quinta-feira, julho 13, 2023

Floresta/PE: Prodeter-BNB - Sertão de Itaparica será contemplado com Centro de Melhoramento Genético de Ovinos e Caprinos


O Comitê Gestor Territorial da Ovinocaprinocultura do Polo Sertão de Itaparica, participou nesta terça-feira, 11/07, da celebração de momento histórico para a ovinocaprinocultura, ato de assinatura da ordem de serviço que autorizou o início das obras do Centro de Melhoramento Genético de Caprinos e Ovinos e da Unidade Irrigada de Produção de Palma Forrageira, que será implantado na Escola Fazenda do Instituto Federal no Campus Sertão Pernambuco, no município de Floresta – PE.

A ordem de serviço foi assinada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), pelo Superintendente Gustavo Melo, deputado federal, Pedro Campos (PSB), Diretora Rosineuman Souza do IF – Campus Sertão Floresta - PE.


Para o deputado federal, Pedro Campos (PSB), apoiador da iniciativa, este projeto é um sonho antigo do povo sertanejo. “Inicia uma nova fase da Caprinovinocultura no Sertão pernambucano. Essa é uma iniciativa essencial para o desenvolvimento regional e irá contribuir para a formação técnica dos estudantes e para a melhoria do rebanho, fortalecendo o arranjo produtivo local”, ponderou.

“A demanda deste equipamento promete melhorar a qualidade genética do rebanho, que irá beneficiar os criadores de caprinos e ovinos da região, além de beneficiar diretamente mais de 150 estudantes dos cursos técnicos, irá também contribuir na formação técnica e na organização da cadeia produtiva”. Concluiu Edmundo Gomes, Coordenador do Comitê Gestor da Rota do Cordeiro e do Plano de Ação do Prodeter-BNB.
 

Infraestrutura do Centro de Melhoramento Genético de Ovinos e Caprinos.

Terá uma área total construída de 350 metros quadrados com área de manejo dos animais e administrativa, contará com 12 baias individuais, cada uma com área coberta e área de solário independentes. A área administrativa irá contar com área de coleta do material genético, laboratório, escritório, sanitários, dentre outros. A unidade tem capacidade de permanência de doze animais, um por baia, plantel que deve ser dividido entre caprinos e ovinos.

O evento contou com a participação de lideranças políticas, Gustavo Novaes, vereadores Esequiel Rodrigues “Kiel do Pipa”, Professora Rosa Souza e Pedro Henrique Lira; equipe da Codevasf, o Superintendente Gustavo Melo, Superintendente Adjunto Samuel Andrade, Gerente de Gestão e Finanças, Jaques Souza, Gerente de Revitalização Maxwell; equipe técnica do IF-Sertão, o Pro Reitor de Extensão, Vitor Prates Lorenzo, o Coordenador do Curso em Agropecuária, Iran Torquato e Médico Veterinário e Profº Luiz Eduardo Barreto.

Também prestigiaram o evento a instituição de apoio e fomento Banco do Nordeste, Gerente Geral da agência de Floresta, Gleubber Mourato, o Agente de Desenvolvimento Adelmo Azevedo, coordenador do Prodeter–BNB no Sertão de Itaparica e Prefeitura de Floresta, através da Secretaria de Produção Rural e Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Secretário João Berto de Sá, Betinho Numeriano.





Blog de Assis Ramalho
Fonte:fotos/AD: Adelmo Azevedo-BNB.
Fotos no Auditório do IF-SERTAO-PE.

Um comentário:

  1. Parabéns pela. Conquista de tão importante iniciativa. A caprino ovinocultura ,o sertão precisam. EUNICE Queiroz

    ResponderExcluir