domingo, agosto 13, 2023

Abertura da Semana do Patrimônio de Petrolândia acontece nesta segunda-feira (14) na Câmara de Vereadores


Desde 1998, o Brasil comemora o Dia do Patrimônio Histórico, celebrado em 17 de agosto. A data marcou o centenário de Rodrigo Melo de Andrade, jornalista e historiador responsável pela criação do Iphan, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Os patrimônios podem ser materiais, como objetos e construções, ou imateriais, como rituais e costumes. Em Petrolândia, município do interior de Pernambuco, a "Semana do Patrimônio" será aberta nesta segunda-feira (14), com solenidade no auditório da Câmara Municipal, às 9h00 da manhã. Na oportunidade, serão entregues Moções de Aplausos à Associação Café com Arte e a Tota do Barro pela conquista do Prêmio Ariano Suassuna de Cultura Popular. 

Na ocasião, o vereador Joilton Pereira vai receber do Instituto Geográfico de Petrolândia-IGHP, o certificado de Amigo do Patrimônio pela apresentação de projeto para construção do Memorial de Petrolândia.

A Semana do Patrimônio de Petrolândia vai contar ainda, na manhã de quarta-feira (16), com visita guiada a patrimônios urbanos, alguns dos quais em estado lastimável, como as obras de Marcel no Ginásio de Esportes, prédio que já deveria estar sob tombamento há décadas, mas está em processo acelerado de deterioração, do chão ao teto. Tristemente, a fachada de letreiro do prédio foi descaracterizada, após receber uma pintura em tinta óleo clara, sobre as pastilhas cerâmicas azul marinho originais, com a finalidade de adequar o prédio ao padrão de cores do novo governo. Além de descaracterizar a fachada, a rala pintura começou a descascar. Resultado: o aspecto de abandono está ainda mais ressaltado. 

A visita guiada não inclui os três quiosques da Orla Fluvial, que foram construídos e deveriam ser mantidos sob padronização, hoje descaracterizados, após reformas e reformas. Um deles, inclusive, é ornamentado com uma obra de Marcel, na fachada. Eram duas. Durante uma reforma, a obra pintada em parede do interior do quiosque foi coberta com tinta. Infelizmente, apesar de tudo que é apregoado, o Município de Petrolândia não adotou ainda uma política adequada para preservação do patrimônio público que compõe o Patrimônio Histórico. 

A visita guiada aos Patrimônios Urbanos percorrerá as Pinturas do artista Marcel Bezerra (Ginásio e Parque João Pernambuco), Acácia da Praça, Conjunto arquitetônico dos Três Poderes, Igreja Matriz, Escultura de São Francisco na Serrota). As guias serão Paula Rubens e Regina Borges, escritoras, pesquisadoras e memorialistas.

Confira a programação completa da Semana do Patrimônio de Petrolândia
Dia 14 (Segunda-feira):
Abertura da Semana do Patrimônio
Local: Câmara de Vereadores
Horário: 9h

DIA 15 (Terça-feira):
Contação de Histórias – Com Regina Borges, autora do livro “Lá vem Maria Fumaça!”, da coleção “Contadores de História”.
Exposição: Fotos da Estrada de Ferro de Paulo Afonso
Local: Biblioteca Pública Municipal Gilberto de Menezes
Horário: 9h

DIA 15 (Terça-feira):
Palestra: Petrolândia e os jornais – Com o Professor e Historiador Edvaldo Nascimento, da UFAL, organizador do livro contendo o acervo do Correio da Pedra.
Exposição de exemplares dos diversos jornais produzidos em Petrolândia e suas respectivas histórias.
Local: Centro Cultural Hildebrando de Menezes
Horário: 14h

DIA 16 (Quarta-feira):
Visita guiada – Patrimônios Urbanos – Pinturas do artista Marcel Bezerra (Ginásio e Parque João Pernambuco), Acácia da Praça, Conjunto arquitetônico dos Três Poderes, Igreja Matriz, Escultura de São Francisco na Serrota).
Guia: Paula Rubens e Regina Borges, ambas escritoras, pesquisadoras e memorialistas.
Local de saída: Praça da Matriz
Horário: 8h

DIA 17 (Quinta-feira):
Palestra: Memorial pra quê te quero? – Com a Professora Márcia Farias, do IF de Salgueiro.
Apresentação de mostra itinerante do museu “Pra Caboco Vê”.
Local: Centro Cultural Hildebrando de Menezes
Horário: 9h

DIA 18 (Sexta-feira):
Palestra: A importância dos sítios arqueológicos de Petrolândia – com o Professor Dr. Flávio Moraes, arqueólogo da UFAL.
Exposição de fotos dos sítios arqueológicos de Petrolândia
Local: Centro cultural Hildebrando de Menezes
Horário: 9h

Nenhum comentário:

Postar um comentário