foliões no último dia de Carnaval em Petrolina e banda Araketu encerra festa com grandes sucessos baianos (Foto: PMP/Divulgação)

Nem a chuva reduziu a animação dos foliões que foram curtir o último dia do Carnaval de Petrolina. A despedida da festa de Momo foi marcada por uma mistura de ritmos culturais, com destaque para o tradicional axé da Banda Araketu, que encerrou a folia no polo da Orla.

A multidão acompanhou ainda os shows das bandas Matingueiros, Super Banda e Trio Granah. O público aprovou a diversidade de gêneros musicais e muitos foliões brincavam como se a festa estivesse começando, sem lembrar que era o último dia de Carnaval. “Adorei o Carnaval de Petrolina. Todos estão de parabéns por realizar uma festa tão bonita, que preservou as manifestações culturais. Essa mistura de ritmos com certeza agradou a todos os gostos”, destacou a estudante Cristiane Pereira.

Petrolândia: Futebol, frevo e churrasco no último dia de carnaval em confraternização de familiares e amigos na chácara de Zé Sandes







Nessa terça-feira (28 ), último dia do carnaval de 2017, o empresário José Sandes e sua esposa Neide Espíndola, uniram o útil ao agradável. Os dois reuniram parentes e amigos em sua chácara, em Petrolândia, para uma partida de futebol society, disputada entre os amigos da Volta do Moxotó, distrito do município de Jatobá, e os amigos de Petrolândia.

O placar do jogo terminou em 6 x1 para o time formado por amigos de Petrolândia, mas o resultado da partida foi o menos importante, porque, depois do futebol, o que predominou mesmo foi a festa em ritmo de muita alegria, frevo. bebidas, e churrasco.

Em meio a tanta farra e alegria, ainda sobrou um tempinho para os amantes do dominó, que disputaram acirradas partidas de dupla.

Brincadeiras a parte, a verdade é que todos desfrutaram de um dia maravilhoso na Chácara São Pedro, dos empresários José Sandes e dona Neide Espíndola, casal que tem como prioridade valorizar a família e os amigos.

A festa de confraternização foi até o início da noite, com todos já contando os dias para o próximo encontro no carnaval de 2018, se assim o todo poderoso bom DEUS permitir.

Ver todas as fotos > Futebol, frevo e churrasco na chácara de Zé Sandes

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho e Lúcia Xavier