segunda-feira, setembro 28, 2015

Petrolândia: Praça da Matriz une religião, educação, gastronomia e memórias durante a Festa do Padroeiro

Igreja Matriz de São Francisco de Assis na noite desse domingo, 26 (Fotos: Lúcia Xavier)
Capela com fachada cenográfica, réplica da igreja da velha cidade
Departamento gastronômico: por que não tem quermesse todo mês?
Assis Ramalho, Tadeu Flamengo e Dedé colocando a conversa em dia
Tenda das Crianças
Estande com livretos e a camiseta da Festa em louvor do Padroeiro
Parabéns, alunas da EREM! Com ou sem energia elétrica, vocês dão um show de compromisso com o projeto. 

A Praça da Matriz, em frente à Igreja de São Francisco de Assis, em Petrolândia, oferece, neste período de festejos do padroeiro, muitas opções aos fiéis, que frequentam o Novenário, e aos visitantes da cidade. Na noite desse domingo (27), visitamos a quermesse, durante a celebração da novena.

A Igreja estava lotada e a celebração era acompanhada, pelas portas e janelas, por quem não conseguiu lugar no templo. As crianças, geralmente inquietas durante os ritos religiosos, têm um espaço especial para recreação, ao lado da igreja.

As barracas de alimentação da quermesse, ao lado do Palco Cultural, comercializam bolos, tortas doces e salgadas, além de pratos típicos da cidade, como mungunzá salgado e xerém com galinha ou com sarapatel. Para beber, água de coco e refrigerantes.

No pátio, há também estande com artesanato de artigos religiosos, livros e camisetas da Festa do Padroeiro, além de uma criativamente bem decorada tenda da comunidade paroquial, com uma árvore em seu interior.

Na capela, com fachada cenográfica em réplica da Igreja de São Francisco de Assis da velha Petrolândia, os fiéis podem recolher-se em orações solitárias ou deixar no mural suas memórias da antiga cidade.

Ao lado, o cenário é a antiga Estação Ferroviária, espaço dedicado à educação e cultura. O hall de entrada é uma minipraça, que une dois estandes. Um deles contém a exposição de fotos de Petrolândia antiga, com suas avenidas, ruas e povoados. No outro, a EREM Mª Cavalcanti Nunes mostra a aplicação dos recursos digitais para o resgate da história do município. Infelizmente, não conseguimos registrar a demonstração do programa nessa noite, pois uma falha no sistema elétrico deixou a réplica da Estação Ferroviária no escuro. Mas, fotografamos os dois estandes, mesmo às cegas. Parabéns às estudantes, guias dos projetos, que permaneceram em seus postos e receberam muito bem os visitantes, apesar da completa falta de iluminação nos estandes.

Ver mais fotos>Festa de São Francisco de Assis, padroeiro de Petrolândia

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Lúcia Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário