quarta-feira, maio 28, 2014

Jucepe vai liberar downloads de processos pela internet com Projeto Via Única


A Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe) está implantando um novo sistema que vai reduzir de forma significativa o uso de papel nos processos de registro comercial e também possibilitar que mais de 10 mil pessoas por mês tenham que se deslocar até a Junta para retirar as vias de seus documentos deferidos. Isso porque os processos poderão ser baixados pelo computador, tablets ou smartphones. “Será um grande salto no processo de desburocratização que irá trazer benefícios para os clientes e racionalizar os custos operacionais”, afirma o presidente da Jucepe, Luís Lima.

Com o novo sistema, o empresário que for dar entrada em um processo de abertura, alteração ou extinção de empresas, por exemplo, só precisará entregar uma via dos documentos e não mais quatro, com acontece atualmente nos casos de registro de empresário (antiga firma individual), ou três vias, nos casos das demais categorias empresariais. Quando o processo for deferido, o empresário obterá, por meio do Portal da Jucepe na Internet, a sua via assinada digitalmente com o uso de certificado digital.

O presidente da Jucepe explica que com a introdução desse sistema o trâmite dos processos será mais rápido, uma vez que será eliminada a necessidade de uso de etiquetas adesivas que são coladas manualmente para autenticar os documentos. Ao invés disso, a via destinada ao cliente, pela Internet, receberá um quadro de informações contendo as assinaturas digitais do secretário geral e do analista que deferiu o processo, além do código de autenticação que permite a qualquer cidadão validar o documento por meio do portal da Jucepe. O quadro terá ainda a chancela digital e o QR Code, código de barras que permitirá a obtenção do documento deferido pela Junta por meio de dispositivos móveis como smartphones e tablets.

A implantação do Projeto Via Única, que está previsto em instrução normativa do Departamento de Registro Empresarial e Integração (DREI), órgão da Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República, já foi aprovado pelo Plenário da Jucepe. Segundo o gerente de projetos da Junta, Flávio Valença, a autarquia vai agora investir na aquisição dos equipamentos que serão necessários para a implantação do projeto e treinamento e capacitação dos profissionais que atuarão na operação do sistema que deverá estar funcionando até o final do ano.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Jucepe
Foto: Jucepe/divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário