27 julho 2025

Petrolândia/Projeto Apolônio Sales: Primeira Procissão e Missa em ação de graças promovida pela ACAMP em homenagem ao Dia do Agricultor é realizada com sucesso e grande participação [FOTOS E VÍDEOS]

 

Fotos e vídeos: Assis Ramalho




Em clima de fé e devoção para celebrar o Dia dos Agricultores e Agricultoras, uma emocionante procissão, seguida de missa, foi realizada na manhã deste domingo, 27 de julho de 2025, em Petrolândia, no Sertão pernambucano - "Sertão do São Francisco".

O evento foi uma iniciativa da Associação dos Colonos Agropecuaristas de Petrolândia - ACAMP, presidida pelo agricultor Osnir.

A concentração aconteceu em frente ao Parque João Pernambuco (Parque das Vaquejadas), de onde o cortejo seguiu - por volta das 9h:30 - com destino a Igreja Sagrado Coração de Jesus, no Projeto Apolônio Sales, área rural de Petrolândia, onde ficam situados boa parte de produtores rurais do município de Petrolândia. 


A procissão da bonita e emocionante homenagem ao Dia dos Agricultores foi abrilhantada pela participação de vaqueiros montados em seus cavalos, e dezenas de tratores conduzidos pelos seus respectivos produtores rurais. Uma grande fila de carros também acompanhou o cortejo.

Na chegada, em frente a Igreja Sagrado Coração de Jesus, antes da missa, houve um breve discurso do presidente da ACAMP, Osnir, do padre Luciano (da Diocese de Floresta) e do vice-prefeito de Petrolândia, Rogério Novaes.


Osnir - Presidente da ACAMP

Todos foram unânimes ao parabenizar e declarar apoio as agricultores. Eles denunciam e pedem mais empenho por parte dos orgãos responsáveis chamando atenção pelo abandono em que os perímetros se encontram. Milhares de agricultores e agricultores da região do Perímetro Irrigado de Itaparica, protestam contra o descumprimento unilateral de um acordo com o governo federal que previa a operação e manutenção da barragem da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga, que desde 1986, com a construção da Barragem, localizada na cidade de Petrolândia, no estado de Pernambuco e na divisa com o estado da Bahia, persiste na luta e na resistência ao longo de 38 anos.

O acordo foi firmado em 1986, com os representantes do Governo Federal responsável pelos assentados; nesse acordo teria e tem responsabilidade pelos danos causados às famílias ( histórias de vida, meio ambiente e a realidade socioeconômica) pela construção da barragem. O governo vinha sustentado a operação e manutenção, incluindo a irrigação. Mas, ao longo dos anos esse acordo vem sendo descumprindo de forma unilateral. Os assentados são os maiores prejudicados.

CONFIRA ABAIXO VÍDEOS E FOTOS

Petrolândia/Projeto Apolônio Sales: Primeira Procissão e Missa em ação de graças promovida pela ACAMP em homenagem ao Dia do Agricultor é realizada com sucesso e grande participação
















Por Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos e vídeos: Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.