11 dezembro 2018

Petrolândia: Qual dos Três Poderes defende o bioma Caatinga?





A cidade de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, é um município à distância de quase 500 quilômetros da capital, Recife, e está situada no Semiárido do Nordeste do Brasil, no Polígono das Secas, no diferenciado e exclusivamente brasileiro bioma da Caatinga. Apesar dessa peculiaridade, é crescente e alarmante a disseminação do plantio da árvore exótica nim (neem), de origem indiana, como planta "paisagística". 

Em toda a cidade, em especial no centro dela, árvores nativas brasileiras são substituídas por mudas de nim, apesar das fartas informações que desaconselham o plantio dessa e de outras espécies exóticas, como o fícus, em uma região que deveria preservar a integridade de um bioma único - e fragilíssimo - do Planeta. 

O caso que chama mais atenção é a floresta de nim em torno do Fórum Professor José da Costa Porto, na Praça dos Três Poderes, no centro da cidade, onde é profusa as árvores se espalham por todos os lados do prédio e, aparentemente, até árvores sadias provenientes da terra brasilis têm sido substituídas por nim. Apenas uma alta caraibeira resiste em meio à exótica floresta que envolve o Fórum de Petrolândia. 

Em um desses casos, a árvores definhou durante meses, por falta de aguação. A reportagem deste Blog observou e registrou (não sem comunicado ao órgão municipal competente), durante o longo período de sacrifício da árvore, que uma muda de nim era aguada, diligentemente, plantada no pé de uma moribunda palmeira imperial, usada como suporte para uma câmera de vigilância do Fórum, enquanto os dois pés de falso pau-brasil foram negligenciados. Uma das árvores morreu. A outra resistiu, aparentemente, por aproveitar a umidade da tubulação da Compesa para o prédio público, e, hoje, com a sorte da volumosa precipitação de chuva nos últimos dias, recebeu um novo fôlego para resistir durante mais alguns meses, contrariando a vontade dos que zelam por sua morte.

Mas, a quem recorrer para monitorar a preocupante expansão do nim em Petrolândia, quando Executivo e Judiciário oferecem território para predominância da planta e o Legislativo não faz por menos, também oferece guarida para plantio dessas árvores em redor de sua sede? A quem recorrer? 

Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Evânio Barbosa é atração do Clone de Caldinho no Maria Fumaça nesta quarta (12)


Venha curtir a quinta-feira mais animada da cidade no Maria Fumaça com o cantor, compositor e poeta Evânio Barbosa. Haverá Clone de Caldinho!

Bar e Restaurante Maria Fumaça, a melhor música, a melhor culinária na Orla Fluvial de Petrolândia.

Contato: 87 3851-0376. Acompanhe o Maria Fumaça no Instagram @mariafumaca.oficial.

Divulgação/Maria Fumaça

Por falta de consulta pública, MPPE pede nulidade de lei que altera plano diretor de Garanhuns


Foto ilustrativa: Petrolândia-PE (Lúcia Xavier/Arquivo BlogAR)
O Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE), através das 1ª Promotoria de Justiça de Defesa da Garanhuns ingressou com ação civil pública (ACP) na Vara da Fazenda Pública da Comarca do município, nesta segunda-feira (10), contra o município de Garanhuns; o prefeito Izaías Régis Neto; a Câmara Municipal de Garanhuns; e a construtora Viana e Moura Construções SA. A ação tem como objetivo a adoção das providências necessárias para a nulidade da Lei nº 4.505/2018, que propõe alteração do Plano Diretor do município, bem como todos os atos que venham a ser praticados sob seu amparo (PJe 5656-94.2018.8.17.2640).

Segundo o Estatuto da Cidade (Lei Federal nº. 10.257/2001), o processo de elaboração ou de revisão do Plano Diretor e legislação correspondente deve ocorrer com a ampla participação popular. No entanto, conforme reunião promovida pela Promotoria, no dia 3 de dezembro, a comunidade da região afetada informou que tanto no âmbito do Executivo quanto do Legislativo municipal, o projeto não foi submetido à consulta da população e sequer foi disponibilizada a realização de audiências públicas.

Petrolândia não tem semáforos; Com 28 mil habitantes, Tabira já tem - e de LED



Tabira, município pernambucano situado no Sertão de Pernambuco, tinha população estimada em 28.301 habitantes, em 2017, numa cidade formada apenas pelo distrito sede e pelos povoados de Brejinho, Borborema, Riacho do Gado e Campos Novos. Hoje (11), segundo publicação do Júnior Finfa - do blog homônimo - em rede social,  o 4º município mais populoso da Microrregião do Pajeú recebeu a instalação de semáforos de LED.  

Como naquela disputa infantil (ou seria bullying?) de "eu tenho e você não tem", Tabira está à frente de Petrolândia que, com seus 30 e tantos mil habitantes, não tem nenhum semáforo, nem um farolzinho, pra chamar de seu. 

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com fotos e informações de Júnior Finfa

Padre que celebrava missa na hora do tiroteio na catedral em Campinas se emociona ao relatar o fato (veja vídeo)


Por: TV News

Vídeo mostra momento do tiroteio que matou quatro na Catedral de Campinas


Um vídeo do circuito de segurança da Catedral Metropolitana de Campinas (SP) registrou o momento em que um atirador abre fogo contra fiéis durante uma missa no início da tarde desta terça-feira (11). Euler Fernando Grandolpho matou quatro pessoas e depois se matou ainda dentro da igreja. No total, nove pessoas ficaram feridas.

Nas imagens, é possível observar que o homem levanta, atira primeiro em três pessoas que estavam no banco atrás do dele, e começa a andar atirando de maneira aleatória. O vídeo ainda mostra algumas pessoas correndo para fora da igreja.

Por: G1 Campinas

Brasil não explora setor pesqueiro como deveria, afirma presidente da Frente Parlamentar Mista de Pesca e Aquicultura



Apesar de possuir um litoral de aproximadamente sete mil quilômetros de extensão, o Brasil não explora as atividades pesqueiras e o setor ainda não é devidamente gerenciado. É o que aponta um estudo do Instituto Oceanográfico (IO) da USP.

Segundo a instituição, metade das frotas pesqueiras analisadas atua praticamente no prejuízo, já que os custos são altos em relação às receitas. A informação tem como base dados econômicos de 17 frotas pesqueiras que localizadas nas regiões Sul e Sudeste do país.

A mesma avaliação é feita pelo presidente da Frente Parlamentar Mista de Pesca e Aquicultura no Congresso Nacional, deputado federal Cleber Verde (PRB-MA). De acordo com o congressista, o Brasil não explora esse setor como deveria. “Nós temos uma faixa litoral que seria estratégica para o país desenvolver essa atividade. O Brasil é um país com um enorme potencial, mas que nunca conseguiu consolidar esse potencial em um resultado específico”, afirma.

Não precisa mais autenticar documentos nem reconhecer firma em cartório

Temer sanciona lei que dispensa reconhecimento de firma em órgãos públicos.

Por José Luiz Neto*

A apresentação de documento autenticado com firma reconhecida não será mais necessária em órgãos públicos. Isso porque o presidente Michel Temer sancionou, agora em novembro, o projeto aprovado pelo Congresso Nacional, que também acaba com a exigência de apresentação de certidão de nascimento.

A lei abrange as esferas federais, estaduais e municipais, e tem como objetivo principal simplificar os procedimentos burocráticos, reduzir gastos e diminuir os riscos de fraudes.

De acordo com a lei sancionada, as esferas públicas não poderão exigir que o cidadão reconheça firma para serviço ou atendimento. Quando entrar em vigor, a lei obrigará o agente administrativo a analisar a documentação, como o documento de identidade, bem como dispensar o cidadão de apresentar cópias autenticadas de documentos. Bastará levar original e cópia simples.

Concurso Miss e Mister Petrolândia recebe prêmio de reconhecimento em Paulo Afonso-BA


O concurso Miss e Mister Petrolândia, cidade do interior de Pernambuco, realizado desde 2017 sob a coordenação de Janes Franks e sua equipe - Jaqueline Lima, Juliana Fernandes, Marine Dória, Tatiane Mendes e Taiza Carvalho - recebeu o prêmio de Destaque do Sertão em Paulo Afonso, na Bahia, no último domingo (09).  O prêmio foi concedido pelo coordenador estadual de concursos de beleza na Bahia, Derinho Oliveira, em solenidade no Clube Paulo Afonso-CPA.

A Miss Petrolândia 2017 Andreza Lima fez uma participação especial no evento e, mais uma vez, o nome do município foi enaltecido pela beleza de sua representante. "O concurso de Petrolândia foi reconhecido e homenageado por outro Estado e isso nos mostra que o desenvolvimento desse belo trabalho, organizado pela equipe, vem cada vez mais se destacando e tornando o nome da nossa cidade mais conhecido", enfatiza Jane Franks sobre o prêmio.

Os organizadores do evento Miss e Mister Petrolândia receberam, ainda, o convite para sediar um novo projeto, com o concurso regional Miss Garota Rio São Francisco.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de Janes Franks
Fotos: Tointodas

Academia Hacktown realiza 1ª Mostra de Jogos e Robótica em Floresta


A Mostra será um espaço de formação e informação e sua concepção prevê a participação ativa dos visitantes, onde conhecer Ciência se transforma numa emocionante experiência de aprendizado. O evento será aberto ao público, e escolas podem montar grupos para visitar os espaços no campus Floresta. De acordo com o professor Paulo Tiago, coordenado da Academia Hacktown em Floresta “para ajudar o professor/educador a obter o melhor rendimento pedagógico com seus alunos na Mostra foram criados roteiros de visitação e atividades para alunos de todas as idades, da pré-escola à Universidade, o que proporciona vivências que vão para muito além da sala de aula”.

A Academia Hacktown é a primeira escola pública de programação em jogos e robótica do Brasil e está em funcionamento no campus Floresta do IF Sertão-PE desde 2017. Anualmente oferece vagas gratuitas para crianças e adolescentes aprenderem programação e robótica por meio de metodologia divertida e criativa.

A 1ª Mostra de Jogos e Robótica é um evento gratuito e as inscrições podem ser realizadas no sistema de eventos do IF Sertão-PE, no seguinte endereço eletrônico: https://ifeventos.ifsertao-pe.edu.br/public/event/77 .

Assessoria IF Sertão PE

PL pretende criar Fundo de Aval para Colônias e Cooperativas de Pesca



Com o objetivo de fomentar a pesca no país e expandir a comercialização de peixes, um projeto de lei que tramita no Congresso Nacional pretende instituir o Fundo de Aval para Colônias, Associações e Cooperativas de Pesca.

De acordo com o PL 1095/2011, o Fundo de Aval pode ser disponibilizado para instituições oficiais de crédito que operarem linhas de financiamentos com recursos de Fundos criados pelo Governo, além de outros agentes financeiros que disponham de linhas de financiamentos com recursos próprios.

Autor da proposta, o deputado federal e presidente da Frente Parlamentar Mista de Pesca e Aquicultura no Congresso Nacional, Cleber Verde (PRB-MA), afirma que projetos como esse precisam avançar para garantir o sustento de famílias e ajudar no desenvolvimento econômico do país.

Petrolândia: Confira número de telefone para marcar consultas no IBVASF

Imagem relacionada
Foto: Assis Ramalho/Arquivo BlogAR

O Hospital e Maternidade do Instituto Beneficente do Vale do São Francisco (IBVASF), situado em Petrolândia, divulga o número de telefone para marcar consultas. Os interessados devem entrar em contato pelo telefone: (87) 3851-1578.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: IBVASF

Petrolândia: Jovens Unidos de Petrolândia-JUP realiza 7ª edição do "Natal dos Sonhos" no dia 25; Colabore!



O JUP - Jovens Unidos de Petrolândia realizará o 7° ano do "Projeto Natal dos Sonhos" no dia 25 de Dezembro de 2018. O Projeto leva uma tarde de sonho para as famílias de comunidades rurais do nosso município.Esse ano precisamos arrecadar 60 brinquedos e alimentos para formar algumas cestas básicas. Contamos com todos que queiram e possam colaborar com mais essa ação... Estamos recebendo doações de:

♡brinquedos novos e usados
♡materiais escolares
♡alimentos
♡ calçados e roupas novas e usadas
♡móveis novos e usados
♡filtro de água
♡colchões

Vamos fazer desse Natal um "Natal de sonhos" para algumas famílias. Contamos com sua ajuda! Entre em contato conosco e faça a sua doação: (87)996183680 - Rafaela (87)996285754 - Anaiza (87) 996081900 - Samala (87) 9665-3014 - Patrícia

Blog de Assis Ramalho
Informação e fotos: JUP - Jovens Unidos de Petrolândia

Jatobá: Polícia Civil investiga novo Incêndio criminoso na comunidade Bem Querer de Baixo - povoada por indígenas da etnia Pankararu


Quarenta e um dias após o incêndio de uma escola e um posto de saúde municipais, a comunidade Bem Querer de Baixo, localizada no município de Jatobá, no Sertão, povoada por indígenas da etnia Pankararu, sofreu mais um ataque. Dessa vez, o alvo foi a capela de Nossa Senhora da Conceição, localizada dentro da comunidade, ironicamente no dia dedicado à santa. Segundo moradores de Bem Querer de Baixo, a igreja foi queimada e depredada na madrugada de sexta para o sábado. Em um perfil de Facebook, um familiar de um posseiro, que reside atualmente em Aracaju (Sergipe), disse que “ainda faltam as paredes” da capela a serem derrubadas e parabenizou os responsáveis pelo ato criminoso.

“Ninguém da comunidade viu nada, porque devido aos últimos acontecimentos ninguém se sente seguro para sair à noite. Assim que, por volta das 8h do sábado, uma moradora viu que haviam depredado a igreja. Um amontoado de pedra e pau foi encontrado dentro do santuário cuja padroeira é Nossa Senhora da Conceição. A sorte que não havia festa prevista porque nenhuma atividade está sendo feita em Bem Querer de Baixo até o último posseiro sair de nossas terras. E não temos dúvidas de que eles são os autores e responsáveis pelos crimes que vêm acontecendo dentro da comunidade”, relatou uma moradora, que preferiu não ser identificada por temer represálias.

Refinaria Abreu e Lima, em Suape, vai demitir 1,2 mil funcionários


Quatro anos depois da grande desmobilização de mão de obra que deixou mais de 40 mil pessoas sem emprego, a Refinaria Abreu e Lima (Rnest) voltará a fazer demissões em massa. A Qualiman Engenharia e Montagens comunicou, nesta segunda-feira (10), a rescisão do contrato com a Petrobras ao Sindicato da Construção Pesada (Sintepav-PE). A decisão implica na demissão de todos os 1,2 mil funcionários que atuam na empreiteira, responsável pela construção da unidade de abatimento de emissões (Snox) – uma das estruturas mais importantes para o funcionamento e o licenciamento operacional da planta de refino.

A Qualiman, que atua na Rnest desde 2017, informou ao sindicato que a decisão foi baseada no não cumprimento de obrigações contratuais por parte da Petrobras. Essas diferenças teriam causado um prejuízo de R$ 104 milhões à empreiteira durante este ano. Atualmente, a Qualiman é a maior empregadora da refinaria, de acordo com o Sintepav-PE. Ela ocupou o espaço deixado pela Alumini Engenharia (ex-Alusa), anteriormente responsável pela construção do Snox e de outras estruturas, depois que a empresa teve desentendimentos com a Petrobras sobre valores de contrato.

A saída da Alumini do canteiro da Rnest, em 2014, deixou aproximadamente 5 mil pessoas desempregadas e sem o pagamento de verbas rescisórias. Na época, a Alumini, uma das investigadas pela Operação Lava Jato, reclamava um débito de R$ 1,2 bilhão da Petrobras. Em recuperação judicial, a Alumini ainda não pagou a totalidade dos débitos trabalhistas aos ex-trabalhadores da Rnest.