terça-feira, julho 14, 2015

Conservatório leva música erudita e instrumental ao FIG

Nesta edição, as apresentações serão em homenagem ao Movimento Armorial

O Conservatório Pernambucano de Música (CPM), em mais um ano, terá espaço reservado para a música erudita e instrumental no 25° Festival de Inverno de Garanhuns (FIG). Este ano, além da celebração à boa música, o CPM comemora 85 anos de existência, juntamente com o aniversário de 25 anos de realização do Festival, que já faz parte do calendário cultural do Estado.

As apresentações do CPM no FIG acontecem de 17 a 20 de julho, na Igreja de Santo Antônio, centro de Garanhuns. A programação será dedicada aos 45 anos do Movimento Armorial, que teve como berço musical o Conservatório Pernambucano de Música.

Entre as atrações, estão o músico e dançarino Antônio Carlos Nóbrega, como solista da Orquestra Retratos do Nordeste; o Trio Mosaico (Recife); o violonista Guilherme Calzavara (também solista da Orquestra Retratos do Nordeste); o grupo SaGRAMA e o acordeonista Beto Ortiz; e a Orquestra de Câmara de Pernambuco.

Já a música erudita estará representada pelo pianista e compositor André Mehmari; a pianista Sonia Rubinsky; as cantoras Rosana Lamosa (Soprano) e Denise de Freitas (Mezzo-Soprano).

CPM - Há 85 anos o Conservatório oferece ensino musical da mais alta qualidade, nos seus cursos regulares e livres, e em projetos de musicalização por todo o Estado. Pesquisa, ensino e arte são preocupações e objetivos do CPM. A fundação do Conservatório Pernambucano de Música, em 1930, foi um esforço conjunto da sociedade pernambucana e de músicos de destaque no cenário brasileiro. Hoje, o órgão é uma Unidade Técnica da Secretaria Estadual de Educação. Desde que surgiu, o CPM é procurado tanto por estudantes que almejam uma carreira profissional, quanto por músicos que buscam aperfeiçoamento técnico e artístico.

Confira abaixo a programação do CPM no FIG:

MÚSICA ERUDITA - CPM
Local: Igreja de Santo Antônio

Sexta-feira, 17/7
16h30 – Noise Viola
21h – Trio Mosaico Recife: Levi Guedes (Piano), Frederica Bourgeois (Flauta) e Wilson Pimentel (Trompete)

Sábado, 18/7
16h30 – Orquestra Retratos do Nordeste
Solistas: Guilherme Calzavara (Violão) e Antônio Carlos Nóbrega
21h – André Mehmari (Piano)

Domingo, 19/7
16h30 – SaGRAMA e Beto Hortis
21h – Rosana Lamosa (Soprano) / Denise de Freitas (Mezzo-Soprano) / Sonia Rubinsky (Piano)

Marta Maranhão/Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário