domingo, setembro 24, 2023

Festa do Padroeiro de Petrolândia-PE é antecedida pela trilha ecológica "Nos Passos de Francisco", com momentos de reflexão da Igreja Matriz ao Mirante da Serrota

Trilha com momentos de reflexão percorreu avenidas principais de Petrolândia, da Igreja Matriz ao Mirante da Serrota (Fotos: Lúcia Xavier e Assis Ramalho)

No final da tarde desse sábado, 23 de setembro de 2023, os grupos de Catequese e Grupo de Jovens da Paróquia de Petrolândia-PE realizaram a trilha ecológica "Nos Passos de Francisco", com saída em frente à Igreja Matriz até o Mirante da Serrota. Durante o percurso, houve paradas para momentos de reflexão, com jovens interpretando a história da conversão e vivência de Francisco de Assis na vida cristã. 

No vídeo abaixo, alguns momentos da trilha "Nos Passos de Francisco". 


Aproximadamente, às 17h30, enquanto o pôr-do-sol iluminava o Mirante da Serrota e a trilha era retomada, após momento de reflexão em frente ao Clube Grêmio Lítero, foi possível visualizar, por alguns poucos minutos, o cometa Nishimura, cuja última passagem próxima ao Sol aconteceu há 437 anos, de acordo com o pesquisador Nicolas Biver, do Centro Nacional de Pesquisa Científica do Observatório de Paris, com a próxima visita prevista para o ano de 2457. Ainda será possível, durante alguns dias, visualizar o cometa por alguns minutos, no poente, se o céu estiver limpo.

Cometa Nishimura sobre o Mirante da Serrota ao pôr-do-sol (Foto: Lúcia Xavier)

Já era noite quando a caminhada de reflexão foi encerrada, junto à imagem do Padroeiro, no Mirante da Serrota. Às escuras, foi realizada a reflexão final sobre a vida de São Francisco de Assis, orações e convite para a Festa do Padroeiro, realizada de 24 de setembro a 04 de outubro, em Petrolândia.

Encerramento da Trilha Ecológica, no Mirante da Serrota (Fotos: Assis Ramalho)

A imagem do Padroeiro São Francisco de Assis, visível de quase todos os pontos da cidade, e que poderia - como já foi - ser iluminada nas cores relativas a campanhas de conscientização (setembro amarelo, outubro rosa, novembro azul etc), até a noite de ontem, não havia recebido nenhum tipo de iluminação. Apenas o estacionamento do Mirante da Serrota tem iluminação pública. A estátua do santo pobrezinho e o pátio do Mirante ficam na penumbra, possivelmente para não ofuscar a privilegiada vista panorâmica noturna da cidade dos frequentadores do Mirante.

Redação do Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário