quinta-feira, outubro 15, 2020

15 DE OUTUBRO - DIA DOS PROFESSORES! Por José Dantas – Vereador de Jatobá – PE

A origem do Dia do Professor se deve ao fato de, na data de 15 de outubro de 1827, o imperador D. Pedro I ter instituído um decreto que criou o Ensino Elementar no Brasil, com a instituição das escolas de primeiras letras em todos os vilarejos e cidades do país. Além disso, o decreto estabeleceu a regulamentação dos conteúdos a serem ministrados e as condições trabalhistas dos professores. Mais tarde, em 1963, do presidente João Goulart a data foi oficializada pelo decreto federal nº 52.682, que, em seu art. 3º, diz que para comemorar condignamente o dia do professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo delas participar os alunos e as famílias.

Lamentavelmente, embora seja uma das competências mais admiradas pela sociedade, os profissionais da área sofrem, em alguns casos, com baixos salários, precárias condições de trabalho e com tarefas às vezes excessivas, numa verdadeira desvalorização da profissão; notadamente onde a categoria não tem uma representação profissional combativa. O ideal talvez fosse, que além da representação classista, houvesse também uma representação política nas Câmaras Municipais, com vereadores professores e/ou que os professores procurassem eleger parlamentares e gestores comprometidos com suas causas.

Ao tempo em que parabenizamos a todos os professores do Brasil, pela importante data, aproveitamos para desejar aos educadores de Jatobá, que tenham sucesso quanto ao recebimento dos valores referentes aos precatórios, assunto que foi debatido, faz pouco tempo, mas que parece caiu no esquecimento. Não fujam da luta!


Blog de Assis Ramalho
Por José Dantas – Vereador de Jatobá – PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário