terça-feira, outubro 14, 2014

Pernambuco dá início a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia


Pernambuco recebe a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia durante toda essa semana, até a próxima sexta-feira (19). O evento, que acontece em todo País e promove uma série de debates relacionados a temas diversos da área, foi aberto hoje durante solenidade no município de Paulista, no Grande Recife.

A temática desta 11ª edição será ‘Ciência e tecnologia para o desenvolvimento social’, com o objetivo de incentivar a atitude científica e a inovação como instrumento de inclusão. Em Pernambuco, serão 404 eventos em 26 cidades. Esses eventos estarão distribuidos por 50 polos, com a participação de 19 instituições. A programação pode ser conferida no site oficial do evento (http://semanact.mct.gov.br).

A abertura da Semana contou com a presença do secretário de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, José Bertotti, do coordenador nacional da Semanada de Ciência e Tecnologia, Douglas Falcão, do coordenador da Semana em Pernambuco, Carlos Pavão, da presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Rejane Mansur, o representante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação no Nordeste, Amaro Lins e do vice-prefeito de Paulista, Jorge Carreiro.

“Pernambuco está retomando a sua industrialização e paralelamente a essa retomada, o Governo do Estado vem investindo fortemente em Ciência e Tecnologia, através da criação de novos parques tecnológicos, fortalecimento da Facepe, interiorização da UPE e popularização da ciência, como forma de constituir um novo modelo de desenvolvimento baseado no conhecimento”, destacou José Bertotti.

Na ocasião, cerca de mil alunos de escolas públicas e particulares de Paulista puderam conhecer os experimentos científicos das caravanas da Ciência, Astronomia e dos Notáveis Cientistas de Pernambuco. Os presentes também puderam assistir ao show da ciência com atores do Espaço Ciência que promoveram experimentos científicos de forma lúdica.

Mas os jovens também foram protagonistas durante o evento de abertura da Semana. Alunos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) apresentaram foguetes espaciais educativos e alunos da escola Silva Jardim apresentaram um projeto de Robótica.

As atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia são direcionadas principalmente para crianças e adolescentes, como, por exemplo, a Olimpíada de Matemática e o Triatlo do Conhecimento.

No Recife, a semana segue até sexta-feira (17) com o tema “Recife, cidade educadora, tecnológico e do futuro”. Cerca de 2.400 alunos da rede municipal participam das atividades com visitas guiadas a equipamentos culturais e históricos.

SECTEC-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário