19 maio 2025

Petrolândia: Curso Produção Artesanal de Licor de Frutas Regionais, exclusivo para mulheres, receberá inscrições de 26/05 a 08/07


Em breve, acontecerá em Petrolândia o Curso Produção rtesanal de Licor de Frutas Regionais, com aulas presenciais ministradas por Janecleide Souza. O curso terá carga horária de 24 horas e será realizado de 18 a 20 de julho (sexta, sábado e domingo). 

Voltado exclusivamente para mulheres, o curso tem como proposta estimular o empoderamento feminino, através de capacitação para o empreendedorismo e incentivo à economia criativa.  

As inscrições poderão ser realizadas de 26 de maio a 08 de julho na Secretaria de Desenvolvimento Social, localizada na Avenida Prefeito José Gomes de Avelar, s/n, na Quadra 01, ao lado do antigo PETI. Procurar Fabíola da Coordenadoria da Mulher.

As inscrições são gratuitas, destinadas exclusivamente ao público feminino. A capacitação vai incluir apostilas, material e certicado gratuitos. O encerramento acontecerá com exposição e degustação dos produtos.  

Das 20 vagas, 8 serão destinadas a pessoas com deficiência e TEA (Transtorno de Espectro Autista), e 4 vagas exclusivas para mães solo e mulheres idosas.

O Curso Produção Artesanal de Licor de Frutas Regionais será realizado com recursos do Ministério da Cultura, repassados pela Prefeitura de Petrolândia, através de edital 2024 da PNAB (Política Nacional Aldir Blanc).

Blog de Assis Ramalho
Com informações de Janecleide Souza

Globo grava novela sobre cangaço em Paulo Afonso e resgata história do sertão baiano

Alexandre Nero e Thomás Aquino em Guerreiros do Sol Crédito: Globo/Estevam Avellar -
 (Foto: Divulgação no site - www.chicosabetudo.com.br)

Por: Folha Sertaneja

Paulo Afonso foi um dos cenários escolhidos para as gravações de "Guerreiros do Sol", novela do Globoplay que estreia em junho de 2025 e retrata o universo do cangaço.


Paulo Afonso foi um dos cenários escolhidos para as gravações de "Guerreiros do Sol", novela do Globoplay que estreia em junho de 2025 e retrata o universo do cangaço.

O sol escaldante do sertão nordestino ilumina as câmeras da Globo em Paulo Afonso. A cidade baiana, conhecida por suas belezas naturais, agora serve de palco para “Guerreiros do Sol”, superprodução que promete revolucionar a forma como o cangaço é retratado na televisão brasileira. Com estreia marcada para 11 de junho no Globoplay e no novo canal Globoplay Novelas, a obra mergulha nas histórias de amor e guerra que moldaram o Nordeste nas décadas de 1920 e 1930.

A escolha de Paulo Afonso e Canudos, na Bahia, além de Piranhas e Delmiro Gouveia, em Alagoas, não foi por acaso. A direção buscou capturar a essência autêntica do sertão nordestino, com suas paisagens áridas e luz característica, elementos fundamentais para transmitir a atmosfera do cangaço.

“A ideia é dar uma dimensão humana do que foi esse momento da nossa história, porque os cangaceiros criaram um modo de viver. E como contraponto, a gente também conta o que acontece dentro das casas, dentro das fazendas. Esse é um elemento importante e que vai nos dando camadas”, explica Sergio Goldenberg, um dos autores da trama.