quarta-feira, outubro 02, 2013

Copa 2014: Câmara Temática Estadual de Meio Ambiente debate sustentabilidade no Mundial

Itaipava Arena Pernambuco
A Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 traz oportunidades para consolidação de uma economia de baixo carbono no País. Para buscar soluções para mitigação das emissões de gases de efeito estufa do Mundial e alternativas para compensação de emissões não evitadas na Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013, foi elaborado um inventário de carbono, um documento que deve ser preenchido pelas sedes da competição. Com o objetivo de reunir as informações solicitadas pelo Ministério do Meio Ambiente, a Câmara Temática Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade se reuniu na SECOPA-PE nessa terça-feira (1º). 

A reunião contou com a participação de Eduardo Baltar, Diretor da Ecofinance Negócios, que elaborou o inventário de sustentabilidade da RIO+20 e agora o da Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013. “A participação dele foi ótima para a reunião, pois mostrou a importância de se condensar os dados relativos ao tema aqui no Estado. A questão da sustentabilidade é importante não só para o evento Copa do Mundo, mas também para o futuro”, afirmou a Gerente de Articulação Estadual da SECOPA-PE, Rosa Santana.

Com a conclusão dos cálculos, um plano de ação local será elaborado para diminuir e compensar os impactos causados pelo torneio ao meio ambiente. O documento trará também propostas a serem tomadas, além de um levantamento de potenciais parcerias com o setor privado. “Os temas discutidos vão levar Pernambuco a ter uma Copa do Mundo sustentável, consolidando as ações do Estado nessa área”, ressaltou Benedito Parente, que é Gerente-geral de Planejamento e Gestão de Meio Ambiente da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).

SECOPA-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário