terça-feira, maio 06, 2025

Primeira Turma do STF torna réus denunciados do núcleo 4 de trama golpista


Por: Manoela Alcântara e Pablo Giovanni - Metrópoles

Os ministros da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) tornaram réus, na tarde desta terça-feira (6/5), sete acusados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) de integrar o núcleo 4 da suposta trama golpista que visava manter o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no poder.

A decisão foi unânime. Tornaram-se réus, nesta terça, os militares Ailton Gonçalves; Ângelo Martins Denicoli; Carlos Giancarlo Gomes Rodrigues; Guilherme Marques de Almeida; e Reginaldo Vieira de Abreu; o agente da PF Marcelo Araújo Bormevet; e Cesar Moretzsohn Rocha, engenheiro e presidente do Instituto Voto Legal.

Nessa segunda fase, os magistrados analisaram o mérito, ou seja, se aceitavam ou não a denúncia da PGR para tornar réus os sete acusados. O relator, ministro Alexandre de Moraes, votou pelo recebimento integral da denúncia e foi acompanhado por todos os colegas de turma: Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin.

Segundo a denúncia apresentada pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, os investigados fazem parte de um grupo suspeito de disseminar notícias falsas sobre o processo eleitoral.

Em seu voto, indicando que aceitaria a denúncia, Moraes disse: “Sabemos todos que houve a montagem do chamado gabinete do ódio — núcleo de notícias fraudulentas; núcleo de financiamento de notícias fraudulentas; núcleo de produção, político, e de difusão de notícias fraudulentas”.

Para o relator, os acusados “fizeram parte de uma estrutura que incentivava parcela da população contra a Justiça Eleitoral, contra o STF”. Ainda segundo ele, “não se trata aqui de: ‘Ah, uma pessoa repassou uma notícia para a outra'”.

Veja quem faz parte do núcleo 4:

* Ailton Gonçalves Moraes Barros – major da reserva do Exército;

*Ângelo Martins Denicoli – major da reserva do Exército;

* Carlos Cesar Moretzsohn Rocha – engenheiro e presidente do Instituto Voto Legal;

* Giancarlo Gomes Rodrigues – subtenente do Exército;

* Guilherme Marques de Almeida – tenente-coronel do Exército;

* Reginaldo Vieira de Abreu – coronel do Exército; e

*Marcelo Araújo Bormevet – agente da Polícia Federal.

Petrolândia: Confira agenda da semana da Clínica MAIS SAÚDE para quarta, quinta e sexta-feira (7, 8 e 9) e agende sua consulta

Clínica MAIS SAÚDE, localizada em Petrolândia na Av. Auspício Valgueiro Barros, 146, no centro da cidade, ao lado da Escola Delmiro Gouveia, informa agenda de atendimento para esta quarta, quinta e sexta-feira, 07, 08 e 09 de maio de 2025.

Confira nos quadros disponibilizados.e agende sua consulta

ATENÇÃO! À Clínica Mais Saúde Petrolândia e Floresta-PE, agora está com Laboratório de Análises Clínicas Próprio.

Não esqueça de agendar seus exames com a credibilidade e confiança Mais Saúde que você já conhece!

Petrolândia: F F Locações tem mesas, cadeiras, freezers e caixa termica para alugar; entre em contato com Fabiano Souza e faça sua festa

 

Aluguel de cadeiras, mesas, freezers e caixa termica de 360 litros você encontra na FF locações na quadra 02 em Petrolândia.

Contato: (87) 999419438

Fabiano Souza

Jornal espanhol diz que Ancelotti deixa o Real domingo e deve assumir a Seleção Brasileira


Ancelotti e Real Madrid chegam a um acordo verbal para a saída do treinador — Foto: Josep LAGO / AFP

Por: Ana Karolina Reisda CNN

Um acordo verbal já foi firmado e, após a resolução das formalidades contratuais, um anúncio oficial confirmando a saída do técnico pode acontecer antes do final da temporada do campeonato. Segundo o jornal Marca, o comunicado oficial será feito logo após o El Clássico no próximo domingo (11), contra o Barcelona.

A expectativa é Ancelotti em breve assuma o comando técnico da Seleção Brasileira, em um contrato inicial de um ano, com duração até o fim da Copa do Mundo de 2026. O treinador já estaria à frente da equipe nas partidas de junho, contra Paraguai e Equador.

Para estes dois jogos, a CBF tem até o dia 18 de maio para enviar a lista dos convocados à Fifa, por conta da obrigatoriedade na liberação dos atletas. Caso a Seleção siga sem técnico até lá, a tendência é que o diretor Rodrigo Caetano e o coordenador Juan, ex-zagueiro da Seleção, liderem o processo de convocação e façam a lista final para os dois jogos.

Apesar disso, a expectativa da entidade é que a lista final seja assinada por Carlo Ancelotti.

O técnico terá duas oportunidades para se despedir da torcida merengue em dois jogos no Santiago Bernabéu: no dia 14 de maio, contra o Mallorca, e nos dias 24 ou 25, diante da Real Sociedad.

Após saída de Lupi, bancada do PDT na Câmara decide deixar base aliada ao Planalto e diz que será 'independente'

Ministro da Previdência, Carlos Lupi, fala Comissão de Previdência, Assistência Social da Câmara sobre as fraudes do INSS. — Foto: Ton Molina/FotoArena/Estadão Conteúdo

Por Kevin Lima, g1 — Brasília

A bancada do PDT na Câmara dos Deputados decidiu nesta terça-feira (6) abandonar o alinhamento automático com o governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A decisão foi tomada quatro dias após o presidente licenciado da sigla, Carlos Lupi, pedir demissão do Ministério da Previdência, em meio a um escândalo de fraudes e desvios de dinheiro de aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Membros da sigla afirmaram ao g1 que o partido não passará a integrar a oposição, nem fará parte automaticamente da base aliada ao Planalto. Os deputados afirmam que terão uma posição "independente".

A bancada do PDT na Câmara não recebeu bem o processo de saída de Carlos Lupi da Esplanada dos Ministérios. Dentro da sigla, a demissão de Lupi foi recebida como o ápice de um processo de fritura público e um "desrespeito" ao partido.

Petrolândia: Dr. Elivon Ribeiro, Clínico geral, Ultrassonografia, transvaginal, atende na Petroclínica nesta quinta (08); Agende sua consulta

 


A Petroclínica, situada na na Rua José Benedito da Silva (Por trás da Eletroléo), no centro de Petrolândia, informa que o Clínico geral (Clínico geral, Ultrassonografia, transvaginal) Dr. Elivon Ribeiro, atende nesta quinta-feira, 08 de maio de 2025.

Informações e agendamentos pelos fones 87 99805 0774 ou 3851 2333.

Atlético-MG anuncia a contratação de Dudu após atleta rescindir com Cruzeiro

Foto montagem: Atlético-MG

Por ESPN

Dudu já está de casa nova – e seguirá sendo em Belo Horizonte. Após rescindir com o Cruzeiro, o atacante foi anunciado como novo reforço do Atlético-MG.

O anúncio oficial aconteceu na manhã desta terça-feira (6) recheado de provocações à Raposa, como, por exemplo, uma postagem de uma imagem com a silhueta de Dudu comemorando o gol que rebaixou o Cruzeiro, em vitória do Palmeiras por 2 a 0, no Mineirão, em 2019, seguida da frase: "Hora de escrever uma história em preto e branco".

Em seguida, o Galo publicou uma montagem de Dudu com a camisa do Galo na comemoração do fatídico gol que rebaixou o rival. O atacante reencontrará Cuca, com quem trabalhou e foi campeão do Brasileirão de 2016 com a camisa do Palmeiras. Os dois ainda estiveram juntos em 2017, quando o treinador voltou ao Alviverde.

Dudu também reencontrará alguns ex-companheiros de Palmeiras que se mudaram para o Galo no início do ano, como Vitor Hugo, Gabriel Menino, Gustavo Scarpa, Rony e Caio Paulista.

O camisa 7 chega após passagem de apenas cinco meses no rival Cruzeiro. Formado na base da Raposa, o ‘Baixola’ foi anunciado em 23 de dezembro de 2024, mas teve problemas como o técnico Leonardo Jardim nos bastidores.

Ao todo, sua passagem teve 17 jogos e apenas dois gols marcados. A última atuação foi em 24 de abril, contra o Palestino, pela CONMEBOL Sul-Americana. Na ocasião, o atacante chegou até a começar a partida como titular, mas foi substituído aos 18 minutos do 2º tempo.

Lula finaliza MP que amplia gratuidade da conta de luz, dizem interlocutores do governo

A modernização do setor elétrico, com a abertura do mercado livre de energia, requer profissionais que entendam a dinâmica do processo de aquisição — Foto: Getty Images

Por Guilherme Balza, g1 e GloboNews — Brasília

O Palácio do Planalto concluiu a análise da medida provisória (MP) que prevê a reforma do setor elétrico no Brasil, incluindo a redução da tarifa de luz para cerca de 60 milhões de brasileiros.

As informações são de interlocutores do Palácio do Planalto e do Ministério de Minas e Energia (MME).

A expectativa é que o texto seja enviado ao Congresso ainda essa semana. A matéria prevê que as mudanças comecem a valer em junho próximo.

INSS fará devolução automática de valores descontados indevidamente de aposentados, diz novo presidente


Fachada do prédio onde fica a sede do INSS — Foto: Pedro França/Agência Senado

Por Redação/CBN

O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller Júnior, afirmou que os aposentados e pensionistas lesados por descontos indevidos em folha não precisarão tomar nenhuma providência para reaver os valores. Em entrevista ao Jornal da CBN, ele garantiu que o ressarcimento será feito de forma automática, segura e sem burocracia, diretamente pela instituição.

Gilberto Waller Júnior destacou que o presidente Lula pediu pessoalmente que o processo de devolução do dinheiro descontado dos aposentados e pensionistas seja fácil. Ele afirma que beneficiários não precisarão enfrentar filas, apresentar documentos nem fazer PIX. Além disto, disse, já foi definido que este ressarcimento será feito pela instituição na mesma conta em que aposentados e pensionistas recebem o benefício.

'Tem que ser algo que não demande a ele novos trabalhos, não demande enfrentar uma fila. Nesse caso, a ideia é essa, se aprovado esse modelo, que ele seja desburocratizado, que ele não tenha que juntar documento algum, que ele não tenha que enfrentar fila e sempre pelos canais oficiais. Uma das coisas que já foi definida é que eventual ressarcimento seja da instituição. Nada de PIX, nada de depósito em conta e nada de sacar em banco. O que a gente vai fazer é, da mesma conta que ele recebe o seu benefício previdenciário, vai ser depositado [o dinheiro]'.

O INSS abriu processos administrativos contra 12 entidades citadas na investigação da Polícia Federal sobre os desvios em aposentadorias e pensões. Gilberto Waller Júnior explicou o critério adotado pela Corregedoria-Geral da instituição. Segundo ele, foram abertos os processos nos casos que se enquadram como corrupção.

'Foram abertos processos de responsabilização de pessoas jurídicas com base na Lei Anticorrupção, e foram incluídas as empresas que pagaram propina a agentes públicos, por crime de corrupção, e aquelas que são empresas fantasmas, aquelas empresas que não tinham condições mínimas para sua existência. Essas empresas fantasmas foram desconsideradas a pessoas jurídicas para poder alcançar também os seus sócios e eventuais conglomerados de empresas'.

O presidente do INSS contou que o instituto tem conversado com a Controladoria-Geral da União e com outros órgãos de controle sobre a adoção de medidas mais severas para evitar que fraudes voltem a acontecer.

'Não pode o INSS celebrar um contrato, um convênio, um acordo com uma instituição fraudulenta. O mínimo que tem que se fazer é a comprovação de que aquela instituição funciona. O mínimo que tem que se fazer é uma visita do INSS à sede para verificar se a sede é compatível com o tamanho que ela fala que tem. É um controle mínimo que se exige. É necessário que a gente faça o controle da biometria facial, como já é feito em relação aos bancos, mas também outras questões de inteligência. A gente pode fazer cruzamento de dados, verificar a pessoa onde mora, se está ligado àquele sindicato ou não'.

CBN

Parabólica tradicional vai sai do ar: saiba como solicitar a nova parabólica digital de graça antes do prazo acabar


Se você já ouviu falar sobre a necessidade de substituir a parabólica tradicional pela parabólica digital, mas vive deixando para depois, é importante ficar atento. O prazo para solicitar a troca vai até as 20 horas (horário de Brasília) do dia 30 de junho. 

Famílias inscritas em programas sociais do Governo Federal (CadÚnico) e que assistem à TV pela parabólica tradicional, têm direito ao kit gratuito com a nova parabólica digital. Todo o processo, do agendamento à instalação, é de graça.

A iniciativa faz parte do programa Siga Antenado, administrado pela Entidade Administradora da Faixa (EAF), empresa não governamental e sem fins lucrativos criada por determinação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para viabilizar a implantação do 5G no Brasil. Mais de 4,9 milhões de kits gratuitos já foram entregues em todo o país.

“O fim da parabólica tradicional já começou, e quem não fizer a troca a tempo ficará sem sinal. A nova parabólica digital é a única forma de continuar assistindo à TV via satélite, com mais qualidade, som nítido e uma programação ainda mais ampla. Os agendamentos podem ser feitos até 30 de junho, às 20h, no horário de Brasília”, alerta Leandro Guerra, presidente da Siga Antenado.

Dona Maria das Marcês, de 59 anos, moradora na cidade baiana de Pé de Serra, procurou a Siga Antenado e já teve seu kit instalado em casa. “Fiquei sabendo da Siga Antenado por uma amiga. Ela que agendou para mim. Foi rápido! Em menos de 15 dias a antena chegou à minha casa. Não teve custo nenhum. O técnico chegou, instalou, e só isso!”, conta ela.

Quem não fizer a substituição poderá ficar sem acesso à programação da TV aberta via satélite. Canais de grande audiência já interromperam ou estão prestes a encerrar suas transmissões na parabólica tradicional. 

Vantagens

Petrolândia: Aluga-se um prédio com espaço para uma loja na rua Artur Vieira Lima, centro, ao lado da Academia C2.

 


Blog de Assis Ramalho
Informação: Proprietária do imóvel

Petrolândia: Ortopedista Dr. Érico Herbert atende na Policlínica nesta quarta (07/05/2025) a partir das 14h00; agende sua consulta


A Policlínica de Petrolândia, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 62 - Centro, em frente ao CAT dos Bombeiros (antigo escritório da Celpe), informa que Dr. Érico Herbert, ortopedista, atende nesta quarta-feira ~ 07 de maio de 2025 a partir das 14h00

.Agende sua consulta pelos números (87) 3851-2497 ou 99618-8877.

DR. Érico Herbert também atende na Policlínica às sextas-feiras a partir das 08h;00 horas

Cinco homens morrem após batida entre dois carros na Bahia; quatro vítimas eram da mesma família

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Por g1 BA e TV Sudoeste

Cinco homens morreram após uma batida entre dois carros na tarde desta segunda-feira (5), na BR-030, em trecho da cidade de Guanambi, na Bahia. Segundo a Polícia Militar, quatro vítimas eram da mesma família.

O acidente aconteceu por volta das 12h, no Km 14, na zona rural do município. As vítimas foram identificadas como:

Jonas da Silva Marques, de 34 anos (dirigia um dos carros);
Obaldo Silva Marques, de 62 anos (pai de Jonas);
Flávio Menezes da Silva, de 52 anos (tio de Jonas e irmão de Obaldo e de Ivalter);
Ivalter da Silva Marques, de 51 anos (tio de Jonas e irmão de Obaldo e Flávio);
Alex Mendes de Oliveira, 36 anos (condutor do outro carro).

Caixa começa a oferecer Minha Casa, Minha Vida para classe média

© José Cruz/Agência Brasil

Por: Wellton Máximo - Repórter da Agência Brasil

As famílias com renda mensal de até R$ 12 mil podem, a partir desta segunda-feira (5), contratar a nova modalidade do Minha Casa, Minha Vida voltada à classe média. A Caixa Econômica Federal começou a oferecer os empréstimos da nova categoria do programa habitacional.

Líder no financiamento imobiliário no país, concentrando cerca de 70% das operações de crédito no setor, a Caixa pôde começar a operar a nova categoria após o Conselho Monetário Nacional (CMN) regulamentar, na última quarta-feira (30), as mudanças no Minha Casa, Minha Vida. Isso porque era necessário definir o uso de fontes alternativas de recursos no programa habitacional, além do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Apelidada de Faixa 4 do Minha Casa, Minha Vida, a nova modalidade oferece financiamentos com juros nominais de 10% ao ano e prazo de até 420 meses (35 anos) e permite financiamento de imóveis de até R$ 500 mil. Até 80% do valor de imóveis novos poderão ser financiados. Para imóveis usados, o percentual financiado cai para 60% nas regiões Sul e Sudeste e mantém-se em 80% para as demais localidades.

Petrolândia e região: 4ª CIPM anuncia novo telefone para contato do PROGRAMA PROTEGER; confira

 


A Central da 4ª CIPM anuncia que devido a problemas técnicos, houve MUDANÇA DE NÚMERO DE TELEFONE. Confira acima!


Blog de Assis Ramalho
Informação: 4ª CIPM - COMPANHIA TEN PM CIRILO DE SOUSA ARAÚJO

Petrolândia: Otorrino Dr. Robson Oliveira atende toda as terças-feiras na Clínica MAIS SAÚDE; confira agenda de atendimento dos demais profissionais, de 06 a 09/05/2025.

