segunda-feira, outubro 03, 2022

Festa do Padroeiro de Petrolândia: 1ª Bênção dos Animais reúne pets em frente à Igreja Matriz na tarde desta segunda (03)

Padre Luiz Augusto aspergindo água benta nos pets (Fotos: Assis Ramalho)
Jane Souza (camiseta branca), presidente da Abrasfa, conduziu cães do canil para a bênção, com ajuda de voluntários da ONG
Representante da numerosa família felina do Blog de Assis Ramalho, desconfiado com o movimento

A Festa do Padroeiro de Petrolândia 2022 incluiu, pela primeira vez, a Bênção dos Animais. A bênção foi ministrada pelo pároco da cidade, Padre Luiz Augusto, e recebeu grande movimentação de pessoas que levaram seus animais de estimação até a frente da Igreja Matriz, na tarde desta segunda-feira (03/10), véspera do dia consagrado a São Francisco de Assis, padroeiro do município.

São Francisco de Assis, é conhecido pelo amor à Natureza e, em especial, aos animais. Não por acaso, ele é considerado o patrono da ecologia. O evento foi promovido pela Igreja Matriz, após um pedido de Jane Souza, presidente da ONG Abrasfa, instituição que busca o bem-estar animal em Petrolândia e tem atuação em alguns municípios vizinhos. Algumas paróquias pelo Brasil já adotam o costume há vários anos.

Este blogueiro, Assis Ramalho, além de registrar a ação, também conduziu um pet para ser abençoado. O gato "Branquelo" não entendeu nada, acomodado dentro da caixinha de transporte, mas recebeu um banho reforçado de água benta, na condição de representante das quase duas dezenas de irmãozinhos que ficaram em casa. Conheça a história dele no final desta postagem.


O GATO "BRANQUELO"

 "Branquelo", assim como alguns de seus irmãos, foi resgatado do abandono, já adulto, no início de 2021. Ao mudarmos para novo endereço, ele visitava nosso quintal para pedir comida e paquerar as gatinhas da casa. Era um gato magro, coberto de ferimentos de brigas, e arisco ao contato humano. Dizem que gatos adultos são difíceis de adotar, mas não é verdade. Conseguimos conquistar a confiança dele e, graças ao trabalho da Abrasfa, "Branquelo" foi castrado em agosto do ano passado. Com o temperamento amansado, ele foi aceito na companhia de um dos grupos de irmãos, também castrados pela Abrasfa, e adotado por eles e por nós. Depois de um ano, suas orelhas ainda apresentam marcas do tempo de sofrimento e fome, mas ele está saudável, é tranquilo e carinhoso. 

Nós só temos a agradecer a Jane e à Abrasfa. Apesar das inúmeras dificuldades, o trabalho realizado pela ONG é indispensável para a cidade. Nosso sonho é um dia não existirem mais cães nem gatos abandonados, perambulando nas ruas, telhados e quintais, maltratados e mortos em Petrolândia. 

Antes da adoção e castração: em situação de abandono, arisco, sujo, magro e com ferimentos (Fotos: Lúcia Xavier)
Hoje, após pouco mais de 1 ano, é um gato saudável, caseiro, carinhoso e tranquilo

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho e Lúcia Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário