quarta-feira, agosto 24, 2016

Petrolândia: Nara Santos, presidente da Made in Nordeste fala sobre a organização da II Missa do Vaqueiro do Icó-Mandantes, em entrevista ao Blog e à Web Rádio Petrolândia


O áudio, na íntegra, da entrevista vai ao ar na manhã desta quinta-feira (24) no programa Acordando com as Notícias, apresentado por Assis Ramalho de segunda a sábado das 5h30 as 8h30 da manhã, transmitido pela Web Rádio Petrolândia.

A 2ª Missa do Vaqueiro da Agrovila 02, Bloco 04 do Icó-Mandantes, na zona rural de Petrolândia, será realizada no próximo domingo, 28 de agosto. Na oportunidade, também haverá premiação para a Rainha e as princesas da vaquejada. A primeira edição do evento aconteceu em 2015, quando o Grêmio Estudantil, então atuante na Escola Estadual Icó-Mandantes, juntamente com pessoas das comunidades, realizou evento em prol do Dia Nacional do Vaqueiro, comemorado em 29 de agosto.

Diante do sucesso da primeiro evento, a iniciativa tomou dimensão maior e foi formada a equipe Made in Nordeste, para promover e organizar a 2º edição da Missa do Vaqueiro do distrito Icó-Mandantes. O trabalho da equipe é voluntário e tem o objetivo de realizar ações sociais com a comunidade da região.

Em entrevista à reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia, a organizadora da Made in Nordeste, Nara Santos, falou sobre a expectativa e os preparativos para o evento.

Segundo estimativa da organização, é esperado público de aproximadamente quatro mil pessoas no próximo domingo.

''A expectativa é muito grande por parte de todos os moradores, não só da região do Icó-Mandantes como de Petrolândia, Floresta, Tacaratu, Jatobá, Paulo Afonso, entre outras cidades que vão prestigiar a festa, e estamos trabalhando na expectativa de um público de aproximadamente quatro mil pessoas. Graças a Deus, está tudo em ordem, está tudo caminhando muito bem, e a gente espera que esse evento seja realizado com muito sucesso."

Nara esclarece que este ano a escolha da Rainha e das Princesas da Vaquejada foi feita através de curtidas em uma página na internet.

''Tradicionalmente, a Rainha do Vaqueiro é escolhida no dia da missa, durante a procissão, mas esse ano o nosso sistema foi diferente. Nós abrimos um concurso, fizemos as inscriçoes das candidatas e abrimos uma página oficial do evento, onde foram feitas as votações através das curtidas, e daí saíram as ganhadoras. A vencedora do título da Rainha do Vaqueiro 2016 foi Bruna Fernandes, da Agrovila 08 do Limão Bravo. Também tivemos a escolha de três princesas da vaquejada, que foram Samyra Barros da Agrovila 05, que ficou em primeiro lugar, Rayla Vilarim da Agrovila 01 do Limão Bravo, em segundo lugar, e Érica Santos da Agrovila 05, em terceiro lugar. Então, foram eleitas uma Rainha e três Princesas, e todas elas serão premiadas no próximo domingo''.

Segundo Nara, a motivação inicial dos festejos foi prestar homenagem ao Dia Nacional do Vaqueiro e, de acordo com o sucesso deste ano, pretende-se propor ao Governo do Estado a inclusão da festa no Calendário de Eventos de Pernambuco.

"O primeiro evento aconteceu no ano passado, e na verdade a ideia surgiu para que fosse realizado no dia 29 de agosto, porque seria o Dia Nacional do Vaqueiro, onde nossa intenção seria fazer a comemoração. Então, juntamente com o Grêmio Estudantil, que atuava na Escola Icó-Mandantes, pediram a minha ajuda para que fosse desenvolvido esse projeto da Missa do Vaqueiro e o primeiro evento aconteceu no Icó-Mandantes. Mas foi uma coisa assim mais simples, onde a gente não teve a estrutura que a gente está tendo este ano. Este ano a gente pensou em lançar um projeto ao governo estadual. O projeto foi lançado e, dependendo do sucesso da festa, será um evento que vai ficar firmado no calendário do Estado, onde vamos ter uma festa fixa na nossa região."

Sobre a origem de seu amor pela vaqueirama, ela disse:

''Eu sou natural de Alagoas, de Santana do Ipanema/Poço das Trincheiras,  mas eu vim embora para Pernambuco com aproximadamente três a quatro anos de idade. Mas eu costumo dizer que meu sangue é alagoano, mas o meu coração é pernambucano. Eu não tinha esse desenvolvimento que eu estou tendo agora, com a questão da vaquejada, com a questão da cultura nordestina. Sempre, quando a gente está em processo de crescimento, as coisas vai acontecendo, a gente vai amadurecendo e vai descobrindo do que a gente gosta. A gente descobre o que é bom para a gente, e também o que faz bem para todos. Essa paixão que eu tenho é simplesmente pela concepção de saber que o homem, ele vive no mundo e não pode viver só de dinheiro, de trabalho e de sacrifício. Ele também tem que viver da cultura, e principalmente da nossa cultura nordestina, que é a vaquejada, que é uma coisa que realmente está no sangue do nordestino. Quando você escuta um forró, você logo se apaixona, e quando você escuta um aboio de um vaqueiro você já se identifica, porque você é daquele local. Então, é uma tradição e é uma coisa que está no sangue e que não pode ser tirada''.

Nara convida a população para prestigiar a festa e agradece à equipe pelo trabalho voluntário e fala sobre a destinação do lucro para obra de assistência social.

''Eu quero aproveitar esse espaço para fazer o convite a todos de Petrolândia e região, para estarem presentes neste evento de domingo, que está sendo organizado por uma equipe que foi montada para fazer um trabalho voluntário. Na questão de lucratividade, a gente está tendo uma ideia de ajudar uma cadeirante, onde a nossa primeira ideia é de comprar cadeira de rodas para fazer trabalhos sociais. A festa é aberta a todos, inclusive é aberta aos barraqueiros para colocar sua barracas, e teremos grandes atrações musicais (ver cartaz abaixo). Também quero agradecer a toda a equipe que está envolvida, à equipe Made In Nordeste, a Maria Jaiane, a Bianca, Érica Souza, Kaline, ao nosso amigo Luciano, do Parque União, também aos nossos amigos Bruno, Rogério Cabeção, Maria Emília, e todos os envolvidos nesta luta, porque uma só pessoa não faz nada. E quero agradecer a Assis Ramalho, que veio aqui realizar essa entrevista.


Nomes e fotos da Princesa e Rainhas do Vaqueiro que serão premiadas no evento

Bruna Fernandes - Rainha do Vaqueiro 2016, residente na agrovila 08-Limão Bravo.
Samyra Barros - 1ª Princesa da Vaquejada 2016, residente na agrovila 05. do Limão Bravo.

Rayla Vilarim - 2ª Princesa da Vaquejada 2016 - Residente na agrovila 01- Limão Bravo.

Érica Santos - 3ª Princesa da Vaquejada 2016 - Residente na agrovila 05 - Limão Bravo

Redação do Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário