quarta-feira, outubro 07, 2015

IPA firma convênio com Banco do Brasil para concessão de crédito rural

O IPA vai identificar e avaliar os clientes com potencial, elaborar planos ou projetos agropecuários, e encaminhá-los para a obtenção de crédito no Banco do Brasil.

A Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (Sara), por meio do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), celebrou convênio com o Banco do Brasil (BB), para a elaboração de projetos, que visam conceder crédito rural em todo o estado. A parceria prevê a ampliação dos projetos de crédito da agricultura familiar, com foco em uma atuação mais integrada, entre banco e governo. A assinatura aconteceu na sede do Instituto, na manhã desta quarta-feira (07), e contou com representantes de todos os órgãos envolvidos.

O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota, adiantou que, diferente dos convênios anteriores, que só autorizavam crédito por meio do IPA a agricultores familiares, desta vez estão inseridos também agricultores de médio e grande porte, além de empresas agropecuárias. “Além de garantir o acesso às políticas de crédito rural, nossa prioridade é oferecer uma assistência técnica contínua e qualificada durante todo o financiamento, desde obtenção do crédito, passando pela produção, até a comercialização dos produtos", pontuou Mota.

Para isso, o documento detalha que, cabe ao Instituto Agronômico de Pernambuco, identificar e avaliar os clientes com potencial, elaborar planos ou projetos agropecuários, bem como encaminhá-los para a obtenção de crédito. “Com a contratação formalizada, o IPA irá acompanhar e orientar a utilização do recurso financiado, de forma técnica, com o intuito de executar todas as atividades previstas no processo. Temos que pensar em quem está na ponta, aguardando por isso. Esse convênio é estratégico", assegurou o presidente.

O superintendente estadual do Banco do Brasil, Marcos Ticianeli, disse que o total aplicado pelo banco, em Pernambuco, na safra 2014/2015, foi de R$ 525 milhões. Além disso, do total que a Carteira de Crédito Rural do Estado cresceu na safra 2014/2015, R$ 111.000.000,00 foi de custeio e investimento do Pronaf. “Nas linhas do Pronaf, aproximadamente, 55% é com assistência técnica do IPA. O Instituto tem força para estruturar os recursos que a gente aplica, através da orientação aos agricultores”, declarou Ticianeli.

De acordo com o convênio, o Banco do Brasil, se compromete a capacitar os técnicos do IPA para atuarem na elaboração desses projetos, além de financiar todas as atividades previstas nos projetos e planos de crédito rural. Também participaram da celebração do convênio o gerente do BB de Agronegócios da Superintendência Estadual, Clênio Nunes; a superintendente regional do BB de Negócios, Varejo e Governo, Laura Severo; o diretor de Extensão Rural do IPA, Albérico Rocha; o diretor de Pesquisa e Extensão do IPA, Antonio Raimundo; além dos técnicos do Instituto.

Capacitação – Após a assinatura do convênio, aconteceu uma capacitação dos técnicos de 10 Gerências Regionais e mais quatro da sede do IPA, onde foram apresentados os instrumentos de crédito (formulários) que são utilizados pelo Banco do Brasil, na elaboração desses projetos. O objetivo foi treinar a equipe técnica do IPA para aplicação da metodologia do banco.

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário