terça-feira, julho 14, 2015

Laboratório de medidor de energia do Ipem-PE é inaugurado e atenderá o público


Pensando em trazer mais um serviço que assegure qualidade e confiança ao consumidor, o Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem-PE), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e delegado do Inmetro, inaugurou o laboratório de medidor de energia elétrica, que passa a funcionar na sede do órgão, que fica na Cidade Universitária.

Estiveram presentes na solenidade, representantes do Procon-PE, Procon de Jaboatão dos Guararapes, Procon de Vitória de Santo Antão, Ministério Público, além da diretoria do Ipem e servidores.

A população pode recorrer à verificação do medidor de energia elétrica, em caso de suspeita, para que seja feito o serviço no Ipem, podendo acionar a Ouvidoria do instituto ou órgãos de defesa do consumidor. O usuário, por sua vez, é convidado pelo instituto para acompanhar todo o processo. Ao final da verificação, o cliente sai de posse do laudo técnico, que poderá comprovar perante a Justiça a falha encontrada, ou ainda ter a certeza de onde está partindo o suposto “erro”.

De acordo com o presidente do Ipem, Pedro Paulo Neto, o serviço que o Ipem passa a oferecer à sociedade é de extrema importância para o estado. “A partir de agora o consumidor pernambucano ganha um grande aliado na defesa de seus direitos. Esse laboratório de medidor de energia do Ipem-PE\Inmetro, que acaba de ser inaugurado, é um instrumento que faltava para fazer as verificações e perícias dos medidores de energia elétrica das residências e estabelecimentos”, diz. Pedro Paulo ainda reforça o contato com o público e o Ipem. “Através de nossa Ouvidoria 0800 081 1526, ou de toda rede de defesa dos direitos do consumidor – Procon, Ministério Público, Defensoria Pública, o público pode exigir da companhia elétrica (Celpe) a remoção do medidor e garantir uma verificação isenta e com padrão de qualidade Inmetro”, completa.

Para a gerente Jurídico do Procon de Jaboatão dos Guararapes, Renata Carvalho, o serviço amplia e reforça os direitos do consumidor. “Realizar as verificações dos medidores é de extrema importância no que tange a efetivar a confiança do consumidor nessa relação de consumo que envolve a prestação desse serviço essencial, que é um verdadeiro avanço na proteção do consumidor”, comenta.

TREINAMENTO - Técnicos do Ipem-PE participaram, entre os dias 09 e 11 desse mês, do treinamento do sistema de medição e verificação por solicitação de usuário/proprietário de medidores de energia elétrica. O curso ocorreu no laboratório de medidor de energia, na sede do órgão, e contou com o monitoramento do instrutor especializado na área, Bruno Couto, vindo do Inmetro. O objetivo do treinamento foi preparar os novos fiscais para operacionalizar a mesa Bohnen + Mesctek, equipamento mais moderno e tecnologia de ponta, que ampliará o número de verificações do medidor ao mesmo tempo. A partir de então, o setor já foi reativado e atenderá ao grande público que solicitar a verificação do medidor, podendo ser de residência ou estabelecimento.

IPEM-PE/Blog de Notícias do Governo de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário