terça-feira, outubro 24, 2023

III Conferência de Cultura de Petrolândia-PE elege primeiros representantes do Conselho Municipal de Cultura

Representantes da sociedade civil eleitos para a primeira composição do Conselho Municipal de Cultura (Foto: DuFilmes)
Delegação para a Conferência Estadual de Cultural, com titulares e suplentes (Foto: Lúcia Xavier)
Delegados votam o regimento da conferência e minuta de eleição do CMC (Foto: Assis Ramalho)
Em nome do prefeito, secretária de Saúde Patrícia Jaques faz abertura da 3ª Conferência Municipal de Cultura (Foto: Lúcia Xavier)
Secretária de Cultura, Esporte e Lazer Maria Helena faz pronunciamento (Fotos: Assis Ramalho)
Edvaldo Júnior, da Secult-PE, ministra a palestra magna (Fotos: Lúcia Xavier)

Dez anos após a edição anterior, foi realizada na última quinta-feira, 19 de outubro, a 3ª Conferência Municipal de Cultura em Petrolândia, Sertão de Pernambuco. O evento aconteceu no auditório e dependências da Escola Municipal Dr. Francisco Simões de Lima e o encerramento da conferência foi marcado pela apresentação dos delegados da sociedade civil que vão compor a primeira formação do Conselho Municipal de Cultura. Confira os nomes no final desta postagem.

Após o credenciamento, iniciado por volta das 7h30, foi servido café da manhã e, quase às 10h00, foi realizada a composição da mesa de honra. O prefeito foi representado pela secretária de Saúde Patrícia Jaques e compareceram pessoalmente os vereadores Fabrício Cavalcante, que participou da Conferência, e Said Sousa. Na sequência, foram executados os hinos Nacional, Estadual e Municipal pela Banda Alexandre Adolfo de Melo. O momento solene foi seguido pelo momento cultural, com apresentações de danças regionais tradicionais e estilizadas, apresentadas por representantes de vários segmentos, e vaqueiro mirim. 

A secretária Patrícia Jaques fez o pronunciamento de abertura da Conferência, com rápido discurso. Em seguida, a secretária de Cultura, Esporte e Lazer do Município, Maria Helena, fez seu pronunciamento e passou a palavra à assessora que fez a leitura do regimento da 3ª Conferência Municipal de Cultura e minuta da eleição do Conselho Municipal de Cultura, colocados em votação e aprovados pelos delegados.

A Palestra Magna "Democracia e Direito à Cultura" foi proferida por Edvaldo Mário do Monte Júnior, Assessor Técnico da Secretaria de Cultura de Pernambuco e, entre outras atribuições culturais, presidente do Instituto Geográfico e Histórico de Itamaracá. Na ocasião, o palestrante ressaltou a importância da democratização do acesso à cultura a todos os públicos, em especial aos portadores de deficiência. Edvaldo também destacou que a produção cultural no município não é responsabilidade somente da prefeitura, mas de todos os segmentos culturais, que devem contribuir e construir o sistema de cultura. 

Quase ao meio dia, após ligeiro coffee break, os participantes se dividiram entre as salas temáticas para as discussões dos seis eixos destacados na conferência. 

Eixo I - Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura 
Palestrante: Maria Luiza Basílio Silva Almeida da Fonseca

Eixo II - Democratização do Acesso à Cultura e Participação Social
Palestrante: Natália Alves Maia

Eixo III - Identidade, Patrimônio e Memória
Palestrante: Paula Francinete Rubens de Menezes

Eixo IV - Diversidade Cultural e Transversalidade de gênero, raça e Acessibilidade Cultural
Palestrante: Jussara Santana de Araújo

Eixo V - Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade
Palestrante: Otávio Sá Souza Oliveira e Paula Rejane dos Santos Oliveira

Eixo VI - Direito às Artes e Linguagens Digitais
Palestrante: Sandro Alberto

Após as discussões nas salas temáticas, as propostas elaboradas foram apresentadas à plenária, no auditório, com votação dos delegados para aprovação ou não das propostas que seguirão para as próximas etapas no âmbito do município, estado e país. Uma das propostas mais aplaudidas foi o desmembramento da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, para criação da Secretaria Municipal de Cultura. 

A etapa seguinte foi a apresentação e escolha dos candidatos às seis vagas de delegados da sociedade civil de Petrolândia na Conferência Estadual de Cultura, que vai acontecer no início de 2024. Quatro representantes do governo do Município também participarão, sendo eles a secretária municipal Maria Helena e três assessoras da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, apresentadas durante a conferência.

No final, o momento mais aguardado pelos delegados: a primeira eleição dos representantes da sociedade civil para composição do Conselho Municipal de Cultura-CMC de Petrolândia. O conselho é recém-criado, juntamente com o Fundo Municipal de Cultura. As dois processos eletivos foram conduzidos na conferência por Jussara Araújo.

Delegadas do Instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia-IGHP, Paula Rubens e a Lúcia Xavier foram eleitas para o CMC. Confira abaixo a relação dos eleitos.

Setor - Titular / Suplente
Artes Cênicas: Amanda /Iverson
Artes Visuais: Roseli / Gabriel José 
Artesanato: Otávio Sá / Valdeniza
Audiovisuais: Laura / Gabriel Lisboa
Coletivos Culturais LGBTQIA+: Ana Geisa / Derllanio
Cultura Afro: Medisson / Isaac
Cultura Corporal do Movimento: Pedro / Wesleiny
Cultura Popular: Edmilson / Erivânia
Grupos Culturais/Associações: George / Edmilson 
Literatura: Alexandre Sertão / Paula Rubens
Música: Deison / Walney
Patrimônio: Lúcia Xavier / Zezuína
Povos Tradicionais: Otaviano (Bau) / João Paulo 

A conferência foi encerrada por volta das 16h00, com manifestações de alegria pela criação do CMC e a primeira eleição da sociedade civil para compor o órgão.  

Após o evento, a presidente do IGHP, Paula Rubens, avaliou o evento, em postagem feita em rede social. 

"O retorno do evento (Conferência Municipal de Cultura) e a eleição do primeiro Conselho, é uma vitória de todos os fazedores de cultura, que passam a contar com um lugar oficial de fala. Assim como para a gestão municipal que agora será auxiliada com ideias para continuar desenvolvendo uma cultura forte, plural, democrática, capaz de promover lazer, renda e bem estar social. A luta agora será aprovar, no Plano Decenal, as medidas sugeridas em defesa do nosso rico patrimônio material e imaterial", afirmou Paula.

A edição anterior da Conferência de Cultura em Petrolândia foi realizada em agosto de 2013.

Veja mais fotos abaixo:

Banda Adolfo Alexandre de Melo executa hinos do Brasil, de Pernambuco e de Petrolândia (Foto: Lúcia Xavier)
Músicos da Banda Alexandre de Melo (Fotos: Assis Ramalho)
Observadora, delegada e palestrante/convidada: Kathyane e Lúcia Xavier e Jussara Araújo
Auditório lotado da Escola Dr. Francisco Simões
Sala temática do Eixo III, com palestrante Paula Rubens
Apresentação de propostas do Eixo III (Reprodução Instagram IGHP)
Propostas do Eixo IV (Fotos: Lúcia Xavier)
Propostas do Eixo V 
Propostas do Eixo VI
Candidatos a delegados da conferência estadual apresentam-se à plenária

Por Lúcia Xavier/Instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia

Nenhum comentário:

Postar um comentário