quarta-feira, abril 30, 2025

PRODETER BNB Lança 2º Plano de Ação Territorial da Ovinocaprinocultura na XII Exporajada, em Petrolina – PE.

No último sábado, dia 26/04, durante a XII Exposição de Animais de Rajada, em Petrolina (PE), o Banco do Nordeste, em parceria com diversas instituições, realizou o lançamento do 2º Plano de Ação Territorial (PAT) da Ovinocaprinocultura do Sertão do São Francisco Pernambucano. O evento ocorreu no auditório do SEBRAE e reuniu representantes de entidades públicas, privadas e cooperativas, consolidando o compromisso com o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva de ovinos e caprinos na região.

A ação foi coordenada por Rosilene Duarte Batista, Agente de Desenvolvimento do Banco do Nordeste, agência de Petrolina (PE), com apoio de Juliano Silva, também agente da Agência do BNB de Ouricuri (PE). Entre os parceiros presentes estavam SEBRAE-PE, SENAR-PE, IPA, EMBRAPA, IFSertãoPE, CAPRICON, ADEPE, CODEVASF, UNIVASF, ADAGRO, além de associações de criadores, sindicatos e secretarias de agricultura de municípios integrantes do Plano de Ação Territorial, como Petrolina, Afrânio, Dormentes e Lagoa Grande.

Na programação do evento contou com palestras enriquecedoras, com dois momentos formativos importantes:

Palestra sobre "A Manta de Caprinos e Ovinos", ministrada pelo Dr. Tadeu Vinhas (EMBRAPA);

Palestra sobre "Melhoramento Genético nas Pequenas Propriedades", com Dra. Laise Thayse (SENAR-PE).


O evento também contou com a entrega de 20 reprodutores ovinos de raça pura (PO) a grupos de criadores cooperados da Cooperativa CAPRICON. Os animais foram adquiridos de criadores locais por meio do Edital Público do Programa PE Produz, da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco – (ADEPE), e visam melhorar a qualidade genética dos rebanhos, garantindo maior rendimento de carcaça e competitividade no mercado.

Rosilene Duarte apresentou ainda os resultados alcançados desde o lançamento do primeiro Plano de Ação Territorial, em 2019, até sua conclusão, em 2024, demonstrando avanços significativos na produção, na comercialização e no fortalecimento do setor na região.

O Supervisor Regional do IPA e Coordenador do PRODETER-BNB, Guilherme Coelho Vilela, enfatizou a importância do Programa como elo unificador entre instituições públicas e privadas, promovendo diálogo e soluções para fortalecer a cadeia produtiva de ovinos e caprinos.

Cândido Roberto Araújo, presidente da Câmara Setorial de Pernambuco e diretor da Cooperativa CAPRICON, também destacou a relevância do Plano de Ação Territorial – PAT da Ovinocaprinocultura, como ferramenta estratégica para o desenvolvimento da atividade no Sertão do São Francisco Pernambucano.



Blog de Assis Ramalho
Com informações Adelmo Azevedo/BNB e fotos: Gledson Mattos/Sebrae

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.