26 fevereiro 2020

COVID-19: Em menos de 24 horas, triplica o número de casos suspeitos de coronavírus em Pernambuco

Autoridades de saúde de Pernambuco participaram de entrevista coletiva, na noite desta quarta (26), e falaram sobre possíveis casos suspeitos de coronavírus — Foto: Rafazel Souza/G1
No início da noite desta Quarta-Feira de Cinzas (26), a Secretaria estadual de Saúde (SES-PE) confirmou que agora são três casos suspeitos de coronavírus sendo investigados em Pernambuco. Dois pacientes estão em isolamento no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), localizado no bairro de Santo Amaro. O terceiro está no Hospital Santa Joana, no bairro do Derby, área central da cidade. Os exames dos pacientes que estão no Oswaldo Cruz foram encaminhados para o laboratório do Instituto Evandro Chagas, em Belém do Pará, no norte do país e o prazo para sair o resultado é de até 72 horas.

Uma das pacientes que está no Hospital Oswaldo Cruz deu entrada na tarde dessa terça-feira (25). A mulher de 51 anos e natural de Caruaru chegou ao Recife vinda de São Paulo em um voo da companhia aérea Azul, que partiu do Aeroporto Internacional de Guarulhos, após conexão de voo que saiu da Itália. Ela passou férias no Norte do país europeu e, ao chegar à capital pernambucana, foi encaminhada ao Huoc com sintomas similares aos da doença provocada pelo coronavírus. O outro paciente seria um italiano que teria vindo passar o carnaval no estado.

Em São Paulo, um dos 20 casos suspeitos investigados pelo Ministério da Saúde teve contato com o primeiro caso confirmado no Brasil, o que pode indicar o primeiro caso de transmisão direta em território brasileiro.

Diário de Pernambuco

Petrolândia/Eleições 2020: 'Roberto da Prestação' inaugura o quadro ''Por que quero ser vereador da minha cidade''.


A partir desta quarta-feira (26/02/2020), a cerca de 8 meses para as eleições municipais, o Blog de Assis Ramalho, assim como aconteceu em eleições passadas, abre espaço aos candidatos a vereadores de Petrolândia e, também, a candidatos de outras cidades, que desejem expressar sua opinião no quadro ''Por que quero ser vereador da minha cidade''.

Para inaugurar o quadro nas eleições/2020 , o candidato a vereador Roberto da prestação enviou suas propostas.

confira abaixo.

O meu nome é Roberto Zacarias da Silva, também conhecido como 'Roberto da Prestação', pré-candidato a vereador por Petrolândia.  Quero ser vereador com o intuito de fazer organização, fiscalizar e tentar ajudar as pessoas mais necessitadas. Quero lutar pelos direitos do povo da cidade, do bairro Nova Esperança e do bairro novo Horizonte, isso por que esse povo está esquecido pelos políticos atuais. Também quero ver alguma maneira de fundar uma associação para que as mulheres possam ajudar os seus respectivos maridos.

Em fim, tenho muitos planos para pôr em prática caso seja eleito.

E para isso acontecer, vote em Roberto da prestação.

Interessados em participar do quadro ''Por que quero ser vereador da minha cidade'' entre em contato com a Redação do Blog de Assis Ramalho.

Celular (87) 99955-1186 (WhatsApp)
E-mail: contato@assisramalho.com.br

Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Último dia de Carnaval na chácara de Zé Sandes tem futebol e frevo










A Chácara São Pedro, dos empresários José Sandes e dona Neide Espíndola, em Petrolândia, mais uma vez foi palco de futebol e frevo. Nessa terça-feira (25), último dia do carnaval de 2020, o empresário reuniu amigos para uma partida de futebol society, disputada entre os amigos da Volta do Moxotó, distrito do município de Jatobá, e os amigos de Petrolândia.

O placar do jogo, que terminou em 2x2, como sempre, é o menos importante do tradicional encontro, porque, depois do futebol, o que predomina mesmo é  festa em ritmo de muita alegria, frevo. bebidas e churrasco.

Em meio a tanta farra e alegria, ainda sobrou um tempinho para os amantes do dominó, que disputaram acirradas partidas de dupla.

Brincadeiras a parte, a verdade é que todos desfrutaram de um dia maravilhoso na Chácara São Pedro, dos empresários José Sandes e dona Neide Espíndola,

Parabenizamos aos empresários pela realização de mais uma bonita festa de confraternização entre amigos boleiros!

A contagem regressiva para o encontro no carnaval de 2021 já começou!

Veja abaixo vídeo e fotos

Tacaratu/Petrolândia: Grupo de Jovens do assentamento Antônio Conselheiro agradece apoio da comunidade para realização do Carnaval


O Grupo de Jovens do assentamento Antônio Conselheiro, município de Tacaratu, na divisa com o município de Petrolândia, vem com grande satisfação agradecer a presença de todos os presentes e o apoio dado por parte da associação, e em especial a Rosilda que viabilizou o nosso desejo de pular o Carnaval em nossa comunidade - junto a nossos familiares - e que estamos prontos para novos desafios e no próximo ano estaremos mais organizados e com um número maior de foliões.

Veja abaixo fotos do Carnaval/2020 no assentamento Antônio Conselheiro

Petrolândia: De volta pra casa - em entrevista a Assis Ramalho empresário Zé Amaral fala sobre o seu ''desaparecimento'' que preocupou família e amigos

  
Dias atrás uma notícia abalou a cidade de Petrolândia, quando a família anunciou o sumiço
do empresário José Roberto Rodrigues do Amaral, mais conhecido por Zé Amaral, comerciante no ramo de distribuição de bebidas.

Após cerca de 30 horas de angústia e falta de informação, o alívio veio com a notícia que Zé Amaral teria sido encontrado na cidade de Santa Maria da Boa Vista, e que parentes teriam levado para tratamento em Petrolina. Havia suspeita de que o empresário estaria passando por problema de depressão.

Oito dias após o acontecido, para felicidade geral - nossa reportagem localizou, na manhã desta terça-feira de carnaval, o empresário executando normalmente o seu serviço na cidade de Petrolândia. Enquanto a maioria das pessoas se preparavam para curtir o último dia do carnaval, Zé Amaral fazia sua entregas de bebidas aos seus inúmeros clientes. 

Zé Amaral aceitou conversar com a reportagem do Blog de Assis Ramalho e Web Rádio Petrolândia, e fez todos os esclarecimentos do acontecido.

Assista abaixo o vídeo da entrevista.

Sobe para 43 número de denúncias à polícia de 'agulhadas' no carnaval do Recife e de Olinda

Polícia Civil instalou delegacia móvel para registrar queixas de agulhadas no carnaval do Recife, em 2019 — Foto: Beatriz Castro/TV Globo

Subiu para 43 o número de pessoas que denunciaram à Polícia Civil ter levado "agulhadas" no carnaval deste ano no Recife e em Olinda, segundo boletim divulgado nesta terça-feira (25). Na tarde do domingo (23), eram 12 boletins de ocorrência. Já a Secretaria de Saúde do estado contabilizou, desde o dia 15 de fevereiro, 69 pessoas que alegaram terem sido furadas por agulhas em quatro cidades.

Em 2019, cerca de 300 pessoas prestaram queixa no estado sobre esse tipo de ocorrência e não houve relatos de contaminação. Não houve casos positivos relacionados ao ano passado.

A Polícia Civil apontou, em nota, que foram dez denúncias no sábado (22), outras 15 no domingo (23) e mais 18 na segunda-feira (24), sendo 11 em diversos pontos de Olinda e sete no Recife. Não foram divulgados dados desta terça (25).

"Uma parte dos denunciantes relatou a exposição, neste carnaval, a outras formas de risco de contração do HIV e outra não soube descrever com precisão as circunstâncias e o momento em que foram tocadas por objeto perfurocortante", apontou a Civil no texto.

Os boletins de ocorrência foram registradas no posto de atendimento 24 horas, instalado pela Polícia Civil no Hospital Correia Picanço, referência no atendimento a doenças infecto-contagiosas. "Os policiais civis coletaram os depoimentos, dentro do procedimento das diligências, para identificar e capturar os suspeitos dessa prática", disse ainda a nota.

Atendimentos

Dos 69 casos registrados pela SES no intervalo de 15 a 24 de fevereiro, 41 eram mulheres e 28 homens. Os registros foram feitos nos municípios do Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana, e Orobó, no Agreste do estado.

As pessoas que relatarem terem sido alvo de agulhadas foram encaminhadas para triagem no Hospital Correia Picanço. Dos 69 casos registrados pela SES no intervalo de 15 a 24 de fevereiro, 65 pacientes realizaram a profilaxia pós-exposição (PeP), para prevenir a infecção pelo vírus HIV e outras infecções.

Os demais, ou se recusaram a fazer o teste rápido, que é pré-requisito para o uso da medicação e do tratamento, ou não estavam aptos a recebê-lo, o pois já havia passado mais de 72 horas desde o momento da agulhada.

Todos foram liberados após avaliação médica, com a orientação de retorno após 30 dias para conclusão do tratamento. Além disso, eles foram orientados a realizar o monitoramento de possíveis infecções no Serviço de Atenção Especializada (SAE) do Correia Picanço, ou nos municípios de residência dos paciente.

A SES explicou que os índices de transmissão por meio de picadas com agulhas infectadas são considerados baixos, em média 0,3% para HIV.

Saiba o que fazer

Exposição cutânea: lavar imediatamente o local com água e sabão.
Exposição de mucosa: lavar imediatamente e de maneira exaustiva o local com soro fisiológico.
Não é necessário ampliar o ferimento nem espremer o local, nem é recomendada a utilização de substâncias cáusticas, pois essas medidas apenas ampliam a área de exposição, sem demonstração de utilidade profilática.

Realizar curativo conforme necessário.
Encaminhar para o Hospital Correia Picanço para medidas de prevenção.

Por G1

Estudante de escola pública de Petrolândia, Leandro Ferreira de Sá é aprovado em medicina nas Universidades UFAL-MACEIÓ e UFPE-CARUARU


Estudante de escola pública, Leandro Ferreira de Sá, morador da quadra 04 de Petrolândia, foi aprovado no ano passado em Medicina na UFAL-MACEIÓ e esse ano na UFPE-CARUARU.

Em contato com a nossa reportagem, o jovem estudante fez relatos de agradecimentos a família e aos professores da Escola Erem Jatobá.

Assis Ramalho, estou muito feliz e nesse momento gostaria de agradecer aos meus pais Roberto e Nilma - aos meus filhos Nivia, Nicael e Nil Leonel e ao meu irmão Nilson.

Essa conquista não é só minha, mas, também, dos meus professores da rede pública da escola de referência de Jatobá.


Muito obrigado!

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação e fotos: Leandro Ferreira de Sá
Quadra 04 de Petrolândia

Jatobá tem valor: Por Éder Rodrigo - Vice-prefeito do município de Jatobá/PE


Uma gestão municipal inovadora pode ser interpretada como aquela em que os recursos disponíveis para melhor atender às demandas de uma sociedade sejam potencializados.

Nesse sentido, estudar boas práticas e iniciativas de sucesso que ganharam notabilidade e prêmios nacionais pelo nível de inovação, governança, transparência e eficácia é uma alternativa mais que recomendada para construir soluções que promovam desenvolvimento do município.

Assim, baseadas nessas experiências exitosas e estudando os aspectos gerais de algumas iniciativas, é possível construir um modelo que possa ser reaplicado a realidade do município de Jatobá, considerando, obviamente, as nossas peculiaridades socioeconômicas e culturais.

Nessa perspectiva, foi que surgiu a ideia do programa JATOBÁ TEM VALOR, projeto inspirado num programa implantado em Santa Clara, município localizado no estado do Rio Grande do Sul, tendo como objetivo fomentar o desenvolvimento econômico local. Essa iniciativa bem-sucedida do governo de Santa Clara rendeu ao município gaúcho o prêmio MuniCIÊNCIA 2019 de gestão inovadora, realizado pela Confederação Nacional dos Municípios.

Nesse contexto, o programa JATOBÁ TEM VALOR possui a mesma linha de atuação do programa implementado pelo município gaúcho, ou seja, consiste em promover ações voltadas para a valorização da economia local, adotando medidas que ajudem a revitalizar o setor de comércio e serviços do município.

Em linhas gerais, a ideia do projeto decorre da necessidade de melhorar o ambiente de negócios do município, que foi duramente afetado nos últimos anos pela crise econômica que assola o país e por uma série de fatores negativos que incidiram em Jatobá e que prejudicou fortemente a dinâmica do comércio local. Nesse sentido, para implementar o programa, é preciso envolver não só os empresários, mas também a comunidade, a fim de buscar mudanças conceituais e de atitude que possam conduzir a economia local a um novo patamar de desenvolvimento.

Assim, comerciantes e clientes devem ser ouvidos para a obtenção de um diagnóstico das principais carências dos empreendimentos comerciais do Município. Outra medida, é conscientizar o consumidor de que as compras realizadas no Município geram impostos que fortalecem economicamente o governo local e, em última análise, melhora a vida da população como um todo, pois potencializa a geração de emprego e renda na cidade, o que melhora a arrecadação do município e, com isso, seja revertido em mais investimentos em áreas prioritárias como saúde, educação, segurança, infraestrutura etc.

O formato do programa abrange todos os setores econômicos do Município, em curto, médio e longo prazos. A gestão municipal deve ainda firmar parcerias com órgãos estratégicos como a AD Diper (agência de desenvolvimento econômico de estado de Pernambuco) e o SEBRAE, a fim de criar mecanismos, metodologias e estratégias que viabilizassem a iniciativa e o controle do projeto.

Alguns objetivos do programa:

• incentivar os setores do comércio local a se profissionalizarem de maneira mais efetiva e agregarem valor a seus negócios, a fim de aumentarem suas receitas;

• conscientizar a comunidade para que valorize o Município, efetuando suas compras no comércio local;

• dinamizar a economia local e criar condições para melhorar a arrecadação e assim ampliar as receitas próprias do município.

Dentre algumas ações podemos destacar:

a. Divulgação de matérias em rádios e jornais da cidade e da região para divulgar o programa e estimular o consumidor a comprar no Município;

b. instalação de outdoors na cidade, com a finalidade de sensibilizar a população na valorização do comércio local;

c. reuniões internas com servidores públicos; d. reuniões externas com a comunidade em geral;

e. Cursos e treinamentos periódicos para capacitar os empresários da cidade;

f. implantação ou reforço das disciplinas Empreendedorismo e noções de finanças nas escolas municipais, a fim de criar e promover desde cedo a cultura da valorização e importância da economia local.

g. Fortalecer a associação comercial do município e criar o Conselho de desenvolvimento econômico municipal.

É assim, propondo ações concretas e buscando soluções inovadoras, que construiremos um novo paradigma para promover o desenvolvimento do mercado local.

Éder Rodrigo
Vice-prefeito