O prefeito de Petrolândia, Fabiano Marques (Republicanos), e o pré-candidato a deputado estadual Bruno Marques desembarcaram em Brasília (DF) para uma série de agendas políticas e administrativas voltadas ao fortalecimento do desenvolvimento do município sertanejo. A viagem tem como foco a captação de emendas, projetos e ações estruturadoras que possam beneficiar diretamente a população petrolandense e cidades que contam com o apoio de Bruno.
Durante o embarque, Fabiano e Bruno encontraram o prefeito do Recife e presidente nacional do PSB, João Campos, com quem conversaram sobre gestão pública e parcerias institucionais. Segundo Fabiano, o trabalho realizado por João na capital pernambucana é um exemplo de administração moderna e eficiente, que inspira também as ações desenvolvidas em Petrolândia.
“Vamos ao Ministério de Portos e Aeroportos, vamos correr o Congresso Nacional, nos gabinetes dos nossos senadores, dos nossos deputados. Enfim, vamos estar trabalhando por nossa querida Petrolândia, e vamos voltar com grandes novidades”, destacou o prefeito Fabiano Marques.
Além das agendas de Fabiano, Bruno Marques cumpre compromissos em busca de recursos e projetos para diversas regiões do Estado, ao lado de prefeitos aliados como Elton Martins (Águas Belas) e Bebeágua (Betânia), entre outros.
“Enquanto o prefeito Fabiano trabalha por Petrolândia, nós seguimos firmes ajudando nosso município, mas também com prefeitos parceiros em busca de soluções para suas cidades e Pernambuco. Nosso Estado não pode mais perder tempo. É hora de destravar investimentos e fazer acontecer”, afirmou Bruno Marques.
Na programação da comitiva estão visitas à Caixa Econômica Federal e ao Ministério da Saúde, com o objetivo de destravar emendas de custeio e investimentos voltados à infraestrutura, à saúde e ao desenvolvimento regional.
Apagão nacional afetou Caruaru e outros 26 municípios do interior de Pernambuco — Foto: Reprodução/@filliperodollfo
O apagão nacional, registrado na madrugada desta terça-feira (14), afetou 27 municípios do interior de Pernambuco. A falta de energia foi registrada em, pelo menos, 15 estados brasileiros e no Distrito Federal.
De acordo com a Neoenergia, o apagão durou cerca de 40 minutos em Pernambuco. Ao todo, 19 subestações de energia foram impactadas, o que provocou a interrupção do fornecimento de energia.
Confira os municípios do interior de PE afetados pelo apagão nacional:
Água Preta Águas Belas Barra de Guabiraba Belém de Maria Bezerros Bom Conselho Bonito Buíque Caruaru Casinhas Catende Cortês Gravatá Itaíba Jaqueira Lagoa dos Gatos Lajedo Palmares Paranatama Passira Pedra Sairé Saloá São Joaquim do Monte Terezinha Tupanatinga Xexéu
A Policlínica de Petrolândia, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 62 - Centro, em frente ao CAT dos Bombeiros (antigo escritório da Celpe), informa que Dr. Érico Herbert, ortopedista, irá atender nesta quarta-feira, 15 de outubro de 2025, a partir das 14h:00
.Agende sua consulta pelo número 9.9618-8877
Dr. Érico Herbert atende na Policlínica todas as quartas (a partir das 14h00) e sextas (a partir das 08 h00).
O Brasil perdeu de virada para o Japão na manhã desta terça-feira, em amistoso disputado em Tóquio. Com oito mudanças em relação ao time que havia vencido a Coreia do Sul na sexta, a Seleção fez um primeiro tempo de imposição e abriu dois gols de vantagem. Mas, na segunda etapa, os donos da casa cresceram e venceram por 3 a 2, com três gols em um espaço de 20 minutos. Paulo Henrique e Gabriel Martinelli fizeram os gols do time de Carlo Ancelotti. Minamino, Nakamura e Ueda balançaram as redes para os japoneses. Primeira vez
Foi a primeira derrota do Brasil para a seleção japonesa na história. Também, de maneira inédita, a equipe verde-amarela saiu derrotada em uma partida oficial, levando em conta campeonatos ou amistosos, após abrir dois gols de vantagem.
O Blog de Assis Ramalho, da cidade de Petrolândia, foi contemplado como um dos três veículos da imprensa pernambucana indicados ao Destaque do Ano 2025 - Melhor Repórter Assis Ramalho, prêmio concedido pelo Conselho Regional de Educação Física de Pernambuco-CREF12/PE.
Único representante do interior do Estado, o Blog de Assis Ramalho concorreu e venceu o prêmio, junto com dois sites da capital Recife, em votação aberta ao público.
A premiação acontecerá no dia 18 de outubro na Rua Arnóbio Marques, Nº 253, Santo Amaro - Recife.
O Blog de Assis Ramalho sente-se honrado com a indicação e vitorioso pela menção em reconhecimento ao seu trabalho.Abaixo a justificativa para a indicação ao prêmio Destaque do Ano 2025 da Imprensa.
Prezados Representantes do Blog de Assis Ramalho. É com grande alegria que a convidamos para a 6ª Edição dos Destaques do Ano do CREF12/PE e a entrega da Medalha do Mérito da Educação Física, em reconhecimento ao esforço e dedicação à nossa profissão em Pernambuco.
Núcleo 4 é conhecido como o que espalhou desinformação para abrir caminho para o golpe. Julgamento começa às 9h e vai até a semana que vem.
Por Fernanda Vivas, TV Globo — Brasília
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) vai julgar, a partir desta terça-feira (14), a denúncia da Procuradoria-Geral da República contra sete réus por tentativa de golpe de Estado em 2022. Os ministros vão decidir se os integrantes do chamado núcleo 4 da trama golpista devem ser condenados ou absolvidos.
O julgamento desta terça começa às 9h.
Durante pelo menos quatro dias — 14, 15, 21 e 22 de outubro — estará em análise a acusação apresentada pela PGR em fevereiro deste ano. A denúncia resultou em uma ação penal que começou a tramitar em maio.
O núcleo 4 é o segundo a ser julgado. No julgamento do núcleo 1, considerado o mais responsável pela tentativa de golpe de Estado, a Primeira Turma condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão. Também foram condenados.
A CLIMAGEM - Clínica de Atendimento Médico e Diagnóstico por Imagem informa que o Endocrinologista Dr. Emanuel Barros atende nesta terça-feira, 14 de outubro de 2025.
As consultas podem ser agendadas - com antecedência - no local ou pelo (87) 9.9818-5164.
A CLIMAGEM está situada na Avenida Marquês de Olinda, Nº 32, no centro de Petrolândia - em frente a MouraLab - próximo à Pousada e Empório Atenize.
A CLIMAGEM Conta com atendimento especializado em Ginecologia e Obstetrícia e Mastologia além de exames em ultrassonografia geral, preventivo e colposcopia. Também tem nutricionista. Venha você também cuidar da sua saúde!
Por Redação Blog de Assis Ramalho Informação: CLIMAGEM
* Nas redes sociais, usuários reclamaram da falta de energia em pelo menos 7 estados, incluindo PE, BA, SP e RJ. Segundo as companhias de energia, a falta de luz ocorreu nacionalmente.
Por Aline Freitas, Felipe Basilio, Isabelle Gandolphi, Dayane Zimmermann, g1, TV Globo e Globo News
Uma interferência no Sistema Interligado Nacional (SIN) afetou o fornecimento de energia de diferentes estados brasileiros na madrugada desta terça-feira (14), segundo as companhias de energia que atuam no país. Relatos na internet falam em apagão nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, Amazonas, Minas Gerais e Santa Catarina. (Veja abaixo).
De acordo com a companhia de distribuição de energia Light, no Rio de Janeiro, a falha afetou cerca de 450 mil clientes. A empresa afirmou que, por conta de uma falha no SIN, o Esquema Regional de Alívio de Carga teve que ser acionado.
Para clientes da Zona Norte, Baixada e Zona Oeste, a interrupção durou cerca de 30 minutos, conforme a empresa.
A Região Metropolitana, atendida pela Enel -- empresa de responsável pelo fornecimento de energia --, afirmou que 277 mil clientes foram impactados. O fornecimento ficou interrompido por quase uma hora, entre 0h32 e 1h22.
Já no Amazonas, a empresa Amazonas Energia informou que a falha afetou as cidades de Manaus, Parintins e Itacoatiara. A interrupção durou cerca de 1 hora e foi reestabelecida às 00h25, segundo a companhia.
Em São Paulo, também atendido pela Enel, informou que 937 mil clientes foram afetados e já tiveram o serviço normalizado. A interrupção durou cerca de oito minutos.
O g1 e a TV Globo acionaram o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), mas não houve resposta até a atualização desta reportagem.
Cartaz de divulgação do evento: Arte de Lúcia Xavier
Vídeo resumo do Sarau Literomusical
Na tarde de 04 de outubro de 2025, foi realizado no Espaço Cultural Piscininha Amor, na Agrovila 02 do Bloco 01 - Projeto Barreiras, zona rural de Petrolândia, o projeto cultural Sarau Literomusical "De Barreiras à Boa Vista", da produtora cultural Lúcia Xavier. O dia escolhido foi o feriado do Padroeiro de Petrolândia, São Francisco de Assis, que este ano caiu em um sábado.
O projeto foi concebido para o resgate de memórias de lugares submersos, que existiram nos arredores do povoado de Barreiras: os sítios Brejinho (ao lado do Brejo de dona Sinhá), Santa Helena, Mato Grosso, Altinho, Bomba, Várzea Alegre, Boa Vista, entre outros. A motivação para um evento de compartilhamento de memórias, após quase 40 anos do enchimento do reservatório da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga, o Lago de Itaparica, é o surgimento cada vez mais precoce do declínio mental, a idade avançada dos moradores remanescentes e a desagregação de antigos arranjos familiares, com mudanças para outras cidades, o que pode levar à perda de informações importantes sobre lugares não considerados como relevantes para a cidade de Petrolândia. Nesses quase 40 anos, nenhum sítio ou povoado submerso deu nome a uma rua sequer da "Nova Petrolândia".
A apresentação do projeto foi antecedida por conversas com antigos moradores da Boa Vista, com o rascunho de um mapa afetivo do lugar hoje submerso.
Lúcia Xavier, Jane Souza e Kathyane Xavier
Eurides Xavier (de costas) compartilha memórias da infância na antiga Boa Vista
Finalização do projeto do Sarau, com memórias, emoções e depoimentos, lágrimas e risos
Aguardando o início do show de encerramento
Dupla Aldo Silva e Luciano, no encerramento do projeto, com show aberto para a comunidade
Fã mirim de Aldo Silva pediu - e levou - um autógrafo
O projeto foi iniciado com almoço que reuniu familiares para saborear pratos típicos da culinária local: buchada de bode e mocotó de boi. Durante as apresentações do Sarau, o lanche incluiu bolos, biscoitos, doces e sucos.
Após o almoço, foi formada uma roda de conversa e vivência musical e literária. O fundo musical foram músicas do poeta, cantor e compositor Tôny Xavier, homenageado, com canções que relembram pessoas e lugares da Velha Petrolândia. Blogueiro editor do "Petrolândia em Foco", Tôny Xavier tem vários discos gravados e o destaque em suas músicas e poesias são as recordações e homenagens a Petrolândia. Recentemente, sinais de declínio mental começaram, a memória falha, e o poeta não toca mais violão. O sarau foi um momento de rara felicidade para ele e um ato de reconhecimento à sua produção autoral. Ele acompanhou as próprias músicas, com a voz já não tão firme, e Lúcia Xavier - também poetisa - declamou a poesia cheia de sensibilidade e nostalgia de Tôny Xavier.
Entre depoimentos emocionantes, memórias e músicas foi celebrada a petrolandensidade de quem ainda guarda na lembrança veredas, estradas, casas, prédios, o rio em movimento, paisagens, pessoas e lugares que não estão mais aqui.
O projeto foi encerrado com show musical da carismática dupla Aldo Silva & Luciano, com repertório impecável e variado, em palco instalado na calçada para entretenimento de toda a comunidade. Previsto para ter duração de 1h30min, o show durou cerca de 3h00, com participações especiais, como a cantora Renata Héli, e convidados que foram da cidade para a Agrovila 02 prestigiar o evento.
Petrolândia já está no mapa do SemCar, a solução de mobilidade que liga clientes a motoristas de veículos por aplicativos. Se você ainda não usou os serviços da SemCar, baixe agora o aplicativo e aproveite para viajar com mais conforto, segurança e economia.
Com profissionais capacitados, o atendimento com excelência é a meta de relacionamento da SemCar com os seus clientes.
Baixe o app e aproveite! Aonde quer que você vá, vá de SemCar!
SES-PE confirmou óbito de paciente residente em Lajedo, internado por suspeita de intoxicação por metanol (Canva/reprodução)
A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) contabilizou, nesta segunda-feira (13), dez novos casos de intoxicação por metanol, todos associados ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas.
Entre esses casos, há três mortes (em Pombos, Cumaru e Caruaru), dois pacientes que receberam alta (ambos no Recife) e cinco que permanecem internados.
Ao todo, oito casos foram descartados. No total, Pernambuco soma 58 notificações de suspeita de intoxicação por metanol, sendo 54 de residentes no Estado e quatro de outros estados.
Entre os pernambucanos, nove pacientes seguem internados, 30 já receberam alta, sendo 15 deles com os casos descartados, nove óbitos foram registrados (três já descartados) e seis pessoas abandonaram o tratamento, metade delas com suspeita excluída.
O metanol, substância altamente tóxica e imprópria para consumo humano, é usado em produtos industriais, como solventes e combustíveis. Quando ingerido, pode causar cegueira, insuficiência respiratória e até a morte. Pequenas quantidades já são suficientes para provocar graves danos ao organismo.