 


Clínica MAIS SAÚDE, localizada em Petrolândia na Av. Auspício Valgueiro Barros, 146, no centro da cidade, ao lado da Escola Delmiro Gouveia, informa que o Otorrino Dr. Robson Oliveira atende toda as terças-feiras na Clínica MAIS SAÚDE

Agende já o seu exame!

Petrolândia: DBrum Modas lança promoção DIA DAS MÃES DULOREM com descontos de 20%; aproveite!

 


PROMOÇÃO DIA DAS MÃES DULOREM: A loja DBrum Modas, situada na Avenida Manoel Borba, nº 74, ao lado da Eletroléo, no centro de Petrolândia, anuncia promoção MÃES BÁSICAS com descontos de 20% . A promoção é válida até o fim do estoque em liquidação. Aproveite!  


DBrum Modas
Avenida Manoel Borba, nº 74 - centro
Petrolândia (PE)
Telefone: (87) 3851-2051




Bragantino vence Mirassol e assume vice-liderança do Campeonato Brasileiro; confira resultados da 7ª rodada e clssificação

Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino

Por: Agência Brasil

O atacante paraguaio Isidro Pitta garantiu a vitória de 1 a 0 do Bragantino sobre o Mirassol, na noite desta segunda-feira (5) no estádio Cícero de Souza Marques, em Bragança Paulista. Com este resultado o Massa Bruta assumiu a vice-liderança do Campeonato Brasileiro com os mesmos 16 pontos do líder Palmeiras.

Já o Mirassol permanece com 7 pontos, ocupando a 16ª colocação da classificação. Em um confronto muito parelho, o gol da vitória saiu já aos 46 minutos do segundo tempo, quando o zagueiro Pedro Henrique acertou longo lançamento para Isidro Pitta, que, dentro da área, dominou a bola antes de acertar um chute cruzado que superou o goleiro Walter.

Galo vence


Na partida que fechou a 7ª rodada da competição, o Atlético-MG foi até o estádio Estádio Alfredo Jaconi e contou com um gol de Gustavo Scarpa, em cobrança de falta, para derrotar o Juventude por 1 a 0.

O resultado foi muito importante para o Galo, que deixou a zona do rebaixamento, alcançando os 9 pontos na 10ª colocação da competição. Já a equipe do Rio Grande do Sul agora é a 15ª colocada com 7 pontos.


Fonte: ge

IDH: Brasil avança 5 posições em ranking de desenvolvimento humano. Veja o que melhorou


Carteira de Trabalho. Progresso brasileiro é resultado de melhora de dados de renda e saúde — Foto: Davi Pinheiro / Governo do Ceará

O Brasil avançou cinco posições no ranking de desenvolvimento humano editado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), de acordo com relatório divulgado nesta terça-feira.

O relatório usa dados de 2023. No primeiro ano do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, o país alcançou o 84º lugar. Em 2022, o Brasil estava em 89º no ranking que mede o bem-estar da população considerando indicadores de saúde, escolaridade e renda.

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil atingiu 0,786 em 2023, nível considerado elevado pela agência da ONU. No ano anterior, o IDH era de 0,760. O relatório mais recente incorpora a atualização realizada pelo Banco Mundial na série histórica de renda per capita dos países, cujo ano-base passou de 2017 para 2021. O IDH varia de zero a 1 e, quanto maior, melhor.

A “nota” do Brasil está um pouco acima da média da América Latina e Caribe, de 0,783, e o país se encontra em uma posição intermediária em relação a seus vizinhos da América do Sul. Está atrás de Chile (45º), Argentina (47º), Uruguai (48º), Peru (79º), e Colômbia (83º).

No mundo, o IDH é de 0,756. O ranking é liderado pela Islândia (0,972), seguida por Noruega e a Suíça, empatadas na segunda posição (0,970). Na outra ponta, com IDH de 0,388, está o Sudão do Sul.

Pré-pandemia

Com o avanço em 2023, o Brasil se aproxima da tendência de desenvolvimento anterior à pandemia, que afetou drasticamente os indicadores observados pelo Pnud. O progresso brasileiro em 2023 ocorreu graças a melhores resultados nos dados de renda e saúde. O Brasil, porém, segue estagnado na educação.

A primeira dimensão se beneficiou do aumento da formalização no mercado de trabalho brasileiro. Atualmente, a taxa de desemprego no país está em um dos menores patamares da série histórica. Já no indicador de saúde, o país conseguiu reverter o prejuízo provocado pela pandemia de covid-19.

Preocupação mundial