domingo, outubro 01, 2023

Petrolândia realiza eleição de conselheiros tutelares; Confira a relação de titulares eleitos e suplentes

Apuração dos votos foi iniciada por volta das 19h00 (Fotos; Assis Ramalho)
Comissão do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Petrolândia, responsável por conduzir todo o processo de eleição dos conselheiros

Neste domingo (1º), ocorreram em todo o País as eleições para escolha dos conselheiros tutelares. Em Petrolândia, a votação foi tranquila, com filas registradas em algumas seções. Todas as seções eleitorais da zona urbana funcionaram na EREM Jatobá, no centro da cidade. As seções da zona rural funcionaram na EREFEM Icó-Mandantes.Não foram usadas urnas eletrônicas. 
A votação foi feita em cédulas de papel. Houve grande participação da comunidade na escolha dos 05 (cinco) conselheiros que irão cumprir mandato de 2024 a 2027. Também são cinco as vagas para suplência dos titulares, portanto, os quatro candidatos não eleitos serão suplentes. 

A votação foi iniciada às 08h00 e as urnas fechadas por volta das 17h. A apuração começou, aproximadamente, às 19h, e concluídas quase às 21h30. 

A eleição deste ano contou com nove candidatos, abaixo relacionados de acordo com a número do candidato. Entre parênteses, o nome constante na cédula.

01 - Maria Josuenai de Sá Barros Oliveira (Fia de Nair) 
02 - Maria Marta dos Santos (Maria Marta)
03 - Sônia Marques da Silva (Sônia Marques - Sessé)
04 - Otávio Sá Souza Oliveira (Otávio Souza)
05 - Josivete Ana da Silva (Josivete)
06 - Delani Batista Cavalcanti de Menezes (Laninha do Conselho)
07 - Janes Franks Dantas (Janes Franks)
08 - Aislan Danilo Barros Julião (Aislan Danilo da Barreiras)
09 - Maria Sílvia Barboza da Silva (Sílvia Barboza)

Confira a votação:

Titulares
1º Aislan Danilo da Barreiras- 632 votos
2º Maria Marta - 460 votos
3º Laninha do Conselho - 372 votos
4º Fia de Nair - 357 votos
5º Sílvia Barboza - 330 votos

Suplentes
6º Josivete - 297 votos
7º Janes Franks - 258 votos
8º Otávio Souza - 119 votos
9º Sônia Marques - Sessé - 93 votos

Nulos - 17 votos
Brancos - 04 votos

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Petrolândia foi responsável por todo o processo de escolha dos conselheiros tutelares, desde as inscrições até a apuração do resultado da votação e a divulgação dos nomes dos conselheiros eleitos. 

O resultado final da eleição somente será oficializado após o período de recursos. os conselheiros eleitos vão tomar posse em janeiro de 2024 para o mandato de quatro anos. 

O voto para eleição dos Conselhos Tutelares é facultativo e pode ser exercido por pessoas acima de 16 anos, cujo título de eleitor esteja em situação regular. Como o processo de escolha dos conselheiros é estabelecido por meio de lei municipal, cada cidade tem particularidades na eleição para o Conselho Tutelar, incluindo a quantidade de candidatos que cada eleitor pode votar

Apenas as datas da eleição e da posse são unificadas. De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a eleição deve ocorrer a cada quatro anos, no primeiro domingo de outubro do ano seguinte ao da eleição presidencial.

O Blog de Assis Ramalho e a Web Rádio Petrolândia parabenizam todos os participantes: candidatos e eleitores que compareceram à votação, apesar de facultativa. 


Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário