Mensagens foram enviados pelo aplicativo do INSS e extrato do banco responsável pelo benefício
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) notificou nesta sexta-feira quatro milhões de beneficiários que precisam fazer a prova de vida. O procedimento deve ser feito em até 30 dias a partir da data do aviso para evitar o bloqueio do pagamento.
O aviso foi enviado pelo aplicativo Meu INSS e pelo extrato do banco responsável pelo pagamento do benefício. Segundo o INSS, apenas os beneficiários cuja prova de vida não pôde ser feita de forma automática pelo sistema receberam a mensagem.
Confira o passo a passo para fazer o procedimento de forma simples e segura:
Acesse o site ou aplicativo Meu INSS, faça login e siga as instruções para o reconhecimento facial, se for pedido;
Em alguns bancos, é possível realizar a Prova de Vida online, diretamente pelo aplicativo ou site do banco;
Se preferir, o beneficiário também pode comparecer presencialmente à agência bancária responsável pelo pagamento e apresentar um documento oficial com foto.
Atualmente, o procedimento de prova de vida é feito de forma automática, por meio de um cruzamento de dados do governo. Cerca de 80% dos beneficiários do INSS conseguiram fazer a comprovação de forma automática. O restante foi notificado nesta sexta.
O INSS ainda alerta para possíveis golpes, e esclarece que não realiza contatos diretos para solicitar a prova de vida.
“Nenhum servidor do Instituto entra em contato por telefone, aplicativo de mensagens, SMS ou e-mail para pedir que o procedimento seja feito ou para ameaçar bloqueio do benefício.Além disso, o INSS não envia servidores para a casa dos beneficiários para recolher documentos ou realizar a Prova de Vida”, explica o instituto.
Por que a Prova de Vida é importante?
A Prova de Vida é a confirmação de que o beneficiário está vivo e tem direito de continuar recebendo o benefício previdenciário. O procedimento é fundamental para prevenir fraudes e garantir que os pagamentos sejam feitos de forma correta, protegendo o sistema e o dinheiro de quem contribuiu a vida inteira para o país.
Atenção para não cair em golpes!
O INSS alerta que não realiza contatos diretos para solicitar a Prova de Vida. Nenhum servidor do Instituto entra em contato por telefone, aplicativo de mensagens, SMS ou e-mail para pedir que o procedimento seja feito ou para ameaçar bloqueio do benefício.
Além disso, o INSS não envia servidores para a casa dos beneficiários para recolher documentos ou realizar a Prova de Vida.
Desconfie de qualquer mensagem, ligação ou visita fora dos canais oficiais. Jamais compartilhe dados pessoais, senhas e documentos por telefone, mensagem ou com pessoas desconhecidas. Essas situações são tentativas de golpe!
Em caso de dúvida, confirme sempre nos canais oficiais do INSS:
• Site: gov.br/inss
• Aplicativo Meu INSS
• Central 135 (funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h)
A Prova de Vida é a confirmação de que o beneficiário está vivo e tem direito de continuar recebendo o benefício previdenciário. O procedimento é fundamental para prevenir fraudes e garantir que os pagamentos sejam feitos de forma correta, protegendo o sistema e o dinheiro de quem contribuiu a vida inteira para o país.
Atenção para não cair em golpes!
O INSS alerta que não realiza contatos diretos para solicitar a Prova de Vida. Nenhum servidor do Instituto entra em contato por telefone, aplicativo de mensagens, SMS ou e-mail para pedir que o procedimento seja feito ou para ameaçar bloqueio do benefício.
Além disso, o INSS não envia servidores para a casa dos beneficiários para recolher documentos ou realizar a Prova de Vida.
Desconfie de qualquer mensagem, ligação ou visita fora dos canais oficiais. Jamais compartilhe dados pessoais, senhas e documentos por telefone, mensagem ou com pessoas desconhecidas. Essas situações são tentativas de golpe!
Em caso de dúvida, confirme sempre nos canais oficiais do INSS:
• Site: gov.br/inss
• Aplicativo Meu INSS
• Central 135 (funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h)
Por Agência O Globo














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