* Nas redes sociais, usuários reclamaram da falta de energia em pelo menos 7 estados, incluindo PE, BA, SP e RJ. Segundo as companhias de energia, a falta de luz ocorreu nacionalmente.
Por Aline Freitas, Felipe Basilio, Isabelle Gandolphi, Dayane Zimmermann, g1, TV Globo e Globo News
Uma interferência no Sistema Interligado Nacional (SIN) afetou o fornecimento de energia de diferentes estados brasileiros na madrugada desta terça-feira (14), segundo as companhias de energia que atuam no país. Relatos na internet falam em apagão nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, Amazonas, Minas Gerais e Santa Catarina. (Veja abaixo).
De acordo com a companhia de distribuição de energia Light, no Rio de Janeiro, a falha afetou cerca de 450 mil clientes. A empresa afirmou que, por conta de uma falha no SIN, o Esquema Regional de Alívio de Carga teve que ser acionado.
Para clientes da Zona Norte, Baixada e Zona Oeste, a interrupção durou cerca de 30 minutos, conforme a empresa.
A Região Metropolitana, atendida pela Enel -- empresa de responsável pelo fornecimento de energia --, afirmou que 277 mil clientes foram impactados. O fornecimento ficou interrompido por quase uma hora, entre 0h32 e 1h22.
Já no Amazonas, a empresa Amazonas Energia informou que a falha afetou as cidades de Manaus, Parintins e Itacoatiara. A interrupção durou cerca de 1 hora e foi reestabelecida às 00h25, segundo a companhia.
Em São Paulo, também atendido pela Enel, informou que 937 mil clientes foram afetados e já tiveram o serviço normalizado. A interrupção durou cerca de oito minutos.
O g1 e a TV Globo acionaram o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), mas não houve resposta até a atualização desta reportagem.
Confira os relatos de usuários: