segunda-feira, setembro 16, 2019

Petrolândia: Em entrevista a Assis Ramalho, ex-prefeito Amadeu diz ser possível concorrer à prefeitura em 2020 e não descarta mudança de grupo político


O ex-prefeito de Petrolândia, Amadeu Souza Lima (PSB), gestor municipal de 1993 a 1996, admite a possibilidade de voltar a disputar a prefeitura nas eleições do próximo ano. A declaração foi dada em entrevista a reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia, na manhã desta segunda-feira (16/09/2019), concedida na residência do entrevistado.

Atualmente, Amadeu é integrante do PSB, partido que congrega a prefeita Jane Souza, apontada como a candidata da vez em 2020, quando poderá concorrer à reeleição, e os ex-prefeitos Lourival Simões e Dr. Marcos Antonio, além de outros nomes que podem ser estrear na sucessão do executivo municipal. Nesse contexto, segundo Amadeu, apesar de ainda não ter sido procurado para tratar das eleições de 2020, a princípio o seu compromisso com o grupo, mas o futuro permite mudanças. O ex-prefeito também afirma que é cobrado pelo povo para voltar a disputar a prefeitura de Petrolândia, mas, segundo ele, ainda não pode afirmar que será candidato, existe a possibilidade.

''A princípio, eu tenho um compromisso, porque é um grupo. Agora, isso aí ninguém sabe no futuro, porque até agora ninguém conversou nada, ninguém conversou até hoje. E aí, essa expectativa do povo existe, me procuram e eu digo 'olha, vamos dar um tempo, ver como é que fica e, lá na frente, quem sabe eu possa ser o candidato, ou não ser'. Pretensões eu tenho, por que quem entra nesse movimento político, ele fica sempre com um desejo de continuar, até por que a gente tem vontade de fazer as coisas. E, às vezes, a gente vê as coisas, que se fosse (eu) a pessoa, eu faria, mas cada um tem uma opinião, e não faz aquilo que muita gente quer. Então, eu não estou dizendo que sou candidato, apenas converso com as pessoas, as pessoas vêm a mim e perguntam e eu digo é o seguinte 'vamos ver lá na frente, o que é que vai acontecer, quem é candidato, quem não é, e na medida do possível a gente faz o que pode''.

Perguntado se existe a possibilidade de sair candidato por um outro grupo político, o ex-prefeito não descarta a possibilidade, mas diz que vai depender das conversações futuras. 

''Vai depender das conversas, das negociações e dos apoio, por que a política tem isso. Ela é um trabalho que depende muito dos acertos e nada é impossível. Porém, eu não posso ainda afirmar (sou candidato). Estou aberto ao diálogo. Cada eleição é uma história, (cada) eleição é muitas vezes diferente uma das outras, e assim sucessivamente''. 

Assista abaixo à íntegra da entrevista


Conheça o histórico político de Amadeu de Souza Lima

Na política de Petrolândia há cerca de 40 décadas, Amadeu foi candidato a prefeito de Petrolândia, pela primeira vez, em 1988, derrotado por José Dantas de Lima (Zé Dantas). Em 1992, elegeu-se prefeito na disputa contra o candidato apoiado pela situação, Marcos Montila. O vice-prefeito na chapa vitoriosa de Amadeu foi o médico Dr. Francisco Simões de Lima. Em 1996, Amadeu apoiou a candidatura de Dr. Simões, eleito prefeito, com Cícero Moura como vice-prefeito. As relações políticas com o sucessor desandaram e Amadeu passou à oposição, tendo sido candidato a prefeito novamente em 2000. Naquele ano, Dr. Simões foi reeleito, com o também médico Dr. Marcos Antonio de Souza (Marquinhos), como vice. Em 2004, Amadeu concorreu nas eleições com Dr. Marcos, reeleito para o cargo que assumiu após o falecimento de Dr. Simões. Em 2008, Amadeu foi candidato a vice na chapa que teve Domingos Sávio como candidato a prefeito. O eleito foi o então deputado estadual, por dois mandatos, Lourival Antonio Simões Neto, filho de Dr. Simões, apoiado pelo prefeito Marquinhos. Em 2010, Amadeu concorreu a deputado estadual, cargo a que também se candidatou em 1998, seu sucesso.

Nas eleições municipais seguintes (2012 e 2016), Amadeu foi candidato a vereador de Petrolândia, não eleito. Atualmente sem mandato eletivo, o ex-prefeito é um dos vice-presidentes do diretório municipal do PSB e mantém na cidade o estabelecimento comercial da família, um posto de combustíveis.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Um comentário:

  1. Parabéns, Assis pela reportagem. Seu Amadeu é uma excelente pessoa, mas tem que ver qual é a proposta e quem está em seu entorno. De qualquer forma, sucesso.

    ResponderExcluir