quinta-feira, fevereiro 05, 2015

CBHSF e prefeituras do Médio SF divulgam elaboração de Planos de Saneamento

Conferências públicas acontecem nos dias 6 e 7 deste mês

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF, em parceria com as prefeituras de São Desiderio, Catolândia e Angical, cidades do oeste da Bahia, no Médio São Francisco, promove entre os dias 06 e 07 de fevereiro conferências públicas para divulgar as ações de elaboração dos planos municipais de saneamento básico (PMSB) destes municípios.

Com recursos da cobrança pelo uso da água, o CBHSF está investindo aproximadamente R$ 700 mil em ações que possibilitarão a universalização da oferta de água tratada, a coleta e o tratamento adequado dos efluentes domésticos e resíduos sólidos, de forma a minimizar as cargas de poluição lançadas nos cursos de água. A previsão é que os trabalhos terminem ainda neste primeiro semestre.

De acordo com Demosthenes da Silva Nunes Júnior, secretário de Meio Ambiente de São Desiderio, os trabalhos irão proporcionar o norteamento de programas, projetos e ações futuras voltadas para a qualidade do saneamento do município. “Teremos a partir disso um planejamento para melhorar os nossos serviços com a água”, explicou.

O coordenador da Câmara Consultiva Regional do CBHSF, Cláudio Pereira, vê na iniciativa do comitê um incentivo para fomentar uma melhor gestão ambiental entre os municípios da bacia do São Francisco. “Queremos que as prefeituras estejam em consonância com a política de recursos hídricos brasileira, e que isso se torne algo contínuo na gestão não só dos atuais mas também dos futuros governantes destas prefeituras’, disse Pereira.

Fonte: CBHSF

Nenhum comentário:

Postar um comentário