04 dezembro 2025

Arcoverde/Petrolândia: Ex-aluno presta homenagem à professora Rita Batista, falecida na terça (02)

Ex-aluno Flávio em recente foto com a sua professora Rita Batista

Em janeiro deste ano estive em Petrolândia visitando a minha querida professora Rita. Mesmo depois de muitos anos, sua imagem sempre esteve (e estará) viva em minha memória.Aquele seu caminhar suave e elegante quando vinha pra sala de aula era marcante.No nosso breve encontro agradeci pelos seus ensinamentos que me ajudaram e muito ao longo dessa jornada.Me sinto honrado de ter sido seu aluno.Viva, eternamente viva Rita Batista!

* A bonita mensagem foi enviada à nossa redação por meio de Flávio,  ex-aluno que estudou com a professora Rita Batista em escola da antiga Petrolândia. Atualmente ele mora em Arcoverde/PE.

Blog de Assis Ramalho

Notícia relacionada

Petrolândia: Por motivo superior, missa de sétimo dia de Rubens Santana ( Rubinho do Mel ) que seria realizada nesta quinta foi adiada para domindo às 8h30 na Igreja Matriz

 


Blog de Assis Ramalho
Informação: Família

Notícia relacionada
>>> Petrolândia/PE: Familiares e amigos dão o último adeus a Rubinho do Mel; corpo chegou ao cemitério ao som da música "Recordações", composta pelo irmão Ruy Sá

Governo suspende lista que considerava tilápia espécie invasora

 


A Lista Nacional Oficial de Espécies Exóticas Invasoras, que incluía a tilápia, foi suspensa temporariamente pela Comissão Nacional de Biodiversidade (Conabio), do Ministério do Meio Ambiente, segundo comunicado desta quinta-feira (4).

O anúncio, feito em outubro, gerou preocupação entre os produtores, que temiam novas restrições à criação do peixe mais cultivado do Brasil.

Uma espécie é considerada invasora quando aparece em lugares em que não é nativa. Nesse caso, a tilápia tem aparecido em rios fora das áreas de produção, o que causa desequilíbrios ambientais, segundo o Ministério do Meio Ambiente.

Já a característica "exótica" é porque a tilápia não é nativa do Brasil, mas do continente africano, da bacia do rio Nilo. Por isso ela é chamada de “Tilápia-do-Nilo” e o nome científico é Oreochromis niloticus.

De acordo com a nota, a suspensão será para fazer novas consultas aos setores da economia, "a fim de definir medidas adequadas à formulação de políticas e procedimentos de controle do escape no ambiente natural, compatíveis com a atividade produtiva", diz.

O Ministério do Meio Ambiente disse ainda que as espécies que compõem a lista são selecionadas após "um processo técnico, lastreado em informações científicas aprofundadas, e possui caráter preventivo, não implicando no banimento, proibição de uso ou cultivo".

Exame toxicológico volta a ser exigido para tirar a 1ª CNH nas categorias A e B


Carteira de Motorista, CNH — Foto: Divulgação

Parlamentares derrubaram veto de Lula nesta quinta. Medida também valerá para renovação ou obtenção da carteira nas categorias C, D e E.

Por Kevin Lima, Marcela Cunha, g1 — Brasília

O Congresso retomou nesta quinta-feira (4), em sessão conjunta, a exigência de exame toxicológico para obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias A (motos) e B (carros de passeio).

A medida havia sido vetada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em junho. O veto foi derrubado pelos parlamentares na Câmara – com 379 votos a favor e 51 contrários – e no Senado – com 70 votos a favor e 2 contrários.

O exame já é obrigatório para obtenção e para a renovação da CNH nas categorias C, D e E (transporte de cargas e passageiros). Com a decisão do Congresso, a medida também será necessária para a primei

Deputados e senadores também derrubaram um veto de Lula e obrigaram que a medida entre em vigor assim que a lei for publicada no "Diário Oficial da União".

A regra foi aprovada pelos parlamentares neste ano, dentro de um projeto que previa a criação da chamada "CNH Social".

Na época, ao justificar o veto, Lula informou que a exigência contrariava o "interesse público, pois resultaria em aumento de custos para a sociedade e poderia influenciar que mais pessoas optassem por dirigir sem a devida habilitação, o que comprometeria, por consequência, a segurança viária".

g1

Petrolândia: Manhãs de Dezembro - Artigo de Fernando Batista



Por: Fernando Batista

As doces tonteiras de dezembro. Você o reconhece em todo lugar, entre vinhos, espumantes e panetones. Nossas almas alegremente dezembradas. Vitrines iluminadas, presépio armado, árvores natalinas decoradas.
A ritualidade que abraça as horas e o tempo. É tempo de comprar presentes. A mãe se apressa com ensinamento materno revestido de um sofisticado significado espiritual: O maior presente é ter a família unida e com saúde. Mesmo que num corpo de dor, de menstruadas esperanças, de certezas doídas.

Os carros de som rasgam nossos tímpanos, fazendo com que não esqueçamos os jingles publicitários da “noite feliz” e do “este ano, quero paz no meu coração”, criados mais para nos incentivar às compras, do que sensibilizar para o significado do conteúdo. O peru, coitado! Encerra de maneira trágica e cruel a sua atividade sobre a terra. Que tristeza! Estão aos montes espalhados por sobre as gôndolas. Depois de mortos, viraram franquia.

Dezembro é mês cansativo. Sela uma sequência de obrigações que gera um desgaste físico e, muitas vezes, financeiro. Amigo secreto, confraternizações da empresa, da escola, da família, dos amigos, dos grupos de whatsapp. Quase sempre é muita comida para poucos estômagos. É muita festa para poucos motivos.

Á mesa, é certo que o nocaute acontece. O vulto da lembrança recolhe do tempo as agruras de saber-se passageiro. “Ele gostava de sentar naquele cantinho da mesa.” “Ela adorava degustar esse prato”. “Como era bom, todo mundo reunido no Natal”. As ceias de dezembro têm sabor afetivo. Não raras vezes, têm o amargo da saudade escondido entre as passas e o arroz.

As recordações trazidas na cara e comunicadas pela moldura dos olhos que não sabem mentir. É fato: “O Natal perdeu o encanto quando começaram a faltar pessoas na mesa”. Frase atemporal que, a cada dezembro, congrega a si mais adeptos.

Com o ano terminando, tudo parece ter sabor de despedida, mesmo provisória. Deveria dizer uma porção de coisas animadoras. Essas coisas que se dizem nos finais de ano. Por hora, apenas isto: Talvez, este seja um final de ano difícil, mas vai correr tudo bem...

Por: Fernando Batista

CPI do INSS aprova convocação e quebra de sigilos de Daniel Vorcaro


Daniel Vorcaro (no destaque) deixa a prisão usando boné e camiseta branca — Foto: Reprodução/Arquivo pessoal e Bruna Vieira/TV Globo

Vorcaro foi detido no último dia 17 enquanto tentava embarcar para Dubai. Operação da PF e do MP apura operações suspeitas; BC determinou a liquidação do Master.

Por Kevin Lima, g1 — Brasília

A CPI mista do INSS aprovou nesta quinta-feira (4) a quebra dos sigilos bancário, fiscal e telemático do dono do Banco Master, Daniel Vorcaro.

🔎Vorcaro é suspeito de comandar uma fraude de R$ 12 bilhões. O caso deve ser julgado pela 10ª Turma do TRF na próxima semana.

O colegiado também decidiu convocá-lo a prestar depoimento. O relator, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), afirma que Vorcaro tem de prestar esclarecimentos sobre operações do Master de crédito consignado a aposentados e pensionistas.

Nesta sexta-feira (28), em decisão individual, a desembargadora Solange Salgado da Silva mandou soltar Vorcaro e outros quatro executivos do banco. O Ministério Público Federal recorreu da decisão e pediu que a prisão seja restabelecida.

Vorcaro foi preso no último dia 17, em uma operação da Polícia Federal que apura fraude em papéis vendidos pelo Banco Master ao Banco de Brasília (BRB). Ele foi solto por decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

A PF afirma que o Master emitia Certificados de Depósito Bancário (CDBs) com a promessa de pagar ao cliente até 40% acima da taxa básica do mercado. O retorno, no entanto, era irreal. Segundo a corporação, o esquema pode ter movimentado R$ 12 bilhões.

g1

Petrolândia: Obrigado pelas felicitações de aniversário. O meu maior presente são vocês!

Meus amigos e amigas, quero agradecer a vocês pelos inúmeros parabéns que recebi, em mensagens de uma palavra (parabéns), em mensagens mais longas, cartões e fotos, por e-mail, recado e redes sociais.

No Facebook e no Instagram, os parabéns com bonitas mensagens chegaram como uma chuva. Começaram a garoar na terça (02) e choveu forte durante a quarta-feira, dia do meu aniversário  Mas hoje ainda continua caindo algumas gotinhas de lembranças para mim.

Obrigado a todos! Obrigado ao meu DEUS!

Que Deus abençoe todos vocês que tornaram meu aniversário um dia muito especial. Abraços!

Francisco de Assis Ramalho Leal

Argentina decide extraditar brasileiros condenados pelo 8/1

 

Ataques do 8/1: Justiça argentina também está envolvida no caso -  (crédito: Ton Molina/AFP)
x
Ataques do 8/1: Justiça argentina também está envolvida no caso - (crédito: Ton Molina/AFP)

Cinco brasileiros fugiram para a Argentina após o ato e foram presos em novembro do ano passado; defesa alega perseguição política e ainda pode recorrer à Suprema Corte do país vizinho

Por Giovanna Sfalsin - Correio Braziliense

A Justiça argentina decidiu, nesta quarta-feira (3/12), extraditar os brasileiros Ana Paula de Souza, Wellington Firmino, Rodrigo de Freitas, Joelton Gusmão Oliveira e Joel Borges Corrêa, todos condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023.
Fique por dentro das notícias que importam para você!SIGA OCORREIO BRAZILIENSENO

Os cinco fugiram para a Argentina e foram presos em novembro do ano passado. A prisão preventiva foi mantida, e os fundamentos da decisão serão divulgados em 9 de dezembro, quando as defesas poderão recorrer. O caso pode, ainda, chegar à Suprema Corte argentina. As informações foram publicadas a priori pela colunista Amanda Cotrim, do portal Uol.Leia também: Ramagem e Anderson Torres são demitidos da Polícia Federal

A audiência foi conduzida pelo juiz Daniel Rafecas, da 3ª Vara Federal de Buenos Aires, que analisou separadamente cada pedido enviado pelo Brasil. A solicitação formal foi feita em outubro.

Embora a Justiça argentina tenha emitido 62 mandados de prisão em novembro, apenas cinco foragidos foram detidos. O Ministério Público argentino apoiou a extradição, argumentando que os crimes atribuídos aos brasileiros têm equivalência no Código Penal do país e atendem aos requisitos legais. O promotor Carlos Rívolo destacou que se trata de delitos comuns, como tentativa de golpe, associação criminosa e dano ao patrimônio, e não crimes políticos, como sustentam as defesas.

Ramagem e Anderson Torres são demitidos da Polícia Federal


Torres (esquerda) e Ramagem (direita) perdem oficialmente seus cargos na PF - (crédito: Reprodução)

O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, assinou nesta quarta-feira (3/12) as portarias que retiram o vínculo empregatício de Alexandre Ramagem e Anderson Torres com a Polícia Federal, Na prática, oficialmente, é a demissão de ambos da corporação. Os atos serão publicados no Diário Oficial da União desta quinta-feira (4) e cumprem determinações do Supremo Tribunal Federal (STF) pela condenação por participação na tentativa de golpe de Estado. As planilhas da Polícia Federal no Portal da Transparência têm o nome mascarado dos servidores por questões de segurança. Com isso, não é possível saber a remuneração mensal que teriam direito.

Mesmo após o desligamento, processos administrativos disciplinares (PADs) continuam em andamento contra os dois. Ramagem, atualmente deputado federal pelo PL do Rio de Janeiro e ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) no governo Jair Bolsonaro, foi condenado pela Primeira Turma do STF a 16 anos de prisão. Leia também: Gilmar decide que apenas PGR pode pedir impeachment de ministros do STF

Pouco antes do julgamento, ele viajou de avião para Boa Vista e, de lá, seguiu de carro para a fronteira com a Guiana ou a Venezuela. No momento, é considerado foragido por estar em território norte-americano.

Já Anderson Torres, que foi ministro da Justiça também no governo Bolsonaro e chefe da Segurança Pública do Distrito Federal durante os atos golpistas de janeiro de 2023, recebeu pena de 24 anos de prisão. Após tramitação do trânsito em julgado e início do cumprimento da pena, ele foi preso no prédio do 19º Batalhão de Polícia Militar do DF, no Complexo Penitenciário da Papuda, conhecido como "Papudinha".

Correio Braziliense

Ministro do Supremo Tribunal Federal suspende leis municipais que autorizavam loterias e bets

O ministro Nunes Marques, durante sessão do STF — Foto: Rosinei Coutinho/STF/

Ministro do STF considerou que tarefa cabe à União e aos estados; decisão precisa ser confirmada

Por 
Daniel Gullino
 — O Globo

O ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu nesta quarta-feira todas as leis municipais que autorizam loterias e bets. Para Nunes Marques, não cabe aos municípios administrar esse tipo de serviço.

A decisão ainda precisa ser confirmada pelo plenário, mas a data do julgamento não foi definida. O ministro atendeu a um pedido do partido Solidariedade.

Segundo Nunes Marques, a autorização para as loterias e bets cabe apenas à União e aos estados. "A regulação do mercado, a fiscalização do serviço fornecido e a proteção dos direitos fundamentais do usuário extrapolam – e muito – os limites do interesse municipal", argumentou o relator.

Ao acionar o STF, o Solidariedade havia listado leis ou decretos de 13 cidades, incluindo São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre. Nunes Marques ressaltou, no entanto, que há pelo menos outras 70 cidades com loterias próprias, como Belém, Foz do Iguaçu e Juiz de Fora.

Petrolândia: Família convida para missa de sétimo dia de Rubens Santana ( Rubinho do Mel ) que será realizada nesta quinta (04) às 19:30 na Igreja Matriz

 


A família de convida parentes e amigos para participarem da missa de sétimo dia que acontecerá nesta quinta-feira ( 04/12/2025) às 19:30 na Igreja São Francisco ( Igreja Matriz).

Desde já, a família agradece a todos que comparecerem a esse ato de Solidariedade e Fé Cristã.

Blog de Assis Ramalho
Informação: Família

Notícia relacionada

>>> Petrolândia/PE: Familiares e amigos dão o último adeus a Rubinho do Mel; corpo chegou ao cemitério ao som da música "Recordações", composta pelo irmão Ruy Sá


Policial militar morre após troca de tiros com o marido, também policial, no Ceará - Casal discutiu dentro do carro e ambos dispararam suas armas

Policial militar morre após troca de tiros com o marido, também policial, no Ceará. — Foto: Redes sociais/Reprodução

Casal discutiu dentro do carro e ambos dispararam suas armas. Mulher foi atingida no abdômen e no tórax e não resistiu aos ferimentos.

Por Redação g1 CE

Uma policial militar morreu após trocar tiros com o marido, também policial, em Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza. A soldado foi identificada como Larissa Gomes da Silva.

Segundo fontes ouvidas pela TV Verdes Mares, o homem, que trabalha no município de Caucaia, foi buscar a mulher em Eusébio, onde ela atuava.

Os dois tiveram uma briga dentro do carro particular e dispararam com suas armas. A agente foi atingida no abdômen e no tórax. O policial foi baleado na região da artéria femoral. O estado de saúde dele é estável e ele está internado sob escolta policial, conforme a Polícia Militar do Ceará.

Eles foram levados à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Eusébio, onde foi constatada a morte da policial. O homem foi encaminhado em seguida ao hospital Instituto Dr. José Frota, em Fortaleza, onde foi estabilizado.

A policial deixa três filhos.

A Polícia Militar disse ainda que as duas armas da corporação, apreendidas na cena do fato, assim como demais informações colhidas na ocorrência, serão apresentadas à Coordenadoria de Polícia Judiciária Militar e Disciplina (CPJM).

Por Redação g1 CE

PRODETER BNB Promove Dia de Campo da Agricultura Familiar em Floresta (PE)


O Banco do Nordeste , por meio do PRODETER , promoveu no dia 28 de novembro de 2025 um Dia de Campo da Agricultura Familiar, realizado no Parque de Exposição de Floresta (PE). A iniciativa teve como objetivo difundir tecnologias e práticas inovadoras voltadas à produção de palma forrageira, mudas nativas de árvores da Caatinga e mudas frutíferas adaptadas ao semiárido nordestino.

As atividades foram conduzidas pelo secretário de Produção Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Pedro Henrique Lira , e coordenadas pelo diretor ambiental do Viveiro de Mudas, Cícero Luiz de Souza, e por Mônica Kitéria da Silva Nascimento. A programação contou ainda com a participação dos técnicos agrícolas Sandro Gomes, Francisco Antônio Yoyó e Fábio Alberto de Souza.

Petrolândia: Psicólogo Marcelo Sandes atende na Clínica e e Laboratório Jaques nesta quinta-feira (04)

 

A Clínica e Laboratório Jaques, localizadana em Petrolândia na Av. Djalma Wanderley, informa que o Psicólogo Marcelo Sandes atende nesta quinta-feira, 04 de dezembro de 2025.

As consultas podem ser agendadas - com antecedência - no local ou pelo (87) 9.9983-6517

CONFIRA ABAIXO PROFISSIONAIS QUE ATENDEM NA CLÍNICA E LABORATÓRIO JAQUES