quinta-feira, maio 28, 2015

Gestão da Água no cenário nacional e mundial é debatida em encontro em Pesqueira-PE

Fundação Avina, em parceria com a Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA) e a Caritas Diocesana de Pesqueira, realizam encontro sobre gestão de água

A atual crise hídrica no Brasil e em algumas regiões da América Latina, o impacto das mudanças climáticas nas zonas de estresse hídrico, as relações entre urbano e rural, as políticas de mitigação e adaptação serão alguns pontos discutidos durante o encontro “Diálogos e Convergências: Gestão da Água em cenários de estresse hídrico”. O Semiárido brasileiro abrange uma área de 969.589,4 km²,e compreende quase 2.000 municípios de nove estados do Brasil. Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Pernambuco, ou seja, mais de 22 milhões de pessoas, o que representa 11,8% da população brasileira, vivem nessa região de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O município de Pesqueira localizado no Agreste de Pernambuco, Brasil, sedia este encontro por reunir características e experiências bem sucedidas no semiárido.

“Apresentar nossa experiência de Cáritas Diocesana de Pesqueira, desenvolvida com os povos do Semiárido é revelar uma conquista do acesso à água potável para beber e cozinhar, produzir por meio das tecnologias sociais, de forma descentralizada e participativa”, enfatiza Neilda Pereira, secretária executiva da Cáritas Diocesana de Pesqueira.

Representantes de organizações não governamentais e entidades governamentais da Argentina, Bolívia, Chile, Guatemala, Nicarágua, México e do Brasil que contribuem para este setor, estarão reunidos entre os dias 27 a 29 de maio, no Hotel Estação Cruzeiro no município de Pesqueira, Pernambuco, Brasil.

“Como Avina sentimos que é importante promover um espaço de diálogo para pensar estratégias de incidência vinculadas as questões de comunidades que vivem em zonas de estresse hídrico na América Latina. Queremos construir com este grupo um compromisso que possa ser ampliado com outras organizações para que venha a contribuir com o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável 2030 e com a agenda de Mudanças Climáticas, com este compromisso podemos incidir, por exemplo, para que seja apresentado na COP Paris”, declara Telma Rocha, Gerente Programática da Avina.

Serviço:
“Diálogos e Convergências: gestão de água em cenários de estresse hídrico”
Local : Hotel Estação Cruzeiro - Pesqueira – Pernambuco – Brasil.
Dias 27 a 29 de maio de 2015.

Núcleo de Comunicação Cáritas Diocesana de Pesqueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário