terça-feira, outubro 25, 2022

Prefeitura de Petrolândia realiza Blitz Educativa na Orla Fluvial, em parceria com a Guarda Civil Municipal e ciclistas petrolandenses

 


Na noite desta segunda-feira (24), a Prefeitura de Petrolândia e a Secretaria de Infraestrutura, realizou uma Blitz Educativa na Orla Fluvial, em parceria com a Guarda Civil Municipal e ciclistas petrolandenses.

A ação faz parte da campanha de conscientização para o uso correto das ciclovias.

O prefeito Fabiano Marques participou da mobilização e ressaltou a importância da população respeitar as leis de trânsito e preservar a ciclovia que foi entregue recentemente.

Os motoristas e ciclistas que passaram pelo local, receberam panfletos e orientações.



Notícia relacionada, confira abaixo


Sem fiscalização, ciclovia da Orla Fluvial de Petrolândia recebe mau uso e ciclistas reclamam: "A qualquer momento vai acontecer um acidente"

Ciclovia inaugurada pela Prefeitura de Petrolândia no mês de setembro (Fotos: Lúcia Xavier)

Ciclistas desviam de pedestres que usam a ciclovia para caminhada e corrida
Faixa vermelha para uso exclusivo de bicicletas em dois sentidos; Faixa azul, de piso rebaixado, para travessia de cadeirantes entre as faixas de pedestres (listradas em branco)
Pista destinada a caminhada e corrida na Orla Fluvial 

No dia 30 de setembro a Prefeitura de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, inaugurou a ciclovia construída na Orla Fluvial. Como era de se esperar, a modernidade chega à cidade, mas a mentalidade de parte dos moradores não acompanha a evolução. Nessa sexta-feira (14/10), o Blog de Assis Ramalho e a Web Rádio Petrolândia receberam as primeiras reclamações oficiais sobre o mau uso do equipamento.

O empresário Washington, proprietário da loja especializada Ciclo Bike Shop. "Em nome de todos os ciclistas da cidade", grupo que representa por manter diálogo constante e também ser praticante do ciclismo, fez uma crítica construtiva sobre a necessidade de fiscalização da ciclovia pela Guarda Municipal de Petrolândia. Segundo ele, embora a ciclovia seja destinada exclusivamente a bicicletas, a pista tem sido usada por pedestres, motocicletas, carros e até como estacionamento de veículos. Washington alerta que a iminência de acidentes no local.

"Pedimos um olhar do prefeito para a ciclovia que foi criada. Ciclovia é para ciclismo. Ciclovia não é para pedestre, ciclovia não é para estacionamento de carros. Então, prefeito, eu gostaria que o senhor tomasse as medidas necessárias, o mais rápido possível, por que a qualquer momento vai acontecer um acidente, a qualquer momento vai acontecer algo que não é do agrado da gente, e a culpa vai ser da Prefeitura", afirmou o empresário. "Eu sentei ontem para comer uma pizza lá no 'Forno a Lenha' (um dos quiosques na Orla) e vi carros parados no lugar onde deveriam estar circulando bicicletas. Então, prefeito, a gente pede a compreensão do senhor. Isso não é uma crítica, isso é a gente tentando evitar algo pior pela frente, evitar um acidente ou coisa mais grave. Por favor, prefeito, cuide da nossa ciclovia e coloque as pessoas corretas para estar fiscalizando isso aí, coloque o pessoal da Guarda (Municipal) para estar fiscalizando. Faça isso o mais rápido possível, por gentileza", concluiu.

Nossa reportagem encaminhou o questionamento ao prefeito Fabiano Jaques Marques. O gestor de Petrolândia elogiou a preocupação do empresário e declarou que ele próprio já flagrou uso indevido da ciclovia para o retorno de veículo em local destinado à travessia de pedestres e pessoas com deficiência.

"Agradeço a crítica construtiva do Washington, por sinal parabenizar ele por ser sempre essa pessoa que está sempre preocupada com as coisas que não vão bem. Eu queria dizer que isso (uso da ciclovia para outros fins) é uma preocupação nossa já há um bom tempo, antes de liberar (para a população). A gente fica preocupado e, às vezes, indignado com algumas pessoas que teimam em estacionar um carro na ciclovia, passar com uma moto, mas isso aí não é tudo ainda, Assis. O que mais nos preocupa são pessoas que utilizam aquela passagem (faixa) para deficientes, pintada de azul, para cadeirantes. Estão passando de carro por cima. De carro, de van, de moto. Eu mesmo já presenciei uns dois (motoristas), duas pessoas conhecidas e reclamei na frente deles. Eu acho que qualquer pessoa, qualquer cidadão tem o direito de reclamar porque a obra é de todos. A ciclovia, a revitalização da Orla é de todos os petrolandenses, então, a gente tem todo direito (de reclamar). Eu, como prefeito, Assis, como radialista, como blogueiro, Washington, como empresário, o comerciante que está ali passando, o ciclista, principalmente, porque ali é uma faixa exclusivamente para bicicleta, para ciclista. Infelizmente, a gente vê esses absurdos, pessoas conhecidas", enfatizou o gestor.

De acordo com o prefeito, pelo fato de a fiscalização do trânsito na cidade ainda não ser municipalizado e a Guarda Municipal contar com apenas um veículo, o mau uso da ciclovia deve ser coibido através do constrangimento.

"Essa semana eu vi um cara na frente do 'Forno a Lenha' entrar com um carro na faixa azul, na faixa de cadeirantes. Eu reclamei na frente dele: "Mas, rapaz, você é uma pessoa conhecida, do bem, e fazer isso?" Ele disse 'ah, desculpa!' e tal. Mas, enfim, a gente vê que não são pessoas que não têm poder aquisito não, são pessoas empresários, que têm poder aquisitivo, que compra um carro de luxo e vai lá e coloca em cima (da ciclovia). Então, eu faço esse apelo também para a população: que denuncie. A gente está fazendo nosso papel, não tem como fazer porque a Guarda só tem dois veículos, um é para emergência, outro para policiamento ostensivo, eu já pedi para ser feito isso. O trânsito de Petrolândia ainda não é municipalizado. A gente tem um projeto para municipalizar, mas para municipalizar a gente tem que deixar as vias, as estradas, em ordem primeiro. Então, a gente tem esse projeto, mas, por enquanto, (o trânsito) ainda está na responsabilidade do Estado (de Pernambuco), mas a gente está auxiliando isso aí, está fazendo denúncias, e o principal, é constranger essas pessoas, porque eu mesmo quando encontro, eu reclamo na hora", revelou Fabiano.

O prefeito encerrou sua mensagem à nossa reportagem com saudações. "Quero aproveitar para mandar um abraço ao amigo Washington da Ciclo Bike e, também, a todos os ciclistas de Petrolândia e a todo o povo, enfim, para as pessoas que acompanham o seu Blog (de Assis Ramalho), Web Rádio Petrolândia, e a você", finalizou.

O tema foi abordado na manhã desta sexta-feira (14) no 'Acordando com as Notícias', programa transmitido pela Web Rádio Petrolândia, com Assis Ramalho.



Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Lúcia Xavier


Blog de Assis Ramalho




Nenhum comentário:

Postar um comentário