O risco de colapso do Sistema Cantareira — conjunto de represas que abastecem parte da Grande São Paulo — , previsto para novembro, poderá ser antecipado em quatro meses na represa de Três Marias (MG), a 469km do Distrito Federal.
Hoje, por imposição judicial, a hidrelétrica tem uma vazão de 250m³/s. “Vamos zerar o reservatório em julho”, prevê Silvia Freedmann Ruas Durães, presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Entorno da Represa de Três Marias e secretária executiva da Câmara Consultiva Regional do Alto Francisco do Comitê Federal do Rio São Francisco.
A vazão de 250m³/s, determinada pela Justiça Federal de Montes Claros, no último dia 21, tem prazo de 30 dias e poderá ser prorrogada por igual período. A decisão liminar, pedida pela Prefeitura de Pirapora, evitou a redução para 200m³/s do volume de água liberado pela hidrelétrica, o que comprometeria totalmente o abastecimento de água para o consumo dos quase 54 mil habitantes do município. Com a medida, o Executivo de Pirapora ganhou tempo para executar mais uma obra emergencial de capitação de água.
“Chuva é a única opção que temos para resolver o problema”, afirma Silvia Durães. Segundo ela, a estiagem não é uma ameaça apenas para abastecimento. Os danos se estendem a 240 dos 504 municípios do alto São Francisco. A região é responsável por 72% do volume de água de toda a bacia do Velho Chico.
31 maio 2014
Somos todos ambientalistas - Artigo de Heitor Scalambrini Costa
Heitor Scalambrini Costa
Professor da Universidade Federal de Pernambuco
Persiste entre formadores de opinião, o uso pejorativo do termo “ambientalista”, visando depreciar os cidadãos que lutam pela causa ambiental, além de tentar esconder outras intenções, menos ingênuas, como fazer o jogo dos poderosos, dos poluidores, que têm seus interesses contrariados pela persistência daqueles que defendem a preservação do meio ambiente e das condições de vida no planeta.
Os últimos relatórios dos grupos de trabalho do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) mostram inquestionavelmente que a ação humana é a principal causa da elevação da temperatura média da Terra, ou aquecimento global. Mesmo assim, interesses poderosos das industrias de combustíveis fósseis e nucleares, da agroindústria, dentre outros, continuam a negar este fato, financiando campanhas que atacam aqueles que propõem mudanças no atual estilo de vida perdulário, no consumo e na produção de matérias primas e energia.
O crescimento sempre foi um objetivo da política econômica. Acreditava-se que o aumento da renda de um país fosse suficiente para proporcionar uma vida melhor a seus habitantes. Portanto, a partir de uma análise simplificada, geralmente utilizando o Produto Interno Bruto (PIB) como indicador base, bastava o anúncio de seu aumento, para que se aceitasse que os indicadores de bem estar o estavam acompanhando. Isto de fato não acontece.
Já há alguns anos, verificam-se os danos causados pela atividade econômica sobre o planeta. Em nome do crescimento a qualquer preço, tudo é permitido, inclusive a destruição do meio ambiente. São incontestes as evidencias de que não é mais possível crescer e enriquecer para melhorar a qualidade de vida da maioria da população. Ou seja, manter os padrões atuais de produção e consumo esbarra nos limites físicos do nosso planeta.
Petrolândia: Aniversariante do dia, Dinho, esposo de Bernadete Matias, recebe homenagem de sua família e amigos
Neste sábado, 31 de maio, Dinho, esposo de Bernadete Matias, recebe homenagens de sua família e amigos pela passagem do seu aniversário. Parabéns, Bernadete!
"No seu aniversário,
levante o rosto para o sol
e siga sua estrela!
Vá buscar seus sonhos
além do arco-íris,
por mais impossíveis
que pareçam.
Embale no peito
as maiores esperanças
e ouça sempre seu coração.
Acredite sempre
e siga o seu caminho,
pois o amanhã nasce
do que você sonha hoje.
Que neste aniversário,
e a cada dia que vier
você esteja sempre mais perto
dos seus sonhos!
Feliz Aniversário!"
Redação Blog de Assis Ramalho
3º BPM/Arcoverde promove ações preventivas em escolas dos dez municípios de sua jurisdição
Sob a coordenação do Tenente Coronel PM Valme Zeferino, comandante do 3ºBPM, policiais militares do Batalhão iniciaram uma série de ações preventivas nas escolas dos dez municípios que compreendem a área territorial da AIS-19.
Nesta semana uma escola em Manari-PE e outra em Arcoverde-PE, foram alvos da atenção da Polícia Militar de Pernambuco através dos programas preventivos já em execução no 3ºBPM, os quais receberam da Corporação um apoio relevante, pois o Coronel PM Carlos Pereira, comandante geral da PMPE, criou no último dia 13 de maio as coordenadorias de programas preventivos e comunitários e promoção dos direitos humanos.
O Sargento PM Washington em Manari-PE, dentre os assuntos abordados pela comunidade escolar, tratou com uma atenção diferenciada sobre a perturbação de sossego, haja vista a ênfase dada pela comunidade a tal delito. Esclarecimentos foram feitos sobre à integração da comunidade com a Polícia, a fim de minorar a incidência desse tipo de ocorrência, como também foi feito uma ampla divulgação dos meios de contato com a central do 3ºBPM, para que a comunidade esteja sempre interagindo com a segurança pública.
Penedo: Projeto de estudantes ajuda a reduzir poluição do rio São Francisco
Diariamente, uma quantidade significativa de óleo utilizado para fritura escorre pelos ralos das pias de casas, hotéis, bares e restaurantes. O destino: o esgoto que corre pelas ruas e despeja direto, sem nenhum tipo de tratamento, nos rios e riachos, ou se infiltra no solo.
Na cidade de Penedo, município onde Fabiana e Edyelson moram e estudam, o líquido gorduroso vai parar no Rio São Francisco. Preocupada com o dado alarmante de que um único litro de óleo é capaz de contaminar 20 mil litros de água, a estudante, quando ainda estava no segundo ano do curso Médio Integrado – Meio Ambiente do Ifal decidiu que teria de encontrar alguma solução para evitar que tanto óleo fosse despejado no Velho Chico e poluísse o rio ainda mais.
Após muita pesquisa e estudo, ela descobriu que o óleo inutilizável servia como matéria-prima para produtos de higiene e limpeza, como sabonetes, sabão e detergente. “Pesquisei bastante e descobri uma solução, aparentemente, simples. O projeto tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre o mal que o descarte incorreto do óleo pode causar ao nosso rio”, afirmou Fabiana.
Educação: Como apoiar a resiliência dos alunos na sala de aula
Existem variáveis que professor não pode controlar, mas ele pode se tornar um adulto carismático e modelar atitudes dos estudantes
Observar uma sala de aula com estudantes trabalhando é fascinante. Sempre há os alunos que se envolvem e se concentram na tarefa e seguem adiante. Eles realizam o trabalho no tempo previsto, todas as vezes. Há outros alunos que começam a trabalhar, mas se distraem. Eles trabalham por pouco tempo e assim que o trabalho se torna difícil ou desafiador, desistem. Ou eles pedem ajuda ou se recusam a sequer tentar.
Qual é a diferença? É uma questão de ter uma atitude resiliente. No livro The Power of Resilience (O Poder da Resiliência, em tradução livre), Robert Brooks e Sam Goldstein explicam: indivíduos resilientes são aqueles que têm um conjunto de pressupostos ou atitudes sobre si mesmos que influenciam seus comportamentos e as habilidades que eles desenvolvem. Para pais e professores, a boa notícia é que atitudes podem ser mudadas.
Carisma e competência
Qualquer um que tenha sido pai de uma criança pequena ouviu suas próprias palavras repetidas pela criança e viu seus próprios atos reproduzidos através dos movimentos da criança. Assustadora como essa revelação pode ser, ela mostra o poder da modelagem no aprendizado. As crianças olham para os adultos ao seu redor procurando orientação e, bem ou mal, tomam esses comportamentos adultos como padrão, e moldam seus próprios discursos e ações com base nesses modelos.
