domingo, agosto 10, 2014

Petrolândia: Hospital Municipal Dr. Francisco Simões realiza ações no Dia de Combate ao Colesterol

Enfatizando o dia 8 de Agosto como o Dia de Combate ao Colesterol, o Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima, em Petrolândia, e o Grupo de HumanizAÇÃO, distribuiu frutas e panfletos orientando seus colaboradores e pacientes sobre alguns cuidados com a saúde.
Atualmente, a palavra colesterol tem uma conotação negativa e é associada rapidamente às doenças cardiovasculares, um fator mais do que comprovado quando os níveis do colesterol são elevados. No entanto, o que muitas pessoas ignoram é que ele é essencial para que o organismo e suas funções vitais, como a produção de hormônios as, vitamina D e de ácidos biliares. O organismo produz o colesterol necessário a essas mesmas funções, mas também o obtemos através da alimentação, assim a necessidade de ser balanceada. 

O bom e o mau 
O colesterol está presente em todo o organismo e ao que circula no sangue dá-se o nome de colesterol total que se pode dividir em bom ou mau, e é do equilíbrio destes dois que depende a sua saúde. O bom colesterol, também conhecido por HDL (lípidos de alta densidade), é responsável pelo transporte do colesterol das células do organismo para o fígado; enquanto o mau colesterol, ou LDL (lípidos de baixa densidade) adere às paredes dos vasos e dificulta o fluxo do sangue. Portanto, quando há um nível excessivo de LDL e pouca quantidade de HDL, o primeiro entope as artérias e dá origem à aterosclerose que poderá provocar infartes do miocárdio e AVC. 

Cuide de sua alimentação. Seu coração agradece. Prevenir ainda é o melhor remédio!

Grupo de Trabalho HumanizAção

Informações/Fotos: Facebook/Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário