31 maio 2014

Desabastecimento: Colapso é iminente na represa de Três Marias em MG

O risco de colapso do Sistema Cantareira — conjunto de represas que abastecem parte da Grande São Paulo — , previsto para novembro, poderá ser antecipado em quatro meses na represa de Três Marias (MG), a 469km do Distrito Federal.

Hoje, por imposição judicial, a hidrelétrica tem uma vazão de 250m³/s. “Vamos zerar o reservatório em julho”, prevê Silvia Freedmann Ruas Durães, presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Entorno da Represa de Três Marias e secretária executiva da Câmara Consultiva Regional do Alto Francisco do Comitê Federal do Rio São Francisco.

A vazão de 250m³/s, determinada pela Justiça Federal de Montes Claros, no último dia 21, tem prazo de 30 dias e poderá ser prorrogada por igual período. A decisão liminar, pedida pela Prefeitura de Pirapora, evitou a redução para 200m³/s do volume de água liberado pela hidrelétrica, o que comprometeria totalmente o abastecimento de água para o consumo dos quase 54 mil habitantes do município. Com a medida, o Executivo de Pirapora ganhou tempo para executar mais uma obra emergencial de capitação de água.

“Chuva é a única opção que temos para resolver o problema”, afirma Silvia Durães. Segundo ela, a estiagem não é uma ameaça apenas para abastecimento. Os danos se estendem a 240 dos 504 municípios do alto São Francisco. A região é responsável por 72% do volume de água de toda a bacia do Velho Chico.

Somos todos ambientalistas - Artigo de Heitor Scalambrini Costa


Heitor Scalambrini Costa
Professor da Universidade Federal de Pernambuco

Persiste entre formadores de opinião, o uso pejorativo do termo “ambientalista”, visando depreciar os cidadãos que lutam pela causa ambiental, além de tentar esconder outras intenções, menos ingênuas, como fazer o jogo dos poderosos, dos poluidores, que têm seus interesses contrariados pela persistência daqueles que defendem a preservação do meio ambiente e das condições de vida no planeta.

Os últimos relatórios dos grupos de trabalho do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) mostram inquestionavelmente que a ação humana é a principal causa da elevação da temperatura média da Terra, ou aquecimento global. Mesmo assim, interesses poderosos das industrias de combustíveis fósseis e nucleares, da agroindústria, dentre outros, continuam a negar este fato, financiando campanhas que atacam aqueles que propõem mudanças no atual estilo de vida perdulário, no consumo e na produção de matérias primas e energia.

O crescimento sempre foi um objetivo da política econômica. Acreditava-se que o aumento da renda de um país fosse suficiente para proporcionar uma vida melhor a seus habitantes. Portanto, a partir de uma análise simplificada, geralmente utilizando o Produto Interno Bruto (PIB) como indicador base, bastava o anúncio de seu aumento, para que se aceitasse que os indicadores de bem estar o estavam acompanhando. Isto de fato não acontece.

Já há alguns anos, verificam-se os danos causados pela atividade econômica sobre o planeta. Em nome do crescimento a qualquer preço, tudo é permitido, inclusive a destruição do meio ambiente. São incontestes as evidencias de que não é mais possível crescer e enriquecer para melhorar a qualidade de vida da maioria da população. Ou seja, manter os padrões atuais de produção e consumo esbarra nos limites físicos do nosso planeta.

Petrolândia: Aniversariante do dia, Dinho, esposo de Bernadete Matias, recebe homenagem de sua família e amigos


Neste sábado, 31 de maio, Dinho, esposo de Bernadete Matias, recebe homenagens de sua família e amigos pela passagem do seu aniversário. Parabéns, Bernadete!

"No seu aniversário,
levante o rosto para o sol
e siga sua estrela!
Vá buscar seus sonhos
além do arco-íris,
por mais impossíveis
que pareçam.
Embale no peito
as maiores esperanças
e ouça sempre seu coração.
Acredite sempre
e siga o seu caminho,
pois o amanhã nasce
do que você sonha hoje.
Que neste aniversário,
e a cada dia que vier
você esteja sempre mais perto
dos seus sonhos!
Feliz Aniversário!"

Redação Blog de Assis Ramalho

3º BPM/Arcoverde promove ações preventivas em escolas dos dez municípios de sua jurisdição


Sob a coordenação do Tenente Coronel PM Valme Zeferino, comandante do 3ºBPM, policiais militares do Batalhão iniciaram uma série de ações preventivas nas escolas dos dez municípios que compreendem a área territorial da AIS-19.

Nesta semana uma escola em Manari-PE e outra em Arcoverde-PE, foram alvos da atenção da Polícia Militar de Pernambuco através dos programas preventivos já em execução no 3ºBPM, os quais receberam da Corporação um apoio relevante, pois o Coronel PM Carlos Pereira, comandante geral da PMPE, criou no último dia 13 de maio as coordenadorias de programas preventivos e comunitários e promoção dos direitos humanos.
O Sargento PM Washington em Manari-PE, dentre os assuntos abordados pela comunidade escolar, tratou com uma atenção diferenciada sobre a perturbação de sossego, haja vista a ênfase dada pela comunidade a tal delito. Esclarecimentos foram feitos sobre à integração da comunidade com a Polícia, a fim de minorar a incidência desse tipo de ocorrência, como também foi feito uma ampla divulgação dos meios de contato com a central do 3ºBPM, para que a comunidade esteja sempre interagindo com a segurança pública.

Penedo: Projeto de estudantes ajuda a reduzir poluição do rio São Francisco


Uma ideia simples, mas de resultado surpreendente: evitar que bilhões de litros de água sejam contaminados. O projeto “Práticas sustentáveis a partir do óleo de cozinha”, desenvolvido pelos estudantes Fabiana Costa Santos e Edyelson Xavier Ferreira, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), é a prova de que uma iniciativa aliada à pesquisa pode transformar algo prejudicial ao meio ambiente em produtos de consumo sustentável.

Diariamente, uma quantidade significativa de óleo utilizado para fritura escorre pelos ralos das pias de casas, hotéis, bares e restaurantes. O destino: o esgoto que corre pelas ruas e despeja direto, sem nenhum tipo de tratamento, nos rios e riachos, ou se infiltra no solo.

Na cidade de Penedo, município onde Fabiana e Edyelson moram e estudam, o líquido gorduroso vai parar no Rio São Francisco. Preocupada com o dado alarmante de que um único litro de óleo é capaz de contaminar 20 mil litros de água, a estudante, quando ainda estava no segundo ano do curso Médio Integrado – Meio Ambiente do Ifal decidiu que teria de encontrar alguma solução para evitar que tanto óleo fosse despejado no Velho Chico e poluísse o rio ainda mais.

Após muita pesquisa e estudo, ela descobriu que o óleo inutilizável servia como matéria-prima para produtos de higiene e limpeza, como sabonetes, sabão e detergente. “Pesquisei bastante e descobri uma solução, aparentemente, simples. O projeto tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre o mal que o descarte incorreto do óleo pode causar ao nosso rio”, afirmou Fabiana.

Educação: Como apoiar a resiliência dos alunos na sala de aula

Existem variáveis que professor não pode controlar, mas ele pode se tornar um adulto carismático e modelar atitudes dos estudantes

Observar uma sala de aula com estudantes trabalhando é fascinante. Sempre há os alunos que se envolvem e se concentram na tarefa e seguem adiante. Eles realizam o trabalho no tempo previsto, todas as vezes. Há outros alunos que começam a trabalhar, mas se distraem. Eles trabalham por pouco tempo e assim que o trabalho se torna difícil ou desafiador, desistem. Ou eles pedem ajuda ou se recusam a sequer tentar.

Qual é a diferença? É uma questão de ter uma atitude resiliente. No livro The Power of Resilience (O Poder da Resiliência, em tradução livre), Robert Brooks e Sam Goldstein explicam: indivíduos resilientes são aqueles que têm um conjunto de pressupostos ou atitudes sobre si mesmos que influenciam seus comportamentos e as habilidades que eles desenvolvem. Para pais e professores, a boa notícia é que atitudes podem ser mudadas.

Carisma e competência

Qualquer um que tenha sido pai de uma criança pequena ouviu suas próprias palavras repetidas pela criança e viu seus próprios atos reproduzidos através dos movimentos da criança. Assustadora como essa revelação pode ser, ela mostra o poder da modelagem no aprendizado. As crianças olham para os adultos ao seu redor procurando orientação e, bem ou mal, tomam esses comportamentos adultos como padrão, e moldam seus próprios discursos e ações com base nesses modelos.

Prefeitura de Pirapora (MG) garante na Justiça água da represa de Três Marias

Vazio. Rio São Francisco, em Pirapora (MG), está com pouca água por causa da falta de chuva neste ano
A prefeitura de Pirapora conseguiu garantir na Justiça a manutenção da vazão mínima da represa de Três Marias pelos próximos 60 dias. O Operador Nacional do Sistema (ONS) vinha reduzindo a vazão desde março, para tentar preservar o volume da represa, que no dia 24 de maio estava em 16,19% do total. A cidade fica 120 quilômetros abaixo da represa e a redução na vazão poderia comprometer o abastecimento de água no município. Com a liminar, o ONS fica proibido de determinar novas reduções.

Em março, a vazão caiu de 500 mil metros cúbicos por segundo, para 350 mil m³/s. No mês seguinte, houve nova redução, para 250 mil m³/s e havia o temor de que em junho a vazão baixasse ainda mais, com 150 mil m³/s, volume considerado insuficiente para abastecer a cidade. Agora, o volume atual terá que ser mantido por 60 dias.

Neste período, a cidade pretende construir um novo sistema de captação de água, que permita abastecer a população mesmo com a redução na vazão da represa. “Caso (o volume de 250 m³) não seja mantido até que seja concluído o novo sistema, a cidade poderá ficar sem abastecimento de água potável, com graves e irreversíveis danos, de toda ordem, econômicos e sociais”, diz o site oficial da prefeitura. Entre os setores que seriam prejudicados, a administração municipal cita a saúde, especialmente o serviço de hemodiálise, as escolas, o comércio e a indústria, prevendo “o completo caos”.

“Motomala” criada por chinês faz 20 quilômetros por hora


Uma mala motorizada (sim, é isso mesmo que você está lendo!) que pode ser montada como uma scooter foi desenvolvida por um fazendeiro chinês que estava cansado de carregar bagagem.

O inventor amador Ele Liangcai patenteou sua mala móvel com motor elétrico na província de Hunan, no centro da China, informou o Global Times.

“Eu estava inspirado quando ouvi as pessoas se queixando sobre a dificuldade de transportar bagagem pesada durante a viagem, especialmente quando é difícil encontrar um táxi disponível”, explicou ele.

De acordo com o jornal chinês, o agricultor levou 10 anos para aperfeiçoar a mala elétrica, que tem autonomia de até três horas e alcança velocidade máxima de 20 quilômetros por hora.

A motocicleta bagagem foi criada a partir de uma mala e uma scooter e funciona com uma bateria pequena.

Ela pode transportar duas pessoas, tem navegação por GPS e é equipada com um alarme. O lado negativo do invento é que a mala pesa 7 kg quando está vazia.

Fonte: Envolverde e EcoD.

São João de Araripina começa com show de Leonardo no dia 23. Confira programação completa.

Leonardo abre o São João de Araripina

Com a presença do cantor Gabriel Diniz, o prefeito de Araripina, Alexandre Arraes anunciou em coletiva com a imprensa de toda região do Araripe, nesta sexta-feira (30), a programação completa do melhor São João do Sertão de Pernambuco 2014 que traz a homenagem aos Sanfoneiros de Araripina e todo o nordeste.

“Nossa maior alegria é poder proporcionar um São João seguro e repleto de grandes atrações durante todo o mês junino que recebe em média pelo menos 30% de turistas, atraídos por uma belíssima programação junina, reforçando ainda mais o aquecimento econômico e cultural da nossa cidade”, ressaltou o executivo municipal, Alexandre Arraes.

Com a realização da Prefeitura de Araripina, através da Secretaria de Juventude, Cultura e Turismo e apoio da FUNDARPE, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco, conheça abaixo a programação Oficial do São João 2014 em Araripina:

DIA 23/06 (segunda-feira – véspera de feriado)
Leonardo
Bondes Polentinhas
Pinga Fogo
Mocidade Forrozeira
Forró de Nóis

Concursos em cinco Estados brasileiros vão prover 4,4 mil vagas para as polícias militar e civil.


Para aqueles que desejam seguir carreira policial, concursos em cinco Estados brasileiros vão prover 4,4 mil vagas para as polícias militar e civil. Somente em São Paulo são 2 mil oportunidades. Há chances, ainda, em Minas Gerais, Santa Catarina, Paraíba e Rondônia e os salários chegam a R$ 13,1 mil.

Na Paraíba, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros lançaram certame com 600 vagas, sendo 520 para soldado PM e 80 para soldado Bombeiro. Após passar pela seleção e curso de formação, o salário da PM será de R$ 2.548,16, podendo ser acrescido de até R$ 1.025,46 por plantão extra remunerado, além de outras gratificações. A inscrição vai até 8 de junho, pelo site www.ibfc.org.br. A taxa de participação é de R$ 70.