Prefeitura de Pirapora (MG) garante na Justiça água da represa de Três Marias
A prefeitura de Pirapora conseguiu garantir na Justiça a manutenção da vazão mínima da represa de Três Marias pelos próximos 60 dias. O Operador Nacional do Sistema (ONS) vinha reduzindo a vazão desde março, para tentar preservar o volume da represa, que no dia 24 de maio estava em 16,19% do total. A cidade fica 120 quilômetros abaixo da represa e a redução na vazão poderia comprometer o abastecimento de água no município. Com a liminar, o ONS fica proibido de determinar novas reduções.
Em março, a vazão caiu de 500 mil metros cúbicos por segundo, para 350 mil m³/s. No mês seguinte, houve nova redução, para 250 mil m³/s e havia o temor de que em junho a vazão baixasse ainda mais, com 150 mil m³/s, volume considerado insuficiente para abastecer a cidade. Agora, o volume atual terá que ser mantido por 60 dias.
Neste período, a cidade pretende construir um novo sistema de captação de água, que permita abastecer a população mesmo com a redução na vazão da represa. “Caso (o volume de 250 m³) não seja mantido até que seja concluído o novo sistema, a cidade poderá ficar sem abastecimento de água potável, com graves e irreversíveis danos, de toda ordem, econômicos e sociais”, diz o site oficial da prefeitura. Entre os setores que seriam prejudicados, a administração municipal cita a saúde, especialmente o serviço de hemodiálise, as escolas, o comércio e a indústria, prevendo “o completo caos”.
“Motomala” criada por chinês faz 20 quilômetros por hora
O inventor amador Ele Liangcai patenteou sua mala móvel com motor elétrico na província de Hunan, no centro da China, informou o Global Times.
“Eu estava inspirado quando ouvi as pessoas se queixando sobre a dificuldade de transportar bagagem pesada durante a viagem, especialmente quando é difícil encontrar um táxi disponível”, explicou ele.
De acordo com o jornal chinês, o agricultor levou 10 anos para aperfeiçoar a mala elétrica, que tem autonomia de até três horas e alcança velocidade máxima de 20 quilômetros por hora.
A motocicleta bagagem foi criada a partir de uma mala e uma scooter e funciona com uma bateria pequena.
Ela pode transportar duas pessoas, tem navegação por GPS e é equipada com um alarme. O lado negativo do invento é que a mala pesa 7 kg quando está vazia.
Fonte: Envolverde e EcoD.
São João de Araripina começa com show de Leonardo no dia 23. Confira programação completa.
Leonardo abre o São João de Araripina
“Nossa maior alegria é poder proporcionar um São João seguro e repleto de grandes atrações durante todo o mês junino que recebe em média pelo menos 30% de turistas, atraídos por uma belíssima programação junina, reforçando ainda mais o aquecimento econômico e cultural da nossa cidade”, ressaltou o executivo municipal, Alexandre Arraes.
Com a realização da Prefeitura de Araripina, através da Secretaria de Juventude, Cultura e Turismo e apoio da FUNDARPE, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco, conheça abaixo a programação Oficial do São João 2014 em Araripina:
DIA 23/06 (segunda-feira – véspera de feriado)
Leonardo
Bondes Polentinhas
Pinga Fogo
Mocidade Forrozeira
Forró de Nóis
Concursos em cinco Estados brasileiros vão prover 4,4 mil vagas para as polícias militar e civil.
Na Paraíba, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros lançaram certame com 600 vagas, sendo 520 para soldado PM e 80 para soldado Bombeiro. Após passar pela seleção e curso de formação, o salário da PM será de R$ 2.548,16, podendo ser acrescido de até R$ 1.025,46 por plantão extra remunerado, além de outras gratificações. A inscrição vai até 8 de junho, pelo site www.ibfc.org.br. A taxa de participação é de R$ 70.
Assinar:
Postagens (Atom)