quinta-feira, dezembro 27, 2012

Petrolândia: Compesa explica falta de água na cidade há mais de 24 horas

Ivanildo, servidor da Compesa Petrolândia
Foto: Assis Ramalho
A cidade de Petrolândia, no sertão de Pernambuco, localizada às margens do lago de Itaparica, formado pelo represamento das águas do rio São Francisco, está sem água nas torneiras há mais de 24 horas.

Através de consulta por telefone ao escritório local da Compesa, na primeira hora do expediente de ontem (26), os servidores ainda desconheciam as causas do desabastecimento de água na cidade. Ao longo do dia nenhuma nota foi emitida sobre o assunto e muitas consultas chegaram ao Blog de Assis Ramalho para esclarecer o motivo da falta d'água.

Na manhã desta quinta-feira (27), procurada pela reportagem do Blog de Assis Ramalho, a Loja de Atendimento da Compesa em Petrolândia, através do servidor Ivanildo, afirma que a falta de água deve-se à baixa no nível das águas do rio São Francisco. Segundo o funcionário, a ETA-Petrolândia tem dois dutos de alimentação (bocas-de-lobo). Com a seca do rio, há alguns dias, um desses canais já não estava mais captando água, e o segundo duto entrou em colapso na manhã de ontem.

O servidor esclarece que, para solucionar o problema emergencialmente, a Compesa deverá instalar canos, prolongado a extensão do duto de captação de água. Também segundo o servidor, tudo será feito para normalizar o abastecimento de água, se possível, ainda nesta quinta-feira.

Após esse esclarecimento, ficaram no ar as seguintes questões:

1. Por que a população não foi informada que o abastecimento de água da cidade estava entrando em colapso, após a paralisação do primeiro duto de captação das águas do São Francisco?
2. Por que os servidores da Compesa ainda não sabiam, na manhã de ontem, que estava faltando água nas torneiras, chegando a sugerir um possível vazamento na tubulação?
3. Por que não foi emitida nenhuma nota de esclarecimento à população, após detectado o problema, para que se precavesse poupando água, já que não existia previsão de normalização do abastecimento?
4. Por que esse colapso ocorreu após as águas do rio subirem de volume, se observamos que o nível do rio esteve bem inferior ao atual, durante várias semanas?

Essas perguntas deverão ser respondida por Aparecida, gerente da Loja de Atendimento da Compesa de Petrolândia, que no momento em que a reportagem do Blog de Assis Ramalho fez a visita, ela não se encontrava no estabelecimento.

Da redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Um comentário:

  1. Caro Assis Ramalho se a compensa não sabe a situação das suas instalações e muito menos se está ou ou vai acontecer algum problema, a resposta e simples o problema e a própria compensa e seus funcionário despreparados. Ok

    ResponderExcluir